Fast Track Pro + Shure SM 57 - Gravação de guitarra

    Autor Mensagem
    guitar_VLP
    Veterano
    # abr/12


    Fala pessoal,

    So com esses dois equipamentos já consigo gravar guitarra em uma qualidade razoável?
    Ou preciso de mais algum equipamento?

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Só isso basta.

    Abs

    ps. eu nem compraria um microfone! Gravaria direto no micro usando uma programa simulador tipo Amplitube.

    guitar_VLP
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Valeu MauricioBahia!

    Eu tenho o Amplitube 3 e o StealthPlug, mas não consegui obter um timbre satisfatório.
    Não sei se a culpa é do StealthPlug por ser quase um quebra galho ou se tenho que mexer mais no Amplitube, tentei varios presets, mas sempre fica aquele ar digital demais na distorção.

    Abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    guitar_VLP: mas sempre fica aquele ar digital demais na distorção.

    É, se você percebe isso, é melhor microfonar. Minha experiência e testes com simuladores é excelente. Inclusive fiz um tópico pro pessoal identificar onde usei simuladores e todo mundo errou. hehe Eu acho que o insucesso com simuladores reportado por muitos está na técnica de gravação.

    Todas minhas música no Palco MP3 são produzidas com simuladores.

    Por sinal, tem um incrível chamado TH2 Overloud. O Arimoxinga postou samples. Eu acho um ótima pedida. :)

    Abs e boas gravações!

    caiqueml
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Com esses equipamentos também dá pra obter uma boa qualidade gravando outros instrumentos (como violão, contra-baixo, teclado, entre outros...)?

    Squiggly
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O problema de você tá achando tudo muito digital provavelmente tá no uso de presets cara, dá uma fuçada e monte seus timbres que você consegue bons resultados, não se prenda só ao Amplitube, tem muita coisa bem interessante pra se usar, os plugins do LePou que são ótimos (e grátis) são um exemplo.

    Enfim, com esse equipamento aí que você citou vc grava tudo sim, só acho bacana usar um condensador pra gravação de violão, mas não é nada que vc não possa fazer com um Shure SM57

    mudo.tagarela
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cara, eu plugo meu microfone num meteoro atomic drive, e pego a saída de linha do atomic e ligo no pc. Lógico que dá um pouco de trabalho pra "tratar" o timbre, mas dps que eu peguei a manha ficou bom até, dá uma olhada:

    http://www.youtube.com/watch?v=2npGSSenG5g&feature=plcp

    Se com esse esquema que eu faço já fica satisfatório, com o teu equip já dá pra gravar uns timbres monstruosos, na boa... é que tem que aprender a mecher né, isso eh meio osso, vai algum tempo aprendendo.

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Homem Cueca
    · votar


    Eu sou um adepto de usar simulações também, embora não utilize sempre como tenho a opção de gravar como eu quiser.

    Mas consigo ótimos resultados com Amplitube 3 + Impulses de Cabinets. As vezes gravo usando o pré-amp do meu amp valvulado + cabinet impulse e o resultado é muito bom, é próximo ao resultado microfonando, mas é mais versátil (justamente pela quantidade de cabinets e microfones de diversas marcas).

    Mas sem dúvidas, o melhor resultado sempre será microfonando.

    EDIT: Quer gravar microfonando?? Compre Fast Track Pro da vida ou uma similar (que tenha um canal pelo menos de pré amp) + um microfone desses "clones". Ou se quiser comprar um mic mesmo, compre um Samsom, um Behringer, um Superlux da vida. Vai te dar resultados muito bons também e você não vai gastar uma fortuna comprando só um SM57 (cuidado com os falsificados também).

    guitar_VLP
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: guitar_VLP
    · votar


    MauricioBahia
    Vou testar esse Overloud TH2, valeu pela dica!
    Tentativa de tirar um timbre legal com o Amplitube 3 + StealthPlug
    http://soundcloud.com/dcmdeivid/paranoid-black-sabbath-teste

    Para distorção acho que até ficou satisfatório, meu problema é com overdrive que eu acho que fica uma diferença gritante do que eu consigo no simulador para o que eu tiro com o amplificador e pedais.

    Ficaram muito legais suas musicas no palco MP3, o timbre que voce tirou realmente esta bacana.

    caiqueml
    Acho que da para gravar tudo isso que voce falou sim.
    Pelo que vi nela pra baixo o pessoal liga em linha, Violão microfona ou em linha, teclado liga no MIDI direto.

    Squiggly
    Valeu pela dica, geralmente os presets default não são os melhores né.
    O pessoal do amplitube deveria trabalhar mais neles, para trazer somente sons interessantes.
    Quando tinha banda gravamos com dois microfones, um meia boca normal e um condensador, ficou bem interessante o resultado
    http://soundcloud.com/dcmdeivid/mundo-paralelo

    mudo.tagarela
    Ficou muito bacana seu cover do Lamb of God, o timbre ficou muito legal.
    Deu muito trabalho pra editar porque você ligou direto?
    Verdade, tenho que perder um tempo nessa curva de aprendizagem para gravação mesmo.

    Homem Cueca
    Valeu pela dica!
    Vou olhar esses outros microfones, o Shure se eu pegar vai ser de um represante oficial mesmo, tem muito pirata no mercado livre.
    Microfonado sempre vai ser melhor né, mas com simulação vocês estão tirando resultados legais.

    mudo.tagarela
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    guitar_VLP
    Ah cara, na primeira vez deu trabalho pq eu tive que aprender a lidar com o equip, dai eu meio que criei um 'set', mais ou menos um padrão pra mecher no som, a partir daí até que não deu mais tanto trabalho. Se eu quiser tirar outros timbres com certeza eu terei quase tanto trabalho quanto eu tive, talvez gaste menos tempo pq eu ja tenho um pouco mais de experiência.

    Ví que vc tá atras de comprar um mic, eu tenho um GPA gm570, até que faz bem seu papel, ele era pra ser um clone do Sm57, mas acho que o som não é tão próximo, mas isso não significa que o timbre seja ruim, e tá baratinho, comprei pelo ML por menos de 100 reais com frete.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    mudo.tagarela: comprei pelo ML por menos de 100 reais com frete.

    Cacildis! O preço desse GPA dobrou desde set/2009.

    Flw!

    mudo.tagarela
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia
    poisé, igual as guitarras Condor, é só o pessoal falar bem dos equips no fórum que o preço sobe, a única exceção até agora foi a stratocaster da Sx, que teve um reajuste mas não foi tão absurdo.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom, eu acho que a versatilidade que VSTs te dão, em questão de possibilidades de timbre, é imbatível...

    imagine vc ter que usar N pedais plugados no seu amp e microfonados para poder ter uma gama de timbres razoável?

    é quase inviável, a não ser que vc tenha bastante bala na agulha pra isso!

    acho que a questão da qualidade do timbre é vc saber regular; entender como os equipamentos reagem aos ajustes, mesmo em VSTs digitais...
    Sabendo acertar no ponto certo, vc consegue uma qualidade enorme com baixíssimo custo e a nivel semi-profissional/profissional (vide albums de grandes bandas que são gravads com VSTs)...

    esdras_63
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: esdras_63
    · votar


    Os vsts são muito bom se você souber regular (como nosso amigo disse, é quase impossível diferenciar). Caso você não saiba regular e queira microfonar (eu microfono quando gravo em músicas e uso amplitube em jams aqui do forum) saiba que te dará um pouco de trabalho pois só tem um microfone. Eu tenho também meu set de pedais, um amp super velho e apenas um shure sm58. Vou te mostrar como eu gravo as guitarras microfonando.

    Primeiro eu acho uma posição legal de posicionar o mic em frente o amp. Depois de encontrado eu gravo uma pista com a guita. Depois se eu tiver paciência de encontrar outra posição para o mic eu encontro e gravo outra faixa novamente (com mic em frente ao amp). Assim eu abro as duas faixas em uma estéreo. Ótimo agora já está quase legal, porém falta alguma coisa no som, que são os mics de sala. Daí eu boto o mic pegando a sonoridade da sala e gravo duas pistas também com o mic em posições diferentes, depois só colocar em uma estéreo novamente e mixar.

    Aqui em casa uso uma fast track pro também e meu amp é um meteoro transistorizado mais velho que andar para trás e tiro um som massa pra caramba.

    O único problema, além de dar um trabalhão é que você terá de ter pedal para tudo quanto é timbre que você quiser, o que sai um pouco caro, não acha? Mas se você já toca ao vivo e tem uns pedais legais, dá para tentar microfonar da forma que te falei.

    Lembrando que se você tiver mais um mic, de preferência condensador, seria muito mais prático a gravação, pois assim você pode gravar somente duas vezes. Duas vezes pegando a sala e o amp em pistas separadas, depois somente mixar e abrir dois estéreos.

    _Neo_
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alguem usa guitar rig/ amplitube/etc ao vivo...? jogando o som pro amp?

    mudo.tagarela
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    _Neo_
    cara, tem um primo meu que já fez alguns shows assim, mas seila, dá medo né, vai que da um bug no windows ou no GR
    daí vc fica na mão, ou pára o show no meio da música "dá uma segurada ae pessoal, dexa só eu reiniciar a máquina ake... brigado pela compreensão!"
    até lá ja foi todo mundo embora kkkkk

    -caue-
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Aproveitando esse topico!
    Eu pesquisei aqui no forum, mas ainda nao tenho certeza..
    É uma pergunta meio tosca, talvez com resposta óbvia kkk
    É o seguinte.. Eu estou com um Shure SM57, e queria gravar microfonando meu amp valvulado.. se eu comprar uma fast track seja pro ou a II.. pra microfonar eu ligaria o mic da entrada de mic da placa?
    Desculpe se essa informaçao ja existe no forum, mas eu nao achei.
    Abç

    Homem Cueca
    Veterano
    # out/12
    · votar


    -caue-
    É o seguinte.. Eu estou com um Shure SM57, e queria gravar microfonando meu amp valvulado.. se eu comprar uma fast track seja pro ou a II.. pra microfonar eu ligaria o mic da entrada de mic da placa?

    Cara...o SM57 é um microfone, não é? Você tem que ligar ele onde? Na entrada de linha? Óbvio que não né??

    Microfone se liga na entrada de microfone.

    -caue-
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kkkkkkkkkkkkkk
    como eu imaginava

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fast Track Pro + Shure SM 57 - Gravação de guitarra