Dicção e controle do ar.

Autor Mensagem
Prof. Grosélio
Veterano
# set/08 · Editado por: Prof. Grosélio


Dicção e controle do ar (Prof. Rosélio Araujo)

Alguns exercícios ajudam a termos a percepção de como podemos controlar o ar na hora do canto, pois muitas vezes jogamos muito ar fora logo na primeira palavra, aí não conseguimos acabar a frase ou desafinamos. Confira alguns abaixo:

Bexiga de ar: Inspirar enchendo todo o pulmão, sem estufar o peito, encher de uma vez só uma bexiga de ar e vedar a saída com o indicador e o polegar. Inspirar de mesma maneira e soltar o ar devagar, em sopro, controlando a saída, ao mesmo tempo em que solta o da bexiga com os dedos. Devem acabar juntos, o seu ar e o da bexiga. No começo é difícil, mas é um ótimo exercício de percepção. Depois tente controlar o ar com as frases longas das canções.

Vela: Acender uma vela, posicioná-la a um palmo da boca; inspirar como acima e soltar o ar, como em sopro, controlando a saída retraindo o abdômen devagar, sobre a chama da vela, sem apagá-la. Procurar manter a chama sempre dançando da mesma maneira, se ela diminuir muito ou apagar, você soprou muito forte, se ela ficou ereta, seu ar falhou.

Frequência dos exercícios: três vezes cada, três vezes na semana.

Dicção: A boa dicção é muito importante para o canto, pois se você não articula bem as palavras, fica difícil de se entender o que você está dizendo, e se não abre a boca o suficiente, a voz sai anasalada. Um exercício fácil é cantar exagerando na articulação, ou ler textos exagerando, abrindo mais a boca do que necessário, pra que ganhe mais abertura.

Você pode também cantar os vocalises articulando bem as vogais e consoantes, usando sílabas como:

TRA, TRE, TRI, TRO, TRU
BLA, BLE, BLI...
LARA, LERA...
VINE...VIVIU
AU...AI...AÊ...ÓI
NAU...NOIM...
enfim, invente e articule!

Um bom exercício para "amaciar" e relaxar a boca é fazer uma mastigação de boca fechada e depois aberta, fazendo muita careta, com som de "humm".

2a. voz: A segunda voz é uma mesma frase da canção cantada com notas diferentes da primeira. A mais comum é quando você canta as mesmas notas da primeira frase uma terça acima ou abaixo, ou uma quinta. Muita gente tem essa percepção natural e faz isso sem nunca ter estudado música, mas isso não deve se constituir uma regra. A 2a. voz é qualquer frase cantada com notas diferentes da primeira, mas que soe bonito, harmônico, que combine.

Você pode treinar isso escolhendo canções de algum cantor ou cantora cuja voz se aproxime da sua na extensão vocal, ou seja, que você consiga cantar junto sem fazer muito esforço, então você ao invés de cantar na mesma altura, com as mesmas notas, vá tentando fazer diferente, cantando mais grave ou mais agudo um pouco, procure gravar e ouça com atenção prá ver se soa harmônico, se está combinando.

Trêmulo: O trêmulo, aquela tremidinha no final das frases que alguns cantores fazem, na minha concepção é um recurso natural, da personalidade de cada um, eu desconheço técnica para isso.Se você der uns soquinhos na barriga a voz treme, mas não é natural.

Este pequeno texto não esgota o assunto, e nem é essa a pretenção...
Até breve...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


opa, boa iniciativa!
vou ler com calma qdo chegar em casa
abç!

Leandro Rigon
Veterano
# out/08 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Boa Iniciativa, mas...

Só é bom frisar (mais um vez, pois em quase todos os bons tópicos tem isso escrito) que cada um é cada um. Cada um tem suas dificuldades e suas facilidades.

Muitas vezes, por ter facilidade, não precisa de determindos exercícios, se fazendo necessário a aplicação de outros. Então só um professor que irá dizer se você precisa ou não fazer os exercícios acima. A pessoa pode ter facilidade com respiração e dificuldade afinação, ou vice versa com os mais variados pontos relativos a técnica. Se não existe erro, vale a pena investir tempo para corrigir verdadeiros problemas, e não gastar tanto tempo em algo que se domina.

Pra identificar os erros, deve haver o professor, indispensável para acompanhar todo e qualquer exercício a ser feito com a voz.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Boa Iniciativa, mas... (2)

De que adianta indicar exercícios para controlar a saída de ar e não explicar como se controla verdadeiramente essa saída de ar? e como e qual a musculatura envolvida na ação?

Essa é a coisa mais importante (o apoio correto) e que mal feito põe tudo a perder - afinação / fraseado.

A gente até escreve alguma coisa a respeito mas acho praticamente impossível aprender sem ver como se faz - e mesmo assim demora para conseguir fazer bem feito.

Carina K
Veterano
# out/08
· votar


Boa Iniciativa, mas... (3)

Vídeos seriam otimos ^^ =D

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Cantante
A gente até escreve alguma coisa a respeito mas acho praticamente impossível aprender sem ver como se faz - e mesmo assim demora para conseguir fazer bem feito.

Totalmente correto. Muitas vezes queremos até passar alguma coisa, mas só escrever é meio complicado. Por mais que a pessoa se esforce, vai tirar pouco proveito do que está escrito. Mas eu conheço muitos professores que usam estes textos postados para aprimorar seus conhecimentos. Então o que voce puder colocar ou eu puder colocar, ou qualquer outra pessoa, vai servir para alguém.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Leandro Rigon
Boa Iniciativa, mas...

Eu recebo tantos email-s pedindo exercícios, e as vezes eu mando. Eu só coloco o que eu uso, nada que eu não tenha feito, mas voce tem razão, só um professor vai poder avaliar a situação de cada pessoa, mas a maioría das cidades não tem um professor. E aí?
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Será que existe uma forma de podermos ajudar as pessoas efetivamente? Não só postando textos e etc..? Sería interessante.
Um abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

A única maneira mais efetiva que eu vi até agora foi a proposta do Christian em aulas pelo MSN. Para quem não tem professores na sua região é ao menos uma saída. Mas tem que estar muito disposto a fazer e ainda a ouvir críticas. Eu confesso que não teria esse despreendimento.

Carina K
Veterano
# out/08
· votar


Cantante
Pena que não pude pegar as aulas com o Christian pq eu não tinha nada do que precisava... =/

Acho que video aulas jah devem ajudar bastante, pelo menos é o que eu mais tenho procurado.

Raven_Heart
Veterano
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Será que existe uma forma de podermos ajudar as pessoas efetivamente? Não só postando textos e etc..?
Postar o texto e junto um vídeo demonstrando com calma como praticar o que foi explicado já seria uma grande coisa.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


O problema da vídeo aula é o seguinte: você vê como a pessoa faz, então já é até melhor do que ler um texto. Mas não tem como a pessoa(professor) ver o que você está fazendo. Então você não vai ter certeza absoluta de estar fazendo certinho... Sei lá, mesmo vendo alguém fazer, eu não sei se eu conseguiria fazer direito. O_o

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Só vídeo-aula não resolve. Teria que ser em tempo real e de preferência com uma boa definição de vídeo.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Cantante
Teria que ser em tempo real
Então sería o caso de não postar mais textos? Ou postar textos que tenha uma forma mais autoexplicativa? Na verdade se um iniciante for fazer tudo o que lê, vai se dar mal, porque como ele vai saber se está fazendo da forma correta? Será que estamos ajudando ou não?
Um abraço

Raven_Heart
Veterano
# out/08
· votar


Acho que se o cara quer cantar e não tem condições de frequentar uma aula de canto, vai ainda assim continuar tentando sozinho, fazendo da maneira errada, se prejudicando, etc. Tendo uma referência como um vídeo, texto ou até mesmo os dois, acho que o dano, caso exista, seria minimizado...ou não?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Então sería o caso de não postar mais textos?
Não existe isso.

Aula de canto é reprogramação cerebral e se assemelha muito mais a uma aula de artes marciais do que de violão, guitarra ou percussão.

O que precisa é de monitoração visual em tempo real, em que seja possível observar exatamente como o aluno executa determinado exercício. Já recebi gente aqui de professor renomado que veio com um monte de instrução errada, quiça alguém que aprenda por textos.

Pensando na analogia que eu fiz, alguém já viu uma pessoa aprender judo pelo Instituto Universal Brasileiro?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Raven_Heart
acho que o dano, caso exista, seria minimizado...ou não?
Infelizmente, não.

Pense: Basta pensar em Impostação. Laringe baixa e cobertura. Há alguma maneira por textos de explicar como baixar a laringe? Evidentemente não. Mas nesse exato momento, algumas pessoas vão ler esse texto achando que já sabem impostar e ao cantar vão colocar a voz lá no fundo da garganta, com tensões absurdas nos musculos que circundam a laringe...

Enfim... não dá.

Abraços.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
alguém já viu uma pessoa aprender judo pelo Instituto Universal Brasileiro?

Mandou bem!!!

Carina K
Veterano
# out/08
· votar


o jeito então é não aprender.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
;)

Carina K
Eu to tentando...

:(

Me manda no email dps dizendo o pq não dá pra vc fazer as aulas pelo MSN. Vamos ver o que podemos fazer.

Carina K
Veterano
# out/08
· votar


Me manda no email dps dizendo o pq não dá pra vc fazer as aulas pelo MSN. Vamos ver o que podemos fazer.

a isso q eu tava procurando o topico pra poder te falar... meu e-mail ta dando uns tilt lá pra mandar, assim que der eu vou te mandar falando.

ah, e agradeço a oportunidade ^^

Wrvieira
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
alguém já viu uma pessoa aprender judo pelo Instituto Universal Brasileiro?

Vou cobrar royalties... =P

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Wrvieira
alguém já viu uma pessoa aprender judo pelo Instituto Universal Brasileiro?

Vou cobrar royalties... =P


A fala era sua? Legal...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


Wrvieira
ahuahua po, IUB é daquelas pérolas que se guardam pra usar pra sempre, nos momentos mais ilustrativos!

Prof. Rosélio Araujo
Não exatamente assim, mas na mesma linha! ahuahua

Abraços!

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Christhian
IUB

É só o que falta. Alguém chegar e dizer que aprendeu a cantar po r correspondência. E eu não duvído que apareça alguém. rsrsrsrsr
Um abraço

guitarg3
Veterano
# out/08
· votar


vcs poderiam postar videos demonstrando as tecnicas.. tem bastante gente aki no forum q nao tem grana pra paga aula d canto ou na regiao do cara nao tem professores capacitados pra da aula d canto.. se vcs postassem videos demonstrando as tecnicas iria ser d grande ajuda pra bastante gente

Gansinho
Veterano
# out/08
· votar


guitarg3

Acredite, você não vai aprender com vídeos.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/08
· votar


se vcs postassem videos demonstrando as tecnicas iria ser d grande ajuda pra bastante gente

Não ia ser de ajuda nenhuma. Tem uns espertinhos por aí que fazem isso e você pode ver o resultado. Nenhum.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


Cantante
Tem uns espertinhos por aí que fazem isso e você pode ver o resultado. Nenhum.

Se voce comprar aquelas revistas de aulas de canto (Promoção: Acompanha um CD) voce não vai aprender nada. E o problema que voce acha que está aprendendo. Mas quem faz a avaliação se voce está aprendendo ou não? Voce mesmo? E em muitas pessoas o efeito é o contrário, o DÓ que voce fazia direitinho fica dando "dóóó. Eu acho que não tem como ter aulas de canto sem um professor por perto. Eu evito postar sobre o assunto. Este que eu coloquei aquí, foi porque eu acho que ele é muito simples e não vai trazer nenhuma consequência ruim. É aquela famosa frase "Nem fede, nem cheira."
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar


guitarg3
vcs poderiam postar videos demonstrando as tecnicas

Muitas vezes os exercícios que são bons para voce, não são para o outro. Por isso que é complicado.
Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicção e controle do ar.