Autor |
Mensagem |
Calaf Veterano |
# jan/09
Saudações.
Este é o primeiro tópico que crio aqui neste fórum portanto desculpem caso já tenha outro a respeito deste tema. Usei o mecanismo de busca e econtrei tópicos semelhantes mas nenhum deles entrou exatamente no assunto que gostaria de discutir. São eles:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/134014/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/61591/
Indo direto ao assunto... é possível definir o que é "ter voz"? Claro, esta é uma terminologia usada pela maioria leiga no assunto "canto" mas não só por eles. Outra questão: o que faz alguém dizer que "você tem voz"?
Penso eu que trata de todo um trabalho desenvolvido pelo estudante e a questão da afinação. Mas é o suficiente para se ter voz? Penso eu, e talvez como uma questão de incentivo próprio que não existe este negócio de ter voz boa para cantar, "a porque voce tem voz". A voz (corpo, nosso corpo) precisa de um desenvolvimento, adaptação da técnica atingindo a dita maturidade; muito ouvido e musicalidade.
Quem compartilha da mesma idéia e quais são suas experiências relacionada ao tema?
Desde já agradeço!
|
Gansinho Veterano |
# jan/09
· votar
Calaf Cara, desculpa a franqueza, mas voz todos temos, a não ser os mudos. A gente aqui no fórum costuma deixar de lado esses termos leigos utilizados, justamente pra um melhor entendimento de todos.
|
CheshireCat Veterano |
# jan/09
· votar
Agora fiquei imaginando eu lá tocando piano, aí eu termino e me falam: "Puxa! Você tem mãos!" O_o
Calaf Então, cara. Você mesmo sabe que esse é um termo leigo. Acho que você deveria se preocupar com os termos sérios, principalmente porque os leigos não sabem nada de canto e costumam confundir gosto pessoal com cantar bem.
|
shoyoninja Veterano |
# jan/09
· votar
Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo.
|
membro Veterano
|
# jan/09
· votar
Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo
ahauhauahuahauhauahua
|
Diego Vermelho Veterano |
# jan/09
· votar
tbm nun so mto conhecedor do assunto mas acho q, "usando os termos leigos", existe certa diferencia entre 'saber cantar' e 'ter voz' é o tal negocio do 'dom' tem gente q nasce com ele, nao só pra canta como pra qq outra coisa, agora tem gente q gosta e qué faze tbm, ai aprende... ou nao
|
remitheguy Veterano |
# jan/09
· votar
o que faz alguém dizer que "você tem voz"?
Diz assim: eu naum sabia?!
é um milagre!! eu to falando hehe
|
cybx Veterano |
# jan/09
· votar
Calaf
O básico já lhe foi dito. Só tenho mais uma coisa a te acrescentar: nunca dê ouvidos aos leigos, pois são eles que colocam gente tipo Latino, Kelly Key e derivados na mídia e ainda falam que estes cantam bem, que têm 'voz'.
O.o
|
André_89 Veterano |
# jan/09
· votar
bom, axo q entendi oq vc quis dizer, calaf, e kra eu axo q é o seguinte, isso de "ter voz pra cantar" eu axo q é muito, mas muiiito relativo... axo assim, um pré requisito é ser afinado, e ter uma certa liberdade no tempo, nao sei se fui claro... mas daí pra cima kra é sentimento, e inegavelmente gosto pessoal....eu gosto de ouvir chico buarque, freddie mercury, e cazuza, por exemplo, cantam muito bem na minha opinião, e vamo combinar, essas 3 vozes são muito distintas entre si... mas aí q tá, mta gente diz que é ter técnica, potência, extensão vocal, blablabla.... ah kra, eu axo q num tem nada a ver... tá cheio de kra que estuda estuda, ou que nasce com um vozerão, mas num consegue coloca sentimento na música.... por isso q eu axo mto relativo sabe, mas eu prefiro ouvir meu chico buarque cantando uma música """fácil""", do q ouvir o andré mattos dando falsete...
|
Gansinho Veterano |
# jan/09
· votar
André_89 mas eu prefiro ouvir meu chico buarque cantando uma música """fácil""", do q ouvir o andré mattos dando falsete...
Claro, Andre Matos é um qualquer que só sabe cantar em falsete.
|
DvD Jhá Veterano |
# jan/09 · Editado por: DvD Jhá
· votar
Calaf
Bom cara num entendo nada de canto e voz e tal Mais creio que se vc estudar e afinar sua voz vc terá "Voz" para "cantar" mais isso não garante que tuas canções vão fazer sucesso Como nosso amigo disse do Latino e da Kelly Key não acho que eles tem uma voz ruim só estão cantando músicas ruins Acho que se tem dois caminhos Ou vc canta o que gosta e tenta fazer fama Ou faz fama cantando o que os outros gostam
Acho que é isso
|
Calaf Veterano |
# jan/09
· votar
"Você vai achar que é piada mas quem não tem voz, é mudo"
Concerteza isto é algo que eu vou levar adiante lol.
mas muiiito relativo...
Isto me lembra uma frase do Pavarotti dita em inglês" Hear like Caruso is to Sing like Caruzo". Traduzindo: Ouvir como Caruso é cantar como Caruso. O que me faz sentir bem e dar fundamento a questão da relatividade.
'saber cantar' e 'ter voz' é o tal negocio do 'dom'
'Ter voz' e 'Dom' se confundem? Por exemplo ter uma voz bunita é manifestação deste "dom', ou nem sempre?
Obrigado a todos os que comentaram e expressaram suas opinioes e experiencias concerteza o que foi dito aqui vou levar em consideração nos meus estudos. :D
|
remitheguy Veterano |
# jan/09
· votar
DvD Jhá Latino e da Kelly Key não acho que eles tem uma voz ruim só estão cantando músicas ruins
Eu descordo de vc. Eu acho que eles tem uma voz feia e enjuadinha e naum tem técnica alguma e cantam musicas ridiculas, mas eh oq uma grande parte do povo gosta de ouvir como vc disse.
Vamos combinar, Festa no AP, rolar bunda lelê....é de morrer neh?!
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
remitheguy
Cara sou bem ecletico e acho que música é igual a roupa Um social pra trabalhar Uma bermuda pra praia Uma calça jeans e camiseta pra ocasioes mais normais
Uma Classica pra escutar Um Sambinha pra dançar Um Som besta desses pra festa Outro mais categorizado pra baladas
Temos que saber colocar um som para cada tipo de ambiente Realmente concordo com vc as músicas são feias Não é o que o povo gosta e sim o que os divertem Numa hora de lazer
Eu prefiro muito uma musica tocada uma orquetra sem voz Só por isso todos tem que gostar? Lógico que não!
Saber cantar ou ter voz pra isso é muito relativo
O que vc tem que saber é se seu som vai agradar ou não E o que vc quer ? Ser vc mesmo ou não ? Simples assim
|
Richard Uberaba Veterano |
# fev/09
· votar
Bom Sr. Calaf......vou direto ao que tanto deseja saber: imagine uma pessoa (homem ou mulher ou criança ou o que seja...) abrindo a boca e cantando perto de você (que tem noções elementares sobre canto) e de algumas outras pessoas (leigas no assunto)......... ao ouvir a tal "pessoa" você constata que, NATURALMENTE, a mesma, além de afinada, possui excelentes dicção, articulação, apoio diafragmático, respiração e, sobretudo, um timbre NATURALMENTE agradabilíssimo.........a "pessoa" em questão lhe diz que é autodidata......O que acontecerá com você, comigo e com outras pessoas que "entendem" "algo" sobre canto?Ficaremos no mínimo impressionados com tal "pedra preciosa ansiosa por lapidação"........Agora imagine......o que você acha que as pessoas leigas dirão ao ouvir a "pessoa" em questão cantando??.....Puxa!!!!! Esssa pessoa TEM VOZ!!!!!!!!!!!
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/09
· votar
Calaf Direto da Faixa de Gazza pro FCC hein!? Putz, poderia jurar que vc é um multi do Prof. Rosélio Araújo! Mas é óbvio que estou vendo coisas... Talvez esse nick exotérico aí...
|
www.guitar Veterano |
# fev/09
· votar
Calaf é possível definir o que é "ter voz
Esse termo é muito comum. Mas é totalmente errado. Claro que voce colocou como sabia. Talvez voce queira saber qual a classificação vocal ou coisa parecida. Mas não soube se expressar. Ai quem canta um pouco (ou muito) não aceita estes termos. Até porque são totalmente ultrapassados, levando em conta a quantidade de informação que está disponível sobre "canto" ou qualquer instrumento.
|
www.guitar Veterano |
# fev/09
· votar
MauricioBahia Direto da Faixa de Gazza pro FCC hein
?????????????????
|
Discípulo do Olavo de Carvalho Veterano |
# fev/09
· votar
Então o Ozzy Osborne poderia cantar Ópera?
|
Bruce Maiden Veterano |
# fev/09
· votar
Discípulo do Olavo de Carvalho Ia ficar mto tr00!
|
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
www.guitar Brincadeira... É que tem um amigo aqui do FCC que foi pra Faixa de Gazza esses dias atrás! Pq perguntas?
|
Christhian Moderador
|
# fev/09
· votar
MauricioBahia ahuaha =P
|
Calaf Veterano |
# fev/09
· votar
Olha só este tópico rendeu comentários e concerteza estou apreciando todos.
Quando perguntei se seria possivel "definir o que é ter voz", claro que ja sabia que era um termo leigo, de uso popular e isto ficou bem claro no meu primeiro post: "Claro, esta é uma terminologia usada pela maioria leiga no assunto"
Richard:
.O que acontecerá com você, comigo e com outras pessoas que "entendem" "algo" sobre canto?Ficaremos no mínimo impressionados com tal "pedra preciosa ansiosa por lapidação"........Agora imagine......o que você acha que as pessoas leigas dirão ao ouvir a "pessoa" em questão cantando??.....Puxa!!!!! Esssa pessoa TEM VOZ!!!!!!!!!!!
Parabéns pela resposta esses tempos estava refletindos obre o tema: Nos estudantes de canto, com o aprendizado e adaptação da tecnica enxergamos, ouvimos e sentimos separadamente e condicionando cada movimento até que se torne uma coisa só. O leigo vendo a obra finalizada pronto ve a superficie sem se ter ideia do que ocorre interiormente. Portanto estaria certo concluir o popular "ter voz" definido desta maneira? Somente técnica pura e amadurecida?
DvD Jhá
Parabéns pela forma simples como voce trouxe outra ótica
"Saber cantar ou ter voz pra isso é muito relativo O que vc tem que saber é se seu som vai agradar ou não E o que vc quer ? Ser vc mesmo ou não ?
Diz Shakespeare que "o olho não enxerga a si mesmo senão por reflexo de outra coisa" Acredito que andar guiado pela vontade, estudo e técnica talvez não seja voce não seja taxado possuidor de uma voz boa, mas um desejo de agradar a si mesmo e ser feliz com aquilo.
"Ter Voz se reduz somente a ter técnica?"
Agradeço pela paciencia dos moderadores e a todos pela participação, troca e aprendizado, respostas excelentes e inspiradoras estão surgindo aqui.....
(...) Ozzy cantando opera seria uma delas \o/
|
King of Terror Veterano |
# fev/09
· votar
Às vezes tenho a impressão de que há vários "Professores" aqui.
|
shoyoninja Veterano |
# fev/09
· votar
King of Terror huiahauihuia
Eu ainda acho que é o saudoso maestroney desde o começo :P.
|
# fev/09
· votar
shoyoninja hehehe
Tem praticamente a impressão "digital" do cara em cada post.
|
shoyoninja Veterano |
# fev/09
· votar
King of Terror pois é :D
Enfim, segue o jogo, estamos transformando o tópico do cara em chat :P
|
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar
shoyoninja Aguardando o fechamento. :)
|
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Ter voz, as vezes, é ficar calado!
|
Headstock invertido Veterano |
# fev/09
· votar
-Menino, toque um solo na sua guitarra para eu ouvir. -Ok, cara.
(solo foda)
-Caralho, menino, puta que pariu, vc tem palheta, nunca desista.
|