O que siginifica uma voz ser aveludada?

    Autor Mensagem
    Alan_27
    Veterano
    # abr/08


    Galera,

    minha dúvida é a seguinte: Meu professor disse q eu tenho mais veludo na voz do que metal, dai eu pedi q ele me explicasse e ele falou umas coisas la q eu n entendi direito e n deu tempo pra eu insistir no assunto com ele. Dai, gostaria de saber qual é a diferença básica e quais as vantagens ou desvantagens de ser ter uma voz mais metálica ou mais aveludada? Isso é, se isso realmente importa, heheheh.

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ah! ele tb me falou q tem certeza q realmente sou tenor. Mas, dai eu pedi pra ele me falar se ele tinha alguma suspeitar de alguma subclassificação, dai ele relutou, mas terminou me falando q achava vagamente q eu poderia ser coloratura, mas q ainda era preciso muito tempo de estudo pra realmente ele ter certeza disso.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    Acho que o que ele está querendo dizer é que vc a grosso modo tem a voz menos "ardida" (ardida é boa) ], menos penetrante e menos agressiva. Tem gente que tem a voz que parece com um som de trompete (dita mais metálica) por exemplo - vide Mario Del Monaco - em se tratando de tenores.

    O caso é que esse tipo de voz em se tratando de classificação de voz, cai mais em vozes mais robustas, em tenores dramáticos ou spinto. Uma voz como a minha (tenor lirico) por exemplo é mais aveludada que a do Placido Domingo (spinto).

    Vantagens? nenhuma vantagem ou desvantagem, apenas te dá uma luz de que tipo de repertório é mais adequado ao seu tipo de voz. Uma voz menos aveludada é mais agressiva e mais dada a um repertório mais dramático, pois em tese, não tem as nuances de uma voz mais leve.

    A vantagem existe se esse tipo de voz que você tem, bate com o que você gosta ou pensa em cantar.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Alan_27
    Cara, não sou nem de longe cantor, mas na minha opinião significa que nosso vocabulário é muito pobre quando se trata de denominar a sensação que temos ao ouvir determinado timbre.
    No final acaba mesmo confundindo já que a sensação de "aveludado" para um não é exatamente a mesma para outro.
    Valeu!!!

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante

    Acho que o que ele está querendo dizer é que vc a grosso modo tem a voz menos "ardida" (ardida é boa) ], menos penetrante e menos agressiva. Tem gente que tem a voz que parece com um som de trompete (dita mais metálica) por exemplo - vide Mario Del Monaco - em se tratando de tenores.

    Ah! entendi agora, então uma voz aveludada seria uma voz mais leve e suave e uma metálica é mais agressiva aos ouvidos né isso ?
    Então deve ser por isso que ele sempre fala q eu tenho uma voz leve e aguda. Dai, o motivo de talvez ele achar q eu sou Tenor Coloratura, mas q danado é coloratura? é pq é muito agudo é ?
    Ah! hj nos vocalizes eu consegui chegar num Si bemol da vida, só n sei de q oitava, heheheheh.
    To muito verdinho ainda, mas to progredindo e hj senti direitinho as passagens onde minha voz quebra.
    Só ainda n consigo por em pratica tudo o q eu aprendo na aula, mas acho q é so uma questao de costume e treino. Mas hj a aula foi muito proveitosa.

    Valeu!!!

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Penta_Blues

    Cara, não sou nem de longe cantor, mas na minha opinião significa que nosso vocabulário é muito pobre quando se trata de denominar a sensação que temos ao ouvir determinado timbre.
    No final acaba mesmo confundindo já que a sensação de "aveludado" para um não é exatamente a mesma para outro.


    Isso é verdade, eu mesmo estou na aula a 3 meses e ja noto uma grande evolução na minha afinação, onde colocar a voz e etc. Mas ainda tem muita coisa q eu preciso aprender pra poder estar preparado pra cantar pelo menos o básico. Mas eu chego lá!!!

    Valeu !!!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Penta_Blues

    Não, não, essa denominação é bem comum.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Alan_27

    Na verdade não existe "tenor coloratura".
    Ele deve estar querendo dizer que você é um tenor ligeiro ou lirico-ligeiro, vozes leves que tem facilidade em coloratura, coisa que é difícil num tenor lírico (sabe-se lá porque) e melhor num spinto ou dramático.

    O Sib agudo que vc cantou é o SIb3.

    Vc sendo um tenor ligeiro por exemplo, deve ir muito além disso. Eu conheço alguns que cantam o fá4 - meio feinho é certo, mas tem a nota.

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante

    Na verdade não existe "tenor coloratura". Ele deve estar querendo dizer que você é um tenor ligeiro ou lirico-ligeiro, vozes leves que tem facilidade em coloratura, coisa que é difícil num tenor lírico (sabe-se lá porque) e melhor num spinto ou dramático.

    Ah, entendi agora, devo ter confundido tudo ao dizer tenor coloratura. Acho q na verdade ele qria dizer q tem ou faz com facilidade coloratura. Mas muito boa a sua explicação, obrigadão !!

    Valeu !!!

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante

    Vantagens? nenhuma vantagem ou desvantagem, apenas te dá uma luz de que tipo de repertório é mais adequado ao seu tipo de voz. Uma voz menos aveludada é mais agressiva e mais dada a um repertório mais dramático, pois em tese, não tem as nuances de uma voz mais leve.

    Então vc poderia me ajudar citando cantores q tem mais veludo na voz? Pq n entendo muito isso e muito menos cantores q tem vozes mais lever, pq pra mim ou é aguda ou é grave a voz, heheheheh

    Valeu

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    O Bruce Dickinson tem uma voz muito mais robusta que o Klaus Meine por exemplo.
    Os dois são tenores porém com uma diferença significativa de peso o que equivale a dizer que o Klaus Meine tem a voz mais leve, tem menos força e volume em notas médias e graves e mais facilidade nos agudos (tem excessões). Apesar disso o Bruce não tem voz grave.
    Quanto a esse negócio de veludo, desencana. È apenas uma característica da voz de alguns, ou melhor, uma maneira de explicar a diferença entre uma voz e outra, já que veludo na voz ninguém tem não é?
    Não altera em nada o estudo e não acrescenta nenhuma vantagem como eu disse antes.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Alan_27
    Também ouvi as gravações e achei ambas nada a ver pra você cantar. Inclusive aquela música da Isabella também era nada a ver. Acho que você está evoluindo nas suas aulas... mas na escolha do repertório você não tá legal cara!

    Pede pro teu professor umas dicas... =)

    Abraços.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    Alan_27

    Só para reforçar essa questão de repertório. Quando uma mulher canta uma letra masculina é aceito normalmente, mas quando é o contrário, todo mundo chia e é considerado mau-gosto.
    Me lembro no ídolos quando tinha um cara enorme que se dizia roqueiro e quando começou a cantar, soltou um:
    Quem sabe eu ainda sou uma garotinha... - Pronto, o júri quase linchou o cara, então por aí dá pra perceber o quanto não fica bom, assim como escolher músicas que mulheres cantam.

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante

    Quem sabe eu ainda sou uma garotinha... - Pronto, o júri quase linchou o cara, então por aí dá pra perceber o quanto não fica bom, assim como escolher músicas que mulheres cantam.

    kkkkkkkkk, essa foi boa mesmo!!! Não precisa dizer mais nada, disse tudo, kkkkkkkkkkkkkkkk. Rapaz to qrendo gravar uma musica de Josh Groban, mas vou estudar primeiro pois o cara tem muita tecnica, quer dizer eu acho né? Mas vou mudar radicalmente as musicas agora, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Alan_27
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante

    Ah cara, tem uma voz q eu acho muito massa q é a do cantor do Air Suply, quem dera eu conseguir cantar naquele tom, acho muito bonita a voz, só n sei se tecnicamente falando o cara é bom mesmo, pelo menos soa bem aos meus ouvidos.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que siginifica uma voz ser aveludada?