vocalise ajuda em que ? (parte teórica)

    Autor Mensagem
    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # ago/06


    é tenho está duvida.....

    faço vocalize pra caramba mas não sei pela parte teórica em que os vocalizes iram ajudar...

    tipo, pegar ar e soltar em sssss ajuda o diafragma e controle de ar, etc...

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pra várias coisas. Ao meu ver, principalmente extensão e agilidade.
    Além disso, vc ganha velocidade, ataque vocal, pode melhorar afinação, articulação dos sons, e uma porrada de coisas, se bem orientados.

    Por isso é fundamental que seja acompanhado por um profissional. Eu não quero ser chato, mas é q se vc treiná-los por conta própria, aplicando técnicas equivocadas, deixando a voz na garganta (etc, etc), vc vai acabar treinando os erros, podendo até mesmo melhorar a qualidade sonora dos mesmos, mas com certeza cultivando vícios e problemas vocais.

    Galera, comentem mais à respeito...qual a opinião de vcs?

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    É o que vc falou!

    ___
    Aspirante a musico humilde
    Mas creio que vocalises também nos ajudam a encontrar pontos de ressonância. É que vocalisar não consiste apenas em soltar a voz em várias notas seguindo uma escala. Há escalas próprias pra ajudar a encontar notas intermediárias em mudanças de registros. Outros vocalises ajudam a tirar a voz da garganta, outros a trabalhar a voz de peito, outros a atacar diretamente a nota (como os de stacatto).

    Há um exercício interessante que consiste em fazer "huummmm" com a boca fechada, mas fazendo várias caretas diferentes... isso ajuda a jogar o som da voz em diversos lugares diferentes dentro da cabeça.

    Cada vogal tem também sua própria articulação, o que quer dizer, uma conformação característica da laringe. Resultado: você treina o controle da danada!!!

    Quando fazemos rrrrrrrrrr, com a ponta da lígua tremendo logo atrás dos dentes superiores e no céu da boca, estamos fazendo vibrar um monte de coisa lá atrás na laringe, o que ajuda a liberar muco e limpar a garganta!

    Os vocalises também lhe ajudam a encontrar os seus limites e possibilidades!

    Mas é sempre bom ter cuidado de não ir tentando fazer vocalises de qualquer jeito... um professor do lado é o ideal, mas na falta, serve alguém que conheça do assunto e lhe ajude a não estragar as próprias cordas vocais... Eu mesmo nunca tomei aula e só fui mesmo perceber o tanto que se pode aprender e evoluir estudando com diferentes vocalises, depois que entrei pro coral da universidade!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    O aspirante. Vc tem dúvidas praticamente sobre tudo, certo?

    Faz aula meu, vc vai ganhar tempo.

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Meu é demais

    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Aspirante a musico humilde
    · votar


    não tem aula na minha cidade =O

    cidade pequena é foda =/ pra min poder faser aula teria quepegar 2 onibus e uns 40 min de viagem ate e outra cidade

    então só tenho vocês =(

    alias: se desse ara postar mais de um tópico por dia eu ia acaba enchendo o forum O_O

    eu gosto de canta ^^ realmente

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    É bem o que o Cantante falou msm e com agravantes. Aprendendo por conta, vc pode até cantar "bonitinho", mas vai ser dificil cantar certo, por mais que estude direto.

    Cara, qqr esforço vale a pena pra mim, com relaçao a música. Qdo eu comecei a tocar na banda de baile eu atravessava a cidade de onibus só pra ensaiar 20 min. E moro em SP véi..
    Abraços.

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Christhian, não foi o Cantante que falou kra, fui eu...buááá, agente nunca recebe os créditos que merece...hahahahahahahahahahahahahahah. To zuando!

    Aspirante a musico humilde, sempre tem alguém q sabe canto...eu morei em uma cidadezinha do interior de minas durante alguns anos e conheço alguns bons cantores(com técnica) por lá. De repente não tem ninguém q se intitule "professor", mas deve ter pessoas com experiência que podem te auxiliar por esse tortuoso caminho. Q pelo menos lhe mostrem seus erros, sl...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    John Arch
    hahha Foi mal cara! Eu só citei o Cantante, por causa do lance de ganhar tempo! Mas faça-se jus: Tudo o que vc escreveu está perfeito!
    hehehe
    Abs!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    Cara, mas tu num mora em Porto Alegre?

    *EDIT: correção ortográfica!

    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok

    não... Guaíba =/

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    hum.... é que no seu profile consta Porto Alegre-RS mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vocalise ajuda em que ? (parte teórica)