Como 'melhorar' a voz?

    Autor Mensagem
    vitaoma
    Veterano
    # mar/08


    Eu sei que esse é provavelmente o 500o tópico sobre o assunto, mas acredito que cada dúvida é especifica então vamos lá.
    1. Eu adoro cantar praticamente todo tipo de música mas minha extensão vocal não permite. Existe algum tipo de exercício que aumente a extensão vocal (a minha voz é grave, começando a partir do G1 e indo até o C3 geralmente mas houveram casos de eu alcançar até o G4, fiquei cantando escalas até conseguir)?
    2. Dizem que eu não canto muito bem - alguns colegas de escola principalmente. Minha família não diz diretamente que eu canto mal mas às vezes falam 'abaixa o volume', 'fecha a porta' etc. Mas meu professor de violão, com 50 anos de conhecimento musical e faculdade de música (então ele não é qualquer "leigo") diz que o timbre da minha voz é muito bom, só preciso cantar mais para ir afinando. Cantar escalas e uns outros exercícios. Antes de eu sequer entrar para esse curso de violão, alguns amigos diziam que eu 'cantava bem quando queria'. Seria implicância deles? Quem está certo? Meu professor está falando isso apenas para me incentivar?
    3. Alguns exercícios vocais que vocês teriam? Eu realmente não quero entrar numa aula de canto, acho que eu não aguentaria cantar por uma hora.
    4. Algumas pessoas (diga-se de passagem, que não se simpatizam muito comigo) falam que eu canto muito mal e quando eu peço para eles/elas cantarem, eles não cantam. Eles querem só me botar pra baixo ou eu sou ruim mesmo?

    Muito obrigado.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vitaoma
    Eu realmente não quero entrar numa aula de canto, acho que eu não aguentaria cantar por uma hora.
    Bobagem cara... só vais crescer mesmo com aula, e uma aula de canto não é só ficar uma hora, sem parar, cantando, além de ser muito mais seguro e eficaz. Vai sem medo =)

    vitaoma
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Sei lá cara... também não tenho muito tempo e dinheiro e já tenho que treinar piano e violão... É muita coisa e acabo treinando menos do que eu deveria (estou treinando aproximadamente 1 hora de cada um). Estava pensando se vocês teriam alguma dica para eu melhorar meu canto mas nada muito complexo, só para eu aplicar quando estiver cantando e fazendo a lição, enquanto estivesse ouvindo música mesmo, tocando violão e piano. Algum conselho que poderia se aplicar a isso?

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vitaoma
    Não adianta ficar procurando exercícios na internet. Não é fazer escalas tmb que vai ajudar.

    Só com aula mesmo cara.

    Os exercícios são uma consequência das aulas, e servirão especificamente para você, e mesmo assim, somente se você os fizer com consciência e identificando EXATAMENTE o que corrigir e melhorar. E isso, só com ajuda de um profissional mesmo, ou então sofrendo sozinho e correndo o risco de achar soluções erradas (risco muito alto por sinal).

    Você vai ver que uma hora fazendo corretamente exercícios é muito menos cansativo para a voz do que 5 minutos se esguelando.

    vitaoma
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Certo. Muito obriago pelos conselhos, vou ver o que posso fazer. Acho que vou pedir para meu professor de violão passar uma aula (de 1 hora e 20 minutos) por mês (tenho uma aula por mês) cuidando principalmente (mas não somente) da voz.
    O que acham? Seria suficiente?

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Grave algumas músicas, no pc mesmo, e ouça como está, assim vc pode perceber alguns erros e tentar corrigir sozinho.

    Zapata
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vitaoma

    Não desmerecendo seu professor de violão, mas acho muito mais recomendável um professor voltado especificamente pro Canto. Sem contar que uma aula por mês é a mesma coisa que nada, ainda mais se você quer que nela seu professor não cuide apenas da voz. Some tudo e você tem o cúmulo da aula improdutiva.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    vitaoma

    Cara vc está com idéias totalmente erradas e perdidão a meu ver.

    Primeiro. Todas essas dúvidas específicas que vc diz tem em 500 tópicos como vc falou.

    Segundo. Tua extensão não permite...como vc sabe? Vc nunca estudou canto então nem sabe a verdadeira extensão. Hoje ela deve ser pequena porque vc não tem técnica. E esqueça essa história de exercício pela internet.

    Terceiro. Vc está preocupado em cantar bem, mas faz aula de violão?? Outra coisa. PODE ser que o seu professor de violão esteja certo. Pode ser. Não é a pessoas mais indicada para afirmar com certeza.

    Quarto. Porque essa preocupação com o que os familiares, amigos, inimigos ou o diabo que seja dizem? Vai estudar caramba, e não fique pensando nos outros. Vc quer cantar para agradar os outros ou vc quer aprender de fato? Se vc tentar e não for possível aí é outra coisa. Pára com essa mania de perseguição do tipo: ah, só querem me botar pra baixo, não simpatizam comigo...blá, blá.

    Mude essa maneira de pensar porque pra ser bom cantor esse tipo de pensamento seu aí nao funciona.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como 'melhorar' a voz?