É possivel uma pessoa criar um Sistema Operacional só na Programação ?

Autor Mensagem
Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10


Então, é possivel isso ? O cara querer criar um Sistema Operacional, só tendo base de programação em C e ASM?

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Sim, só que vai ficar uma merda no caso de C por que não vai ter uma boa base gráfica (acho que não vei ter nenhuma).

Mas uma pessoa sozinha fazer isso acho praticamente impossível.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


Headstock invertido

Certamente. Além dela gastar ANOS fazendo o Kernel do sistema (talvez uns 15 à 20 anos), além de derrepente ter conhecimento em Eletronica, e além do mais, tem que saber sobre Engenharia de Software (E muito bem), já que o Sistema Operacional é um Software.

Pra terem uma idéia, eu achei no Google, uma página que dizia que o Kernel (núcleo) do sistema demorou 9 anos pra ser construido, isso contando com 200 desenvolvedores. Mais de 90% do Kernel é feito em C.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Quando eu fazia engenharia da computação certa vez meu professor me disse que a parte do Windows que faz a ligação entre software e hardware é totalmente em C.

Só que como todo SO moderno tem muitas linguagens envolvidas pois eles precisam de funcionalidades impossíveis de se programar em C (ou muito difíceis) e a parte gráfica.

thebassx
Veterano
# set/10
· votar


a parte do Windows que faz a ligação entre software e hardware é totalmente em C.


o kernel do windows é todo em C. assim como o linux.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


thebassx
o kernel do windows é todo em C

Não. Mas digo que é mais ou menos 94% do Kernel. Tem um pouco de Assembly, e mais algumas linguagens.

Headstock invertido
Quando eu fazia engenharia da computação certa vez meu professor me disse que a parte do Windows que faz a ligação entre software e hardware é totalmente em C.

Só que como todo SO moderno tem muitas linguagens envolvidas pois eles precisam de funcionalidades impossíveis de se programar em C (ou muito difíceis) e a parte gráfica.

Você formou em Engenharia de Software? Sim, é em C e assembly, já que são linguagens de baixo nível, há uma interação diretamente ao Hardware, e é isso que o Kernel faz (E por isso é programado em C da maior parte).

DaniloReis
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Engenharia de Software

Oi? http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/240755/

heueuheuehu, em breve vou entender isso tudo!

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Nem, tranquei antes de terminar o primeiro período.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

Porque ?

DaniloReis

Sim, é uma matéria foda, uma teoria "chata" mas interessante e fundamental.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


É. Geralmente alunos de Ciência da Computação fazem um SO básico no primeiro ano. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


And the meek shall inherit the earth
É. Geralmente alunos de Ciência da Computação fazem um SO básico no primeiro ano. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

E o que seria um SO básico ?

marcus c. f.
Veterano
# set/10
· votar


É possivel uma pessoa criar um Sistema Operacional só na Programação?
Se não for na programação vai ser no quê? Artes plásticas? :-S

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Apenas um software que interage com hardware via uma interface para o usuário. Geralmente não tem nenhuma utilidade.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


marcus c. f.
Se não for na programação vai ser no quê? Artes plásticas? :-S

Não. É você que não soube interpretar a frase!

And the meek shall inherit the earth
Apenas um software que interage com hardware via uma interface para o usuário. Geralmente não tem nenhuma utilidade.

Ah sim. Você chegou a fazer.. ? E uma pessoa consegue desenvolver um SO sozinho, um completão.. ?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Não fiz. O que é um SO "completão"?

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


And the meek shall inherit the earth

Tipo o Windows ou Linux.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Tipo o Windows ou tipo o Linux? Eles diferem muito em organização.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


And the meek shall inherit the earth

Qualquer um. Uma pessoa consegue desenvolver um SO sozinha, seja Windows ou Linux ? Independente se um é mais seguro que o outro.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Porque ?

Porque odeio cálculo e linhas de raciocínio fechadas e absolutas.
Não sei onde eu estava com a cabeça quando prestei vestibular pra essa merda.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

O Linux surgiu como um "Minix better than Minix". E o Minix eh um SO "de brinquedo" que eh explorado em um famoso livro usado em cursos de Ciencia da Computacao.

De certa forma, quando trabalhava com DSPs, os driverzinhos e gerenciadores de memoria que eu fazia eram "proto-SOs".

Headstock invertido
base gráfica

Cara, voce pode escrever interfaces graficas ate com linguagem de assembler. As funcoes originais da interface grafica do Windows eram todas para C. Era um inferno, mas foi assim que comecou. Em tempos remotos, eu usava um negocio chamado GTK, que tambem eh para C, para fazer interfaces graficas.

Normalmente, se lida com a complexidade dessas coisas empilhando camadas de abstracao. Mas la embaixo, no comeco de tudo, deve ter algo de C e linguagem de assembler. Afinal de contas, as classes para fazer interfaces graficas em Java nao foram escritas em Java! ;)

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

Se voce esta perguntando se pode fazer um SO grande e complexo soh de brincadeira, a resposta eh: tanto quanto um engenheiro mecanico pode construir um Boeing 747 no porao de casa.

Em tese, eh possivel, mas daria um trabalho enorme...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Não estou falando de segurança.

O Windows vem com uma interface gráfica, o Linux não. Já é uma diferença gritante para usuários leigos.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Bog

É possivel mesmo ? Tipo, a pessoa desenvolver também o Kernel pro SO grande e complexo ?

And the meek shall inherit the earth

Ok, vamos supor, o Linux, o que me diz ?

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido

É complicado, todas as Engenharias tem muito cálculo.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Depende. O Linux tem milhares de drivers, que foram feitos e modificados por milhares de usuários, por exemplo. Pra você escrever drivers para seu novo SO, vocế teria que adquirir cada dispositivo e entender seu modo de funcionamento.

Lembrando que o Linux é apenas um kernel, não um sistema operacional.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


And the meek shall inherit the earth

Mais que porra. Então tá, não quero entrar nesses detalhes chatos, vamos pro Windows. Vamos supor que uma pessoa quer fazer seu próprio SO, o que ela precisa saber pra desenvolver (fora programar, obvio) ? Pra desenvolver um SO, automaticamente ela irá criar um novo Kernel ?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
Pra que você quer saber como desenvolver um SO? Sejamos francos: você não vai desenvolver nada.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# set/10 · Editado por: Essa Coca é Fanta
· votar


And the meek shall inherit the earth

Eu só quero que você responsa a minha pergunta. Não falando que eu vo desenvolver um SO, é apenas uma curiosidade minha.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta
http://en.wikipedia.org/wiki/Operating_system

Aqui está a resposta de todas as suas perguntas.

thebassx
Veterano
# set/10
· votar


Essa Coca é Fanta

compra o livro "sistemas operacionais modernos" do tanenbaun

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possivel uma pessoa criar um Sistema Operacional só na Programação ?