alimentos/bebidas: mitos e verddes

    Autor Mensagem
    Rmiguez
    Veterano
    # jan/09


    bom, já ouvi falar de poucos alimentos que favorecem e alguns que prejudicam o canto, queria saber se alguém aqui me confirma/desmente algo que me disseram sobre alguns deles:

    faz bem:

    - maça: possui uma substancia que q limpa as pregas vocais.
    - agua em temparatura ambiente: hidrata as pregas vocais

    fazem mal:

    - leite e derivados (iogurt, chocolate, etc): n sei mto bem pq
    - bebidas alcoolicas: anestesiam a voz facilitando o seu uso inadequado
    - pastilhas e sprays: mesmo problema das bebidas alcoolicas
    - mate, guarana natural, qualquer tipo de chá preto
    - café, tudo que contém cafeina
    - doces em geral/açucar

    desses ae o que me "assusta" são os derivados do leite, pq tanta coisa é derivado de leite que não tem como abrir mão de tudo.

    enfim, queria saber se tem algum mito nisso aih, e se tem mais algum alimentos/bebida que se deve evitar.

    abs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    Rmiguez
    Velho, já tem uns tópicos sobre isso por aqui. Mas vamos lá:

    - maça: possui uma substancia que q limpa as pregas vocais.
    - agua em temparatura ambiente: hidrata as pregas vocais


    O muco que causa o pigarro tem algumas origens comuns na alimentação. Alimentos gordurosos (como leite integral, queijos) ou com açucar estimulam a produção desse muco. Maçã tem uma substância chamada pectina na casca. Essa substância dificulta exatamente a absorção das gorduras e da glicose, consequentemente, evitando a produção de muco excessivo. Se vc já está afetado pelo muco, a ingestão de maça vai ajudar a eliminar. MAS VEJA: O resultado nunca é instântaneo, precisa de um tempo de absorção pelo organismo.

    A água 'não é boa só' pra hidratar as cordas vocais e sim o organismo como um todo. Assim como a maça, a água precisa de um tempo de atuação (bem reduzido por ser líquido e leve). A água é quase toda absorvida pelo organismo no intestino grosso (veja figura abaixo) e após isso, vai para as células. Evidentemente por 'passagem' nos tecidos próximos, quando vc toma água há uma sensação de hidratação, mas isso é apenas momentâneo. Pra manter as cordas vocais decentemente hidratadas, vc precisa de pelo menos 2,5l de água, diárias, já prevendo a perda normal do corpo. Se vc pratica atividades físicas, deve ingerir ainda mais.

    http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digest ivo/imagens/sistema-digestivo-12.jpg

    Acho que respondi o resto no primeiro parágrafo. :)

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Christhian

    putz... valeu msm.. beber agua, comer maça, e até cortar doces, moleza..

    mas continuei assustado...impossivel cortar leite e derivados!

    abraço!

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mas continuei assustado...impossivel cortar leite e derivados!



    Você canta 24h por dia?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    Rmiguez
    Cara, eu não sou nem um pouco 'xiita' ahuaha

    Eu tomo leite, porém desnatado. Como queijo... (:$) Tomo refrigerante (pouco), mas quando tomo é zero (sem açucar). Mas isso é pura opção. Como professor, eu recomendo aos meus alunos que não consumam os alimentos 'vilões' nos dias de aula, antes dos exercícios (pelo menos 2 ~ 3h) e nos dias de show. Mas sei que alguns não largam alguns hábitos, portanto, não fico pegando no pé.

    Quem faz aula comigo, sabe que só com uma coisa eu implico: Água!

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Discípulo do Olavo de Carvalho

    n cara, mas faço os exercicios de manha.. depois do café da manhã.. que contém doses consideráveis de leite e derivados.

    Christhian

    bom.. muita agua n é um problema... vlw as dicas!

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Rmiguez
    desses ae o que me "assusta" são os derivados do leite, pq tanta coisa é derivado de leite que não tem como abrir mão de tudo.
    Claro que tem. =P

    impossivel cortar leite e derivados!
    Estou desde o ano novo sem comer absolutamente nada que use leite. \o/

    Mas enfim, esse não é o assunto do tópico. Só postei pra dizer que não é impossível. Não é das coisas mais simples, mas impossível não é.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09 · Editado por: membro
    · votar


    Rmiguez

    Eu acho que não se deve exagerar também.
    Não é porque vc toma um leitinho que vai ficar babando ou "mucando" eheheh, toma o teu café da manhã tranquilo e vai estudar.
    Não vai impedir o estudo e depois não é hora de apresentação nem nada.

    Só não saia da mesa e vá direto cantar.

    Wrvieira
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    - agua em temparatura ambiente: hidrata as pregas vocais

    Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas acho que isso é uma meia verdade, pois só se consegue alcançar as pregas vocais através das vias aéreas superiores (narinas), não? Então é como o Christhian falou: vc toma água, mas a hidratação não é imediata, pois o organismo precisa absorve-la.

    Neste sentido, uma coisa que me ajuda muito e foi uma dica do próprio Christhian é aquele soro fisiológico com aplicador nasal em spray, tipo Salsep (veja bem, não é Rinosoro ou coisas do tipo - não tem nenhum remédio, é soro fisiológico puro). Eu aplico e depois dou uma boa assoada no nariz. Parece que passou um desentupidor, tamanha a sensação de alívio. No inverno e nos dias mais secos, é ótimo. Pelo menos pra mim, funciona.

    Rmiguez
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    CheshireCat

    sim... impossível não é.. até pq conheço pessoas que são alérgicas e simplesmente não podem.. mas vc ta fazendo isso por causa do canto?

    2 coisas q n consigo abrir mão, comer o que gosto e malhar.. e dizem q malhar tb n faz nada bem.

    Cantante

    é, sei q n precisa ser tão extremista, mas po.. logo leite.. que sacanagem.. podia ser vagem ou giló .. rs
    enfim.. vlw..

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Rmiguez
    mas vc ta fazendo isso por causa do canto?
    Não, não. Questões "ideológicas", digamos. Entrei no tópico de bicona mesmo. =)

    2 coisas q n consigo abrir mão, comer o que gosto e malhar.. e dizem q malhar tb n faz nada bem.
    Sério? O_o Eu ACHO que exercício físico só ajuda. Melhora o condicionamento, fôlego, além de ser um hábito saudável.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    Por favor me corrijam se eu estiver errado, mas acho que isso é uma meia verdade

    Não é meia-verdade visto que hidrata o corpo todo nao é? eheh.

    Colocar soro no nariz é bom, claro, mas não adianta nada se não tomar bastante água, né.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    podia ser vagem ou giló .. rs
    enfim.. vlw..


    Podia não, DEVIA! Sacanagem.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09 · Editado por: membro
    · votar


    e dizem q malhar tb n faz nada bem.

    Nada a ver. Eu fiz musculação durante anos. É só não se matar, querer virar uma batata com um pescoço de 60 cm que tá bom.

    McBonalds
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Uma coisa que eu sempre tive dúvida foi o gelado.
    Devemos evitá-los permanentemente ou só antes de cantar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alimentos/bebidas: mitos e verddes