- Download - Aulas de Drive e Vibrato

Autor Mensagem
Vick Vaporub
Veterano
# ago/06


Falaê galera, tudo beleuza de creuza?

Seguinte, o Danckor havia me pedido pra postar uma aula sobre Belting que eu pensava que tinha, mas na verdade eram 2 aulas: uma de Drive e outra de Vibrato, de um membro da comunidade de orkut "Vocalistas de Metal" chamado Wander...
Me lembro de ter pego as aulas faz tempo... Mas não lembro onde, então todos os créditos são do Wander, não o conheço, mas o cara manda muito bem, e acho que não haverão problemas de repassá-las à vocês, escutem as mp3's e tirem suas conclusões...

Sem mais delongas:

Wander - Aula Drive (rapidshare)

Wander - Aula Vibrato (rapidshare)

Abraços!

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


Vick Vaporub
legal cara...

jfguittar
Veterano
# ago/06
· votar


Ae vou ver tomem

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/06
· votar


Vick Vaporub
Cara, ouvi o Mp3 sobre drive, já que é o que mais conheço.
Ele começou dizendo certo, já que o drive precisa passar pelo palato mole. Tb falou que precisa de apoio de diafragma, apesar de haver uma ressalva ai: O drive começa no peito, na verdade - não é só uma questão de apoio. Mas viajou totalmente ao dizer que drive ressoa na máscara. Uma vez que ele tem que ser feito no palato mole, a ressonancia correta é exatamente atras do nariz. E pra funcionar de forma decente, precisa dominar a cobertura. Perceba que a maioria dos vocalistas de Hard Rock tem uma leve tendencia a anasalar, justamente por causa do drive.

Na hora da aplicação, ele msm não usou o que ele descreveu. Na verdade, ele gritou de maneira desordenada, excetuando o som do Dio, que na verdade, eu senti que ficou mais como uma vibração de garganta. Na reprodução do som do Hanse (acho que é assim que escreve), perceba a qtde de ar que ele puxa antes de fazer o som com drive.. É grito! No do AC/DC então... Cara, Back in Black não é um drive no padrão. Tanto o Bon Scott, qto o Brian Johnson cantavam errado, pra ter um timbre diferenciado. Eu tenho um teste de timbre de Back In Black ai, depois da uma ouvida pra ver a diferença. Eu procuro cantar de uma maneira correta, pois vivo da minha voz...

Valeu a iniciativa!! Mas eu sempre procurei evitar falar sobre drive aqui, pois é uma técnica que destroi a garganta se não for dominada de maneira consistente. Sinceramente, acho um pouco "perigosa" a explicaçao desse vocalista.

Abraços e obrigado pela contribuição velho!

ASO
Veterano
# ago/06
· votar


Não sei porque, mas tenho um pouco de medo de usar drives :)

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


Christhian

e apartir dos drives vem os guturais

ASO
Veterano
# ago/06
· votar


nas aulas é comentado algo sobre belting... alguem sabe onte tem elas para baixar?

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


ASO

talvez tenha no emule...

Diego MG
Veterano
# set/06
· votar


Gente naum tenho nem noção de drive!ele só é usado em notas altas ou pode ser usados em notas mais baixas? oq acontece com a garganta?( qual o comportamento das cordas vocais) e qual o primeiro passo para aprender um exercicio! O arquivo abordou tipos de drives mais naum um iniciação básica!alguém poderia esclarecer! se naum for perigoso fazer por conta própria!
outra pergunta: ja que minha voz é mais grave eu terei mais facilidade em fazer gutural?
flw galera t+

Dav
Veterano
# set/06
· votar


Diego MG

cara n sei t dizer direito, mais eu acho os drives do Blaze Bayley mais graves...

ja que minha voz é mais grave eu terei mais facilidade em fazer gutural?

n necessariamente, pq gutural eh tipo um "super drive" eh mais dificil d fazer e se vc n souber pode acabar machucando a garganta ou coisas piores... eu faço guturais rasgados tipo d black metal, mas n sou muito bom nos guturais graves, e cantando limpo meu vocal eh mais grave...

Vick Vaporub
Veterano
# set/06
· votar


Christhian

Valeu a iniciativa!! Mas eu sempre procurei evitar falar sobre drive aqui, pois é uma técnica que destroi a garganta se não for dominada de maneira consistente. Sinceramente, acho um pouco "perigosa" a explicaçao desse vocalista.

Eu to sabendo que o drive mal feito lasca geral as pregas vocais, mas coloquei mais pra galera que entende opinar mesmo... O cara cometeu uns erros, mas vc corrigiu, então tá de boa :)

Grava umas aulas pra nóis tio ^^!
Acho que todo mundo gostaria, já que vc é o mais experiente daqui do fórum \o\

ASO
nas aulas é comentado algo sobre belting... alguem sabe onte tem elas para baixar?
Não é em mp3, e sim um texto, eu o tenho aqui, se quiser posso abrir um tópico com ele... hehehe

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Vick Vaporub
O cara cometeu uns erros, mas vc corrigiu, então tá de boa :)
\o/

Grava umas aulas pra nóis tio ^^!
:O
Eu não sou bom nessas coisas. Vou pensar, com carinho.

já que vc é o mais experiente daqui do fórum \o\
:'(
Todo mundo me chama de velho..
!\o/!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Vick Vaporub
Não é em mp3, e sim um texto, eu o tenho aqui, se quiser posso abrir um tópico com ele... hehehe
Dá só uma olhada na busca, pois acho que já tem um tópico sobre Belting. Dai se for colocar o texto, coloca lá, que dai a galera tem mais chance de debater, com informaçoes mais antigas, etc.

Abraços e novamente, muito obrigado pela colaboração valiosa Vick-man!
!\o/!

Vick Vaporub
Veterano
# set/06 · Editado por: Vick Vaporub
· votar


Christhian
:'(
Todo mundo me chama de velho..
!\o/!


No seu caso, experiência independe da idade, cara o/
Experiência no vocal \o/
e pensa mesmo, queremos aulas!!! queremos aulasss!! \o\ /o/

Dá só uma olhada na busca, pois acho que já tem um tópico sobre Belting. Dai se for colocar o texto, coloca lá, que dai a galera tem mais chance de debater, com informaçoes mais antigas, etc.

Blz \o/!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Diego MG
O único cara daqui que eu tenho certeza que domina a técnica de guturais é o EduardoClark, mas ele tá meio sumidão, então não posso te dizer nada. Mas acho que a voz mais grave nao tem muito haver não, já que o Clark tb tem uns agudos poderosos e a voz dele não me parece tão grave assim.
Abs

Diego MG
Veterano
# set/06
· votar


Christhian
Eu ja ouvi ele cantando! a facilidade que ele tem pra ir do gutural ao agudasso é impressionante! Eu ja tentei fazer gutural ao meu modo mais sempre pega na garganta! ai nem me arrisco mais! por enquanto só voz limpa mesmo!

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Aí, o meu irmão canta gutural estilo Cradle of Filth e Dimmu Borgir. Ele manda o gutural agudo facinho, e fica mto loco. Mas segundo ele, o gutural grave (grave rasgadão, e não estilo Sepultura, q é o tipo mais facil) é mto mais foda de não cair td pra garganta, e vc tem q usar o apoio costo-abdominal, e não simplesmente diafragmático. Mas o fato é q ele descobriu td na mãozada, instintivamente. Mas aprender por conta própria é meio arriscado. Ele teve uma laringite há um tempo atrás...

Bom, mas eu não faço a menor ideia se isso daí se comprova...eu msm mando uns guturais, mas nunca consigo mandar uma coisa saudável

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Ouvi a "aula" de vibrato do cara.

Só vou dizer uma coisa.
Quem não tem vibrato na voz tem que fazer exercícios para tirar a tensão. Então o que ele diz apenas se aplicaria a exercicios de agilidade.
Um cantor que tem o vibrato naturalmente, para cantar SEM vibrato tem que criar certas tensões.

No caso do drive, tô fora.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Cantante
Um cantor que tem o vibrato naturalmente, para cantar SEM vibrato tem que criar certas tensões.
É verdade e era o meu caso, a pouquissimo tempo atras. A banda de baile havia me deixado com vicios horriveis e um deles era de cantar muito relaxado, consequentemente, com vibratos exagerados (tenho até umas gravações mais antigas aqui pra mostrar depois). Tive que trabalhar uma tensão diferenciada e agora estou procurando um meio termo. No meu caso, que tenho que estudar sozinho por conta da falta de tempo, por isso tem demorado um pouco mais pra ajustar corretamente. Mas vou acertar isso direito. O mais importante e conter os excessos e isso eu acho que já consegui.
Abs.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


È, esse tipo de trabalho sempre acaba deixando vícios. Nossa, eu sei como custa depois tirar isso tudo e corrigir.
E se não tem outro jeito senão estudar sozinho, o que se há de fazer? o negócio é ir cantando e gravando e vendo as cagadinhas que a gente faz.
Apesar de todo esse tempo que eu já canto qdo me gravo as vezes pego umas coisas que, sei lá o que deu na cabeça naquela hora pra sair a meleca, ahahah

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# set/06
· votar


Cantante
o negócio é ir cantando e gravando e vendo as cagadinhas que a gente faz.
Falou e disse!!! Notar as cagadinhas rlz demais... putz, aprendi muito com minhas gravações e com as opiniões de outros ouvintes!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# set/06
· votar


Por que tenho a impressão que o Edu Falaschi faz drive na garganta? Sei lá... toda vez que o ouço fazer um drive (no Symbols ele ainda soltava uns beltings), me coça a garganta!!! É igual ao Bruce de vez em quando...

Tô ficando lelé, ou o cara dá umas fiascada mesmo?

Gabriela Menezes
Veterano
# set/06
· votar


Christhian
(tenho até umas gravações mais antigas aqui pra mostrar depois)


Posta depois pra gente ver!!!!

bjinhos

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Gabriela Menezes
Posta depois pra gente ver!!!!
Opa! Se der, ainda hoje eu posto uma gravação bem tosca... rs
Bjs

John Arch
Veterano
# set/06 · Editado por: John Arch
· votar


Danckor Vallence Buriok
Se liga q varias musicas do Symbols foram cantadas pelo Tito Falaschi, incluindo alguns dos agudos mais fodas da banda...
Mas, eu percebo td mundo fora do lírico canta bastante coisa na garganta

EDIT: vejo isso como um custo/benefício entre a técnica correta e a melhor sonoridade

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Danckor Vallence Buriok
Por que tenho a impressão que o Edu Falaschi faz drive na garganta?
Cara, se não for sempre, dá pra administrar uns drives que escapam pra ter uma pegada melhor. Mas pra isso, precisa dominar a técnica certa, pra nao viciar no erro.

John Arch
vejo isso como um custo/benefício entre a técnica correta e a melhor sonoridade
Bem pensado. Mas nem todo mundo fora do lírico. Eu tenho horror a deixar a voz na garganta. E conheço bastante gente que evita a todo custo tb.

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Christhian
Foi mal, só tava generalizando

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Gabriela Menezes
Ta postado! Comenta lá!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/143055/

John Arch
Foi mal, só tava generalizando
huahaua Se liga! Foi mal nada, é só uma opinião! :P

John Arch
Veterano
# set/06
· votar


Christhian
Tem bastante gente q canta com a voz bem colocada, mas o fato é q, proporcionalmente, a grande maioria das pessoas que canta hj em dia canta com a voz na garganta, ou parte do tempo com a voz na garganta.
Vc ouve no radio, na tv, e é isso: td mundo com a voz gargantal! E muita gente se espelha nisso, e tem serias dificuldades quando encontra um professor q quer ensinar como realmente deveria ser feito...

Mas além disso, das pessoas q não cantam com a voz na garganta (minoria absoluta, diga-se de passagem), em função do estilo q seguem, acabam deixando a voz cair quando querem dar um punch em determinadas partes. O kra faz akele esforço nítido, e percebe-se a tensão na garganta.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/06
· votar


Isso sem contar alguns (varios) famosos que nem precisavam da boca pois sai 90% pelo nariz ahahahah

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a - Download - Aulas de Drive e Vibrato