Para os peritos em canto!

Autor Mensagem
Rmiguez
Veterano
# ago/08


Galera, eu canto.. trato minha voz com muito respeito: exercícios de respiração, aula, participo de um coral, pratico instrumentos (violão e teclado).

Mas esse esforço na música e no canto é recente e ouço de todos os profissionais a minha volta o mesmo diagnóstico: o sustento da minha voz é extremamente laringofaríngeo e minha voz parece soar "encoberta" na maioria das vezes.

Após uma videolaringoscopia o otorrino me disse que não tenho problemas aparentes!

Suponho então que meu caso seja apenas falta de treino, vícios, pois, canto desde os 15 anos e somente de pouco tempo pra cá (cerca de 6 meses) fui procurar técnica, aulas, fonoaudiologa e etc!

Minha dúvida: enquanto estou fazendo progressos, por meio de exercícios e estudo, é prejudicial continuar cantando, sabendo que já possuo diversos vícios e, atualmente, ainda não tenho a técnica adequada?

Abraços

cybx
Veterano
# ago/08
· votar


Rmiguez

Certamente vc terá problemas com a voz se não procurar um profissional de canto o mais rápido possível, pois quanto mais vc demorar pra começar a aprender a cantar corretamente, mais dificilmente será para vencer seus vícios.

Procure aulas, já!

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


cybx

Já faço aulas... a dúvida é... enquanto estou progredindo com as aulas... devo continuar cantando profissionalmente?

ou é melhor dar um tempo só nos exercícios?

Abraços

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Rmiguez

Claro que vc tem que continuar cantando meu filho!

Já imaginou um jogador de futebol que só treina, treina e nunca joga?

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

hehe...

é cara... fiquei com receio que, por já ter vários vícios, pudesse ser prejudicial... e ser melhor passar um tempo só nos vocalizes e demais exercícios....

mas se tu falou ta falado!!

vlw.. abraço

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Rmiguez

Sim, vc é um viciado, eheh, só que o que faz progredir rápido é a sua capacidade de já ir aplicando o que vc aprende na aula na hora de cantar. No mais, a mudança é lenta mesmo e ninguém aguenta ficar só no vocalise. :)

guzz
Veterano
# ago/08
· votar


Tudo isso é papo furado, continue cantando e aprimorando os seus conhecimentos...
Música é alma a técnica ajuda mas não substitui o talento...


Um abraço

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: Christhian
· votar


guzz
Vc está falando de canto ou de zabumba?

É impressionante o que tem de gente que acha que técnica vocal serve somente pra atingir notas agudas ou fazer vibratos perfeitos, como na guitarra, na gaita e afins...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Tudo isso é papo furado

Ahã. É por isso que está cheio de neguinho por aí que não canta nada.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Vc está falando de canto ou de zabumba?

Sem dúvida é de zabumba.

Rmiguez
Veterano
# ago/08
· votar


guzz

Não levo muita fé em talento cara... sou contra tudo que vem de graça... foi mal a pieguice!

Christhian

Mas a técnica vocal não serve, inclusive, pra isso?


Vlw

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/08
· votar


Rmiguez
Mas a técnica vocal não serve, inclusive, pra isso?

Tem razão, faltou um somente lá!
Corrigido.
Abraços

melom
Veterano
# set/08
· votar


"Não boto muita fé em talento"
Técnica vocal ajuda e muito! Mas talento é talento meu filho!!
Escuta a Xuxa qd começou a cantar! Quase não saía nada! Fez aulas e progrediu. Mas daí dizer que ela canta... sem comentários!!!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


"Não boto muita fé em talento"
Técnica vocal ajuda e muito! Mas talento é talento meu filho!!
Escuta a Xuxa qd começou a cantar! Quase não saía nada! Fez aulas e progrediu. Mas daí dizer que ela canta... sem comentários!!!


É, né!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


Escuta a Xuxa qd começou a cantar! Quase não saía nada! Fez aulas e progrediu.

Progrediu??

Discutir sobre canto e citar Xuxa? Não entendi mesmo.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Cantante
Discutir sobre canto e citar Xuxa? Não entendi mesmo.
É... A Xuxa é cantora desde quando?.

Editado pelo moderadro** Não difame as pessoas. Isso é crime.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


melom

Cara.. citou um exemplo bem ruim...

Deixa eu explicar...

Acredito em dádiva... Por exemplo... uma pessoa nascer com um timbre de voz bonito...
Nascer com o aparelho fonador todo em ordem...

etc...

Mas isso que acho que as pessoas mais confundem... Nascer com as características propensas a algo não é nascer com TALENTO...

talento se desenvolve... e eu tenho diversas provas ótimas disso!

Minha irmã por exemplo.. não sabia desenhar... era péssima... começou a copiar desenhos com a folha por cima... depois começou a olhar e copiar.. entrou pra uma aula de pintura...
e hoje ela é uma ótima desenhista... e optou por fazer faculdade de arquitetura...

Ela nasceu com um talento? não.. ela nasceu com braço!

Daí ela DESENVOLVEU o talento!

Abraços

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


melom
"Não boto muita fé em talento"
Técnica vocal ajuda e muito! Mas talento é talento meu filho!!
Escuta a Xuxa qd começou a cantar! Quase não saía nada! Fez aulas e progrediu. Mas daí dizer que ela canta... sem comentários!!!

Progrediu foi?
Antes ela não devia nem conseguir falar então, porque hoje até falando ela é irritante.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08 · Editado por: membro
· votar


Rmiguez

O desenho é bem diferente do canto. Como já foi dito antes por aqui, no canto você não vê nada no aprendizado (está literalmente no escuro), e justamente por isso que é tão difícil.

Dois cantores podem ser ótimos tecnicamente mas o que tem melhor timbre vai ganhar disparado na preferência do público. Mas estou falando de gente boa tecnicamente. Se fiar só nas facilidades e não estudar, não adianta nada.

Tem que estudar e muito. Caras que acham que porque cantam bem hoje sem estudo vão continuar assim para sempre tem uma visão muito limitada do que é cantar. É só observar e ver quantos casos tem por aí de gente que com o tempo vai decaindo. Deve ser o contrário. A voz tem que sempre ir melhorando com os anos.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Cantante

Concordo e fiz apenas uma analogia...

É exatamente o que disse... tem pessoas que nascem com tudo "dando uma mãozinha" pra cantar... são propensos, não tem problema respiratório, tem um bom timbre, etc...

Mas nada disso adianta sem a VONTADE... acho que talento é usar o máximo dos seus recursos com o máximo de vontade!

E isso inclui, obviamente, estudar.

O que estou contrapondo é quem diz que cantar é DOM.

Até porque até mesmo a questão do timbre é gosto... quantos vocais eu gosto do timbre e conheço gente que detesta, e vice versa!

Vlw a contribuição.
Abraços

melom
Veterano
# set/08
· votar


Nossa! meu comentário foi polêmico!! kkkkkk

Rmiguez Concordo. A intenção era um exemplo ruim mesmo. Poderia ter citado outras mil pessoas que tem dinheiro, fazem aula de canto com profissionais de renome e nem por isso se tornam cantoras (es).

Quanto ao exemplo da sua irmã, acredito que pode acontecer no canto também. Na minha opnião podemos desenvolver algumas habilidades, mas existe algo inato, as vezes até inconsciente que coloca umas pessoas em posições muito mais vantajosas que outras por mais que estudem.

Acredito também que algumas coisas nós podemos desenvolver e outras não. Sua irmã talvez não fosse boa desenhista, mas con certeza além da força de vontade ela tinha algumas características que a ajudaram. Alguns nunca cantam, desenham ou aprendem uma segunda língua com exelencia por mais que se
esforcem. Isso está relacionado com as multiplas inteligencias do ser humano, e já foi amplamente estudado por educadores.

valew o comentário! :)

Cheshirecat Citei a xuxa porque apesar de não ser boa cantora, ela grava e vende muito!!! (Registre-se que não compro! :P)

Shoyoninja Quase isso! procure as primeiras gravações dela e compare. É a prova de que talento é fundamental.

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


melom
Hehe eu entendi o que você quis dizer, mas no caso acho que a evolução foi do Autotune mesmo.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


melom

Justamente.. e pra mim esse "algo inato" é exatamente o que eu quis dizer com "nascer com bom timbre e aparelho fonador em ordem"...

Mas nada disso significa alguma coisa se não houver a intenção e vontade de se desenvolver o seu uso!

E pra mim pelo menos... talento é essa segunda parte... a vontade de desenvolver o uso! O modo como eu nasci não posso alterar, apenas daí pra frente!

melom
Veterano
# set/08
· votar


Rmiguez

Além de bom timbre, aparelho fonador em ordem existem inúmeras características que fazem de alguem uma pessoa talentosa na área da música e exclusivamente no canto. Todos temos uma área (ou mais) na qual nos sobressaímos sem fazer tanto esforço quanto outros. E na música não é diferente. Embora pareça injusto, alguns são sim previlegiados com uma percepção auditiva espetacular, nascem cantando afinados, sabem qd uma nota não soa bem ou qd um instrumento está desfinando em meio à uma banda enorme!!! Outros tocam, instrumentos que nunca estudaram e as vezes nem sabem que acordes estão fazendo. Isso é talento! Uns tem mais, outros menos... outros não tem!

Não estou de forma alguma desmerecendo o estudo, a garra, a busca etc. LÓGICO que td isso é IMPORTANTÍSSIMO!!! Pode fazer verdadeiros milagres, ou até melhorar o já é bom.

Mas que alguns são agraciados e outros por mais que estudem, nunca serão cantores admirados... não há discussão.

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


melom

Tua percepção é boa... mas ainda acho que tudo isso que você disse foi treino inconsciente e não "genética" ou sabe lá o que mais com que nascemos, esse tal de dom...

exemplo.. tenho um amigo que aprendeu a tocar violão de ouvido... na verdade como a maioria das pessoas ele aprendeu alguns acordes, começou a acompanhar (ouvindo) musicas simples, e foi se aprimorando... em uma conversa com a mãe dele, ela me disse que qndo ele era criança sempre o colocava pra dormir ouvindo música...

outro exemplo... Eu mesmo... quando nunca havia tido contato com uma aula de canto... era requisitado pra cantar pelos meus amigos no colégio... fui chamado para participar de bandas... pq.. apesar do meu mau apoio e falta de técnica, eu canto dentro das afinações corretas e acredito que a maioria gostava do meu timbre.. Minha família é do interior de minas.. e eu cresci ouvindo muito sertanejo (e cantando junto)... hoje em dia não sou muito fã do genero, mas tenho certeza que se não fosse por isso, eu teria muito mais dificuldade de cantar afinado...

o que você chama de dom (nasceu com) eu chamo de dádiva.. e é exclusivamente o TIMBRE... Todo o resto, pelo menos EU, acredito que tenha sido adquirido através de trabalhos conscientes ou não..

mas fica aí só a minha opinião!

Abraços

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Correção:

melom

vc não falou em dom... falou em talento... talento eu já disse lah em cima que acredito ser utilizar bem seus melhores recursos... por exemplo, um cara que nasceu, cresceu bastante (e desenvolveu outras características físicas importantes, seja lá por qual motivo), optou por treinar volei, tem tudo pra ser um bom jogador...

Assim como um cara que nasce com "tudo em ordem" pra cantar e se dedica nisso, tem tudo pra ser um bom cantor... com o porém de que no caso do cantor o timbre dele pode agradar ou não!

vlw a contribuição..
só não consigo concordar muito com esse tipo de visão do "nasceu com"....

eu concordo mesmo com o: nasceu propenso a determinada coisa, e desenvolveu (mesmo que inconscientemente, muito cedo, sei lah)

abs

melom
Veterano
# set/08 · Editado por: melom
· votar


Rmiguez

Acabamos chegando a um denominador quase comum. hehehe
Também não acredito que alguem nasce PRONTO para ser "o cantor".

E no que diz respeito a dom, talento ...

A ciencia diz que os seres humanos tem Talentos Inatos e Adquiridos. Ambos existem!!!!

O Inato, desenvolve-se naturalmente na medida em que é estimulado (um bom exemplo é a cantiga de ninar q vc citou). Mas pode não ser estimulado e a pessoa não alcançará seu pleno desenvolvimento. Mas PODEMOS, SIM adquirir talentos com esforço, estudo etc.

Mas quem tem um Talento Inato leva vantagem na facilidade com que desenvolve. Ex: Eu tenho um irmão que precisa de uma semana com qualquer instrumento em casa pra começar a tocar qualquer música. Sejam de corda, de sopro, rústicos etc.

Ele aprendeu a tocar saxofone (Perfeitamente bem) em dois meses. Outras pessoas podem aprender também.... mas precisaram de um tempinho a mais não?! :)

Assim é no canto também, alguns precisam de muiitooo estudo pra começar a cantar bem. Outros... muito pouco.

Espero que vc esteja na segunda opção! :)

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


melom

hehehe... cara, eu também espero!

abraços.. e sim, acho que concordamos!

Owl
Veterano
# set/08
· votar


Se voce ta aprendendo com aulas, tecnicas e ate mesmo fonoaudiologa é para aperfeiçoar esse "suposto" problema. Mais na minha opinião você pode continuar cantando, mais evite fazer certos esforços pra não prejudicar a sua voz, afinal hoje em dia você precisa dela para tudo.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/08
· votar


afinal hoje em dia você precisa dela para tudo.


kkkkkk, não resisti, parece as pérolas do vestibular!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para os peritos em canto!