com se faz Falsete (sou contralto)

    Autor Mensagem
    Sumar
    Veterano
    # abr/06


    Sou contralto, como faço para cantar uma música que requer um agudo além que consigo. (falsete)

    MusiRio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Sumar
    OLa!
    Seja BemVinda!

    Bom,,, e meio dificil explicar o falsete.. Vc consegue faze-lo naturalmente.
    Tenta fazer o seguinte.
    Faz uma escala ascendente, com a boca fechada ( comecando da nota mais grave q vc consegue fzr),,quando chegar ao seu limite de agudo, naturalmente a sua voz vai TENDER a "virar",, uma passagem onde a voz vai "para traz" da garganta,, digamos assim.
    A partir desse ponto vc sentira possivelmente um som mais fraco mas, ao mesmo tempo com extensao para agudos mais altos.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Tenta imitar a gargalhada de uma bruxa malvada dos contos de fadas. Provavelmente sairá em falsete. Você nunca brincou dessas coisas quando criança? Sempre acaba aparecendo o falsete em brincadeiras de deboche ou coisas do tipo.

    Nunca tentou imitar a voz da professora megera da segunda série?

    Tentar imitar vozes femininas agudas geralmente acaba saindo em falsete... talvez pedindo para uma criança fazer isso, fique mais claro para você como ocorre o processo, pois as crianças são mais desinibidas para fazer papel de palhaço.

    É muito mais fácil para os homens entenderem o falsete, pois abrange uma faixa de freqüências que não lhes é natural. Para as mulheres, é meio difícil entender o processo pois às vezes o falsete se confunde com o timbre normal da voz feminina.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Sumar
    Imita a voz de uma criancinha!

    Sumar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Obrigada pela ajuda, vou tentar quando chegar em casa.
    Valeu...

    eduardoclark
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Existem muitos fonoaudiólogos e professores de música que dizem que mulher não possui falsete... mas não sei informar fisiologicamente a questão correta.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eduardoclark
    pois é, tem muita confusão nesse sentido... alguns ainda inventam de complicar mais ainda dizendo que falsete é um termo aplicável só a homens e que em mulheres deveria se chamar outra coisa...

    No entanto, já ouvi mulheres claramente fazendo falsete (ou o equivalente feminino).

    A minha dúvida é se toda mulher possui falsete ou só algumas. Eu, na minha visão de leigo, acho que todas têm, o problema é que em função da voz da mulher já ser aguda, algumas não chegam a descobrir que possuem esse recurso e possuem grande dificuldade para acessá-lo.

    Linn
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    MusiRio
    Olha, eu não tenho certeza absoluta, mas quando eu dou essa "viradinha" a voz sobe pra voz de cabeça...

    eduardoclark
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Pelo que me explicaram, em função da região e das cordas vocais das mulheres serem mais curtas, a "diferença" do falsete pro natural praticamente não existe. Enfim... pelo que pesquisei, ninguém tem algo muuuuito exato.. existe pouca coisa que se entende fisiologicamente, afinal, a ciência fonoaudiológica no nível de detalhismo de hoje em dia existe a pouco tempo...
    Enfim, a wikipedia em ingles, procurem por falsetto, tem coisas interessantes.

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mulher n tem falsete... a voz já é naturalmente voz de cabeça pelo que o nosso amigo aí em cima falou, devido a fisiologia das cordas vocais da mulher.

    Sei que muitos vão descordadar, mas isso é algo que ja foi discutido aqui no fórum varias vezes, basta procurar.

    Yara Floor
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    FALSETE É UMA FALSA VOZ FEMININA
    por isso é uma caracteristica dos homens, já tentaram imitar uma mulher falando? ou até mesmo um macaco? isso é falsete.
    Então esse registro de voz nas mulheres É CHAMADO VOZ DE CABEÇA. É o mesmo que falsete só o que muda é o nome.
    Quando se faz o vocalize podemos perceber que mudamos naturalmente para a voz de cabeça, tem gente que diz voz de ópera, da no mesmo.

    VALEW!!!

    Olympia
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Olympia
    · votar


    Tudo depende se vc quer ser cantora lírica (não só de ópera, afinal existem lieder, canções brasileiras e mil outras coisas para um cantor lírico tentar cantar antes de uma ária de ópera) ou popular... e com quem estuda.

    Homem tem falsete, mas apenas algumas mulherem têm. Por isso acho muito estranho dizer que mulher de fato tem falsete, para mim nós não temos. Eu não tenho. Soa como se fosse falsete porque a pessoa não tem controle sobre a voz. De um modo geral os cantores (ou aspirantes) só sabem cantar com a voz de cabeça, esquecem a voz de peito. O ideal é permanecer na linha entre as duas, daí a verdadeira dificuldade da impostação da voz. Daí também a necessidade de bons professores.

    Sumar, não sei que nota está tentando alcançar, se quiser, me diga, vc disse que era além do que conseguia. Que música é? Acho que deveria cantar o que é apropriado para a sua voz, não faça coisas além da sua capacidade do momento. As pregas vocais são músculos, precisam de exercício. Com o tempo conseguimos cantar bem notas que antes saiam mal, e treinando por completo a arte de cantar melhoramos o apoio e respiração tbm.

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a com se faz Falsete (sou contralto)