TOM : Mini Curso (alguem pode fazer?)

    Autor Mensagem
    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # nov/06


    se alguem pudesse fazer um curso de TOM, cantar no tom, achar tom, que prorama de PC usa pra pode v que tom to cantando...

    (AP TUNER eh esquisita as nota E4, G2, etc )

    e tbm sobre essa teoria do tom, porque a voz deve ficar no mesmo tom do instrumento etc, se deve baixar ou levantar o tom toda vez que o isntrumento muda de acorde...

    li todos topicos de TOM aqui e n entendi quase nada...
    gostaria de uma explicação mais detalhada...

    Dark Diva
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    li todos topicos de TOM aqui e n entendi quase nada...

    E eu li o seu tópico e entendi menos ainda! XD

    Explica melhor o q vc quer dizer, pq até onde eu entendi a gente tem q cantar no tom justamente pra não distoar dos instrumentos, q tb devem estar todos tocando num mesmo tom. :)

    John Arch
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    Cara, pelo q eu entendi lendo o seu tópico, vc realmente não entende nd de teoria musical, então realmente fica mto difícil, pq fica complicado até msm pra poder te explicar.
    Mas porcamente falando, o q se quer dizer é q cada música tem um tom determinado (na verdade pode mudar de tom trocentas vezes, mas isso não vem ao caso). Por tom entende-se um conjunto de notas pre-determinadas, q vão ditar as notas cabíveis na música, tanto pra harmonia (acordes) quanto para a melodia (notas executadas sucessivamente, solos).
    Logo, juntando as notas de um tom, vc obtem os acordes desse tom. Portanto, os acordes tmb estão vinculados às notas do tom, de maneira, q a mudança de acordes não acarreta em cantar num tom diferente, pois o acorde já foi obtido a partir do tom q se estava trabalhando.
    Resumindo: estude teoria, ou então, cante em notas q soem bem com o resto da música.

    De resto, tem um programa de pc chamado EarMaster School q talvez te ajude.

    EDIT: mas claro q se vc me pagar uma módica quantia de R$1.000,00 eu monto uma apostila maravilhosa para leigos...hhahahahaha
    Falando sério, perae q eu vou tentar arrumar a apostilia com linguagem mais simples possivel para te ajudar

    smmr
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Aspirante a musico humilde

    Rapaz, estou com estas mesmas dúvidas! Tô querendo algumas dicas de canto para começar a educar minha voz...

    conhece alguma?

    abraço!

    smmr
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ps: eu não entendo náda de teoria, náda! to começando a me interessar por música agora..

    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eu idem O_O

    queria sabe sobre teoria...

    mas as apostila que tenho sao tudo porca n explcia nada...

    John Arch
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Mas kras, vcs tem q entender q apostila por si só, é um negócio mto complicado. Eu tenho aqui os 2 livros de teoria musical mais vendidos do país (da maria luiza de mattos e do Bohumil Med), além de várias apostilas e uma versão xerocada dum tratado de teoria musical europeu. E cada vez q eu leio cada um deles, eu percebo coisas q eu não percebia antes. Na verdade, a primeira vez q eu li um livro de teoria, sem nunca ter feito nenhuma aula, eu fiquei boiando completamente. Eu acho q o ideal, é vc escolher um instrumento de apoio, e ler um livro de teoria bom, várias e várias vezes (aliás, o livro da Maria Mattos eu só recomendo como uma introdução À teoria musical, pq para quem já está iniciado ele além de ser mto pouco abrangente, fala algumas besteiras...

    Bom, resumindo, o ideal é vc ir lendo um livrinho desses, e tirar as dúvidas com alguém q entenda.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu fiz curso de teoria musical por dois anos, e realmente o que acontece é que a cada vez que você lê ou relê um livro de teoria, vc acaba aprendendo cada vez mais. A sugestão de um instrumento de apoio é muito boa, pois no canto em sí é mais complicado estudar teoria. Tanto que existe inúmeros cantores que até cantam bem mais não entedem uma mísera partitura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TOM : Mini Curso (alguem pode fazer?)