Nome das técnicas ou desses efeitos de voz?

    Autor Mensagem
    JnrCifra
    Veterano
    # out/10


    Eu tava procurando alguns efeitos de voz sobre os quais eu converso com alguns amigos, mas vejo que todo mundo diverge na nomenclatura e acaba não existindo uma boa memorização desses nomes. Tipo, alguns chamam de DRIVE para um efeito, outros chamam RASPAR. Alguns falam SUAVIZAR, outros falam DINÂMICA BAIXA. E assim vai.. Mas como vocês têm aprendido? Que nome dão para os efeitos? Eu só achei um site em inglês, mas quando falo destes termos ninguém manja. Como eles são chamados aqui no Brasil, pra que quando conversar, as pessoas entendam sobre o que se quer dizer?

    Se alguém quiser ouvir, eles estão no final da página deste endereço: http://vocalcoach.dk/uk/onlinecourse/ (que aliás é uma página legal pra quem gosta de canto)

    São estes:
    Neutral with soft closure
    Compressed Neutral
    Curbing
    Overdrive
    Belting

    A tradução não é a dúvida, a dúvida é, qual a nomenclatura brasileira dada pra estes efeitos?

    e deve ter muitos outros.

    Valeu

    Sheev
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não sou a pessoa mais indicada, mas ouvindo os exemplos que você citou a única diferença que senti entre eles foi a pressão utilizada na emissão da voz, nao percebi nenhum 'efeito' (o termo certo seria 'técnica'). E o Belting (que aqui no Brasil se chama Belting mesmo) exemplificado é muito esquisito, nunca ouvi belter com voz de pato como aquela.

    Resumindo minha opinião, aquele monte de termos - ao menos dessa página que você citou - são encheções de linguiça. Mas vamos esperar alguém que entenda melhor do que eu para dizer, quem sabe eu não aprenda também. :)

    JnrCifra
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sheev
    nunca ouvi belter com voz de pato como aquela

    Eu também achei estranha. Por isso eu fiz a pergunta. Existe muita divergência na hora de nomear essas técnicas. Uma amiga minha chama o Drive (ou raspado, sei lá) de Overdrive, e o Vibrato ela chama de Delay.
    Com a nomenclatura correta, vai ser mais fácil achar material pra estudar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nome das técnicas ou desses efeitos de voz?