Melodia Vocal - Como funciona

    Autor Mensagem
    DiegoR
    Veterano
    # out/06


    Gostaria de saber como funciona mesmo esse papo de MELODIA VOCAL?
    O vocal tem de estar afinado nas notas da escala do TOM da musica ou do acorde que esta sendo tocado na hora?

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DiegoR
    Cara, não manjo muito disso, até tava com essa mesma dúvida um tempo atrás...mas pelo que tenho observado, quase certeza que é no TOM mesmo, visto que a melodia do vocal vai variando dentro da música, ela não fica "reta" dentro dos acordes. Corrijam-me se eu estiver errado, por favor

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    DiegoR
    Cara, dá uma fuçada nesses tópicos aqui ó:

    1) Andamento das vozes (ajuda com a segunda voz)
    2) Separar vozes de 5 pessoas
    3) Como separar tons de vozes em uma música

    Flw, meu fi... =)

    DiegoR
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Valeu pela ajuda galera
    mas o que preciso é de algo mais básico pois esses topicos já são pra alguém que tenha tecnica vocal já meio iniciado.
    Eu entendo de teoria musical, mas VOZ/CANTO eu não sei nada mesmo, canto sem saber se estou fazendo certo ou não.

    Se alguem puder ajudar eu agradeceria.

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DiegoR
    Kra, vou tentar te ajudar. Não há regra! Essa é a regra. Vc pode tanto seguir as notas do acorde, as notas escala que se está trabalhando (o tom), como fugir totalmente disso (o que pode soar esquisito).
    É só vc analisar do seguinte aspecto: o vocal é um instrumento que produz notas musicais. Se um violão, baixo, guitarra, podem tocar notas que fogem aos acordes (apesar de estarem presentes no tom, logo, são regras de harmonia, todas tem uma razão de ser, mas esse não é o momento ideal para essa explicações), e mtas vezes fogem tmb à escala, o vocal tmb pode.
    Aki, o que vale mais é o som, a beleza do som, o q vc pretende fazer.

    Resumindo, cante! Se ficar bom, ficou! Pois, melodia nd mais é do que notas cantadas ou tocadas sucessivamente.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    DiegoR
    Cara, necessáriamente a melodia de voz tem que estar dentro da msm escala em que o arranjo foi feito ou de suas relativas. Qqr variação fora do campo harmônico vai soar como semitonação e não é isso que vc quer, principalmente tratando-se de uma composição.

    Por isso é importante qdo um cantor que vai trabalhar com som próprio saiba quais são as melhores notas com que ele se relaciona dentro de sua tessitura. Dependendo do tom da composição, vc acabará limitando-se muito a trabalhar apenas em uma determinada região da voz, justamente pelo fato da melodia estar intimamente ligada a harmonia do arranjo.

    Abs.

    John Arch
    Veterano
    # out/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    DiegoR
    Aí, só queria falar q é óbvio q notas fora da escala vão semitonar, não quis dizer pra colocar elas. Só q as vezes é isso q se quer, pois o conceito de semitonar é meio subjetivo (pois o semitom da nota tocada pode pertencer a escala; e msm assim soará estranho, apesar de estar na escala, mas as vezes é o q se quer)

    Não obstante, essa de q se vc ficar preso aos acordes fica meio reto tmb é relativo. Analise. Se está sendo tocado um acorde de Dó maior, vc pode cantar um arpejo, utilizando a tônica, a terça, a quinta, a ´sétima e a tônica aguda do acorde, ou seja, estará arpejando a tétrade do acorde, que soará bem rica. Por outro lado, vc pode sustentar uma nota que estja na escala, porém não é mto bem vinda com akele acorde (regras de harmonia)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melodia Vocal - Como funciona