francisco2004 Veterano |
# fev/06
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Vou fazer uma análise e espero que vejam como uma crítica construtiva.
Você, Doidinho Sing, cantou desafinado quase toda a música, ou seja, na maior parte do tempo as notas que você emitiu não batiam com as notas usadas pelo cantor da música original. Mais ainda, muitas vezes as notas que você cantou sequer eram harmonicamente compatíveis com os acordes da música. Como aspecto positivo, você mostrou desprendimento ao tentar interpretar a música, buscando uma expressão similar aos dos cantores desse estilo.
Solução: buscar orientação. Um professor de canto ou mesmo de guitarra certamente vai lhe dar dicas valiosas de como superar esse obstáculo. O ponto é apenas educar o ouvido, entender o que você ouve e saber como reproduzir aquilo que você ouve, sem distorções. Você está apenas despejando notas, sem pensar se essas notas fazem sentido. Uma boa orientação pode sanar esses problemas sem muito esforço.
Também é possível educar o ouvido em casa, sozinho, partindo de melodias simples, tentando reproduzi-las fielmente, com as mesmas notas. Comece com atirei o pau no gato mesmo, sem se envergonhar, porque isso é algo sério e pode crer que muita gente não canta "parabéns a você" direito... se você tiver como tocar as notas num teclado e tentar repetir as mesmas notas, ajuda.
Já a sua irmã mostra um pouco mais de facilidade que você para cair nas notas certas, mas também precisa de uma lapidada, novamente na questão da educação auditiva. Aprender a ouvir é o primeiro e talvez o maior obstáculo para aprender a cantar. Sem isso, você só irá passar vergonha em um programa de auditório (eles gostam de convidar pessoas nesse estágio de aprendizado só para divertir os espectadores).
A sua irmã em geral cantou a música na afinação, sem maiores deslizes, mas separei alguns trechos em que ela perdeu o fio da meada totalmente:
"sabe que eu não vou seguir"
"você tem a chave do meu"
"a qualquer preço eu quero"
Por que essas partes ficaram desafinadas? Porque são trechos onde ela é obrigada a puxar notas mais distantes da linha normal do vocal e o cérebro se perde. Enfim, educação auditiva.
Quem sabe um dos dois não ingressa numa aula de canto e o outro numa aula de violão? Depois poderiam trocar informações um com o outro. Essa troca de experiências é muito positiva para o crescimento como músico.
Boa sorte, e espero que não desanimem com os meus comentários!
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