Autor |
Mensagem |
Aspirante a musico humilde Veterano |
# nov/06
se alguem pudesse fazer um curso de TOM, cantar no tom, achar tom, que prorama de PC usa pra pode v que tom to cantando...
(AP TUNER eh esquisita as nota E4, G2, etc )
e tbm sobre essa teoria do tom, porque a voz deve ficar no mesmo tom do instrumento etc, se deve baixar ou levantar o tom toda vez que o isntrumento muda de acorde...
li todos topicos de TOM aqui e n entendi quase nada...
gostaria de uma explicação mais detalhada...
|
Dark Diva Veterano |
# nov/06
· votar
Aspirante a musico humilde
li todos topicos de TOM aqui e n entendi quase nada...
E eu li o seu tópico e entendi menos ainda! XD
Explica melhor o q vc quer dizer, pq até onde eu entendi a gente tem q cantar no tom justamente pra não distoar dos instrumentos, q tb devem estar todos tocando num mesmo tom. :)
|
John Arch Veterano |
# nov/06 · Editado por: John Arch
· votar
Cara, pelo q eu entendi lendo o seu tópico, vc realmente não entende nd de teoria musical, então realmente fica mto difícil, pq fica complicado até msm pra poder te explicar.
Mas porcamente falando, o q se quer dizer é q cada música tem um tom determinado (na verdade pode mudar de tom trocentas vezes, mas isso não vem ao caso). Por tom entende-se um conjunto de notas pre-determinadas, q vão ditar as notas cabíveis na música, tanto pra harmonia (acordes) quanto para a melodia (notas executadas sucessivamente, solos).
Logo, juntando as notas de um tom, vc obtem os acordes desse tom. Portanto, os acordes tmb estão vinculados às notas do tom, de maneira, q a mudança de acordes não acarreta em cantar num tom diferente, pois o acorde já foi obtido a partir do tom q se estava trabalhando.
Resumindo: estude teoria, ou então, cante em notas q soem bem com o resto da música.
De resto, tem um programa de pc chamado EarMaster School q talvez te ajude.
EDIT: mas claro q se vc me pagar uma módica quantia de R$1.000,00 eu monto uma apostila maravilhosa para leigos...hhahahahaha
Falando sério, perae q eu vou tentar arrumar a apostilia com linguagem mais simples possivel para te ajudar
|
smmr Veterano |
# nov/06
· votar
Rapaz, estou com estas mesmas dúvidas! Tô querendo algumas dicas de canto para começar a educar minha voz...
conhece alguma?
abraço!
|
smmr Veterano |
# nov/06
· votar
ps: eu não entendo náda de teoria, náda! to começando a me interessar por música agora..
|
Aspirante a musico humilde Veterano |
# nov/06
· votar
eu idem O_O
queria sabe sobre teoria...
mas as apostila que tenho sao tudo porca n explcia nada...
|
John Arch Veterano |
# nov/06
· votar
Mas kras, vcs tem q entender q apostila por si só, é um negócio mto complicado. Eu tenho aqui os 2 livros de teoria musical mais vendidos do país (da maria luiza de mattos e do Bohumil Med), além de várias apostilas e uma versão xerocada dum tratado de teoria musical europeu. E cada vez q eu leio cada um deles, eu percebo coisas q eu não percebia antes. Na verdade, a primeira vez q eu li um livro de teoria, sem nunca ter feito nenhuma aula, eu fiquei boiando completamente. Eu acho q o ideal, é vc escolher um instrumento de apoio, e ler um livro de teoria bom, várias e várias vezes (aliás, o livro da Maria Mattos eu só recomendo como uma introdução À teoria musical, pq para quem já está iniciado ele além de ser mto pouco abrangente, fala algumas besteiras...
Bom, resumindo, o ideal é vc ir lendo um livrinho desses, e tirar as dúvidas com alguém q entenda.
|
Leandro Rigon Veterano |
# nov/06
· votar
Eu fiz curso de teoria musical por dois anos, e realmente o que acontece é que a cada vez que você lê ou relê um livro de teoria, vc acaba aprendendo cada vez mais. A sugestão de um instrumento de apoio é muito boa, pois no canto em sí é mais complicado estudar teoria. Tanto que existe inúmeros cantores que até cantam bem mais não entedem uma mísera partitura.
|