Vocal Feminino - Blues

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # jun/09


    Bom dia pessoal,

    Me chamo Gustavo e geralmente participo dos fóruns de teclado e de gaita, mas depois de pensar bastante resolvi pedir uma ajuda aqui no fórum de canto.
    Olhem só, faz um tempo que eu venho tocando blues com grupos aqui da minha cidade mas de todas as bandas que eu tive eu nunca realmente gostei do vocal. Uma que sempre tinha aquela de quem toca gaita geralmente canta, e mesmo cantando mal o cara da gaita ia lá e insistia em cantar...
    Bom, depois de um tempo eu achei uma menina que canta legal até, tem uma voz forte e um timbre bem legal para o estilo que a gente toca.
    Bom, ela é hoje minha namorada... mas tem vergonha e nunca pediu opinião técnica para avaliar a voz dela e eu sempre fiquei curioso pra saber no que ela pode apostar pra melhorar a técnica ou a forma de melhor explorar a voz dela. Sabe, pronúncia, respiração, etc.
    Como eu vejo que vocês sabem avaliar isso bem, eu vim pedir ajuda.
    O que eu fiz foi o seguinte, eu gravei dois ensaios... a qualidade do som não tá lá muito boa, mas acho que dá pra ouvir os detalhes que são importantes.

    www.youtube.com/watch?v=oI4gLt-O3c0
    www.youtube.com/watch?v=_cURc83XZzE


    Pessoal, podem ser sinceros. Se há críticas é porque também há a possibilidade de ajuste. Afinal, é esse o principal objetivo... ajudar ela a melhorar como cantora.


    Obrigado...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    gustavocp
    Vou fazer comentários diversificados.

    Para o estilo está bom, mas sem diferencial nenhum. Gostei muito do timbre de voz, achei bem legal mesmo. Pode - deve e merece - melhorar muito, mas neste momento está insosso, meio sem graça até eu diria.

    eu sempre fiquei curioso pra saber no que ela pode apostar pra melhorar a técnica ou a forma de melhor explorar a voz dela

    De duas maneiras, basicamente.

    Sozinha, se esforçando exageradamente, buscando limites e correndo um enorme risco de arregaçar e estragar com uma bela voz.

    Com aulas e sendo orientada de maneira correta e eficaz, chegando em níveis muito mais elevados, conseguindo certamente encontrar um diferencial e uma personalidade.

    Cabe a ela - e a você, como admirador do instrumento que ela faz uso - escolher.

    Abraços.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hahaha,

    É legal que essas opções que tu sugeriu são algo do tipo...
    "bom, tu pode escolher esse caminho com trevas, espinhos e uma morte lenta e dolorosa... ou ir por esse caminho, com arco-íris, unicórnios e libélulas coloridas tocando flauta"

    :)
    ´
    Ela tentou fazer técnica vocal por um tempo, mas eu vejo que ela não se puxa muito sabe. Ela não se esforça e visivelmente não gosta muito das aulas.
    Ela me disse que ia parar por questões financeiras, mas eu acho que vou ferrar com ela e dar um ano de aulas de técnica vocal de presente de dia dos namorados. MWUAHAUHA... (risada da Cruela esfregando as mãos).

    Além disso que tu falou, que eu concordo... você(s) percebe(m) algum problema no quisito afinação? tom?
    É complicado sabe, a banda tira o tom de uma música baseado na voz dela, e aí fechamos naquele tom.
    Tem dias que a gente toca naquele tom e a voz dela não fecha.
    Daí eu tenho que eu começar a cantar e fazer minha voz exatamente no tom pra ela se guiar, e a partir daí, a coisa flui...
    As aulas com alguém legal orientando, ela consegue treinar isso?
    O ouvido? A noção de tom?

    Abraços, e muito obrigado...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    É complicado sabe, a banda tira o tom de uma música baseado na voz dela, e aí fechamos naquele tom.
    Tem dias que a gente toca naquele tom e a voz dela não fecha.


    Mas então, se é baseado na voz dela, supõe-se que ela saiba exatamente onde é a região de conforto, quais as notas são as extremas, etc. Com base nisso, a tonalidade não tem importância e sim essas informações.

    Problema é que isso, se aprimora com aula, ou seja, conhecer a própria voz a fundo, mas se a pessoa não gosta, não compreende isso e não se esforça, eu acho meio que perda de tempo.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: gustavocp
    · votar


    Eu sei... entendo isso sabe. Por isso quero que ela continue e vou dar uma força.
    É que pra mim é tão estranho essa 'noção' de cantar no tom. Pra mim é tão visível quando estão cantando no tom ou quando estão fora...
    e por isso que eu queria entender como as aulas ajudariam na formação dessa 'noção'.
    Eu vejo que às vezes é difícil pra ela saber que nota ela tem que atingir com a voz... digamos por exemplo, na primeira frase da música.
    E o que mais me intriga é, o range vocal ela tem... é só aquela coisa de cair na nota certa mesmo.
    Eu cheguei a achar um tempo que essa percepção de cantar no tom era uma coisa que "ou tu tem ou não tem". Mas acho que não é assim né. É isso que eu fico em dúvida se a aula ajuda.
    Vocês conseguiriam me explicar quais as etapas que um professor de canto teria que aplicar pra aperfeiçoar isso em um cantor que claramente canta fora do tom?
    Em outras palavras, como que as aulas conseguem fazer uma pessoa começar a cantar no tom (algo que ela não fazia antes)?
    Sempre fiquei curioso com isso.

    Valeu people!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: membro
    · votar


    gustavocp

    Cada caso é um caso. O problema é "não saber se ouvir"., ou seja, aquilo que ele produz de som não bate com aquilo que ele ouve internamente.

    Uns também desafinam por falha técnica na hora de cantar, forçam demais, não apoiam, etc.

    Outros ainda tem problema de concentração e quando você está em aula começa a direcionar a atenção para aquilo que se está executando imediatamente a melhorar.

    MAS, tem uma parcela da população (1%) que não afina nem que mate - pelo menos foi o que eu li a respeito - e esses estão fadados a serem desafinados para todo o sempre.

    Agora, quando a pessoa tem problemas de afinação em qualquer grau, é muito difícil o trabalho.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Legal,

    Foi bem o que eu pensei. Não fechar o que tu canta com aquilo que tu ouve. Cara, deve ser um dos problemas mais complicados de se corrigir né. :/
    E, vocês acham que... nesse caso específico da minha namorada, com aulas de voz e esforço por parte dela ela teria chances de chegar em um nível seguro e profissional de voz?

    Gansinho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    gustavocp
    Todo mundo, estudando, tem como cantar bem.
    Mande ela pras aulas, faça greve de sexo se ela não quiser ir!
    uhasdhuasduhsaduhdsauh
    Brincadeira :D

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    fucks! aí ferrou... ela que não cante então.
    I'm gonna get me some...

    auchuashca

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    gustavocp

    Cara, que vozeirão....
    Pode fazer um cover da Etta James... hahaha

    Não manjo nada de técnicas vocais, então meu comentário é de ouvinte.
    A voz é perfeita pra blues, como disseram, aula é fundamental, até para que não haja prejuizos para a voz.


    fucks! aí ferrou... ela que não cante então.
    Com essa voz.... eu tomaria o maior cuidado.... :[

    Boa sorte.

    gustavocp
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: gustavocp
    · votar


    É... tem vezes que eu paro e ouço as velhas que cantam as músicas na igreja e nem que eu tentasse eu conseguia cantar fora do tom como elas.
    Sei lá, parece que elas bloqueiam todos os acordes da música e tem uma música interna em outro tom...

    Meu, elas conseguem cantar uma música inteira perfeitinha em um tom... sendo que a música que ta tocando tá em outro.

    Tem vezes que elas dão sorte e acabam fazendo a terça da voz principal e fica como se fosse aquela segunda voz legal da música.
    uaheuhauehauaheuahuehae

    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocal Feminino - Blues