O que é "Ter Voz"?

    Autor Mensagem
    Calaf
    Veterano
    # jan/09


    Saudações.

    Este é o primeiro tópico que crio aqui neste fórum portanto desculpem caso já tenha outro a respeito deste tema. Usei o mecanismo de busca e econtrei tópicos semelhantes mas nenhum deles entrou exatamente no assunto que gostaria de discutir.
    São eles:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/134014/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/61591/

    Indo direto ao assunto... é possível definir o que é "ter voz"? Claro, esta é uma terminologia usada pela maioria leiga no assunto "canto" mas não só por eles. Outra questão: o que faz alguém dizer que "você tem voz"?

    Penso eu que trata de todo um trabalho desenvolvido pelo estudante e a questão da afinação. Mas é o suficiente para se ter voz? Penso eu, e talvez como uma questão de incentivo próprio que não existe este negócio de ter voz boa para cantar, "a porque voce tem voz". A voz (corpo, nosso corpo) precisa de um desenvolvimento, adaptação da técnica atingindo a dita maturidade; muito ouvido e musicalidade.

    Quem compartilha da mesma idéia e quais são suas experiências relacionada ao tema?

    Desde já agradeço!

    Gansinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Calaf
    Cara, desculpa a franqueza, mas voz todos temos, a não ser os mudos.
    A gente aqui no fórum costuma deixar de lado esses termos leigos utilizados, justamente pra um melhor entendimento de todos.

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Agora fiquei imaginando eu lá tocando piano, aí eu termino e me falam: "Puxa! Você tem mãos!" O_o

    Calaf
    Então, cara. Você mesmo sabe que esse é um termo leigo. Acho que você deveria se preocupar com os termos sérios, principalmente porque os leigos não sabem nada de canto e costumam confundir gosto pessoal com cantar bem.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo

    ahauhauahuahauhauahua

    Diego Vermelho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tbm nun so mto conhecedor do assunto
    mas acho q, "usando os termos leigos",
    existe certa diferencia entre 'saber cantar' e 'ter voz'
    é o tal negocio do 'dom'
    tem gente q nasce com ele, nao só pra canta como pra qq outra coisa, agora tem gente q gosta e qué faze tbm, ai aprende... ou nao

    remitheguy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o que faz alguém dizer que "você tem voz"?


    Diz assim: eu naum sabia?!

    é um milagre!! eu to falando hehe

    cybx
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Calaf

    O básico já lhe foi dito. Só tenho mais uma coisa a te acrescentar: nunca dê ouvidos aos leigos, pois são eles que colocam gente tipo Latino, Kelly Key e derivados na mídia e ainda falam que estes cantam bem, que têm 'voz'.

    O.o

    André_89
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bom, axo q entendi oq vc quis dizer, calaf, e kra eu axo q é o seguinte, isso de "ter voz pra cantar" eu axo q é muito, mas muiiito relativo... axo assim, um pré requisito é ser afinado, e ter uma certa liberdade no tempo, nao sei se fui claro... mas daí pra cima kra é sentimento, e inegavelmente gosto pessoal....eu gosto de ouvir chico buarque, freddie mercury, e cazuza, por exemplo, cantam muito bem na minha opinião, e vamo combinar, essas 3 vozes são muito distintas entre si... mas aí q tá, mta gente diz que é ter técnica, potência, extensão vocal, blablabla.... ah kra, eu axo q num tem nada a ver... tá cheio de kra que estuda estuda, ou que nasce com um vozerão, mas num consegue coloca sentimento na música.... por isso q eu axo mto relativo sabe, mas eu prefiro ouvir meu chico buarque cantando uma música """fácil""", do q ouvir o andré mattos dando falsete...

    Gansinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    André_89
    mas eu prefiro ouvir meu chico buarque cantando uma música """fácil""", do q ouvir o andré mattos dando falsete...

    Claro, Andre Matos é um qualquer que só sabe cantar em falsete.

    DvD Jhá
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DvD Jhá
    · votar


    Calaf

    Bom cara num entendo nada de canto e voz e tal
    Mais creio que se vc estudar e afinar sua voz vc terá "Voz" para "cantar" mais isso não garante que tuas canções vão fazer sucesso
    Como nosso amigo disse do Latino e da Kelly Key não acho que eles tem uma voz ruim só estão cantando músicas ruins
    Acho que se tem dois caminhos
    Ou vc canta o que gosta e tenta fazer fama
    Ou faz fama cantando o que os outros gostam

    Acho que é isso

    Calaf
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    "Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo"

    Concerteza isto é algo que eu vou levar adiante lol.

    mas muiiito relativo...

    Isto me lembra uma frase do Pavarotti dita em inglês" Hear like Caruso is to Sing like Caruzo". Traduzindo: Ouvir como Caruso é cantar como Caruso. O que me faz sentir bem e dar fundamento a questão da relatividade.

    'saber cantar' e 'ter voz'
    é o tal negocio do 'dom'


    'Ter voz' e 'Dom' se confundem? Por exemplo ter uma voz bunita é manifestação deste "dom', ou nem sempre?

    Obrigado a todos os que comentaram e expressaram suas opinioes e experiencias concerteza o que foi dito aqui vou levar em consideração nos meus estudos. :D

    remitheguy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DvD Jhá
    Latino e da Kelly Key não acho que eles tem uma voz ruim só estão cantando músicas ruins


    Eu descordo de vc. Eu acho que eles tem uma voz feia e enjuadinha e naum tem técnica alguma e cantam musicas ridiculas, mas eh oq uma grande parte do povo gosta de ouvir como vc disse.

    Vamos combinar, Festa no AP, rolar bunda lelê....é de morrer neh?!

    DvD Jhá
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    Cara sou bem ecletico e acho que música é igual a roupa
    Um social pra trabalhar
    Uma bermuda pra praia
    Uma calça jeans e camiseta pra ocasioes mais normais

    Uma Classica pra escutar
    Um Sambinha pra dançar
    Um Som besta desses pra festa
    Outro mais categorizado pra baladas

    Temos que saber colocar um som para cada tipo de ambiente
    Realmente concordo com vc as músicas são feias
    Não é o que o povo gosta e sim o que os divertem
    Numa hora de lazer

    Eu prefiro muito uma musica tocada uma orquetra sem voz
    Só por isso todos tem que gostar?
    Lógico que não!

    Saber cantar ou ter voz pra isso é muito relativo

    O que vc tem que saber é se seu som vai agradar ou não
    E o que vc quer ?
    Ser vc mesmo ou não ?
    Simples assim

    Richard Uberaba
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bom Sr. Calaf......vou direto ao que tanto deseja saber: imagine uma pessoa (homem ou mulher ou criança ou o que seja...) abrindo a boca e cantando perto de você (que tem noções elementares sobre canto) e de algumas outras pessoas (leigas no assunto)......... ao ouvir a tal "pessoa" você constata que, NATURALMENTE, a mesma, além de afinada, possui excelentes dicção, articulação, apoio diafragmático, respiração e, sobretudo, um timbre NATURALMENTE agradabilíssimo.........a "pessoa" em questão lhe diz que é autodidata......O que acontecerá com você, comigo e com outras pessoas que "entendem" "algo" sobre canto?Ficaremos no mínimo impressionados com tal "pedra preciosa ansiosa por lapidação"........Agora imagine......o que você acha que as pessoas leigas dirão ao ouvir a "pessoa" em questão cantando??.....Puxa!!!!! Esssa pessoa TEM VOZ!!!!!!!!!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Calaf
    Direto da Faixa de Gazza pro FCC hein!? Putz, poderia jurar que vc é um multi do Prof. Rosélio Araújo! Mas é óbvio que estou vendo coisas... Talvez esse nick exotérico aí...

    www.guitar
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Calaf
    é possível definir o que é "ter voz

    Esse termo é muito comum. Mas é totalmente errado. Claro que voce colocou como sabia. Talvez voce queira saber qual a classificação vocal ou coisa parecida. Mas não soube se expressar. Ai quem canta um pouco (ou muito) não aceita estes termos. Até porque são totalmente ultrapassados, levando em conta a quantidade de informação que está disponível sobre "canto" ou qualquer instrumento.

    www.guitar
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    MauricioBahia
    Direto da Faixa de Gazza pro FCC hein

    ?????????????????

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Então o Ozzy Osborne poderia cantar Ópera?

    Bruce Maiden
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Ia ficar mto tr00!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    www.guitar
    Brincadeira... É que tem um amigo aqui do FCC que foi pra Faixa de Gazza esses dias atrás! Pq perguntas?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    MauricioBahia
    ahuaha =P

    Calaf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Olha só este tópico rendeu comentários e concerteza estou apreciando todos.

    Quando perguntei se seria possivel "definir o que é ter voz", claro que ja sabia que era um termo leigo, de uso popular e isto ficou bem claro no meu primeiro post: "Claro, esta é uma terminologia usada pela maioria leiga no assunto"

    Richard:

    .O que acontecerá com você, comigo e com outras pessoas que "entendem" "algo" sobre canto?Ficaremos no mínimo impressionados com tal "pedra preciosa ansiosa por lapidação"........Agora imagine......o que você acha que as pessoas leigas dirão ao ouvir a "pessoa" em questão cantando??.....Puxa!!!!! Esssa pessoa TEM VOZ!!!!!!!!!!!


    Parabéns pela resposta esses tempos estava refletindos obre o tema: Nos estudantes de canto, com o aprendizado e adaptação da tecnica enxergamos, ouvimos e sentimos separadamente e condicionando cada movimento até que se torne uma coisa só. O leigo vendo a obra finalizada pronto ve a superficie sem se ter ideia do que ocorre interiormente. Portanto estaria certo concluir o popular "ter voz" definido desta maneira? Somente técnica pura e amadurecida?

    DvD Jhá

    Parabéns pela forma simples como voce trouxe outra ótica

    "Saber cantar ou ter voz pra isso é muito relativo
    O que vc tem que saber é se seu som vai agradar ou não
    E o que vc quer ?
    Ser vc mesmo ou não ?

    Diz Shakespeare que "o olho não enxerga a si mesmo senão por reflexo de outra coisa" Acredito que andar guiado pela vontade, estudo e técnica talvez não seja voce não seja taxado possuidor de uma voz boa, mas um desejo de agradar a si mesmo e ser feliz com aquilo.

    "Ter Voz se reduz somente a ter técnica?"

    Agradeço pela paciencia dos moderadores e a todos pela participação, troca e aprendizado, respostas excelentes e inspiradoras estão surgindo aqui.....

    (...) Ozzy cantando opera seria uma delas \o/

    King of Terror
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Às vezes tenho a impressão de que há vários "Professores" aqui.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    King of Terror
    huiahauihuia

    Eu ainda acho que é o saudoso maestroney desde o começo :P.

    King of Terror
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    shoyoninja
    hehehe

    Tem praticamente a impressão "digital" do cara em cada post.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    King of Terror
    pois é :D

    Enfim, segue o jogo, estamos transformando o tópico do cara em chat :P

    King of Terror
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: King of Terror
    · votar


    shoyoninja
    Aguardando o fechamento. :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Ter voz, as vezes, é ficar calado!

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    -Menino, toque um solo na sua guitarra para eu ouvir.
    -Ok, cara.

    (solo foda)

    -Caralho, menino, puta que pariu, vc tem palheta, nunca desista.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é "Ter Voz"?