Turpilóquio eleitoral 2022: o rol das fake news

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 29/jun/22 12:11 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"makumbator faz a trollagem recreativa"

Pelas Lei do Cifra, isso pode ser motivo de ban, não?

Wanton
Veterano
# 29/jun/22 12:31
· votar


Lelo Mig
Pelas Lei do Cifra, isso pode ser motivo de ban, não?

As políticas de banimento do fórum ameaçam a nossa espécie. O forista é extinto na natureza, restando apenas algumas espécimes mantidas em cativeiro. A ausência de fêmeas inviabiliza os esforços de conservação.

makumbator
Moderador
# 29/jun/22 12:32
· votar


Lelo Mig

Desde que eu entrei para a polícia do FCC essa regra pode ser desconsiderada se me pagarem uma cervejinha.

makumbator
Moderador
# 29/jun/22 12:34
· votar


Wanton

Tem tão pouca gente por aqui que estamos considerando deixar os bots atuarem só pra ter movimento.

brunohardrocker
Veterano
# 29/jun/22 13:44
· votar


Wanton
O ataque ao fact check, propagado pelo brunohardrocker e pelo makumbator

Eu não fiz um ataque, foi somente uma exposição. Vocês viram, constataram a malandragem, portanto se interpretaram como ataque, é porque entraram na defensiva. Aí fica por conta de vocês.

A ideia, nesse caso, é descredibilizar a prática da checagem de fatos, relativizando a noção de credibilidade do jornalismo profissional para cair num niilismo argumentativo.

A checagem de fatos não pode ser intocável. Ou melhor, pessoas que fazem checagem de fatos não são intocáveis. Como é que você pode ficar confortável sabendo que há checadores de fatos enviesados?

Wanton
Veterano
# 29/jun/22 14:14 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker
Eu não fiz um ataque

E eu não disse que você fez, disse que você propagou, difundiu, reproduziu, transmitiu etc.


A checagem de fatos não pode ser intocável.

Quem sugeriu que ela pode ser intocável?

makumbator
Moderador
# 29/jun/22 16:08
· votar


Wanton
E eu não disse que você fez, disse que você propagou, difundiu, reproduziu, transmitiu etc.

Nem na origem isso era um ataque. Apontar o erro crasso de alguém que deveria zelar para a factualidade das notícias e declarações públicas não pode ser visto como um ataque.

Pois como vc mesmo apontou no post anterior, a checagem de fatos (e seus operadores) não podem ser intocáveis.

Wanton
Veterano
# 29/jun/22 21:08
· votar


makumbator
Nem na origem isso era um ataque.

Como você sabe? Você sabe de onde o brunohardrocker copiou o print? Eu não acuso o brunohardrocker de agir intencionalmente, porque ele pede para ser tratado como café-com-leite. Mas ele viu isso em algum lugar antes de colar aqui. Eu posso (e devo) presumir intencionalidade de quem fez o recorte.

O cara fez o "fact check" do próprio post, que foi em uma rede social, não no site de fact checking. Apesar de ser muito rigoroso, o pedido de desculpas dele sequer faz sentido. Extremismo religioso, se for o caso, é intrinsecamente de extrema direita. O fato do autor apresentar problemas mentais não invalida que a motivação tenha origem nos discursos extremistas. A própria polícia investiga o episódio como crime de ódio.

Talvez, o cara possa ter se sentido constrangido ao descobrir que o assassino é de origem islâmica. E esquerda liberal é cheia de dedos para criticar crimes de ódio motivados pelo conservadorismo extremista de orientação religiosa.

makumbator
Moderador
# 29/jun/22 22:15
· votar


Wanton
Como você sabe? Você sabe de onde o brunohardrocker copiou o print?

Precisamos do fact checking para o post demonstrando o erro do cara do factchecking.

Talvez, o cara possa ter se sentido constrangido ao descobrir que o assassino é de origem islâmica. E esquerda liberal é cheia de dedos para criticar crimes de ódio motivados pelo conservadorismo extremista de orientação religiosa.


Concordo. Pessoal não tem coragem de falar que pode ser extremismo islâmico, pois isso pegaria mal no manual de ativista lacrador do Twitter. Pra isso eles tem cuidado.

JJJ
Veterano
# 30/jun/22 08:25
· votar


Wanton
Talvez, o cara possa ter se sentido constrangido ao descobrir que o assassino é de origem islâmica. E esquerda liberal é cheia de dedos para criticar crimes de ódio motivados pelo conservadorismo extremista de orientação religiosa.

Particularmente quando é islâmico. Isso vem lááááá de trás, quando o Komeini desbancou o xá do Irã, que era, de fato, um ditador. Só que trocaram um regime ditatorial por um teocrático. Mas como a esquerda mundial tinha apoiado, ficou de saia justa. Incrivelmente, ainda hoje, depois de tanto tempo, é um tópico difícil pra muitos na esquerda.

makumbator
Moderador
# 30/jun/22 09:43
· votar


JJJ

Tem também o fato que eles são vistos pela esquerda ocidental como os eternos oprimidos desde o fim da segunda guerra (oprimidos por Israel, pelos EUA e demais atores tratados como vilões por eles).

Apontar os extremistas islâmicos como anti democráticos, ultra conservadores, opressores em seus países, contrários aos valores ocidentais modernos e patrocinadores de terrorismo internacional atrapalha esse papel que foi destinado a eles pela esquerda (principalmente a lacradora). Dá bug no sistema.

Insufferable Bear
Membro
# 30/jun/22 10:22
· votar


Dá bug no sistema.


makumbator
Moderador
# 30/jun/22 10:38
· votar


Insufferable Bear

"Islam is right about women"

Hahaha! Adoro essas pegadinhas que fica sem ter pra onde correr.

LeandroP
Moderador
# 30/jun/22 10:39
· votar


Lelo Mig
"makumbator faz a trollagem recreativa"

Pelas Lei do Cifra, isso pode ser motivo de ban, não?


Não, se ele estiver no horário de recreio.

makumbator
Moderador
# 30/jun/22 10:42 · Editado por: makumbator
· votar


LeandroP
Não, se ele estiver no horário de recreio.

Aliás, está no horário do recreio exatamente agora. Obrigado por me lembrar.

JJJ
Veterano
# 30/jun/22 10:45
· votar


horário de recreio.

Oba, tem lanchinho pra galera?

brunohardrocker
Veterano
# 30/jun/22 11:40
· votar


Parada para o cafézinho!

brunohardrocker
Veterano
# 03/jul/22 10:11
· votar


Campanha de Lula publica foto com pessoas duplicadas em evento da Independência na Bahia

Campanha de Lula publica foto com pessoas duplicadas em evento da Independência na Bahia | Política | G1 https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/07/02/campanha-de-lula-publ ica-foto-com-pessoas-duplicadas-em-evento-da-independencia-na-bahia.gh tml

JJJ
Veterano
# 03/jul/22 11:36
· votar


brunohardrocker

Eu não entendi o motivo... A foto "normal" tinha o mesmo tanto de gente... Sabotagem?

Wanton
Veterano
# 03/jul/22 13:15 · Editado por: Wanton
· votar


JJJ
Eu não entendi o motivo... A foto "normal" tinha o mesmo tanto de gente... Sabotagem?

A explicação é que era uma panorâmica "artificial", criada com IA. O erro teria acontecido no movimento da câmera.

Se foi um erro intencional, para gerar discussão, é fake news. Só que não faz muito sentido, porque esse é o tipo de material com potencial para gerar paranoia nas redes bolsonaristas.

Wanton
Veterano
# 03/jul/22 13:26
· votar


brunohardrocker
Campanha de Lula publica foto...

Sem subtexto, né? Então, você interpretou que se trata de fake news.

Lelo Mig
Membro
# 03/jul/22 14:35
· votar


"Líderes" populistas precisando mostrar sua multidão de seguidores fiéis e abestados a glorificá-los.

Fake ou não, o melhor do "meu pau é maior que o seu" há pelo menos 4 mil anos...

Ave César!

makumbator
Moderador
# 03/jul/22 14:40
· votar


Wanton

Parece mesmo um erro “inocente”. Mas não revisar isso cuidadosamente antes de postar é um erro de campanha (principalmente nos tempos atuais). Aliás, as campanhas deveriam ter pessoas fazendo esse trabalho em tudo o que é lançado oficialmente. E se a campanha do molusco já tem alguém assim, deram mole.

brunohardrocker
Veterano
# 13/ago/23 11:56
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Turpilóquio eleitoral 2022: o rol das fake news