Review prometido: Gibson Aged Historic Reissue 59 Tom Murphy

Autor Mensagem
Delson
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
o da R6 é mais grosso, dá época que ficou conhecido como "taco de beisebol"

Dizem que os das 1952/53 eram "impraticáveis" de tão grossos, hehe...

Também ouvi falar que o da 58 é mais grosso que o da 59, procede?

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Delson

Dizem que os das 1952/53 eram "impraticáveis" de tão grossos, hehe...

Exagero, mas eram grossos.

Também ouvi falar que o da 58 é mais grosso que o da 59, procede?

Das reissue sim. Das 58, 59 e 60 na média foram afinando, mas eram feitos a mão e de acordo com a peça de madeira, então tem 58 mais fino que 60. variavam bastante, cada guitarra saia de um jeito.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Maravilhosa

Dr.Blues
Membro
# nov/13
· votar


MMI
Parabéns pela guitarra. Nunca fui muito fã re relics, mas esta realmente é uma obra de arte. Quando se olha realmente tem uma alma de vintage. Está ficando cada vez mais difícil para você econtrar uma guitarra melhor!

Um abraço

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Ahhhh, prefiro aquela goldTop com P-90!!!

\o/

:)

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


MMI

Para gravar queria comprar o Logic Pro X, mas no momento estou pagando as contas da última viagem e já vai emendar com outra no fim do ano... Vou ficar sem gravar por enquanto.

Hum...Pô, cara...se vira, dá teu jeito...aueuhauheuhauhe.

Tô brincando, quando vc puder gravar e nos brindar com um daqueles sons que vc faz, e ainda por cima a bordo desta máquina nova, será legal!

Abs

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho

Valeu!

Dr.Blues

Confesso que eu também não vejo graça em comprar guitarra relic. Mas essa é bem mais que "só" uma guitarra relic.

ogner

Eu tinha certeza disso! Essa não é bem seu estilo, mas tenho certeza que você tiraria um som maneiro dela, os captadores (principalmente da ponte) tem um quê de single.

renatocaster

Obrigado amigo! Eu estou meio paradão com gravinas e vai demorar um pouco retomar...

EduJazz
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Perguntinha besta: que calibre de cordas veio nela? Vc já trocou?

edalko
Veterano
# nov/13 · Editado por: edalko
· votar


MMI
Confesso que eu também não vejo graça em comprar guitarra relic

Acho que vc não deveria ter comprado uma guitarra toda riscada, com ferragens enferrujadas, case pequeno e rosa por dentro.
Com essa grana, entrava na hype do momento que faz a cabeça dos "antenados" e fanáticos por "bom timbre" e construção "impecável" e mandava fazer uma guita de luthier (afinal, tem tantos por aí que se dizem bons)
Ou talvez, comprava uma Tagima... pô... todo músico brasileiro de ponta usa Tagima... deve ser muito boa!

[modo Patati-Patatá OFF]

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


EduJazz

Nem sei, as cordas não eram originais, eram 10 ou 11, nem sei. Mas a primeira coisa que fiz foi botar o set que eu gosto...

edalko

Tagima, meu sonho de consumo...

bezerrabru
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Posta um som com o timbre desta belezinha ai cara, sou afixionado por Gibson e pirei na sua. Sabe aquela inveja boa?

E outra, posta um som com a da All Gold também. Não conhecia este modelo, achei uma bela guitarra.

Eu acho guitarra relic muito legal, sério. Não teria coragem de eu fazer um relic, mas essa linha da Gibson é muito 10.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


bezerrabru

Como eu disse ali atrás, to inclusive sem DAW. Mas achei um teste antigo que fiz com a R6, ainda com os captadores originais num VST sem vergonha que pareceu tudo igual. kkkk

Soultunes
Membro
# nov/13
· votar


Aqueles timbres como Still Got The Blues do Gary Moore saem perfeitos!
MMI

Acho um instrumento de valor muito elevado pro meu padrão, mas só de ler esta descrição já me parece que vale a pena heheheheh

Parabéns cara, baita guitarra.

Única reissue que coloquei as mãos foi a R7 goldtop do Marcos Ottaviano. Minha impressão foi de que a guitarra soa como um piano, extremamente articulada e dinâmica.

Fiquei com gases extremas, ainda bem que sempre volto pra minha stratinho.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Soultunes

Minha impressão foi de que a guitarra soa como um piano, extremamente articulada e dinâmica.

por aí... Valeu!

Hammer
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

uma curiosidade... os captadores dessa r9 tem aquele som gordo tipico de les paul? é muito mais agudo que os 57 e burstbucker? e o sustain e muito superior ao das standard?
grato.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Hammer

Sim, ela tem o som típico de LP. O que diferencia mais os captadores é quanto à dinâmica, sendo que o captador da ponte ao lado de um Burstbucker 3 se mostrou mais estalado.
Não coloquei ao lado de nenhuma Std até hoje. Mas, de qualquer forma, o que me chamou a atenção foi mais em relação à ressonância do que ao sustain - características que tem um comportamento próprio, mas que a grosso modo são inversamente proporcionais, mas nem sempre.

buddy guy
Veterano
# nov/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI

Olha,vamo deixar desse lero lero.Eu quero é ver essa guitarra "conversando"!!! Hehe !!


EDIT - Eu ri demais desse negócio aqui:

http://www.flickr.com/photos/mauriciommi/10689874253/in/set-7215763734 1915184/

Isso é arte sua,né MMI? Ashaushuas...

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


buddy guy

Grande Buddy!

Vai demorar um pouco para eu gravar algo com ela...

A foto foi uma brincadeira motivada por uma conversa em outro tópico. Mas como já passou a brincadeira, hoje pode ser interpretada de maneira diversa, até aproveitei e apaguei de lá. O FCC não precisa daquilo. kkkkkkk

buddy guy
Veterano
# nov/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
buddy guy

Grande Buddy!

Vai demorar um pouco para eu gravar algo com ela...

A foto foi uma brincadeira motivada por uma conversa em outro tópico. Mas como já passou a brincadeira, hoje pode ser interpretada de maneira diversa, até aproveitei e apaguei de lá. O FCC não precisa daquilo. kkkkkkk



Poxa,tava doido pra ver a guitarra "conversando" !! No lance da foto: Eu lembro que rolou "algo do tipo",a tempos atrás. Só não me lembro em qual topic..rsrsrs...
Linda guitarra,mano. Mas vem cá,já é outra? Comprastes mais uma?


EDIT

E para não ficar tanto na vontade de escutar sons dela,achei essa apresentação aqui:



MMI
Veterano
# nov/13
· votar


buddy guy

É outra sim! kkkk

Acho que rolou umas vezes aqui, pelo menos 2....

buddy guy
Veterano
# nov/13 · Editado por: buddy guy
· votar


MMI
buddy guy

É outra sim! kkkk



Eita G.A.S......rsrsrs...Não demora "a patroa te dá as contas"....Ashuashaus...



Mas dentro dessa sua G.A.S.,MMI,tú tem extremo bom gosto.Pois sempre compra coisas que valem a pena.


Acho que rolou umas vezes aqui, pelo menos 2....


Podes crê,lembro ao menos de uma.Só não sei aonde anda o tópic...hehe



Parabéns pela aquisição,MMI. Show de bola,mesmo !!



EDIT Mais umas demo massa,dessa guita !!







MMI
Veterano
# nov/13
· votar


buddy guy

É dificil avaliar o som de uma guitarra pelo Youtube, mas até que esses aí estão razoáveis. Mais que isso só tocando mesmo ou gravando só para apontar as qualidades dela.

Me poupou um trabalhinho dessa vez! rs

Obs.: demorei para responder porque queria ouvir com calma

Hammer
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Qual a diferença de Reissue para VOS ?
outra duvida, toda guitarra custom relic é feita pelo Tom Murphy? tipo aquelas custom pearly gates é feita pelo Tom Murphy também?

grato.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Hammer

Qual a diferença de Reissue para VOS ?

Nenhuma delas saem da fábrica. A reissue é uma "guitarra nova", enquanto as VOS recebem um pequeno tratamento para parecer antiga, as ferragens são um pouco oxidadas, por exemplo. Coisa pouca, a pintura fica um pouco opaca mas nem chega a ser relic mesmo. São feitas pelo próprio pessoal da Custom Shop (não que seja mal feito...), mas geralmente nem cobram a mais por isso, é o mesmo preço sugerido (msrp).

outra duvida, toda guitarra custom relic é feita pelo Tom Murphy? tipo aquelas custom pearly gates é feita pelo Tom Murphy também?

Sim. Na verdade, eles chamam de Aged ou numa linha exclusiva da Music Zoo, Ultra Aged. Mas sim, o Tom Murphy recebe algumas guitarras selecionadas e faz pessoalmente o relic, diz que só tem 1 funcionário lá que mesmo assim mexe pouco, não faz muita coisa nas guitarras. Ele que faz todas as guitarras dessa linha da Gibson, como a Pearly Gates (olha no canto direito), Jimmy Page, Duane Allman etc. Onde se lê "aged", significa que passa por uma seleção e vai para as mãos do Tom Murphy, sai da fábrica porque ele não é mais empregado da Gibson desde o início da década de 90.

Por conta disso, ele tem uma capacidade limitada de fazer as guitarras, não dá para fazer um número grande. A Gibson tem mandado cada vez mais essas signature - note que nem todas signature tem as aged disponíveis. As Reissue ele faz cada vez menos, só uma ou outra de encomenda dessas lojas premium da Gibson. O que não deixa de ser uma política deles, falta no mercado, o preço sobe, vira um investimento mesmo lá nos EUA. As 2003 subiram mais de 3 vezes o preço de quem pagou na época.

Hammer
Veterano
# nov/13
· votar


ahh agora eu entendi.. valew mais uma vez...

rafael_cpu
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Bah, guitarra top top top!

Excelente review!
Bem articulado, excepcionalmente detalhado e de muito bom gosto.
Gostei das fotos dos detalhes também.

Parabéns pela belíssima aquisição.

T+

P.S.: faço coro com os que preferem a beleza da All Gold ;)

PEMAMETAL
Veterano
# nov/13 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


MMI

Tem MSN/skype? Queria trocar uma idea com voce sobre essa tua guitarra, tenho uma R9 VOS de 2008. O meu é pemametal@hotmail.com

Pelo que estou vendo a tua guitarra tem o mesmo case que a minha, esse marrom. Mas o certificado da sua parece ser das Reissue mais antigas, qual o ano dela? Se eu não me engano esses certificados eram feitos ate 2003 ou 2006, não me lembro agora. Depois mudou pra carteira de couro (a minha é desses de couro), mas não sei se isso é uma regra.

O que eu achei bem diferente da minha são os trastes da sua. Eles são bem arredondados e grandes, na foto da pra ver que eles passam da altura do binding. O padrão das Gibson são trastes bem mais achatados, pela tua experiencia voce deve saber disso. Normalmente os trastes terminam bem na altura do binding, tipo no final ele da uma caidinha pra fechar de frente com o binding, não sei se fui claro. Nessa foto da pra ver a caidinha que to falando
http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/9423302439/in/set-7215763490 1792735

Resumindo meu comentario, olhando a primeira vista parece que foi feito reentrastamento com jumbo nela(mas posso estar errado, só tem uma foto). Voce teria como saber isso?
Olha os trastes da minha pra voce comparar com a sua.
http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/9426090964/in/set-7215763490 1792735

Os captadores normalmente são burstbuckers 2 na ponte e burstbucker 1 no braço, se voce desparafusar a moldura e olhar embaixo, da pra ver qual é, normalmente tem um adesivo PAF e outro com o modelo. A minha eu tirei pra ver e confirmei BB2 e BB1.

No mais a descrição bate com a minha tb. Guitarra solida, porém bem mais leve que uma LP com weight relief (9 furos) altamente ressonante. Da até uma sensação de oco no braço.

Se alguem se interessar esse album é só de fotos da minha R9.

http://www.flickr.com/photos/10838679@N02/sets/72157634901792735/with/ 9423318583/

Abraço

Hammer
Veterano
# nov/13
· votar


coloca o assunto aqui que eu to curioso.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Hammer

Acabei conversando por fora e esqueci da falar aqui.

A guitarra está com os trastes originais. Não são muito distantes da R6, mas são de fato um pouco mais arredondados e a altura do binding em relação ao traste levemente menor, mas muito pouco.

Não sei que captador é, para tirar a prova teria que medir com um multímetro e o meu quebrou, descobri agora...

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


MMI

Que bela coleção!!!
Me lembrou ate o Marcus Rampazzo rsrsrsrs

Parabesn!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review prometido: Gibson Aged Historic Reissue 59 Tom Murphy