Diafragma, Inspiração, Barriga Relaxa ou contraída?

    Autor Mensagem
    Laprano
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Laprano


    Aew galera blz? :) Sou novo aqui no fórum, sempre dou uma acompanhada porém nunca me cadastrei, precisava de uma ajuda de vocês

    Estou com uma dúvida quanto ao modo que minha barriga se posiciona quando inspiro o ar para o diafragma, é um pouco complicado mas vou tentar explicar.

    Comecei a fazer aula de canto a pouco tempo, sei respirar pelo diafragma, mas tenho uma duvida que ja perguntei pro meu professor e acabei ficando na duvida ainda.

    Espero que voces possam me ajudar,

    é o seguinte, gostaria de saber se quando eu vou INSPIRAR o ar para o DIAFRAGMA eu deixo minha barriga TRAVADA na parte de baixo fazendo com que crie uma "Bola" na parte superior da minha barriga e o diafragma fique BEM EXPOSTO.

    Ou se devo INSPIRAR com a minha barriga RELAXADA (aspecto meio de gordo kk) e TRAVA-LA SOMENTE após a inspiração..

    Estou com essa duvida cruel, se alguem puder me ajudar agradeço muito de verdade, Obrigado :)

    Ps: Desculpe se criei algo duplicado tentei pesquisar sobre o assunto mas não encontrei nada a respeito desta dúvida específica.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11 · Editado por: Jattto
    · votar


    Laprano

    Primeiro: ninguém inspira ar para o diafragma. O caminho do ar na inspiração é o seguinte: nariz/boca -> faringe -> laringe -> traqueia -> brônquios -> bronquíolos -> alvéolos pulmonares. Ué, não passa no diafragma? Não! O diafragma é um músculo que se situa abaixo dos pulmões, separando o peito do abdômen, não chega nada de ar nele.

    Segundo: não se trava a barriga nem antes e nem depois da inspiração, isso gera tensão e tensão é tudo que deve ser evitado no processo respiratório, pois se transmite para a voz.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Você não tem que se concentrar na barriga. O ar vai para os pulmões, não para o diafragma.

    O certo é você se concentrar na abertura das costelas (tórax), permitindo assim uma maior expansão dos pulmões, e automaticamente, deixando o diafragma na posição certa. Nada a ver com empurrar a barriga pra dentro ou pra fora.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/11
    · votar


    Laprano
    Jattto
    McBonalds

    Nem 8, nem 80.

    Soltar demais o abdomem (especialmente na porção inferior) vai ocasionar uma perda dos intercostais, que são muito importantes para o apoio. Mas 'travar' também não é uma boa idéia.

    Para se ter uma noção do que fazer: Sente-se numa cadeira e curve-se para frente, apoiando com os cotovelos próximos aos joelhos. Tente fazer uma respiração bem relaxada e abdominal e veja como você vai sentir um pouco mais as costas. Faça a mesma coisa em pé e a sensação não vai ser a mesma. Isso por que sentado, há uma leve pressão na parte inferior do abdomem, ocasionada pela posição.

    Abraços.

    Laprano
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Laprano
    · votar


    Entendi galera, muito obrigado pelas respostas e pela atenção, já me tiraram uma grande duvida que estava me matando =]

    E obrigado Christhian de verdade me ajudou muito este exercício, senti mais as costas e me deu uma noção de até que ponto devo soltar o abdomem ou não, fiz o exercício em pé e depois de um tempo consegui reproduzir a mesma sensação de quando fiz sentado.

    Agradeço a todos de verdade e espero que daqui a algum tempo eu possa postar algumas músicas aqui para vocês, isso se minha voz tiver salvação :) kkk

    Abraços!

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Christhian

    Nem 8, nem 80.

    Sim, é verdade.
    É interessante que, no canto, nada é feito 100% do tempo. No outro tópico eu falei sobre respirar empurrando a barriga para dentro, mas em determinados momentos que exigem mais sustentação, é necessário que se force a musculatura do abdome "para dentro".

    Mas o que eu quis dizer para o [b]Laprano[/i] é que ele não tem que concentrar os esforços no abdome, pois esses músculos já vão ficar "ligados" quase que automaticamente, com a abertura da intercostal.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O Cantante, isto é, o Leopold escreveu algo interessante no tópico
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/67279/ - vou transcrever:

    "Já que o tópico foi ressucitado, tem algumas questões aí que espero já tenham sido superadas mas em todo caso vale a pena comentar.
    Essa idéia de expandir ou estufar a barriga pra fora não funciona direito. È um mecanismo que acaba tensionando, ou seja, não facilita o apoio em nada.
    Quanto a estufar o peito é errado sim, mas se isso for feito na inspiração, ou seja, estufar o peito quando for puxar o ar, mas o peito para a frente e a abertura das costelas é essencial para que o apoio funcione corretamente. Então beeeem simplificado seria o equivalente a dizer que vc tem que estar com o peito estufado ANTES de puxar o ar e na hora que o ar estiver entrando a "sensação" tem que ser de abertura lateral e não da barriga ir pra frente como foi dito. Feito isso, agora é só dosar essa saída de ar quase impedindo que as costelas se fechem. A musculatura do abdomen faz o "controle fino" sobre esse mecanismo. Vc não "força" a barriga pra fora e nem para dentro, apenas mantem a musculatura LIGADA. Havendo necessidade de maior empenho, uma nota mais grave ou aguda esse cinturão é que vai ser acionado mas todo ele e não apenas um golpe de diafragma pra dentro. Pra fora então...nem pensar."


    Leandro Rigon
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Concordo que abrir os músculos intercostais é importante. Minha antiga professora já me ensinada justamente isso, manter eles abertos e manter a musculatura abdominal sempre ligada, como disse o Leopold no tópico que eu citei acima.

    Mas há quem defenda uma respiração diferenciada, justamente o que o McBonalds falou: ao expirar, desinflar a barriga, deixando a barriga entrar, projetando-a para dentro; e ao inspirar, enchê-la, expelindo-a, projetando-a para fora. A justificativa é plausível, afinal um bebê respira assim, e todos nós respiramos assim ao dormir. Se torna plausível por ser uma respiração natural, mas isso não dispensa deixar a musculatura abdominal ligada. Meu atual professor recomenda essa respiração, ou seja já usei ambas.

    Eu sinceramente não senti dificuldade em nenhuma delas, nem achei uma melhor ou outra pior, para mim ambas deram o mesmo resultado.

    Considerando que tanto Christian e Leopold recomendaram a primeira forma que eu mencionei, afinal por que a segunda forma seria menos recomendável, na opinião de vocês?

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Leandro Rigon
    Acho que eu não me expressei direito.
    O que eu quis dizer foi exatamente o que disseram o Christhian e o Leopold, nesse post que você quotou. Ou seja, o correto não é nem empurrar a barriga para dentro, nem estufar para fora, mas apenas deixar os músculos contraídos o suficiente para o apoio funcionar. Isso tem que acontecer em conjunto com a abertura das costelas (não apenas para frente, ou para cima, como explicou o Leopold, mas principalmente para os lados).

    EdmauroCGMS
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Laprano
    INSPIRAR o ar para o DIAFRAGMA eu deixo minha barriga TRAVADA na parte de baixo fazendo com que crie uma "Bola" na parte superior da minha barriga

    Eu tenho certeza de que isso é bem errado. Eu fazia isso antigamente e quase tive problemas de refluxo.

    Laprano
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Entendi galera, tenho certeza que estas respostas de voces irão me ajudar e muito, vi que realmente estava fazendo algo errado.

    Estou ansioso para a proxima aula, já que a ultima tive que faltar por problemas na garganta :( !

    Obrigado a todos ;) !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diafragma, Inspiração, Barriga Relaxa ou contraída?