Indagações de um ignorante.

    Autor Mensagem
    Insolence
    Veterano
    # jun/09


    Coloquei esse nome estranho no tópico pra não ter o clássico título: "dúvidas de iniciante". Haha.

    Bom, sempre cantei pra mim mesmo, desde os 14 anos, por diversão. E nunca fui bom, pelo menos ao meu ver. Minha voz era fraca e eu soltava muito ar junto com ela. Mas de uns tempos pra cá, após eu começar a usar aparelho dentário, ela começou a ganhar "poder" e as palavras saem mais facilmente (é o único jeito que encontrei pra explicar). Duas semanas atrás, eu estava na casa de um amigo e ele me pediu pra cantar... Sempre fui muito tímido, mas resolvi brincar e cantei. Então, ele disse que minha voz é bonita e eu deveria começar a fazer aulas...
    Agora, chega de narração inútil. Eu acho que sou uma tragédia., mas estou disposto a aprender.

    Dúvidas:

    1) Eu tinha um problema de mordida cruzada, e o aparelho está consertando minha mandíbula. O fato de minhas "habilidades" terem melhorado pode ter relação com isso? Pelo que eu li no forum, é plausível.

    2) Não consigo cantar notas muito baixas. Isso tem solução? E também, quando canto "grosso", sinto alguma coisa indo pra trás na região da garganta(não dói, só é difícil manter). É normal?

    3) Minhas notas agudas são mais fracas... E, quando eu canto agudo, sinto que a "voz" muda de lugar. É como se fosse uma segunda voz minha. Qual a explicação pra isso? Isso seria o falsete?

    4) Nessa vou precisar dar um exemplo. Dois, aliás.
    O primeiro: http://www.youtube.com/watch?v=Z16-LoZRFVo.
    De 1:00 a 1:04. Até aí eu canto no tom, certinho. Mas nesse trecho, a voz não sai. Ela desafina. E depois eu consigo cantar o refrãozinho (meu irmão diz que fica bom, mas a opinião dele não vale muito), mas, como disse ali em cima, a "voz muda de lugar". Parece que é uma nota de transição, eu sinto isso...
    Outro exemplo é "Tears of the Dragon", do Bruce. Não consigo cantar o refrão. Sinto a mesma coisa... Que é um tom intermediário e que eu não chego lá, a voz nem sai direito ou sai muito desafinada...

    5) Queria gravar alguma coisa, pra você verem se tenho chance de melhorar e aprender a cantar BEM. Alguma dica gravar? O microfone do computador adiciona chiado pra voz, fica cheia de sopro.

    Sei que escrevi muito. Agradeço a quem tiver paciência. Se depois que eu gravar me disserem que eu tenho chance, começarei aulas.

    -Insolence.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    Insolence
    Antes de qualquer coisa, você já fez essas perguntas a seu professor? O que ele / ela respondeu?

    Se você não faz aulas, vou responder pela bilionésima vez nesse fórum: Não dá pra aprender a cantar direito se não for com aulas.

    Você pode até entoar uma melodia com uma voz agradável, mas isso não significa que você estará cantando direito e poderá fazer algo extremamente insalubre, além de potencializar os riscos de infecções na garganta ou até mesmo causar lesões permanentes nas cordas vocais.

    Insolence
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Insolence
    · votar


    Não tenho professor, Christ.
    Por isso estou perguntando. Não quero gastar dinheiro se não tiver pelo menos um pouco de habilidade pra coisa. Mas eu me sinto muito bem quando canto. Realmente gostaria de aprender.

    Edit: Sim, eu entendo PERFEITAMENTE que só com aula vou ficar refinado. Mas só queria pelo menos ter alguma noção sobre as coisas que eu perguntei... pra daí eu poder começar a maturar a idéia de levar o canto a sério e fazer aula.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Insolence
    Aí não tem jeito então velho.

    Sinto muito.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Insolence
    Alias, a questão não é dinheiro. Existem várias igrejas que mantém corais e se o regente de vozes for razoável, dá pra aprender alguma coisa ali. Existem oficinas de voz em comunidades carentes, basta procurar.

    É uma questão de esforço. As pessoas acham que há uma formula mágica, receita ou sei lá o que para aprender a cantar do dia pra noite e nem se dão conta que mal sabem respirar direito.

    É triste.

    Insolence
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Christian, mas me diga uma coisa. Nem sei se tenho chance. Do que adianta querer cantar se sou uma tragédia? Não sei nem se minha voz vai mudar mais ainda por causa do aparelho, se é que isso faz algum sentido. Você era extremamente ruim quando você começou ou já começou mandando bem?

    Sim, sou inseguro.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: membro
    · votar


    Deixa eu opinar por aqui.

    Insolence

    A primeira questão (a meu ver) quando alguém pensa em querer cantar melhor é o fato de querer e querer muito cantar.

    Dizer : Não quero gastar dinheiro se não tiver pelo menos um pouco de habilidade pra coisa. é o primeiro passo para trás, porque revela uma postura contrária à que um cantor deve ter, que é a de acreditar que é possível e estar disposto a fazer de tudo para conseguir o seu objetivo.
    Então, alguém que não tem facilidade para a coisa, tem que ter em mente que terá que estudar para caramba, ralar muito para chegar NO MESMO lugar que o outro.

    Dizer que só vai tentar se alguém disser que você tem jeito para a coisa é já começar derrotado. Você tem que achar que é possível, inclusive muitas vezes indo contra a opinião dos outros que não acreditarem. Só depende da sua vontade.

    Do que adianta querer cantar se sou uma tragédia?

    Tenha em mente que se você for péssimo, você vai demorar muito tempo para evoluir, mas haverá sempre evolução. E quem canta, canta porque gosta e se sente bem, caso contrário não tem sentido.

    E se você não quiser perder tempo, procure um professor.

    Insolence
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Obrigado, Cantante! Até que você me motivou a seguir em frente. Você tem um lado carismático, haha.

    Gansinho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cantante
    Nossa!
    Alguém te achou carismático!
    auhsduhasduhsaduhsaduhsadhuasd

    :O

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09
    · votar


    Gansinho

    Orra meu, me senti o Dr. House do fórum (sem a genialidade do mesmo), eheh...


    Você tem um lado carismático, haha.

    Acho que é só uma virose, ahuhuhuha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Indagações de um ignorante.