!DÚVIDAS:! Cuidado com certos tipos de exercicios de respiração...[]

    Autor Mensagem
    Tiago_Cantor
    Veterano
    # ago/05


    Seguinte eu tenho notado que com certos exercicios de respiração minha voz fica pior e com dificuldade de canto(falta de ar,cansaço).
    Eu tou fazendo exercicio do tipow de encher a parte do abdomen e soltar em S X Z F.... tenho percebido q fico muito cansado, cabeça doi, veias saltam, e aquele negocio na clavicula afunda... Meu ombro não sobe minha respiração ja é 100% abdominal até d+. Portanto não ta rolando legal esses exercicios sem contar que esse desenvolve mais a foz de peito do que outras coisas... sem contar que nesse vc não consegue dominar o diafragma e "segura-lo".

    Já com os exercicios que eu faço de Abertura das costelas, primeiro respirar lá em baixo no abdomen encher e depos passar pra parte das costelas completando o resto do pulmão parece ser muito melhor.. E depois soltar em S X Z F... e depois fazer stacato.. Mais pressão e menas pressão.. parece que trabalhando as costelas atraz o apoio na frente fica bem melhor pq tudo funciona como se fosse um circulo de apoio e não so o abdomen "inchado" do outro lá, pq muito ar no abdomen na hora do canto às vezes da merda, Vcs entendem eu acho. E ai? qual o melhor exercicio? Essa de abrir as costelas e fazer apoio com elas tabem da sensação de uso de 100% pulmonar, não o outro que parece que você so usa a Barriga (uhuhauhauha).

    Comentem... quero a opnião de vocês...


    E a respeito das series e quantas vezes por semana temos de repertir os exercicios de apoio ou de outras coisas... 1 dia sim ou não ahco que é ideal por da tempo dos musculos descansarem.
    E as series? quanto de apoio? quanto de stacatto?? em ngm nunca fala quantas vezes deve ser feito.

    T+ um abraço a todos.

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Tiago Cantor,

    Eu acredito que você nã esteja fazendo a "respiração diafrgmática" corretamente. Primeiro, na "respiração diafragmática" não há somente "movimentação" na região do abdomen, mas deve haver também uma dilatação das costelas e uma pequena movimentação do tórax, para que assim você possa usar totalmente a sua capacidade pulmonar, enchedo os seus pulmões por completo. Segundo, os sons "ilustrativos" das letras servem como um apoio para o treino e desenvolvimento da capacidade respiratória; de maneira alguma eles desenvolvem o Chest Register ("voz-de-peito").

    Agora eu não entendi muito bem o mecanismo de respiração que você disse lhe ser mais confortável; talvez seja o mecanismo que é muito apregoado por alguns cantores pop (como exemplo, a cantora Georgia Brown o utiliza e o ensina na sua "vídeo-aula"). Ele consiste na "ausência" da movimentação do diafrágma (visto que a barriga/abdomen tem de estar "encolhido/muchado para dentro"), na dilatação das costelas, na "pequena" movimentação do peito/tórax e tem-se a sensação das costas estarem cheias de ar e formarem um "balão"; muitas pessoal se dão até bem com esse tipo de respiração, mas eu não o "recomendo" (pelo menos eu não me senti confortável fazendo-o), e os estudos a respeito comprovam que a "respiração diafragmática" é o tipo de respiração que oferece maior suporte para a atividade do canto (visto que no outro tipo de respiração só há a utilização da região medio-superior dos pulmões). Posso também salientar que a "respiração diafragmática" é a mais difundida entre as escolas de canto lírico (e sabemos muito bem o quanto de "fôlego" um cantor lírico precisa ter...)

    Quanto ao "cansaço", "um pouco de tontura (pouco)" e "um pouco de dores (pouco mesmo)" é comum no começo, mesmo porque estamos trabalhando com os músculos/órgãos do nosso corpo, numa espécie de "ginástica localizada". Quando nos acostumamos, tudo isso passa e esse mecanismo fica fácil e suficiente. Para mais informações e exercícios, visite o meu BLOG: http://tudosobrecanto.zip.net/

    OBS.: Quanto ao tempo para fazer os exercícios: você tem que faze-los todos os dias (para obter resultados positivos), uns dez minutos (em exercícios de respiração/aquecimento respiratório); os "sons das letras" tem de ser "estendidos/prolongados" o máximo que você puder (gradativamente vai-se aumentando esse tempo conforme você vai aprendendo a controlar a saída de ar - isso comente com muita prática e com o tempo); os "staccatos" podem ser pouco a pouco aumentados (primeiro você começa fazendo uns três (sss, sss, sss) e depois solta todo o ar com o "som da letra", ficando o máximo tempo possível (esse exercícios o ajudará a "controlar melhor" a saída de ar, bem como o fortalescimento do diafrágma). OK ?!

    Espero ter exclarecido e ter-lhe ajudado...

    ABRAÇOS,

    Ricardo Mascaro

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ricardo Mascaro

    Primeiro, na "respiração diafragmática" não há somente "movimentação" na região do abdomen, mas deve haver também uma dilatação das costelas e uma pequena movimentação do tórax, para que assim você possa usar totalmente a sua capacidade pulmonar, enchedo os seus pulmões por completo.


    Bom essa tecnica ja tinha visto em outros cantos mais eu tava fazendo do seu site mesmo, lá você fala para expandir o abdomen n cita costelas nem nada!

    Aqui segue:

    "Exercícios Básicos de Respiração

    1) Inspirar lentamente, sempre utilizando a respiração diafragmática, e expirar lentamente, colocando as suas mãos ora sobre a região abdominal (sobre a barriga), ora sobre a região costo-abdominal (sobre as costelas), percebendo a movimentação/expansão dessas regiões;
    2) Inspirar, “reter/conter” esse ar por dez segundo e expirar provocando os sons de: S, X, Z e F; (atenção para manter sempre a mesma intensidade do som, não pode ficar oscilando)
    3) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, utilizar-se de Staccato;
    4) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, realizar variações uniformes na intensidade (mais forte e mais fraco). "


    Vc so citou o 1 para se sentir! e não para expandir!

    Seguinte o exercicio n tem nada a ver com esse de Georgia Brown, é igual ao que você disse ali! tem q se inspirar primeiro em baixo (inchar a barriga mais n forçar , como eu tava fazendo no seu exercicio pensando que deveria por todo o ar ali? sakou?) depois jogar o ar atraz das costelas, em mi eu movo um pouco meu torax pra frente, mais n levanto os ombros não, esse exercicio eh perfeito! explandindo as costelas e o torax sinto que tenho muito mais apoio que so a barriga...

    Desculpe-me mais eu não citei em comprimir o abdomen, como vc falou da tecnica da nega ali...

    O que ficou claro... é o que eu sei do outro exercicio que tinha lhe falado... Inspirar 1º expandir o abdomen (sem força) depois que ele encher jogar o ar enchendo as costelas tabem(torax) e encher ate onde der...

    Eu forço as costelas pois me sinto bem , me da paz , o pulmao é otimo, antes eu conhecia essa sua tecnica so por outros autores.. aew eu forçava a barriga d+, nada de costelas, resumindo nada de resultados, meu deus lembrar que passei um ano ou mais fazendo essa tecnica desperdicei tempo! pq agora vou aprimorar pro exercicio correto!

    Ei valeu mesmo por você ter me esclarecido, vc é muito gentil, nao quiz te contradizer, so acho que voce n prestou bem atencao no que eu disse, mais me ajudou bastante...

    Depois teria como voce me passar a escala completa da extenção baixo da voz? Pq pensei que minha voz era baritona mais , não é. me passe até que nota eu consiga etc... pode ser? vc pode passar so com as letras ja aprendi os significados... ok? valeu...

    Abração amigo t+ preciso de ti... hehehe

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Tiago,

    Se você ler com atenção o meu exercício 1, perceberá: "1) Inspirar lentamente, sempre utilizando a respiração diafragmática, e expirar lentamente, colocando as suas mãos ora sobre a região abdominal (sobre a barriga), ora sobre a região costo-abdominal (sobre as costelas), PERCEBENDO A MOVIMENTAÇÃO/EXPANSÃO DESSAS REGIÕES"

    Fica claro aí que haverá uma dilatação/movimentação dessas duas regiões e se vc ler o texto um pouco mais acima perceberá que a explicação técnica da pesquisa citada refere-se a "total liberdade" do pulmão (região superior e inferior), culminando numa pequena movimentação do tórax.

    Isso sem contar no esforço que vc precisa fazer para somente "expandir o abdomen" sem sequer mover as costelas..... Realmente vc se sentia extremamente desconfortável fazendo assim (até imagino vc me chingando... srsrsrsrs....).... Agora que percebi/entendi que vc aprendeu corretamente, "tá legal !" (obs.: "um ano fazendo errado" não foi por culpa minha não, mesmo porque eu criei o BLOG a mais ou menos uma semana atrás e postei num tópico aqui do fórum não há mais de um mês)..... (e bem que eu disse: "qualquer dúvida/sugestão, deixe seu comentário que eu respondo na medida do possível"...)....

    Agora quanto a sua classificação vocal e a sua extensão vocal: primeiro, leia COM ATENÇÃO (por favor, para não entender/interpretar de forma errônea) os tópicos do meu BLOG a respeito; lá vc encontrará mais informações e a "escala básica" para cada "tipo de voz" (lembrando: cada pessoa tem um timbre especial e uma extensão vocal própria - para vc saber quais notas vc alcança vc precisa fazer um exercício chamado "a grande escala" (procure no meu BLOG) junto a um instrumento musical, de preferência um teclado 5/8).

    Espero ter podido ajudar (e não atrapalhar) você (qualquer coisa, me contate)....

    Abraços,

    Ricardo

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tiago,

    Eu estava lendo em outros tópicos aqui do fórum e estou percebendo que vc não está seguindo a intrução inicial do meu BLOG: "ler tudo com atenção e antecedência antes de realizar os exercícios"....

    Eu sugiro que vc dê um CTRL+C CTRl+V no meu BLOG e separe uma "horinha" para ler tudo seguindo a ordem dos tópicos (eu sei que é bastante coisa, mais só assim vc entenderá/assimilará as informações de forma correta e na íntegra).

    OK ?!

    Ricardo Mascaro

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Tiago_Cantor
    · votar


    Bom eu ja tenho ele imprimido...

    Seguinte o exercicio era de outro autor mais falava +/- igual ao seu, que eu falei foi que vc falou em percepcao e nao pra expandir.. nem todo mundo saka.. que peceber eh expandir, eu percebi mesmo ESTUFANDO MINHA BARRIGA pq ja tinha treinado as costelas com os outros exercicios, e ainda sei ler, e outra eu vi lá o negocio, mais vc deveria ter explicitado ali, pq eu pensei que a teoria ja era outro assunto, não liguei uma coisa na outra, eu tou com a voz fudida hj por causa dele mais amanha refaço direitinho, a respeito do ano que falei , nem se preocupe não foi você não foi outro autor como tinha falado, esses autores deveriam explicar bem melhor suas tecnicas pensa que o povo ja nasce sabendo, tenho certeza que tem muito fazendo esse exercicio errado tabem...

    t+...

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Ok, Tiago

    Eu não quis dizer que vc não sabe ler e nem nada disso, somente peço para que vc leia com calma e atenção na sequência que está escrito....
    Observe o que está escrito dentro do tópico "Respiração" do meu BLOG:

    RESUMINDO

    Há muita discussão sobre esse tema; cada professor/escola costuma ter um critério para trabalhar a respiração. Porém, conforme estudos comprovam, a respiração que oferece maior suporte para o canto é a popularmente conhecida "Respiração Diafragmática". Ela consiste na elevação do músculo diafrágma e na dilatação das costelas, assim ampliando a caixa torácica e permitindo a "máxima" utilização da capacidade pulmonar.


    Não dá para eu escrever os textos mais claros ainda e com mais detalhes; eu tive de aproveitar os dois dias que tive de folga para montar o meu BLOG (e infelizmente não é uma aula particular de canto onde eu posso vê-lo e intrui-lo durante uma hora, onde vc pergunta e eu imediatamente te respondo, etc....)...

    Eu desejo que realmente vc seguindo bem as minhas instruções tenha um bom desenvolvimento do seu instrumento vocal (esse é o único intúito do BLOG)....

    Abraços (não é para ficar chateado comigo...),

    Ricardo Mascaro

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hehehe ta legal.. hj refiz os exercicios estou me sentindo bem melhor...

    Abraços T+

    Tiago_Cantor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Amigo acho que fui injusto com você, seu material é otimo, tem tudo , muito conteudo esclarece bem as duvidas, você não tem ele em doc pra eu imprimir todinho não? pq eh ruim ter q ficar copiando e colando do blog..

    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a !DÚVIDAS:! Cuidado com certos tipos de exercicios de respiração...[]