É possivel uma pessoa criar um Sistema Operacional só na Programação ?

Autor Mensagem
Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Mr. Joe
Cara, Windows é o mesmo kernel já faz anos.
Desde o Win. 98 os caras devem estar usando a mesma coisa, só que com interfaces gráficas diferentes e um aperfeiçoamento no código.
A cada Windows diferente a M$ cria um novo ambiente gráfico, altera o kernel (tirando coisas inúteis, colocando outras... Talvez tire alguns drivers que não são mais usados e coloque outros...), enfim, ela só enche lingüiça.


É verdade. Até porque, eles não seriam loucos de re-fazer um Kernel da vida.

Lembre-se que "linguagem do futuro" não existe. Antigamente diziam que Python seria a linguagem do futuro, e olha só... ninguém sabe que existe, ou como é a sintaxe. Não vá p/ Java se estás somente pensando por este lado.

Pode até não ser a linguagem do futuro, mas que empresas contratam muito é fato. Eu mesmo vejo vagas de emprego em BH e o que tem de Java e PHP não é brincadeira.

GOREFESTA
É, to ligado nisso... na minha facul só vou começar a ter programação no 2º ano hehehehe
E bem provavel que comece no VB, que ja estou estudando pouco a pouco.


Estás fazendo que curso ?

Em SP, tem uma faculdade só de tecnologia, chamada [url=www.fiap.com.br] Fiap[/url] e lá tem a pós em Java, e também de Desenvolvimento em .NET, poxa, fiquei muito "grilado" quando ví, porque foi a única que eu achei que tinha essas pós (E tem muitas outras, como MBA em Oracle, etc).

GOREFESTA
Veterano
# set/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


Mr. Joe

Em Assembly não existe "if"

Ou seja, não tem a menor graça hehehehe
Sério, Assembly me da medo

Lembre-se que "linguagem do futuro" não existe. Antigamente diziam que Python seria a linguagem do futuro

Hj eu escuto a msm coisa sobre o flex e C#...

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Mr. Joe

É, dizem que Assembly é uma "DESGRAÇA" de difícil. Será que pagam bem um programador de Assembly x86 ou outros ?

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA
Hj eu escuto a msm coisa sobre o flex e C#...

Exatamente. Eu tinha me esquecido do C#, muitas empresas também contratam, mas é foda cara, a maiora pede experiencia de no mínimo 2 anos (ou até mais).

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Pow, o blog que passaram é show de bola.

Mr. Joe
Veterano
# set/10 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Essa Coca é Fanta
É, dizem que Assembly é uma "DESGRAÇA" de difícil. Será que pagam bem um programador de Assembly x86 ou outros ?


Acredito que hoje em dia, caso você vá até uma empresa e peça um emprego lá para "programar" em Assembly, os proprietários/gerentes rirão da sua cara.
Asm é quase inútil para a maioria dos objetivos das empresas.

Se estás curioso para ver como um sistema funciona, fuça aí:
http://www.kernel.org
É o kernel do Linux.

EDIT: corrigir o site.

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

muitas empresas também contratam, mas é foda cara, a maiora pede experiencia de no mínimo 2 anos (ou até mais).

As empresas pedem esse tempo de experiencia até para trampar com XHTML, javascript e mysql... o negocio é ir de pouco em pouco nos estagios

Estás fazendo que curso ?

Faço Informatica e gestão de negocios... tem um foco grande em adm, mas queria msm sair um pouco do mundinho da programação, não que não goste de programação, mto pelo contrario, mas acho legal dar uma ampliada nos horizontes (ui!)

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


Mr. Joe
Acredito que hoje em dia, caso você vá até uma empresa e peça um emprego lá para "programar" em Assembly, os proprietários/gerentes rirão da sua cara.
Asm é quase inútil para a maioria dos objetivos das empresas.


É, eu não duvido não. Acho que quem programa em Assembly é porque realmente gosta, mas eu chamais riria da cara de um caboco que é programador Assembly, pelo contrário.

Eu cheguei a entrar neste site, vou baixar o arquivo nele. Poxa, esse Kernel é praticamente 70mb..

\o

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA

Eu acho que você está certo. É por aí mesmo, no mundo de hoje, focar em uma coisa apenas é foda, porque cada vez as empresas exigem mais. Meu foco no momento é aprender a programar, e aperfeiçoar, quero arrumar estágio inicio do ano que vem, aliás, quero não, eu vou arrumar, vamos ser otimistas..

=)

Scrutinizer
Veterano
# set/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Estou aprendendo a programar o MSP430 em Assembly. Não diria que é tão difícil, o negócio é que você precisa de um código enorme para a coisa mais bobinha. Tudo dá muito mais trabalho, mas pelo que deu pra ver pra mim é até mais simples.
Btw, odeio isso.

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Mr. Joe

Acredito que hoje em dia, caso você vá até uma empresa e peça um emprego lá para "programar" em Assembly, os proprietários/gerentes rirão da sua cara.

Do jeito que as coisas estão em SP, com programador cobol sendo pago a peso de ouro, não duvido que o Assembly de a volta por cima e derrube Java, php, .net... :P

Essa Coca é Fanta

Agora que eu vi, essa pós em Java da fiap é legalzinha heim?
Só achei meio desnecessario falar de certificação la no final do curso

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


GOREFESTA
Do jeito que as coisas estão em SP, com programador cobol sendo pago a peso de ouro

Cara, tá falando sério ? Uiaaa, compensa aprender Cobol..
\o

GOREFESTA
Agora que eu vi, essa pós em Java da fiap é legalzinha heim?
Só achei meio desnecessario falar de certificação la no final do curso


Muito boa cara. Não sei se você leu, mas lá ainda tem processo seletivo, ou seja, não basta fazer inscrição e começar a pagar, é meio "rígido" o negócio.

Sobre a Certificação, acho que foi só pra "encher linguiça" no site mesmo..heheehe

GOREFESTA
Veterano
# set/10 · Editado por: GOREFESTA
· votar


Essa Coca é Fanta

Cara, tá falando sério ? Uiaaa, compensa aprender Cobol..

Sério msm... onde eu trampava analista jr ganhava uns 5k. Quase cai na besteira de fazer curso de cobol mainframe...

Sobre a Certificação, acho que não é não, já que você quando tiver formando vai querer um certificado para comprovar.

Então, nivel da fiap ja é alto, tem processo seletivo e tal... meio dificil um cara que faça essa pos ja não ter, pelo menos, a SCJP. Ai, la no final do curso vai ver a parada de novo. E, na boa, a prova do SCJP é cheia de pegadinhas de fuder e tal, mas pra ser dificil são outros 500...
Se liga: http://pt.wikipedia.org/wiki/SCJP
Opa, mas a parte do JEE dessa pós parece ser matadora

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA
Sério msm... onde eu trampava analista jr ganhava uns 5k. Quase cai na besteira de fazer curso de cobol mainframe...

E porque tu não fez ? Poxa, deu mole em guri ?

Então, nivel da fiap ja é alto, tem processo seletivo e tal... meio dificil um cara que faça essa pos ja não ter, pelo menos, a SCJP. Ai, la no final do curso vai ver a parada de novo. E, na boa, a prova do SCJP é cheia de pegadinhas de fuder e tal, mas pra ser dificil são outros 500...
Se liga: http://pt.wikipedia.org/wiki/SCJP


Acabei de ler, tipo, será que é necessário o cara ter pelo menos isso pra fazer a pós na Fiap ? E tu conhece alguem que fez esse certificado e te disse que é cheio de pegadinhas.. ?

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


GOREFESTA

Eu acredito que, o nego que forma na Pós em Java na Fiap não fica desempregado NUNCA, pelo contrário, vai poder escolher.

GOREFESTA
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

E porque tu não fez ? Poxa, deu mole em guri ?

Meu negocio é internet cara, ultima coisa que quero na minha vida profissional é ficar dando suporte pra mainframe. Mas pra quem curte, é uma mina de ouro, pelo menos em sampa

Acabei de ler, tipo, será que é necessário o cara ter pelo menos isso pra fazer a pós na Fiap ?

Duvido... a propria grade da pós aborda esse assunto

E tu conhece alguem que fez esse certificado e te disse que é cheio de pegadinhas.. ?

Conheço... meu professor de java. Além disso, é só dar uma olhada em alguns simulados na net (acho que o GUJ tem alguns), a complicação da prova é que tem que manjar demais de sintaxe (obvio), tem que olhar e debugar na cabeça msm hehehehe
Esqueça Netbeans!

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


GOREFESTA
Meu negocio é internet cara, ultima coisa que quero na minha vida profissional é ficar dando suporte pra mainframe. Mas pra quem curte, é uma mina de ouro, pelo menos em sampa

Web é o que há, sem mais. Mas, o foda é achar bons cursos ou livros de Cobol.

Conheço... meu professor de java. Além disso, é só dar uma olhada em alguns simulados na net (acho que o GUJ tem alguns), a complicação da prova é que tem que manjar demais de sintaxe (obvio), tem que olhar e debugar na cabeça msm hehehehe
Esqueça Netbeans!


Isso é mais que certo. Porra imagina um programador de Java que não manja a sintaxe da linguagem, é foda não.. ?

\o

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


É... aqui o nível de nerdice é outro. O.O

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Mas, o foda é achar bons cursos ou livros de Cobol.

COBOL parece ser uma linguagem difícil de aprender por conta própria, pois é diferente da grande maioria das outras linguagens que são bem mais "user friendly", a começar pelo ambiente de desenvolvimento.

No COBOL o pessoal usa um emulador de mainframe, acho que chama Mainframe Express... e há muito menos artigos e documentação online do que qualquer outra linguagem mais popular, como Java, C#, VB, Python, PHP.

Penso que a melhor forma de aprender a mexer com COBOL seja mesmo com algum curso específico. Além do COBOL, não basta conhecer a linguagem, mas tem as bibliotecas que usam e o acesso ao banco de dados DB2, que é o que geralmente as aplicações COBOL mainframe utilizam.

Scrutinizer
Veterano
# set/10
· votar


Negócio é aprender cSound ou SuperCollider para fazer composições algorítmicas.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

Já não tenho mais isso, faz mais de 4 anos que eu fiz a matéria, mas se tem interesse, sugiro o livro abaixo:

http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/3149701.pdf

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Eu acredito que, o nego que forma na Pós em Java na Fiap não fica desempregado NUNCA, pelo contrário, vai poder escolher.

Cara, emprego em computação é o que não falta. Difícil são empregos bons.
O que seria um emprego bom? Não é somente você ter um bom salário, mas trabalhar numa empresa que também invista em você, de forma que, se você sair dela, estará atualizado para trabalhar em qualquer outra empresa do mercado que utilize tecnologias da mesma plataforma ou semelhantes.
Um problema clássico é o programador que fica anos trabalhando na mesma empresa, mexendo em sistemas legados da década de 80 e, quanto essa empresa quebra ou manda o empregado embora, o cara precisa passar por uma reciclagem quase que total para conseguir trabalhar com algo que esteja mais em evidência no mercado atualmente.
Com as facilidades da programação de hoje em dia, frameworks e componentezinhos visuais para tudo, a maior parte das empresas lucra alto em cima de estagiários de primeiro e segundo período de qualquer faculdade de TI. Produzem muito em tarefas básicas, trabalham como um funcionário registrado (inclusive na carga horária) e ganham uma bolsa miserável.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


The Blue Special Guitar

E esses cursos específicos, só em cidades grandes, São Paulo por exemplo. No meu caso, teria que sair daqui de MG, e é chão viu, 12 horas de viagem.

Mas, pra ganhar 4 conto como Analista Jr, até minha vó quer aprender.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

The Blue Special Guitar

Realmente.

Com as facilidades da programação de hoje em dia, frameworks e componentezinhos visuais para tudo, a maior parte das empresas lucra alto em cima de estagiários de primeiro e segundo período de qualquer faculdade de TI. Produzem muito em tarefas básicas, trabalham como um funcionário registrado (inclusive na carga horária) e ganham uma bolsa miserável.

Mas veja bem, se você está aprendendo, não precisa exigir muito (o mínimo que você poder exigir quando for estagiar, é a empresa arcar com refeição e transporte).

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Opa, valeu. Vou dar uma lida aqui, é sempre interessantes. Você, quando fez, usou Java ?

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
E esses cursos específicos, só em cidades grandes, São Paulo por exemplo. No meu caso, teria que sair daqui de MG, e é chão viu, 12 horas de viagem.

Mas, pra ganhar 4 conto como Analista Jr, até minha vó quer aprender.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Mas os cursos são bem caros também. Uma época vi o preço de alguns, são na faixa de 4~5 mil reais, com duração de 3 ou 4 meses.

EternoRocker
Veterano
# set/10
· votar


O Bill Gates não criou o Windows no peito, tipo, do zero ???

[nerdféladaputadeinteligente]

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


The Blue Special Guitar
Mas os cursos são bem caros também. Uma época vi o preço de alguns, são na faixa de 4~5 mil reais, com duração de 3 ou 4 meses.

Ah, são bem caros. Mas veja bem, é um "bom" investimento, já que depois de arrumar o emprego, com o primeiro salário já pagou o valor gasto.

EternoRocker

Não sei ao certo, caso eu esteja errado, me corrijam. Bill Gates não fez porra nenhuma. Só deve ter contratado os melhores engenheiros e programadores do mundo, e mandou eles fazerem, e colocou seu nome como crédito! Bem ligeiro ele.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

Sim, meu curso utilizou muito Java por ser gratuito e multi sistemas.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro

Hoje em dia, você trabalha na área ?

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Poxa, é "raro" eu achar mercado de trabalho pelo menos em BH para programadores de C++.

Mas eu não sou programador de C++. Sou pesquisador. Um pesquisador que precisa programar bastante, mas pesquisador.

Se eu me candidatasse a qualquer emprego normal no mundo corporativo, teria sérias dificuldades em ser contratado. Na melhor das hipóteses, precisaria dar uma bela estudada em vários assuntos, só para poder competir com gente que está se formando agora.

Porque você fugiu o Software Corporativo? Tem muitas "desvantagens" ou apenas não é sua praia ?

Fugi apenas por que não é a minha praia.

Você dizendo assim, parece que não curte muito trabalho.

Não existe trabalho ruim, ruim é ter que trabalhar. =P

penso em fazer uma pós graduação Se DEUS QUISER, em Java.

Neste caso, você não precisa de pós graduação. Precisa de certificações. Elas valem muito mais do que um diploma e especialização. E tendo elas, tanto faz o jeito que você aprendeu.

Você fez Doutorado em que ?

"Estudos Avançados Interdisciplinares", seja lá o que isso for. =P
Mas o meu projeto envolvia aprender padrões de troca de mensagens para detectar erros de comunicação com um dispositivo visto como "caixa preta". Na verdade, foi bem aquém do que eu queria. O trabalho de hoje em dia é muito mais interessante, gratificante, útil e divertido. Mas das 9 às 6, hahaha.

autodidata

Aprender a aprender sozinho é fundamental. No mundo real, você vai precisar fazer isso dia após dia, ou vira um fóssil.

Não sei ao certo, caso eu esteja errado, me corrijam. Bill Gates não fez porra nenhuma.

Muita gente pensa que Bill Gates era um gênio da computação. Nunca foi. Foi um cara bom de business, sem dúvida. Mas ele só sujou as mãos lá no princípio, e o que ele fez não tinha nada de fantástico. O negócio é que ele soube vender (muito bem) o seu peixe, e logo estava só mandando e ganhando bilhões.

Ou alguém pensa que ele sentou e foi digitar o código fonte que coloca os itens do menu iniciar em ordem alfabética no Windows 98? =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possivel uma pessoa criar um Sistema Operacional só na Programação ?