O que faz uma pessoa SER um bom vocalista?

    Autor Mensagem
    KeyGS
    Veterano
    # dez/10


    Andei me perguntando ultimamente o que faz uma pessoa "normal" dizer que aquela pessoa é um ótimo vocalista apenas escutando ele cantar uma música.
    E aí músicos vocês acham que é a articulação de palavras, a enorme tessitura vocal, a influência, o impacto, a presença de palco, o feeling...

    E aí o que vocês acham?

    Obs.: Uma pessoa "normal" é uma pessoa que não é música nem possui nenhuma habilidade ou conhecimento musical.

    Obs2.: O feminino de Músico é Música.

    Tav
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Tav
    · votar


    Bem, eu me perunto o que faz uma pessoa normal dizer que Luan Santana é um ótimo vocalista...

    Uma pessoa sem conhecimento vai levar pelo gosto, cara.

    Se fulano não conhece música, mas gosta pacas de MPB, e mostramos um vídeo de dois cantores independentes, um cantando MPB medianamente e outro cantando um soul phodasticatormente, a pessoa vai falar que o vocalista da MPB é melhor, em maioria dos casos. Mas há aqueles com ouvido mínimo suficiente pra reconhecer quando alguém canta bem ou não, independente do estilo.

    E tem gente que nem liga se o fulano é técnico ou não(eu por exemplo, não dou tanta importância, pois tem muito cantor phoda que não tem tanta tecnica assim), ouve porque gosta e pronto.

    Obs: o feminino de músico é musicista xD

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS

    Basicamente o que leva uma pessoa que não tem conhecimento na área a dizer isso é o gosto mesmo. Se aquilo que ela ouve faz bem aos seus pobres ouvidos destreinados, ela vai dizer que é bom.
    Junte isso a uma pancada de outas coisas, como aparência, carisma, etc, que "tiram" a atenção da voz, e está pronta a receita que vemos por aí todos os dias.

    Agora dizer que é um ótimo vocalista não quer dizer que seja, e aí é onde entra o pessoal da área.

    KeyGS
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tav:
    Não, no meu dicionãrio aurélio, Musicista é 1. Apreciador ou amador de música. 2.Especialista em Música.
    Portanto o feminino de Músico é Música não Musicista (pode paracer estranho, mas é)

    KeyGS
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mudando um assunto um pouco:
    1) Jim Morrisson era um bom vocalista?
    2) Técnica é tudo na voz de um vocalista?
    3) Só porque o cara canta na sua voz natural (No caso do Jim Morrison, grave) significa que ele não é um bom vocalista?

    GuiMolusco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bem, eu me perunto o que faz uma pessoa normal dizer que Luan Santana é um ótimo vocalista...²

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    GuiMolusco

    A pessoa não é normal. É um adorador de fanhosos.

    Dressaaa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS

    Bom, na minha opinião ser cantor é diferente de ocupar a posição de vocalista de uma banda.

    O vocalista é a pessoa que consegue se comunicar com o público através de uma linguagem que todos entendem: a fala. Logo uma pessoa comunicativa consegue obter mais prestigio do público. Se a pessoa não é comunicativa ela pode usar outros artificios, como Madonna e Lady Gaga com o apelo sexual, o Luan Santana e o Fiuk pelas menininhas acharem uns gatos, enfim N coisas.

    Para uma pessoa que não aprecia melodia, arranjo ou outros aspectos da musica, não faz diferença se está sendo bem executada, se é bem trabalhada ou se é, em quesitos técnicos, uma boa musica. Ela vai gostar do sentimento que aquela musica lhe provoca, seja dor de cotovelo, vontade de dançar, beber ou sei lá o que.

    Pra mim o bom cantor é aquele que tem dominio sobre sua voz e consegue executar seu papel com bom desempenho tecnico. Bom vocalista é aquele que provoca algum sentimento. Se for um bom cantor então, vira ídolo. Como aprecio música, se a banda tocar bem o estilo que gosto, então vira top.

    Não tenho nada contra Luan Santana, Lady Gaga, Madonna, Fiuk. Quando escuto só penso: como cantam mal. Mas se não são bons cantores souberam encontrar e utilizar seus artificios para conquistar seu público e por isso são sim bons vocalistas.

    Só pra lembrar, é minha opinião.
    Abs.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Dressaaa
    Concordo com tudo que você falou, mas falar que Lady Gaga canta mal é nunca ter parado pra realmente ouví-la cantar.

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    é nunca ter parado pra realmente ouví-la cantar.


    O que não é nenhum pecado, ahahahah!

    Dressaaa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Gansinho

    Ok ok, não é que ela cante mal, acabei colocando ela num time péssimo né, Fiuk não consegue nem afinação, mas pra mim ela não tem nada de diferente entende? Ela usa sempre os mesmos recursos da voz, é tudo muito... igual. Pro estilo dela está ótimo, eu até gosto dela, já vi algumas performances muito boas.

    Mas estabelecendo um comparativo entre as cantoras de sucesso que usam algum apelo sexual, umas mais outras menos, por exemplo: Madonna, Gaga, Beyounce, Mariah, pra mim ela só passa a Madonna, e por poucos pontinhos.





    Sei que a comparação é desleal, mas a Beyonce é um exemplo de boa cantora pra mim. A Lady Gaga, não é que canta mal, mas é que, sei lá, falta muito entende?

    Obs.: odeio quando a Gaga faz essas versões com piano =/
    e ela faz muito isso =/

    Dressaaa
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Leopold

    O que não é nenhum pecado, ahahahah!

    Hahahahaha, facto!

    Vagabond
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Comparar a Beyonce com a Lady Gaga foi maldade, rs a Lady Gaga é meio... previsível

    Gansinho
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Dressaaa
    Pô, eu sei que Beyonce é outro nível, mas a Lady Gaga consegue executar suas músicas ao vivo muito bem. E atualmente isso tá difícil hein. Mariah Carey atualmente tá fraquíssima.

    Essa apresentação de Bad Romance tá boa, e no mesmo programa ela cantou Speechless, que ficou excelente na minha opinião.



    Essa é capaz de agradar até você Leopold, outro estilo de música, fora do convencional da Lady Gaga.

    Córtex Frontal
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS

    Obs2.: O feminino de Músico é Música.


    putz

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Gansinho

    Realmente ela cantou bem, mas no caso dessa dona aí e de outras que aparecem, eu procuro olhar o geral do artista e cá entre nós, essa figura é uma das coisas mais ridículas que já apareceram no mundo da música.

    Aparecer em público pra cantar disfarçada de sofá, não é a coisa mais interessante do mundo.

    Uns até podem dizer que é diferente, tal, etc. Ora, em versão "um pouco menor" Elton John já fazia essas coisas.

    Ela é uma mistura de Elton John com Madonna. Nada de novo, apenas mais ridícula.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS

    Como já respondido, provavelmente o gosto pessoal, baseado em experiências pessoais. E isso não é exclusivo de quem não entende de música.. conheço algumas pessoas que entendem e ainda assim também gostam dos menos técnicos.. agora, uma coisa que percebo e acho muito curiosa, é que as pessoas de modo geral tendem a gostar mais de músicas agudas (isso é só observação pessoal, antes que alguém resolva contestar).

    Leopold

    Fatalmente, mas por um lado, eu entendo quem aprecia o ridículo... quem enxerga nesses "apelões" da música ou de qualquer outra forma de arte, um jeito (apesar de estúpido) de sair do padrão, sair das regras... padrão, por menos rídiculo que seja, também não vai agradar a todos, nem todo mundo, alias, pouquíssimos são 'cultos' por assim dizer, que possam discutir sobre a técnica do cantor X, mas qualquer um é capaz de discutir sobre a roupa da Lady Gaga, sobre o corpo da Beyonce.. etc.. isso é um culto a estupidez? não, mas temos essa realidade e não dá pra negar.

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Não dá pra negar a realidade sem dúvida. O que é problemático é afirmar que uma coisa é boa quando não é.

    A maioria dos "fãs", fica totalmente cego para outros aspectos, as vezes ignorando a própria música em favor de um modo de vestir, de uma suposta "atitude" diferente, um corpo escultural, ou uma dancinha qualquer.

    Leo Rio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara eu acho que o conceito de bom vocalista eh relativo, como tudo que tem a ver com o gosto.

    Nando Reis é um cara que compoe muito bem, tem um bom feeling e etc, mas ele nao eh um otimo cantor, Ele mesmo ja comentou isso varias vezes e disse inclusive que nao gosta da propria voz, nao por charminho, pq ele sabe que nao eh la essas coisas mesmo.

    Mas ai que ta, o cara nem tem la essa tecnica toda, nem conhecimento vocal tao vasto, mas ele agrada, nao canta desafinado e consegue transmitir alguma coisa, que eh o que importa na musica nao? Afinal musica eh uma arte que como qualquer outra gira ao redor de transmitir emoçoes.

    Agora nao é por isso que se deve deduzir que a tecnica vocal é irrelevante, muito pelo contrario:

    ter tecnica vocal vai ajudar voce a ter maior versatilidade, para que voce possa se expressar de varias maneiras e nao ficar limitado ao que voce consegue fazer sem a tecnica, que hoje em dia tem muita gente capaz.

    O problema é que eh bastante dificil voce encontrar alguem que seja tao criativo quanto "tecnico" no que faz, normalmente sao caminhos antagonicos. Mais ou menos como cienscias humanas e exatas.

    Em resumo eu creio que a tecnica é importante, mas nao é tudo.
    é Inutil cantar perfeitamente no tempo, no tom se nao se transmite nada, é mais ou menos parecido com coisas que ja ouvi de guitarristas ultra tecnicos, os caras mandam coisas sei la a 320 BPM, mas nao querem dizer nada, é soh um exagero de velocidade sem sentido. Entende o conceito?

    Voce usa a sua Tecnica para a se expressar melhor, mas nao necessariamente voce precisa de tecnica para se expressar, capisce?

    RoLP
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS
    Eu acredito que tudo na música depende feeling.
    E ai sim, técnicas para aperfeiçoar.
    Mas não adiante ter tecnica e não ter feeling..ou não ter um bom timbre.

    Pra mim, os quesitos básicos são:
    1. Afinação
    2. Timbre adequado para o estilo
    3. Feeling
    4. Tecnica

    Sem pelo menos 1 destes, você não pode se considerar um grande vocalista.

    Há também um quinto quesito..que é "NASCER" assim.
    Tem gente que nunca fez aula, que abre a boca e sai um baito vozeirão, afinado, cadenciado e com excelente timbre.

    A aula neste caso vai facilitar a usar mais a voz...mas a voz já animal independente disto.

    KeyGS
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    RoLP:
    E se a pessoa tiver uma boa afinação e tiver um timbre digamos "gasturento", como eu?

    Obs (para variar).: Eu acho meu timbre horrível, já vi umas gravações minhas e acho um desastre, algumas pessoas me dizem que eu tenho um bom timbre, mas eu não acho.

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    KeyGS

    Bom, se o seu timbre foi feio paciência. Timbre bom é raridade, a maioria é mediano. E tem uma pancada de cantor de timbre feio que faz sucesso.

    Resumindo, se preocupar se o timbre é bonito ou não é, é irrelevante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que faz uma pessoa SER um bom vocalista?