Gravei uns sons - opiniões

    Autor Mensagem
    MMI
    Veterano
    # dez/09


    Neste fim de semana gravei umas músicas de brincadeira. Na verdade, estava com um amigo e meu irmão testando microfones, esse foi o motivo da brincadeira de gravar. Como não foi na minha casa, minhas guitarras estavam lá, mas não estava com meu equipo, amplificador, caixas, efeitos e tal. De qualquer forma, aceito opiniões e pedradas a respeito do timbre, apesar de ter sido gravado num Marshall Valvestate que não é meu e nem foi timbrado por mim, estava com os controles numa posição e assim ficou o tempo todo, já que a razão era comparar microfones. Não tem distorção dessa vez, então a galera do metal dessa vez pode ignorar e passar para outro tópico. Tem uns "tropeços" também, por favor, relevem (eu sou "novato", como discutem em outro tópico, please). Não liguem que no final de uma música vazou um comentário infeliz no microfone... hehehehehe
    Para quem quiser brincar, quero saber se está fácil saber com que guitarra/violão gravamos. Amanhã eu digo o que foi usado. Estávamos lá com uma Gibson Supreme, uma Gibson Dark Fire (tem piezo), uma Gibson Lucille, uma PRS Hollowbody com piezo, um violão Taylor e outro Yamaha de corpo menor. Cada música tem duas faixas gravadas, meio "no tapa", em 1 take só, de prima. Um amigo que ouviu disse que estava fácil, sei que no fórum tem grandes conhecedores...
    Quem quiser criticar, comentar, adivinhar o instrumento, esteja à vontade. Assim como quem quiser apenas ouvir, mas se possível fale alguma coisa.
    Fica como uma homenagem "tosca" aos amigos do fórum e para algumas pessoas que me pediram uns sons. Valeu!

    Jazz Song for Teresina's Man

    Blues for Mr. Guy

    The Danger of Centaur

    Rabbit
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI

    A primeira ficou muito boa velho, curti bastante, lembrou "As rosas não falam" do Cartola. A harmonia é a mesma né? Pelo menos no começo. Muito bom os timbres, não faço idéia que guitarra você usou. Muito bom os improvisos e a levada da música.

    Curti o bluesão raíz ai. O timbre nessa achei um pouco morto, sem brilho e sem volume, pelo menos a guitarra/violão solo. Gostei também velho. Muito boa a pegada e técnica.

    A terceira ficou interessante. Um blues sertanejo? Hahaha. gostei velho. O timbre achei idem ao anterior, mas é apenas meu gosto.

    Muito bons os sons velho.

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Rabbit
    Valeu! Na primeira, começa por "as rosas não choram" (desculpe te corrigir, depois a idéia foi passar por umas notas de Manhattan do Eric Johnson, oitavou à la George Benson, misturou tudo e virou uma salada. hehehehehe
    Na verdade, não faltou só volume e talz, faltou é tudo. A idéia era comparar microfones. Por isso, não timbramos nada, não equalizamos, não fizemos nada, foi plugado o instrumento do jeito que estava e mandamos bala. O timbre dessa vez é mérito dos instrumentos unicamente. Apesar que ouvi agora o link que postei e estranhei um pouco, estava uma titica melhor que isso, sei lá... Quem sabe, outro dia gravo com mais cuidado, mas dessa vez foi no tapa mesmo, nem era para mostrar. hehehehehe

    ogner
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI

    E quais foram os mics usados? Usou algum preamp?

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ogner
    Caramba.... Como eu disse, foi no tapa, era só para ver os mics. Era um Shure SM-57 e um AKG D-770, ligados direto numa mesinha e pau, sem nenhum outro cuidado. Hehehehehe
    Se fosse na minha casa seria um pouco melhor, né? Mas meu pré de mic ainda não comprei, estou tomando coragem ($$$) para encomendar o que eu quero, da Alemanha. Era para ser o meu presente de natal para mim! Mas acho que não chega esse ano não, mas tem que chegar antes do carnaval.
    Muita honra ter o grande Ogner por aqui. Valeu!

    Konrad
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Opa.... Wes na área!

    PS: ouvi uma oitavadas na primeira....

    jigo__
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    kra curti o primeiro jazz, bem viajado msm, ficou bom o som...

    abçs

    ps: espero uma gravação com td seu equipo, mesa triaxis, recto e etc... :D

    ogner
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: ogner
    · votar


    MMI

    Nossa cara, então ta muito boa a gravina. Alias acho que vcs deram uma boa mexida na master, não??

    Vou ate ouvir "traveis".

    Edit: Não faço a menor idéia dos instrumentos usados, mas gostei muito dos violões!! Tanto do timbre escolhido como da execução.

    Rabbit
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI

    Opa mano, se for a que eu estou pensando é "As rosas não falam" mesmo. Essa música eu tocava em barzinho e nas cachaçadas no tempo das quebradas.



    Valeu.

    Ps. Mais uma vez muito bom seus sons, faz jus as guitarras que tem.

    buddy guy
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI


    Grande MMI,nóbre coléga sempre com muito bom gosto. Escutei todos os 3 sons e adivinhe,qual ouvi primeiro? Claro,não podia ter sido diferente não é mesmo ? ...hehehe...... Ah,vc espera criticas,mas como poderia criticar algo bom? Simplesmente me atenho a ouvir e curtir. E também não tentarei adivinhar os instrumentos usados,não é fácil . Hehehe...grande abraço !!!!!!

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    brunoliam
    Bem isso, Wes, Benson... Quem me dera chegar perto desses caras! hehehehe

    jigo__
    Caramba... Qualquer hora gravo alguma coisa nesse sentido. Eu estava com vontade de gravar com o lap steel.

    ogner
    O que você quer dizer com boa mexida na master? Eu sou novato, tenha paciência... hehehehehe

    Rabbit
    Pô! Você tem razão. Valeu!

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    buddy guy
    Pode criticar porque a gravação saiu meio tosca, volume baixo, sem cuidado na timbragem. Mas isso eu falei primeiro! hehehehehe

    Caramba, não pensa nem em arriscar o que tem aí? São 2 faixas por música, base e solo apenas. Mais tarde eu coloco o que tem aí.

    Abç.

    ogner
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    O que você quer dizer com boa mexida na master?

    Que depois da gravação, mexeu na Eq, adicionou algum reverb, mexeu nos volumes e etc.....O que quero dizer é que a gravação nao esta "crua"..Posso estar enganado...

    gravação saiu meio tosca
    Cara, pro equipo e falta de cuidado ( levando isso em conta ) nao ficou tão ruim..Claro que da pra ficar bem melhor...Mas nao ficou tosqueira não...

    Abço

    Juh_Cruz
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    Gostei das músicas, só ficou um pouco baixo msmo, mas as músicas estão tão boas q nem dá nada ;)
    Ouvi só essas duas:
    Jazz Song for Teresina's Man; Blues for Mr. Guy
    Muito bom, parabéns! :)

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ogner
    Caríssimo, não tem nada disso. Em uma das faixas, acho que na jazz, colocamos um tequinho de compressão no fim. E só. Bem "crua", como você disse. Já gravei coisa bem melhor, isso foi brincadeira e era só um teste de microfones mesmo. Estava até meio envergonhado de mostrar isso, apesar de já ter visto coisa bem pior por aqui (sua não!)... hehehehehe
    Abs

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Juh_Cruz
    Valeu! Estou lisongeado com os elogios da "first lady" do fórum! hehehehehe

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Já estou contente com as respostas, apesar da galera não arriscar. Então vou contar o que foi usado e aceito então comentários mais certeiros.

    Jazz Song for Teresina's Man
    Essa é só timbre da Les Paul Dark Fire. A base é o timbre que imita uma L-5 e o solo é o timbre natural dela, P-90h do braço com um pouquinho de piezo.

    Blues for Mr. Guy
    The Danger of Centaur
    Essas duas são iguais. Não tem violão nenhum, isso aqui é um fórum de guitarra ou não? rsrsrsrs
    A base é com a Dark Fire simulando violão acústico e o solo é o piezo da PRS Hollowbody II.

    O que eu queria era saber do pessoal que está acostumado com timbres o quanto chegava perto e se "enganava" um pouco. Com certeza, timbre de Les Paul clássica aí não tem de jeito nenhum, acho que por isso que a galera não se arriscou. Não tem nenhum timbre tão clássico, na cara. Além do que nesse fórum predomina os strateiros... Mas achei os timbres "passáveis". Podem comentar agora, sem arriscar e sem micos! Ficou fácil agora...
    Só o ogner que achou que eu usei pré de microfone, trabalhei as faixas com equalizador, reverb, volumes... Até parece que eu tenho equipamentos! Hehehehehe Na verdade faltou muita coisa para ficar legal essa gravação, como um bom amplificador valvulado, timbragem do ampli, volume no ampli, uma "boa mexida na master" (como disse o amigo ogner), alguns efeitinhos para dar molho... Mas a intenção foi essa que eu disse agora, além de testar os microfones, avaliar os piezos e as simulações da Dark Fire.
    Valeu

    janick
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cara, sem querer ser chato, mas para quem escraxava tanto equipamentos "amadores" como multi efeitos ao estilo X3L, GT10, dentre outros equipamentos mais "humildes" eu esperava timbres muito melhores, realmente. Achei bem razoável cara, com todo respeito.

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    janick
    Não "escraxava" não. Multi-efeitos são multi-efeitos, tem tudo lá, mas tem muitas limitações. Como já disse, eu tenho uma GT-10 e para mim, em matéria de timbre, não serve para muita coisa. Já tive até da TC Electronic, mas continua sendo um multi-efeitos digital limitado. Se para você é legal, parabéns, mas para mim não é, não vou falar que é timbre top, uma maravilha. Os timbres aí estão realmente bem meia bocase tanto, não era a intenção de forma alguma. Tanto que foi gravado toscamente num equipamento "amador", como você diz, foi uma guitarra numa pedaleira bem simples e modesta (alguns Behringer - mas desligado), num Marshall Valvestate meia boca, sem ao menos timbrar o bicho. Se te decepcionei com timbres, desculpe, mas nem busquei timbre nenhum dessa vez. Era para comparar microfones e ver com gravava os piezos e a Dark Fire.
    Mas nunca "escraxava tanto" equipamentos amadores. Mesmo porque já tive várias dessas pedaleiras, com as limitações em mente. Agora se você se sentiu ofendido porque eu acho quase todas as pedaleiras um equipamento amador, que não é top e fantástico, não foi a intenção. Da mesma forma que disse que essa gravação era tosca, e acrescento, num equipamento amador, de forma geral. Bom aí, tinha a PRS e os microfones, só. Nem o cuidado para gravar pode sequer ser chamado de amador.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    MMI

    Blues for Mr. Guy

    De raiz! Muito bom. A guitarra solo realmente ficou um pouco baixa aqui também. Nos meu fone (Denon AH-D210) o som tá muito bonito. Cristalino. Legal a composição. Bem "true" mesmo. Achei excelente.

    The Danger of Centaur

    Senti um pouco mais de compressão nessa, o que não me agradou muito. A guita base solo poderia ficar um "cadinho" mais alta também. Gostei bastante da composição. Lembro bastante a primeira. :-)))

    Jazz Song for Teresina's Man

    Muito bom. Realmente o "Cartola" estava ali! hehe. Eu achei a melhor de todas. Excelente feeling e pegada. Novamente a compressão me incomodou um pouco. Na verdade eu não gosto de compressores em 90% das ocasiões.

    Parabéns! :-)

    MMI
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia
    Valeu Bahia! No blues até queria colocar um lap, mas estava sem ele lá. Mas minha dúvida era outra. Chega a passar pela sua cabeça que isso pode ser um violão ou uma acústica de jazz?
    Foi uma gravação sem intenções e nem fui eu que mexi no computador e no master, foi no tapa mesmo. Na verdade, também não gosto de compressão e equalizadores de uma maneira geral. Compressão legal é suave, nos compressores valvulados de estúdio, top, caríssimos. Já equalizador não me serve para muita coisa se for feita uma timbragem ótima, com microfonação ótima, com todos os cuidados. Isso é, se você consegue atingir um som legal sem equalizador, será melhor do que se usar um equalizador. Mas isso demanda um tempo muito grande que geralmente não se tem, daí, equalizador nele! Mas nem isso foi feito aqui.
    Valeu

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    MMI: Chega a passar pela sua cabeça que isso pode ser um violão ou uma acústica de jazz?

    Sim!

    Flw!

    Juh_Cruz
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MMI
    Denada :)
    first lady?
    haha, essa foi boa ;D

    moreno_jambo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI

    Cara,presciso trocas umas ideias contig tem como?
    msn:Guitarr_ouzad@hotmail.com
    .. abçs.

    Suportes ASK
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bacana!

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    moreno_jambo

    Pode escrever... Entrei em contato.


    Suportes ASK

    Valeu amigo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravei uns sons - opiniões