Contem suas histórias

    Autor Mensagem
    Dressaaa
    Veterano
    # nov/10


    Estou eu tentando procurar algum incentivo, algo que me ajude a voltar a cantar. Fico lembrando de minha experiência de vida, sempre quis cantar, desde pequena. Meu pai dizia: pra cantar tem que ter dom. Meu ex dizia: algumas semitonadas mas tá bom. Minha professora de canto não dizia nada. E aqui no fórum, quando achei que ia encontrar incentivo de verdade: sei lá, não queriam exatamente me ajudar.

    Nesse tempo passado eu tinha muita vontade e nada me abatia, agora que já não estou bem de saúde, e todas as minhas conquistas estão se esvaindo, não consigo encontrar algo que me ajude a voltar (talvez eu nem deva voltar).

    Sei que vocês vão dizer: procure um professor, mas nem sempre pagando você consegue o serviço que deseja, na verdade eu acredito que quase nunca.

    Mas enfim, parando de chorar as pitangas, talvez conhecendo melhor as histórias e dificuldades que vocês tiveram eu consiga encontrar algum jeito de resolver essa minha dor. Ou talvez eu me convença de que meu pai estava certo =)

    Portando, se alguém quiser expor a sua experiência com canto para me ajudar: fique a vontade. Se não quiserem, eu entendo.

    Abraços.

    Insolence
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Hahahaha, eu ainda estou no começo, portanto, não tenho nada pra contar.
    Acho que não é dom. O dom existe, sem dúvida. Mas acho que, acima de tudo, o importante pra cantar é vontade, estudo e dedicação. Genética também existe. Você pode ter nascido sem um dom e sem uma voz naturalmente bela, entretanto, se estudar, tem uma grande chance de melhorar. Sei lá, opinião de novato.

    Fiquei muito esperançoso depois que ouvi umas comparações do tipo "antes das aulas/depois das aulas" que meu professor me mostrou.

    Dressaaa
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Insolence

    Ahh, você tem uma coisa muito importante, alguém que trabalha pela sua evolução e te mostra os resultados: teu professor.

    Mas como você começou a cantar, vontade própria? Teve apoio de amigos, família, banda ou algo assim?

    Perdoe o interrogatório =)

    Insolence
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Insolence
    · votar


    Bom, isso é verdade. Não tenho problemas com professor. Faço aulas com o Chris há uns poucos meses e, sinceramente, nesse período pequeno já percebi que eu não encontraria professor melhor (pelo menos pro estilo que quero seguir). Eu não vou ficar falando muito dele aqui porque eu sou fã do cara, ficaria "baba ovo" demais, haha.

    Você deveria perguntar essas coisas pra alguém bom. Eu estou "começando" a cantar. Mas, talvez te ajude.

    Quanto eu tinha uns 11-12 anos, ouvi Angra. Puta merda, eu ficava impressionado com aqueles gritinhos do André. E eu, na minha ingenuidade de pré-adolescente, ficava falseteando uns trechinhos, todo serelepe. Lógico, era só de brincadeira. Nunca pensei em nada sério. Até que, um dia, com 17 anos, eu tive vontade de aprender a cantar. Eu não sabia nem usar minha voz pra algo que não fosse falsete (não conseguia usar a voz plena, hahaha). Ficava parecendo algo como falar alto na melodia, sabe? Mas fui treinando aos poucos, "encontrando" a voz etc. Percebi que eu precisava de aulas, porque eu era muito medíocre. Tive vontade de desistir, pensei nessa coisa de dom. Uns amigos meus tocavam violão/guitarra e um dia, após uns drinks, cantei alguma merda lá. Eles estavam meio embriagados também e falaram: "Whooa, cara, sua voz é legal. Se você fizer aulas, pode ficar fodão". Eu sabia que era tudo bobagem, mas, não desisti. Entrei no cifraclub e conheci o Chris. Comecei aulas e tô melhorando.

    Sobre o apoio. Amigos e família sempre me incentivaram. Mas, é claro, como hobby. Não dá pra levar música como profissão se você não tiver um nível bom (tá, talvez dê... vide Restart e coisas do gênero... mas é algo meio arriscado.) Faço faculdade enquanto isso. Acho que você não deve viver só pro canto se não estiver em um nível bom. Continue trabalhando, estudando, sei lá.

    Aqui é um lugar bom pra aprender. Tem gente foda pra caralho. E também gente não tão boa assim, que apanha sem parar, mas não desiste... e é assim que tem que ser, na minha opinião. Ver por que motivo você "apanhou" e trabalhar em cima disso.

    Enfim, mais uma vez: você deve esperar respostas de gente que canta bem, haha. Aposto que grande parte desse pessoal tem histórias motivadoras pra contar.

    EDIT: estou lendo os posts dos tópicos em que você postou alguma gravação. Dressaaa, aparentemente, seu problema é psicológico. Tenha mais confiança e go on!

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    meu incentivo: voce canta dez vezes melhor que eu, e mesmo assim eu continuo tentando.

    Dressaaa
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Insolence

    Legal a sua história, percebo que você gosta muito e está conseguindo conciliar isso com as outras coisas da vida, parabéns mesmo.

    aparentemente, seu problema é psicológico

    É mesmo. O que aconteceu comigo é que larguei o canto, não porque eu tinha desanimado, mas porque estudar e trabalhar tomaram conta da minha vida.

    Até que aconteceu o que aconteceu: eu explodi e fui obrigada a largar tudo. Agora quero retomar as coisas que eu gostava e que deixei pra trás. Fico tentando descobrir como eu vou fazer isso, já que a minha auto-estima está no lixo.

    Por isso vim saber das histórias de vocês, pra ver se acho alguma inspiração, entende? Conversar ajuda muito.

    Outra coisa difícil vai ser achar um professor decente aqui nos mato onde eu moro. Hahauhuahauhaa. Mas eu vou tentar. Ahh, e o dinheiro pra pagar, já que eu to desempregada =)

    kiki

    Mas você já é um violero e tanto, e gosta do bitus, e tem uma vida musical ativa.
    Numa comparação eu com tu eu só impato no gosto dos bitus.

    Andy Viper
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    Dressaaa

    Bem, essa é a história do Andy Viper:

    Desde pequeno (8 anos), eu ouvia Beatles por influência do meu pai, jogava videogame no meu quarto e e me imaginava cantando essas músicas, enquanto a platéia (quase sempre meus coleguinhas da 3ª série) iam ao delírio em minha imaginação.. Rsrs, isso me fazia muito bem e foi aí que vi que realmente QUERIA cantar. Me fazia sentir bem, e esse é o impulso. E você o tem, eu sei.

    No 2º grau, um colega levava o violão para a sala de aula sempre às sextas-feiras, e tocávamos no intervalo. Eu sempre cantava as músicas, fazendo só por gostar. E as pessoas elogiavam, falavam "poxa, sua voz é bem legal!" mas eu não colocava muita fé porque nunca gostei muito do jeito que me ouvia (tanto que a primeira vez que cantei/falei num microfone, e pude ouvir minha voz da forma com que todo mundo sempre ouviu.. nossa, o que foi aquilo.. Pensava: "de quem é essa voz, não tem nada a ver com a minha.." Mas era a minha voz, da forma com que as pessoas a escutam. Muito diferente da forma como nós as escutamos.

    Aí então comecei a cantar em bandas e desde então se passaram 6 longos anos, até eu finalmente perceber que para ir mais longe - e o meu desejo é de ir bem mais longe - eu ia precisar de aulas. Procurei um bom professor - um dos melhores de Brasília - e faço aulas com ele há um mês, ou seja, ainda estou bem no comecinho. Com ele percebi que não canto nada mesmo, rsrsrsrsrs. Mas estou me esforçando bastante pra aprender e sei que com esse esforço hei de chegar lá.

    É difíicil manter as aulas? Sim. Mas eu simplesmente decidi que é algo que eu não posso mais abrir mão, pro meu próprio bem estar. E pronto.

    Não deixe sua autoestima lá embaixo de forma nenhuma, e nem as outras coisas/obrigações da sua vida te impedirem de cantar e fazer o que você realmente gosta. Foi uma pena ter conhecido este fórum há pouco tempo e não ter podido saber antes da importância de aulas de canto. A propósito, já tinha escutado sua voz antes, mas aproveitei para escutar de novo, e digo: Fato: Sua voz é linda.

    O Insolence falou duas coisas muito legais em outros tópicos, uma parafraseio aqui: É raro alguem ser virtuoso e cantar bem logo de cara, sem aulas. E você canta. então, xô baixa auto-estima, OK? ;)

    A outra é: uma coisa que realmente te motiva nas alturas é você ouvir gravações de pessoas antes e pós aulas de canto. Sério, é surreal o que se melhora.

    Na última aula ele me mostrou uma menina cantando Lady Marmalade, na versão da Christina Aguilera. Antes das aulas era um treco horrível mesmo, ela não chegava nem perto de notas que não eram nem tão altas assim, mesmo fazendo MUITO esforço. Depois de 2 anos de aula, eles gravaram a mesma música. Resultado: uma coisa muito linda mesmo de se ouvir, e eu cheguei até a duvidar que fosse a mesma pessoa. Que afinação, que diferença, que controle, que facilidade para cantar as notas altas, que impostação!

    Você então, que já tem uma voz maravilhosa, nem imagino como seria. ;)

    Bjs!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    Dressaaa

    Tô tentando pensar em alguma coisa pra te escrever... mas sinceramente quase não lembro das coisas que tinham potencial pra me desmotivar. Simplesmente ignorava, principalmente as coisas que não faziam lógica, como essa história de 'dom'... Mas vou tentar.

    Cresci (com dignidade) praticamente numa favela. Ou era roubar ou estudar pra não virar bandido, saca? Então, pra ocupar ainda mais o tempo, meu pai me botou pra estudar violão clássico. Não demorou nada pra eu começar a curtir rock, apesar de 'todo mundo' dizer que era música de retardado - detalhe:'todo mundo' ouvia pagode.

    Uma vez, num aniversário de uma guria da escola, tinha uma rodinha de violão... obviamente por estudar, eu era o que melhor tocava. Então resolvi 'cantar e tocar' Yesterday... Virei a piada da noite. Muita gente ainda vinha tentar me consolar, dizendo que 'canto era dom, mas como eu tocava violão bonitinho, então tava bom'. Não liguei muito para os comentários, mas resolvi que iria aprender a cantar. E descobri que só poderia aprender MESMO depois que saisse da muda vocal.

    Com 18 anos, com a voz estável, comecei a estudar canto. Tudo o que veio depois foi consequência. Sempre fui muito consciente de que queria fazer música, acima da bobagem de querer fazer fama. E acho que nesse aspecto, sou uma pessoa muito bem sucedida.

    =)

    Se tu desistir, eu vou até Timbó (era isso? =P) te dar uns supapos aehuaheae

    Beijocas!

    Lucas Botega
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Lucas Botega
    · votar


    tipo, talvez ajude a se levantar:

    ha algum tempo eu e meu colega decidimos tocar do nada. Eu tocava teclado e ele guitarra. Começamos a tocar e meu primo animou e comprou 1 baixo. Eu mudei pra guitarra e finalmente começei a cantar e tocar.
    dae agente fikou tocando um tempo assim: eu cantando e tocando guitarra , meu colega na guitarra e meu primo no baixo.
    quando 1 dia numa apresentaçao na escola uns kara chamaram os 2 (meu primo e meu colega pra toca), como eles ja tinham vocal eu nao fui...
    so q eu vi q os kara nao cantavam bem e eu começei a trena em kasa. todo dia eu trenava... dae eu decidi forma minha banda com otros colegas.
    no começo os kara criticavam minha banda pois agente tava meio ruim... depois de 1 tempo a coisa melhorou e hj os karas todos tao querendo tocar com agente...

    o que eu posso te dizer e o seguinte: fais oque voce gostar, foda-se o resto. pra te ajuda a ter vontade de cantar arruma uma banda sei la, e se caso alguem te falar que voce nao canta bem ou q vc deve desistir, treine de o melhor de si e mostre para essas pessoas q vc pode!!!!!

    Dualitty
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bom,eu nao canto beeeeeem,mais vo contar minha historia...Morei ate os 7 anos numa ''favela''meu pai tinha separado da minha mae,quando eu tinha 9 anos eles voltaram,meu pai sempre teve muitos cds(roberto carlos,paulo sergio,jovem guarda,os incriveis...)e no meio desses por incrivel que pareça tinha um cd chamado Rock in Rio 3(BEEEEM piratao),um dia ''testando'' cds do meu pai peguei esse cd e escutei a primeira faixa(Sweet Child'o mine)qq e isso meu asuhuhasuhas(e ainda tinha Ghost of the navigator do Iron) akele dia mudou minha vida,dakele dia em diante eu era outra pessoa,eu tinha o sonho de ter um play 2 na epoca,no meu aniversario eu nem pensei em Play 2,pedi foi a discografia do Guns e do Iron pro meu pai hasuhsauh,mais meus amigos sempre foram akeles kras que so curtem sertanejo e etc,entao aos 12 minha paixao pelo rock sumiu e so foi ascender de novo aos 14 quando eu entrei na aula de guitarra,nessa epoca eu so queria ver video de Steve vai,paul gilbert,Thiago della vega(sim sauhuhas) e etc,mais ae aos 15 eu parei com guitarra por causa de escola......um dia aos 16 anos eu olhei meu violao todo empoeirado num canto no quarto e a minha guitarra do outro,peguei o violao e comecei a tocar uns rockezinhos nacionais,mais eu sempre tive uma dificuldade imensa pra cantar,devido a minha timidez,peguei um mes de aula de canto SO pra eu ter uma noçao,caso eu entrasse numa banda como guitarrista,pra fazer uns backing vocals(aula de canto era do lado da de guita)um dia eu na aula de canto,resolvi cantar The Best of you do Foo Fighters,por coenscidencia tinham uns caras uns caras fazendo aula em dupla,que estavam atras de um vocalista para a banda,me chamaram,fikei assutado,amis fui fazer um teste,gostaram pra kramba e hoje eu faço shows com eles ae,e a gente ta ''famoso'' aki na nossa cidade,fazemos um rock bacana e meu sonho agr e ser um cantor dos bons um dia ; ).



    Obs:um dia aos 11 anos gravei uma musica c meu PAI na filmadora uhsuhshshua ficou horrivel,ele mostrava pra todo mundo,e eu sempre chorava de raiva(ele nao achava ruim) e eu pensei:''se tem uma coisa que eu nunca vou ser é cantor.....''

    Hoje eu penso totalmente ao contrario heheh,abraço ; *

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    O maior incentivo que eu tive, para entrar na aula de canto e tentar aprender a cantar, foi o Christhian, escutei algumas gravações dele e vi que cantava muito, que era fodão mesmo, dae resolvi perguntar prele se ele tinha alcançado aquilo atraves de aulas ou ja tinha nascido com tal Dom, depois da sua resposta que eu me interessei em tentar aprender a cantar (ainda vou conseguir)

    Dressaaa
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Andy Viper

    Man, obrigada mesmo pelas suas palavras, percebe-se por elas o quanto você é apaixonado.

    Temos em comum a idade que começamos a nos interessar pelo canto. Lembro que com o dinheiro que ganhei na primeira comunhão fiz meu pai comprar um rádio que tivesse entrada pra microfone, e depois economizei várias mesadas pra pedir que ele comprasse no paraguai um microfone (bem podrão), hauhauahuahuahaha. Nem lembrava mais desses fatos.

    Obrigada mesmo pelos elogios, me arrependo muito de ter largado, acho que essa é a principal dificuldade pra voltar.

    Mas eu vou conseguir, estou precisando me encontrar como pessoa novamente, já que passei tanto tempo me preocupando com outras coisas.

    Obrigada meeeesmo pelo apoio, espero que possamos trocar muitas ideias daqui pra frente =)

    Bjs.

    -----------------------------------------------------------------------------

    Christhian

    Acho que a pessoa que mais contribuiu pra você ser o que é o hoje foi seu pai, não é? Sempre quis estudar música, e nisso minha família nunca me apoiou.

    Meu irmão aprendeu a tocar violão junto com um amigo, depois entrou pra banda marcial do colégio no segundo grau, onde aprendeu bastante teoria. Eu nunca tive essas oportunidades. Só desenvolvi a vontade de cantar quando passava as tardes em casa sozinha, e ficava na frente do PC ouvindo e gritando as músicas que eu gostava.

    Minha primeira oportunidade foi quando cheguei pra professora de português e falei que queria cantar Dust In The Wind na oratória, e ela me apoiou, huhuhuhuhuhuhu. E depois entrei pra uma banda de amigos que eu acompanhava porque a vocalista saiu.

    Você vai ter que me dar os supapos, porque já larguei faz tempo.
    O problema aqui é que a cobrança por estudar e dar um rumo na vida foi maior do que a minha paixão. Meu irmão estava estudando na federal e eu tinha terminado o segundo grau, trabalhando numa loja e cantando numa banda de rock n' roll. Não era bem o que a minha familia esperava de mim.

    Por isso larguei tudo, me mudei pra Blumenau e sempre morei com outras pessoas. Isso me impedia de ensaiar por conta própria, por causa do barulho. Não tinha dinheiro nem pra comer, muito menos pra pagar aula de canto.

    O tempo curto me fez perder contato com os amigos com quem eu ainda poderia ter alguma experiência musical.

    E agora, depois de quase surtar de tanto trabalhar, ter chutado tudo pro alto, estou aqui tentando achar inspiração pra voltar.

    Eu vou conseguir, obrigada pelas palavras, você é um exemplo vivo, inspira muita gente aqui.

    Bjs

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Lucas Botega

    Acho que o mais importante pra quem tem um sonho é ter outras pessoas que o compartilham, e é isso que teus amigos fazem por ti.

    Quando eu comecei a cantar, os amigos que fiz todos já tocavam instrumentos há muitos anos, e estavam anos luz na minha frente. Eles queriam compor, e eu não me sentia preparada pra isso. Um dos motivos pela banda ter acabado.

    Talvez agora eu esteja precisando encontrar algum amigo que me ajude a crescer.

    Obrigada pelas palavras, e continue melhorando.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Dualitty

    Man, emocionante a sua história.

    Quando eu era menor meu irmão tinha coleções de CDS, discos e revistas. Mas ele não deixava nem eu chegar perto, muito menos do violão.

    As vezes eu ficava cantarolando uns trechos de musicas que ele ouvia, que eu nem sabia o que era, mas que ficavam na minha cabeça.

    Depois que ele foi morar em Florianópolis pra estudar foi perfeito. Invadi o quarto dele, escutei TUDO que tinha lá. Led Zeppelin foi amor a primeira escutada. Até então eu também só tinha amigos que gostavam de popero. Depois mudei de colégio no ensino médio e encontrei um amigo que compartilhava dos mesmos gostos. Depois fiz amizade com os amigos do meu irmao que tambem gostavam do mesmo estilo musical huhuhuhuhu. Bons tempos.

    Obrigada pelas palavras e te digo: não desista por NADAAAA.
    =*

    -------------------------------------------------------------------------------

    Tivertimailaif

    O professor também faz uma diferença enorme. Fiz um tempo de aulas de técnica vocal. Minha professora cantava muito bem, mas era cantora lírica. E ela não falava muito sobre mim. Não fazia muito comparativos de evolução nem apontava com clareza os meus erros. E com o tempo as aulas ficaram chatas. Logo depois me mudei daí já era.

    Continue na luta aí amico.
    =)
    Abraços

    Leandro Rigon
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Leandro Rigon
    · votar


    Também vou contar minha história então.
    Morei sempre com minha mãe e meus avós, minha mãe adora jovem guarda e meus avós (já falecidos) gostavam da velha guarda, Francisco Alves, Vicente Celestino, e outros. Sempre gostei de música. Com 9 anos, em 1994, assisti os 3 tenores in Concert, adorei. Comecei a me interessar mais por música, porém me interessei mais aos 10 anos quando vi uma conhecida tocar violino. Comecei com 11 anos com o violino, o que me ajudou muito a desenvolver o ouvido. Ainda amo violino e toco (até estou tocando hoje ainda em casamentos), mas sempre gostei de ópera e MPB antiga.
    Eu, que moro perto de Curitiba, tive um amigo na internet que se chamava Saul, morava no Nordeste e começamos a conversar sobre técnica vocal. Ai ele me disse uma grande besteira que serviu de incentivo: que não era mais possível desenvolver a voz após os 20 anos. E eu com 19 resolvi acordar e fazer aulas, em 2004, do nada. Como eu queria ser tenor, pois quase tudo que eu conhecia era para esse tipo vocal, mas o peso da voz não engana muito, sou baixo-barítono. Eu participava de um coral bem chulo da minha escola de música, sabia que tinha um bom ouvido, mas nunca me expunha em público e ninguém nunca havia comentado se minha voz prestava ou não. Mas, prestando ou não, gosto de cantar e não pararia nem que minha voz fosse uma droga. Amo o canto, e até hoje faço aulas, sempre voltado pro erudito. Troquei de professor em 2009, estou com o Alan Hendrie, que está me ajudando muito a me aperfeiçoar, já cresci muito com ele mas ainda tenho muito a melhorar, e não tenho a menor pretensão de parar. Um dia eu compro um microfone e posto algo aqui, pois desde fevereiro de 2005 que participo do fórum e ainda não fiz isso.
    Dom? Não sei se tenho, tenho facilidade, mas sem esforço nada adianta Quem se dedica tudo consegue.

    Kold
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sem querer zuar esse tópico aqui,mas eu gostei de ver a dedicação do pessoal!

    Eu gostaria de aprender a cantar e tocar,isso via além das pretensões de "Fama" mas sim de fazer música de qualidade acima de tudo o resto vem com o tempo e esforço =D

    Vou me dedicar como vcs!!


    PS: Podem add aí se quiser conversar (ME AJUDAR quero dizer kkk)

    Ageuinblue
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Li várias histórias interessantes e que somente por elas acredito que a minha irá garoar no oceano, mas quero deixar minha contribuição para uma colega da voz.

    Eu nasci no meio evangélico e como todos devem saber nesse meio canta-se desde pequeno, ainda mais se voce for de uma igreja protestante pentecostal... aí vc não chora ao nascer, emite um dó 7 kkkk
    Canto desde 7/8 anos de idade, meus pais cantavam juntos, meu pai era maestro de coral, foi por osmose.

    No início cantei muito o que me influenciaram na igreja pra cantar, mas aos 18 anos descobri algo que até hoje não me deixa nunca, é o canto vocal (quarteto, sexteto, quinteto, octeto) a combinação das vozes sempre me fascinou, e sentir que eu podia dividir uma harmonia com outras vozes e não com instrumentos (nada contra rs) foi uma redescoberta fantástica e desde então me embreiei nesse mundo vocal, após descobrir take 6 então minha vida tomou outro rumo. Percebi observando esse grupo que eu estava anos luz vocalmente, harmonicamente, intelectualemte, e todos os "mentes" possíveis de alcançá-los ou compreender aquilo que faziam.
    Decidi então buscar conhecimento, minha primeira professora de canto foi uma mezzo-soprano recentemente formada na UNICAMP que me mostrou muuitos caminhos e por ela eu devo minha melhor fase vocal.
    Aos 25 me mudei de estado, vim morar em GO, e aqui me senti nú pois a cultura de grupos vocais acapella na cidade onde moro é inexistente e sofro muitíssimo por isso. E com isso deixei de estudar e de cantar o que gostava, passei por um período como o seu de avaliação do PORQUE cantar ou SE cantar. Analisei isso sob vários aspectos:
    * O CRISTÃO- que minha voz poderia contribuir para o bem estar espiritual de alguém que ao se emocionar me ouvindo poderia se encontrar em alguma situação;
    * O PROFISSIONAL - de que alguns convites para me envolver no meio sertanejo/studio estavam começando a aparecer;
    * O SOCIAL - o fato de eu cantar me ajudava/e ajuda muito a me sociar com as pessoas, facilita a aproximação e me deixava numa posição, que eu como pessoa tímida não tinha, de controlar bem um diálogo sem me sentir nervoso em total conforto;
    * O PESSOAL - de satisfação, de conquista, de conseguir cantar um jazz, uma bossa, um rock, um funk... talvez não como o melhor cantor... porém a cada vez que evoluia e sentia essa evolução na admiração alheia ou em minha análise pessoal;
    No final de toda essa reflexão percebi que o canto me fazia muito bem em qualquer aspecto, em todos os momentos ele esteve presente que não no ambiente musical; nas minhas relações, nos sentimentos, no auxilio a minha falta de segurança, quando evangélico emocionei muitas pessoas, quando entrei em depressão por conta de um fim de relacionamento - foi um convite de um coral que me colocou na estrada e isso me reergueu a tal ponto de nem sentir mais os efeitos da depressão... percebi que o canto era o melhor que eu tinha pra ME oferecer, mesmo que debaixo de uma ducha rsrs

    Na minha modesta opinião, se vc olhar pra tras e relembrar os momentos que viveu quando cantava, tentar fazer a retrospectiva de todos os momentos onde o canto diretamente ou indiretamente influenciou em sua vida, vai saber por vc mesma a importancia que ele tem e a que ponto quer levar ou ELEVAR isso...

    Boa sorte colega!! Cantar é conversar com notas musicais, e comunicação nesse mundo atual é tudo, não fique muda por favor!!!

    Abraços e felicidades!!!

    Humulin
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Humulin
    · votar


    Cheguei meio atrasada mas achei esse tópico por acaso e estava pensando nisso hoje, agora de pouco. Me encontro na mesma situação que a sua.
    Comecei a cantar num coral infantil que apareceu do nada na escola, fiz um tempo de aula particular e tentei até um coral lírico, mas acabou não dando certo e eu desisti. Às vezes dá vontade de tentar de novo... mas a falta de coragem é maior que qualquer vontade.
    Enfim, é isso.

    Não siga meu exemplo, continue tentando (:

    Leopold
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Humulin

    Falta de coragem? Não entendo a razão de precisar de coragem para estudar alguma coisa. Simplesmente estude e ponto. Sem se preocupar tanto.
    O fato de estudar não gera problema algum e nem deve criar expectativas gigantescas. Querer ser bom/ótimo é o objetivo.

    È só ir em frente e pronto sem ficar pensando demais.

    Eu comecei aos 20 anos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contem suas histórias