Indignação...

    Autor Mensagem
    VirgoShaka
    Veterano
    # ago/05


    Olá, galera do fórum! Estou com um problema há algum tempo já e nem pretendia expor ele a vocês, mas cheguei à conclusão de que o pessoal do fórum poderia me ajudar de alguma forma, pela quantidade de pessoas com um bom nível de informação sobre o tema "canto" existente por aqui.
    O problema é o seguinte: os integrantes da minha banda são completamente ignorantes quando o assunto é "cantar". E eles insistem em tentar me convencer a cantar do jeito que eles consideram "correto", principalmente em se tratando de Heavy Metal. Eles dizem que eu preciso cantar com a "minha voz" (se referindo a cantar apenas com o registro da voz de peito) e dizem que um bom vocalista deve cantar gritando. Não importa o quanto eu diga pra eles que isso não está correto, que aprendi no meu curso de canto que cantar não é sinônimo de gritar, que eles não aceitam. Dizem que já procuraram opiniões de profissionais e que esses tais "profissionais" disseram que tinha que matar um professor desses que me ensinou "errado" desse jeito.
    Outra coisa: é só eu partir para o meu registro de voz de cabeça que eles pedem para eu baixar o tom, pq "não tô cantando com a minha voz" (e ainda alegam que o fato é que eu não tenho capacidade para alcançar tais notas). Porra, o que é cantar com a minha voz então? Talvez ser um cantor sertanejo? Pq que eu me lembre, eu não pego as pregas vocais de ninguém emprestada quando entro na voz de cabeça. Eles alegam - quando utilizo o registro de cabeça - que eu preciso criar minha própria identidade vocal e que não é bom eu tentar "imitar" Michael Kiske e Cia. Mas esse não é o meu propósito, poxa. O meu propósito sempre foi modelar a minha voz de acordo com o meu próprio timbre. Mas eles não aceitam a mudança da ressonância da minha voz, e talvez até um pouco da timbragem tbm, o que não deixa de ser natural em se tratando de registros diferentes.
    Querem por que querem que eu não hesite em "rasgar a voz", o famoso drive (que eu confesso ter muita vontade em aprender), mas não levam em consideração quando eu digo que fazer isso de maneira inapropriada pode me custar MUITO caro. Eles riem dizendo que é corpo-mole de minha parte. Toda vez que eu tento rasgar, a minha garganta dói e a voz vai se esvaindo rapidamente. Dizem que isso é por causa da minha "falta de costume" e que se eu treinar mais daqui a pouco fica natural. Em todas as fontes que já tive a oportunidade de ler, o drive apesar de não ser uma técnica ensinada em nenhum curso de canto, é um recurso que também deve ser utilizado com uma técnica adequada, caso contrário se transforma em uma arriscada maneira de se utilizar (mal) a voz. Ontem tive a infelicidade de ouvir de um deles o questionamento impertinente "cara, aqui na cidade eu nunca vi alguém que se preocupa tanto em manter a integridade vocal como você. O pessoal rasga a voz, bebe, fuma, faz de tudo e a voz continua inteira. Acho que essa tua nóia tá prejudicando a sua evolução". Eu pergunto a vocês participantes do fórum... será que o meu método, a minha maneira de estudar, de me cuidar está tão errada assim? E tem mais... eles não respeitam a minha tessitura. Embora seja um tenor dramático, eles insistem para que eu cante em tons semelhantes a um baixo cantante. Tá certo que eu até consiga alcançar alguns tons mais baixos que geralmente não são pertinentes a um tenor... mas a área confortável para mim não corresponde às notas mais baixas, como muitos tiveram a oportunidade de ouvir na música "Seeds Of Hope" e opinar da mesma maneira, apontando para esse mesmo detalhe. Há várias outros inconvenientes que estão me tirando totalmente a liberdade para expor os meus sentimentos nas músicas e a minha maneira de cantar, bem como o modo de compor e o meu entusiasmo como integrante da banda.
    Diante dessa situação, peço ajuda a qualquer um de vocês do fórum, qualquer opinião é válida sobre a situação supracitada. O que vocês acham que eu deveria fazer? Como vocês reagiriam/procederiam diante de uma situação assim? Como poderia fazer para convencê-los de que muitas das convicções deles podem estar erradas? Porque eles jamais aceitaram e parece que jamais aceitarão o fato de poder estar errados. E quem estudou canto ali sou eu, caralho!! Se o 100% errado sou eu, não sei quem mais está certo! Peço humildemente a ajuda de cada um de vocês, porque sinceramente estou pensando em deixar a banda...

    Um abraço a todos!

    Dark Diva
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    VirgoShaka
    Olá!
    Bem, como dizia o estuprador, vamos por partes (putz essa foi péssima, rsrs!):

    ...dizem que um bom vocalista deve cantar gritando.

    Putz, eu NUNCA fiz aula de téc. vocal na minha vida, mas sei desde q comecei a curtir esse lance de canto q é erradíssimo forçar a voz, seja gritando, seja cantando fora do seu tom natural (embora eu mesma as vezes tenho dificuldade de identificar meu tom em algumas músicas).

    ************************************************************
    ...Dizem que já procuraram opiniões de profissionais e que esses tais "profissionais" disseram que tinha que matar um professor desses que me ensinou "errado" desse jeito

    Bem, aí depende: se esses figuras procuraram profissionais de "grito", eles estão plenamente corretos, rsrsrs!!!

    ************************************************************
    é só eu partir para o meu registro de voz de cabeça que eles pedem para eu baixar o tom, pq "não tô cantando com a minha voz"

    Aí já complica: Também tenho banda e já ensaio em estúdios e canto ao vivo há algum tempo, mas é incrível como até hoje não consigo "reconhecer" a minha voz amplificada. Já consigo ter o controle disso qdo canto com voz de peito e com uns drives muito leves (p não forçar a voz), mas qdo canto com voz de cabeça fica estranho. Claro q isso não acontece sempre (afinal tô aprendendo com a experiência dia-a-dia), mas ainda sinto dificuldade de cantar no microfone do mesmo jeito q canto sem ele. Qdo a voz sai pelo mic ela muda um pouco.

    Talvez seus companheiros (se é q podemos chamá-los assim) estejam te ouvindo dessa maneira. Se for isso msm, aí eu acho q só o q resolve é o treino no estúdio, até vc conseguir deixar as vozes de peito, cabeça e falsete num mesmo nível.

    ************************************************************
    "cara, aqui na cidade eu nunca vi alguém que se preocupa tanto em manter a integridade vocal como você. O pessoal rasga a voz, bebe, fuma, faz de tudo e a voz continua inteira. Acho que essa tua nóia tá prejudicando a sua evolução"

    Nunca ouvi comentário + idiota, infeliz e egoísta para com um cantor antes ... tsc, tsc ¬¬

    ************************************************************
    Toda vez que eu tento rasgar, a minha garganta dói e a voz vai se esvaindo rapidamente

    Não tem motivo melhor q esse p vc ignorar as asneiras dos seus colegas de banda!

    ************************************************************
    Embora seja um tenor dramático, eles insistem para que eu cante em tons semelhantes a um baixo cantante

    Será q eles não respeitam a sua tessitura, ou é + cômodo p eles tocarem no tom em q já pegaram?

    São os músicos q têm q se adaptar ao vocalista, e NUNCA o contrário pq eles podem tocar em qqer tom q não haverá mudança alguma com seus dedos ou mãos (já q esse é o principal p eles), além de as cordas de uma guitarra ou baixo poderem ser trocadas se quebrarem, já as nossas cordas vocais (como costuma-se chamar) sabemos q se danificarmos podemos ter seqüelas irreversíveis.

    Que sujeitinhos mais acomodados, hein?

    ************************************************************

    Parecer final:

    Se eu fosse vc:

    1º: Teria uma conversa amigável e definitiva c eles explicando suas limitações e decisões tomadas em nome da sua saúde;

    2º: Mostraria esse tópico p eles (com certeza muuuito + pessoas concordarão q tudo o q eles estão impondo não é correto e nem legal p vc);

    3º: Mandava esses idiotas pra PQP, pq egoísmo e egocentrismo não levam ninguém a lugar nenhum !!!

    E tenho dito!

    ************************************************************

    Cara, muuuuita sorte p vc e tudibão ! =]

    P.S.: Desculpa se vc achou q eu fui muito longa nos meus pensamentos ...

    floor jansen
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka
    respondi um livro aqui...mas deletaram nossos posts.....poxa!

    Gippe
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka
    Po, num acredito nisso, praticamente escrevi a estória da minha vida aqui, ontem... espero q vc tenha lido :)

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    pois eh...eu tb escrevi aqui ontem....uia...esses bugs...=/

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Que mancada..arrumaram o fórum e apagaram os nossos posts...buábuá!!!

    VirgoShaka
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: VirgoShaka
    · votar


    Galera... eu li todos os posts (pelo menos os 11 que haviam quando eu li). É uma pena, pois eu achei os comentários muito substanciais, com uma grande quantidade de experiências a ser compartilhadas, achei que sinceramente esse tópico poderia ajudar não apenas a mim, mas também a muitas pessoas que já atravessaram, estão atravessando ou poderão vir a atravessar o mesmo tipo de problema. Eu agradeço de coração à todos vocês que dedicaram um pouco de seu tempo para me ajudarem com suas opiniões e conselhos. Podem ter certeza de que eles foram muito válidos! Eu ia responder a cada um deles, individualmente, quando tivesse um tempinho maior para postar aqui, pena que aconteceu esse imprevisto =/
    Muito obrigado, gente! Tenho certeza de que ter decidido fazer parte da comunidade desse fórum significou um grande acerto para a minha vida musical...
    O que mais me desalenta é o fato de que agora eu não poderei mais mostrar aos integrantes da minha banda todas as informações postadas aqui. Achei muito estranho o fórum ter dado pau justo agora. Se foi realmente uma coicidência, eu devo ser o cara mais sem sorte do mundo! Hehe!
    Para aqueles em que ainda resta um pouco de paciência e boa vontade, caso tentassem recolocar as suas respectivas considerações pertinentes ao tópico, assim como fizeram ontem, acho que no final poderia acabar sendo bem interessante e produtivo para todos nós do fórum.

    Valeu mesmo galera! Um abraço para todos vocês!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka
    Eita...deixa disso....aos pouquinhos vc vai falando a eles, e nao precisa comprovar nada. Mostre apenas q eh uma conciencia sua, q deve estudar para ter uma carreira longa. ;)

    Abraços!!!

    Dark_Cross
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Dae velho.... Posso perguntar o que vcs estão tentando tirar...
    ehhehe eu conheço essa história. Os caras da minha banda insistem que eu cante Agudos muito altos, sendo que eu sou baritono... Só que usando voz de cabeça n tem muito problema...

    Realmente cantar com a voz rasgada é complicado... Além de ser muito dificil vc fica viciado a fazer eles, ou seja, qnd vc forçar no volume da voz já vai sair drive, um belo exemplo disso é o Philip A. ex vocal do Pantera. Ouve ele cantando cemetary gates ai vc vai entender o que eu estou falando...

    Em relação aos cantores que falaram que é frescura sua n forçar drive, bem eles tem alguma razão, IMPOSSIVEL vc cantar com DRIVES estilo In Flames e Pantera sem destruir a voz no começo... A unica recomendação que recebi sobre DRIVE e vocal GUTURAL é para apoiar a voz o maximo que der no diafragma para forçar o menos possivel as pregas...(talvez esteja falando besteira, porém eu cantava Death Metal e sintia uma diferença tremenda dps que parava de cantar, por isso dei uma redusida nos Guturais)

    Vc tem que decidir o que fazer, se faz drives, se sai da banda ou se muda a cabeça dos integrantes... Sei lá cara, Angra, Shaaman, Iron, HammerFall, Strato tem tantas bandas de Heavy que usam Tenor boas por ai. Se tiverem tirando covers procure as que ficam melhor para vc...

    Eu por exemplo morro de vontade de cantar Fayre Tale inteira... Com voz de cabeça vai até um pedaço mais a segunda parte n sai n ahweihewi...

    Espero ter ajudado pelo menos um pouco... Flws cara...

    Computer Phantom III
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Sai da banda e deixa um vocalista que "canta bem" cantar lá. Depois vê o que vai acontecer.

    VirgoShaka
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Só Deus sabe o quão pouco valiosa é a credibilidade das minhas opiniões ali para eles da banda. Eles praticamente consideram o vocalista como sendo o tipo de "músico" (isso mesmo, pra eles é entre aspas) que de nada entende ou entende uma porção ínfima de teoria musical pelo simples fato de eu, assim como alguns outros vocalistas, não tocar nenhum instrumento além de cantar. Preestabelecem a idéia de que cantar é sinônimo de uma tarefa fácil de ser cumprida, algo digno de pouca atenção e pouco treino, algo fácil de se fazer em comparação com a função dos outros músicos. Eles não têm a mínima noção de todo o estudo envolvido no desenvolvimento do exercício do canto. Anulam completamente os meus conhecimentos adquiridos ao longo de anos de trabalho vocal e desrespeitam totalmente as minhas opiniões musicais apenas pelo fato de ser um "mero" vocalista. Eu fico um tanto quanto surpreso com a atitude lamentável deles, pois apesar de tudo, eu construí uma história dentro da banda e gostaria de um pouco mais de respeito para com o meu trabalho dentro dela. O mais difícil de entender é que hoje em dia qualquer banda procura e dá tudo pra achar um vocalista que se preocupa com a sua evolução e em manter a sua integridade vocal, o que eu, particularmente considero de crucial importância e tento seguir, e mesmo assim sou ignorado por tentar fazer o melhor pra mim e pra minha banda. Se o diálogo entre nós realmente funcionasse, eu provavelmente nem estaria aqui expondo meu problema ao pessoal do fórum, na patética tentativa de achar uma solução para o mesmo =/
    O fato é que na maioria das vezes que tento passar um pouco do meu conhecimento para eles, os caras estranhamente começam a rir e zombar dos meus estudos... para eles "técnica vocal prejudica o bom vocalista. É muito nome, muita oratória e pouca ação. Vocalista bom mete a boca no microfone e solta a voz sem frescura." (palavras de um deles). =~~~~~~~
    Creio que o que eles realmente precisam é de novas opiniões; novos pontos de vista colocados através de pessoas diferentes e que caso não dominem completamente, ao menos entendam uma boa parcela do assunto, tal como vocês aqui do fórum que invariavelmente possuem um bom nível de instrução sobre o tema. Acho que só assim será possível quebrar esse paradigma em que eles tanto confinam-se e abrir-lhes novos horizontes para que eles possam finalmente compreenderem, através de seus pontos de vista, o meu ponto de vista...

    Valeu pelos esforços de vocês! Um enorme abraço!

    VirgoShaka
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Dark_Cross
    Hehe! Valeu cara! Ajudou bastante sim...
    Pois é, o meu tipo de voz e as minhas influências adquiridas tanto no gosto musical quanto pela instrução passada para mim na época em que eu estudava canto supervisionado por um professor são mais voltadas para o canto lírico com a voz bem limpa. Nunca tive facilidade para sujar a voz, embora ache interessante o que alguns vocalistas fazem através disso, como o Sebastian Bach, por exemplo. A minha praia é mais como você mesmo citou... bandas como Helloween, Shaman, Angra, Hammerfall, entre outras. No entanto gostaria de ser um pouco mais versátil. O que me preocupa é que se eu tentar mudar muito o meu estilo de canto repentinamente, isso acabar me custando caro demais futuramente...

    Computer Phantom III
    Tô quase fazendo isso... te juro...

    RainMaker
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kra o q eu te digo eh pra vc conversar com eles e se naum der resultado sair da banda... vc canta bem e pra vc banda naum vai faltar..

    Dark_Cross
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka

    Então cara... O caminho do dominio dos Drives na maior parte das veses é irreversivel... Sei lá explore outras coisas no metal... Eu sou louco para cantar Blind Guardian, mesmo sendo baritono, rola muito drive ai n dá...

    Mudando de assunto grava alguma coisa ai para gente ouvir... Eu vou gravar Eternal Dark essa semana eu acho... Grava ai tb para gente fazer uma comparação... Abraços...

    MusiRio
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka

    "cara, aqui na cidade eu nunca vi alguém que se preocupa tanto em manter a integridade vocal como você. O pessoal rasga a voz, bebe, fuma, faz de tudo e a voz continua inteira. Acho que essa tua nóia tá prejudicando a sua evolução"

    Meu amigo.. so por esse comentario, eu teria deixado a banda.

    ,,olha,,Guitarra e baixo... tem cordas para vender em qualquer esquina.

    Vc sabe o que faz bem ou mal.. eh aquela velha historia,,,depois que vc estiver (Fu) sem voz,, ai eles trocam de vocalista...
    como quem troca as cordas da guitarra ou do baixo...

    Os teus sentimentos e conclusoes estao certissimas.
    Boa sorte.

    Computer Phantom III
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu canto com Drive e é verdade, isso vicia e sai naturalmente.

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    VirgoShaka

    cara, eu sei como é isso, ja passei por isso que vc tá passando.

    Olha, eu acho que vc deve ter uma conversa definitiva com esses caras. è foda isso, muitas vezes os músicos se acham e não dão muito valor ao vocalista, acham que cantar é facil e n exige estudo como instrumentos.
    Converse com os caras e imponha seu ponto de vista. "è assim, assim e acabou" se não aceitarem, muda de banda, vc é um cara talentoso, pelo que ouvi na sua gravação, pude ver que vc canta muito bem, está acima da média, não será dificil achar outra banda.

    Outra coisa, é preciso que vc defina o que vc quer cantar. Ficar cantando de tudo não dá certo! Ou vc canta Agudo, Ou Grave, ou Limpo ou Rasgado, ficar misturando um monte de banda com linha vocal diferente acaba com qualquer vocalista.
    A Banda é que tem que se adaptar ao vocalista e não o vocalista a banda, se eles n quiserem manda eles tomarem no ...

    MusiRio
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ha um tempo atras, eu tinha uma banda,, e eles opinavam na escolha do repertorio etc...Cantei varias musicas que NAO tinham nada a ver com o meu estilo nem com o meu timbre, cantei boa parte delas num tom extremamente acima do meu, e muitas vezes ensaiei sem microfone...Resultado...na hora,, minha voz aguentou,, rolou o show e td bem,,, mas, tempos depois senti minha voz reagindo a tal agressao, dai,, fui fazer algumas aulas de canto,, e estava bem perto de uns belos calos...Hoje,,nao toco em banda,, mas, se rolar,,, EU escolho com bastante calma e estudo o TOM no qual EU vou cantar,,, Muitas vezes,,certos tons sao dificeis de se executar no instrumento,, a verdade eh essa.. se,num violao, por exemplo, fizer a transposicao de uma musica, originalmente em C, para F#,,vai ver que e meio cascudo de tocar....Cada um quer livrar o seu,, a verdade eh essa...

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    MusiRio

    Por isso é que é bom fazer música própria !!! Aí a pessoa faz pensando na própria voz..sem preocupações...por isso dou valor aos compositores..não só aos covers..apesar de gostar também!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original