Onde aprender?

    Autor Mensagem
    Crisan Metal
    Veterano
    # jul/05


    Bom galera...

    Sou guitarrista e tals, e até já posto a muito tempo no fórum de guitarra... tenho a seguinte dúvida:

    Já procurei na busca e achei várias coisas falando sobre vocal gutural, e uma das coisas que concluí foi o que o melhor a fazer é procurar alguém para ensinar (como qualquer coisa na música)...

    Mas o problema é esse.... onde arranjar um professor de canto que tem essas características? E como saber se ele realmente vai ensinar a fazer um gutural bacan e técnico?

    Bom ... não estou sabendo especificar direito minha pergunta... quem puder ajudar eu agradeço...

    Abraços.

    Gippe
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Crisan Metal
    velho, prof pra gutu???? dificil viu, o lance eh vc encontrar alguem ae da tua cidade q mande gutural bem e talz e pedi pra ele te ensinar, mas num vai pegar qualquer zé mané naum, pega um cara q manje, fale pra ele q vc paga pelas aular e talz. Ou consulte um fonoaudiologo e pergunte se tem como te ensinar a falar pelo esofago, sabendo isso vc jah pode aplicar o gutural.

    Crisan Metal
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gippe

    Falar pelo esôfago? Cabuloso.... ajuda mesmo?

    Crisan Metal
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    up... parado aqui hein?

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Crisan Metal,

    Não há professor que ensine fazer um "vocal gutural"...
    Na realidade, existem algumas técnicas que podem ser veiculadas com "gutural", como por exemplo o registro Vocal Fry que consiste em ressonar notas "abaixo do diafragma", gerando notas graves sombrias. Essa técnica é utilizada por cantores líricos, os Baixos-Profundos utilizam-na para atingir algumas notas da primeira oitava do piano com grande intensidade (porém é preciso desenvolver a técnica e ter as condições físicas das pregas vocais para tanto).
    Outra técnica é a Pegada de Ganganta e/ou Ataque da Glote (dando o aspécto de "voz rasgada"). Essas técnicas já são do canto popular, especificamente do canto Soul, e consistem em "arranhar a garganta técnicamente". Porém, nós professores recomendamos que não sejam utilizadas em excesso porque podem prejudicar (e realmente prejudicam) as pregas vocais (gerando calos vocais).
    Há ainda uns tipos de falsete (um pode chegar até a "imitar o som de uma escala de guitarra"), porém para conseguir esse efeto é necessário ter certa elasticidade nas pregas vocais e saber ressonar o som na caixa craniana da maneira certa, o que também requer disposição física natural e muito treino/técnica....

    Como já mencionei, não é simples... Vou dar umas dicas de exercícios (mas não vá forçar a voz e depois me culpar!; tente fazer os exercícios naturalmente, sem forçar, o recomendável é que você tivesse um acompanhamento profissional para verificar a possibilidade física para você conseguir fazer o que gostaria...)

    1) Para achar o Registro Vocal Fry (embora não sei se você é ao menos um barítono para conseguir - não force a voz !), vá fazendo escalas descendestes em direção a sua região mais grave; pode ir "vazando a voz" (emitindo-a com bastante ar) e tentando "colocar a voz na barriga" (entre no tópico abaixo e no post RESPIRAÇÃO=RESUMINDO veja como fazer a respiração diafragmatica - é exatamente abaixo do diafrágma que tem que ressonar a voz para atingir esse registro, mas como eu já mencionei, não é todo mundo que consegue atingi-lo, é uma questão fisico-técnica...

    2) (Lembrando, faça sem forçar, sem sentir dores ou pressão na garganta, pois se for forçado pode criar problemas futuros...) Para atingr o Falsete faça uma escala ascendente rumo ao topo de sua voz - agora lembresse dos Bee Gees ou do Edson Cordeiro e com bastante vazagem de ar tente emitir uns agudos; vá diminuindo a vazagem de ar, tornando as notas mais limpas/puras; você precisa ressonar as notas pelo nariz (vai vibrar um pouco). À medida que voce dominar isso, vc poderá jogar a voz e ela "parecer uma guitarra"...

    Espero ter ajudado um pouco...

    Posteriormemente estarei postando algo a respeito destas e outras técnicas no tópico abaixo...


    Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

    Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde aprender?