Leandro Rigon Veterano |
# out/06 · Editado por: Leandro Rigon
· votar
Quanto ao Curso de "Técnica Vocal e Interpretação de Ópera", voces viram quem e a professora? Ninguem menos que Neyde Thomas e Rio Novello, uma das maiores sopranos brasileiras. O Custo e irrisorio, visto que uma aula individual com essa professora e aproximadamente R$ 180,00 (cento e oitenta reais), e na oficina de musica vcs terao +- 10 dais de aula com ela por um custo aproximado de R$ 100,00. Vale muito a pena.
Vou colocar abaixo a biografia que consta no site da oficina de musica:
Neyde Thomas
"Nascida em São Paulo fez seus estudos de canto com a Professora Olga Urbany de Ivanov e repertório com o Maestro André Vivante. Estreou na Ópera Rigoletto, de Verdi no Theatro Municipal de São Paulo. Residiu no exterior durante vinte anos, desenvolvendo uma carreira artística internacional após vencer o Concurso Internacional Achille Peri, na cidade de Reggio Emilia na Itália, com ´Medalha de Ouro´ debutando em seguida na Ópera Lucia di Lammermoor, de Donizetti. Apresentou-se nos maiores teatros e Salas de Concerto do Mundo.
Cantou no ´Metropolitan Opera House´ - New York, nos ´Deutsche Oper´- Berlim Ocidental e Oriental, ´Ópera de Monte Carlo´, ´Academia Santa Cecília - de Roma, ´Liceu de Barcelona´, Teatro Angelicum - de Milão, Palais de Beaux Arts - Bruxelas, Palácio de La Música - Barcelona, Palácio del Congresso - Madrid, Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Marcou presença na reinauguração do ´Komische Oper´- de Berlim. Tornou-se membro efetivo do ´Deutsche Oper´- de Berlim.
Contracenou com grandes nomes da ópera, como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e Cezare Siepi. De volta ao Brasil, divide seu tempo entre carreira artística-nacional e internacional, dedicando ao Magistério da Técnica e Aperfeiçoamento Vocal, ´Master Classes´ em diversas cidades do Brasil tais como Festival de Campos do Jordão, Oficinas de Música de Curitiba, no exterior, Universidade de Montevideo e várias cidades da Suíça.
No ano de 2002 recebeu na cidade de São Paulo o importante prêmio musical “Carlos Gomes” na categoria Universo da Ópera.
Rio Novello
Natural da Umbria, Assisi na Itália. Diplomou-se em 1950 pelo Conservatório Morlacchi de Perugia. Venceu o 1ª Prêmio ´II MICROFONO É VOSTRO´ da Rádio Televisione Italiana.
Em 1954 foi contratado pela Rádio Gazeta de São Paulo, onde atuou por seis anos como artista exclusivo com um repertório que incluía ópera, concerto e música de câmara. Fez sua estréia no palco em 1958 no Teatro Carlos Gomes em Campinas como ´Lord Herry´ na Luccia de Lammermoor, e o ´Conde de Luna´ no Trovatore.
Voltou à Europa em 1960 contratado pela Ópera Nacional de Atenas para interpretar ´Iago´ do Otello, onde permaneceu um ano.
Em 1961 fez sua estréia no Teatro Scala de Milão na premier mundial do ´Bom Soldado´ Schweyk´ de Kurt Weil / Brecht. Atuou no Scala cinco temporadas consecutivas interpretando ´Débora e Jael´ de Pizzetti, ´Semirade´ de Rossini e participou da premier mundial de mais de uma dezena de óperas contemporâneas. Em 1996 transferiu-se para a Alemanha contratado pelo Komische Oper de Berlim, intercalando suas atividades com atuações no San Carlos de Napoli, Bellini de Catania, Philadelphia Opera House, Opera Nacional de Tel-Aviv, Opera de Marseille, Opera de Istambul, Opera de Caracas e Bogotá Opera de Belgrado, Theatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Voltou ao Scala em 1970-1971 para a nova produção do ´Simone Boccanegra´ sob a direção de Claudio Abbado e Giorgio Sthehler.
Apresenta-se continuamente em recitais e concertos em tournées nos mais diversos centros artísticos do mundo.
Ultimamente apresentou-se em Salvador/BA, Teatro Castro Alves como Conde de Luna (Trovatore) em São Paulo no Theatro Municipal interpretando Rigoletto e em Vesperais no Nabuco e Macbeth.
É professor desde 1989 da Oficina de Música de Curitiba, foi por 5 anos convidado no Festival de Campos do Jordão, em 2001, do Iº Festival de Inverno de Curitiba (Encontro de Cantores) e também do 12 º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora.
No ano de 2002 Rio Novello comemorou 50 anos de atividades artísticas.
|