Autor |
Mensagem |
fripp Veterano |
# set/10
Antes de mais nada, esclareço q sou compositor... Depois de esperar milênios pela gig perfeita e muitas bandas depois, resolvi eu mesmo cantar minhas paradinhas. Só que eu sempre acho q está impreciso quaaaase desafinado. Porém meus amiguinhos dizem que tá beleza, q é neurose minha. Vcs tb passam pela mesma coisa?
|
T-Rodman Veterano |
# set/10
· votar
fripp Uma coisa, sempre dizem que é certo: "sempre seja bastante crítico quanto o que você faz, porque em tese, sempre haverá espaço para você melhorar". Pensar assim, pelo menos é bem melhor do que sempre ficar satisfeito com um monte de gente te dando tapinha nas costas e depois te criticando por trás.
Bem, o que posso dizer é que entre cantar em público, no banheiro e gravar, eu sempre fiz as duas primeiras coisas, mas para gravar, eu comecei no home studio há pouco tempo. E essa crítica sempre existiu comigo mesmo. Foi comprando microfones, aprendendo a mexer nos programas, vendo mixagens feitas pelos amigos aqui do FCC e aprendendo a melhorar a cozinha aqui em casa, é que eu acho que estou começando a me acostumar com minha voz gravada, ou mesmo melhorei um pouquinho.
Ou seja, é só gravando e mostrando, atiçando seu senso crítico e refazendo, que voce, eu, ou qualquer pessoa vai poder melhorar um pouco.
amplexos
T.
|
Lori_Dw Veterano |
# set/10
· votar
Depende ... tens que ver se os seus amigos entendem de musica, se eles "sabem" o que tão falando. Pra quem não entende nada, ver vc cantar e tocar é um sonho, tudo estará bom.
Eu mesmo já passei por situações, em que sei que errei, que desafinei, e pessoas diziam que não, que estava 10, e tals .... mas eu sei que falavam pq na verdade não perceberam meu erro, nao conhecem sobre música.
É isso que vc tem que levar em consideração ... se eles sabem o que estão falando, ou se não sabem!!
|
fripp Veterano |
# set/10
· votar
Lori_Dw Entender, eles entendem. Vou postar aqui a premix que fiz ontem (está com pouco volume) que fizemos ontem. Digam o q vcs acham, ok?
T-Rodman Obrigaod pela resposta. Você sempre posta coisas legais e construtivas. O lance é q talvez eu tenha autocrítica demais, não sei... Ouça e opine, please.
http://www.4shared.com/audio/aijWS-BL/Verdade_voz_re.html
|
Christhian Moderador
|
# set/10
· votar
fripp Só que eu sempre acho q está impreciso quaaaase desafinado.
Em geral, a melhor percepção a respeito da própria voz é a sua. Ouvi uns segundos da sua música e já deu pra sacar que, realmente, sua afinação não é das piores, mas não é tão precisa.
Abraços.
|
T-Rodman Veterano |
# set/10
· votar
fripp Ouvindo essa música que você postou, parece que você tá em um caminho parecido com o meu, rs. 1. complexo de 'rec' - parece que existe aí 2. kilometragem baixa em estúdio - também dá pra melhorar 3. prática do dia a dia - você não toca todo dia, certo? - é algo que pode melhorar um pouco, quando se canta bastante, se pratica bastante. Gravando e treinando dá pra melhorar um bocado. Note que nas partes dobradas, não aparece um pouco da insegurança. Isso eu noto, porque eu tenho, e os amigos aqui do FCC já me citaram esses probleminhas que estou citando pra você. Eu não acho que necessite de fazer curso de canto e tal, mas com um pouco mais de prática e estrada, dá pra melhorar um bocado.
amplexos
T.
|
fripp Veterano |
# set/10
· votar
T-Rodman 1. O q é complexo de rec?? rs 2. É vero! Principalmente no q diz respeito à voz. 3. Pois é! Mas talvez o tom esteja um pouquinho alto pra mim. No refrão, as frases melódicas são bem mais fáceis pra mim. Sem falar que sobrepondo vozes esconde-se um bocado dos defeitos. Vou fazer um teste na semana que vem gravando em D. Depois eu mostro! Valeu!
|
T-Rodman Veterano |
# set/10
· votar
complexo de 'rec' é aquele negócio que quando você está treinando sozinho, parece que tudo está legal, e até quem te escuta ensaiando fala que está legal, mas é só apertar o botãozinho na hora de gravar, que ao final, você ouve e fala: "putz, não é minha voz, não foi assim que eu quis fazer, não saiu aquele 'wowow' que eu fiz, etc". Isso também acontece, e principalmente acontece quando estamos ainda se acostumando com o ambiente, com o microfone, etc. Em estúdio, o cara vai falar pra você simplesmente cantar, e vai tentar corrigir essas coisas na mixagem, ora adicionando coisas, ora até corrigindo com plugin. A fase 2 do complexo de 'rec' é que você pode perder a segurança na hora de cantar. Isso é o que mais acontece comigo. Daí vem a desconcentração, você perde a hora de colocar certo o verso da música, etc.
|
fripp Veterano |
# set/10
· votar
T-Rodman Pode crer!
|