Acho que stou estragando a minha voz...

    Autor Mensagem
    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05


    Seguinte antes de cantar sempre faço um exercicio de ressonancia.. com o humm.. uso o apoio do diafragma mais não sei se faço corretamente... so sei que eu forço tanto nos agudos que e depois nos graves que depois fico com a voz muito cansada e graVe (ROCA)..

    Eu identifiquei melhor meu aparelho, quando for fazer o hummm eh pra por a lingua no céu da boca e jogar o som la pro nariz(atraz) né? e observar os sons sem força o agudo e nem o grave? (percebi que ficou um pouco melhor assim)

    Ou é com a boca fechada e com a lingua embaixo com sua ponta tocando os dentes inferiores? enquanto faz um Hummm jogando pra parte do nariz tabem?? como é afinal??

    É bom fazer isso ou não? acho que é pq a voz fica incrivel quando se faz corretamente! inclusive pra quem não canta é otimo pra desenvolver afinação...

    Sim... depois de fazer isso até mesmo corretamente fica a garganta um pouco seca, sei la como se tivesse corçando o ceu da boca ou garganta mesmo???

    Espero que tenha entendido que quiz passar e me ajudem....

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Tiago_Cantor

    Acredito que é outra dúvida do meu BLOG, não é ???
    Bem, dessa vez até que você tem razão em ficar confundido....

    Bom, lembrando que o meu lema (que eu repito várias vezes nos textos do BLOG) é jamais "forçar" a voz (tudo que vc for fazer com ela tem de lhe ser confortável e sempre respeitando os seus limites) - daí não é para você forçar nem nos graves e nem nos agudos....

    No exercício eu mencionei que é para fazer sem muita intensidade (então é com pouco intensidade, isso para justamente não forçar e ninguém se impolgar, certo ?!)....

    Só que eu não expliquei bem detalhado (aí vc tem toda a razão de reclamar)....

    Eu identifiquei melhor meu aparelho, quando for fazer o hummm eh pra por a lingua no céu da boca e jogar o som la pro nariz(atraz) né? e observar os sons sem força o agudo e nem o grave? (percebi que ficou um pouco melhor assim)

    Assim, conforme vc "identificou melhor", é a forma correta de se fazer: com a boca fechada, com a língua no céu da boca e conforme o som vai ficando mais agudo (entrando no Falsetto ou Head Voice) vai ressonando cada vez mais ainda no nariz; é para fazer com pouca intensidade e sem "forçar" (bem "relex" mesmo....).

    É bom fazer isso ou não? acho que é pq a voz fica incrivel quando se faz corretamente! inclusive pra quem não canta é otimo pra desenvolver afinação...

    É muito bom fazer esse exercícios porque ele trabalha literalmente como vc "percebeu/entendeu", além de ajudar a idenficar e explorar melhor os Registros Vocais (só que tem que fazer correto, e agora vc certificou-se como é para se fazer...)....

    Quanto a apostila em .doc que vc me pediu, eu não tenho (porque deu um problema no meu micro e eu perdi tudo..... conforme eu te falei, eu estou redigitando ela, mas tá faltando um pouquinho de tempo... vc me entende, né ?!); faça assim, entre no meu BLOG e clique em EDITAR-Selecionar tudo - copiar e no Word clique em colar (o texto vai ficar legar e "os enfeites" que ficam do lado direito no BLOG ficarão no final da última página, e aí é só vc excluir as duas últimas páginas no Word - OK ?!

    ABRAÇOS,

    Ricardo Mascaro

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo Mascaro

    Valeu mesmo agora vou fazer da forma certa sem duvidas, e o treco do blog vou ver isso... obg mais uma vez.
    Eu queria tirar uma duvida da minha voz... pq eu creio que sou baixo mais minha voz consegue uns agudinhos bem legais, não sei se eu sou realmente baixo, pq quando vou cantar músicas graves tipow musicas de bruno e marrone, tem certaz musicas que fica "VAGA" minha voz, eu tou cantando sem por a voz na garganda o que dificulta mais os graves,
    Vem k, notas agudas boca aberta? notas graves boca um pouco mais fechada? se eu sou baixo acho que ja consegui um G4 ou quem sabe um A4 me dou muito bem com "lá" bom não sei... pode me explicar?
    Ou realmente sou baritono não tao desenvolvido.. mais acho que nem tem como eu ser baritono... oitava numa nota de tenor acho q n rola na minha voz.. hhaauhauhhh

    Tou pensando amanha sabado gravar alguma musica e postar.. sem força a voz pra ver o que você acha...
    So pra saber vc é professor de canto ne?

    valeu mais uma vez t+...

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tiago_Cantor

    Vamos por partes nas suas perguntas: esses "agudinhos bem legais" são feitos em Chest Voice (voz de peito) ou em Falsetto (falsete) ??? (lembrando que falsete não conta como "tessitura"...).

    Quanto a "abrir a boca", é exatamente da forma como vc entendeu (sempre "ovalando" a boca e abrindo-a conforme as notas vão ficando mais agudas).

    Manda em arquivo anexo para o email tudosobrecanto@walla.com vc fazendo uma escala (sem "forçar) da sua nota mais grave para a sua nota mais aguda; eu vou ouvir e dou uma resposta para o e-mail contido na mensagem ("não esquenta" que depois de ouvir eu deleto a mensagem, assim ela não ficará disponível para aqueles que entrarem na conta de e-mail - esta é a conta que está "explicada" logo de cara no meu BLOG - a propósito, vc já entrou lá ???). Eu sou professor de canto sim (estudo já há nove anos e dou aula a dois anos), mas não trabalho exclusivamente com isso....

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ok, vou gravar e te mandar, não sei se vai sair legal que tou com a voz meia roca, e os agudos eh em voz de peito mesmo...

    T+...

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo Mascaro

    Não da pra mandar via e-mail minha conexao fica caindo =/ vou mandar por aqui mesmo:

    Essa é a escala! eu gravei outra melhor mais prefiro por o que ta pior pra vc tirar logo meu coro! hehehe , eu tou com problemas na voz hj.. meus agudos tao esganiçados(forçados) vc vai perceber de cara, eu acho q sou baixo msm , mais que me pega eh que tem certos graves que eu não consigo fazer, por isso acho que não sou tao grave, acho q eu fico entre baixo e baritono se existe essa classificação... Bom a voz não ta legal, ta afetada, dormir mal ontem, e tou com gripe e rinite alergica.. enfim pecimo pro canto.. mais olha aew...

    http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/minha_escala_patetica.mp3


    Será q tem como vc ver tabem esse trechos dessa musica e identificar em que tom e nota ela alcançou nessa puxada aew!?

    http://geocities.yahoo.com.br/tiagozone/que_tom_e_nota_eh_esse.wma

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Tiago_Cantor

    Bem, eu ouvi os áudios.......

    Vou começar falando da nota alcançada pela mulher no trecho da música: foi um C5# em Chest Voice ("voz-de-peito") e como ela está no topo do seu Chest Register dá-se um efeito que costumam chamar de "belting"; a propósito, ela é uma Contralto.

    Agora quanto à sua escala..... Vou dar alguns conselhos abaixo (minha intensão é somente lhe ajudar com esses comentários):

    - Primeiro, mesmo dando-se os descontos devido aos problemas que vc mencionou acima, vc claramente não está impostando corretamente a sua voz (perceba que vc está praticamente falando-cantando) e isso soa desarmonico/desafinado, então treine mais a impostação (faça os exercícios corretamente e observe como os bons cantores populares fazem a impostação (o som tem que sair harmonico/afinado, confortável e com brilho);

    - Segundo, vc está forçando nos agudos (embora com treino - bastante treino - vc vai conseguir atingir esses agudos que vc tenta fazer no áudio), mais eles estão saindo muito "forçados" também devido a incorreta impostação aplicada - eu não preciso lhe repetir, mais lá vai denovo: tudo o que você for fazer com a sua voz tem de lhe ser confortável (e da maneira como vc está fazendo não está sendo), porque somente se for confortável sairá num "som bonito/harmonico", certo ?!;

    - Agora quanto a sua classificaçlão vocal.... de longe se vê que vc não é um Baixo..... Pela voz, vc é um adolescente, então é bem capaz que seu sistema fonador nãs esteja totalmente formado, mas mesmo assim vc provavelmente será/é um Tenor (só que vc tem de aprender a impostar a voz corretamete, bem como a utiliza-la melhor); seu timbre naõ é "feio" não, é que vc realmente não está cantando da maneira correta (não está sabendo "dominar" a sua voz)....

    Resumindo, vc precisa praticar muito para realmente desenvolver o seu canto (a sua afinação)..... OK ?!

    Uma das primeiras coisas que digo aos meus alunos no seu primeiro dia de aula é que a partir daquele momento eles vão ter de mudar o seu jeito de cantar (a forma como eles cantam de costume) e de ouvir música, e esse é o princípio para que eles começem a entender/aprender a arte do canto.... A maioria deles (que nunca estudaram canto), cantam da mesma forma como falam (igual vc está fazendo), não impostando a sua voz na "região do canto", e a maioria deles ouve música no último volume "berrendo" junto ao cantor (nunca param para ouvir em um volume médio-baixo a música analizando cada detalhe que o cantor faz nela)...... (reflita sobre isso e veja se vc já está fazendo isso e se está disposto a realmente mudar isso)....

    O que vc precisar de mim, é só me contactar....

    ABRAÇOS,

    Ricardo Mascaro

    Krist Novoselic
    Veterano
    # set/05
    · votar


    EU n concordo com a regra q falam ''' nunca forçar sua voz''' assim vc vai cantar igual uma mocinha e sua voz nunca vai melhorar.. alem de vc n consiguira cantar quase nada sem forçar...

    Hugo Chubatsu
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ricardo..qual o endereço do seu Blog???
    Eu gostaria de estar masi por dentro deste assunto! Principalmente da parte de exercicos vocais!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acho que stou estragando a minha voz...