Dilema: Ganhar mais ou aprender mais?

    Autor Mensagem
    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10


    Estou refletindo.

    Trabalho como programador PHP e ganho R$ 910.
    Fazendo uma pesquisa sobre salário, vejo várias vagas de que vão de R$ 1.500 até R$ 2.500 na mesma profissão. (Tirando que ainda sou Jr. aqui, mas já faz 1 ano).

    O problema é o seguinte. Aqui onde estou é muito bom de trabalhar. Aprendo muito com as pessoas daqui, que sempre me ensinam sem criticar. A empresa é pequena, então tem aquela liberdade de resolver suas coisas, e ter aquele tempinho para ver uns sites e tal.

    Será que vale a pena sair para ganhar mais, mas provavelmente perder esse aprendizado e a "liberdade"?

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    O que te diz que na outra empresa vc aprenderá menos?

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Toda mudança é complicada e é natural o ser humano ser averso a mesma. Porém, o que o brunohardrocker falou é válido. Você - de certeza - vai aprender muito em outra empresa também, uma vez que você vai pra uma organização maior.

    Tudo se resumo as suas aspirações. Quer subir de vida, ganhar mais dinheiro ou tá feliz aonde você tá? Quais seus planos para o futuro? Quais das empresas te dão mais chances de realizá-los?

    Pensa sobre isso

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu sempre penso pra mim que, devo pensar tanto em mim quanto na empresa.
    Pra eu me manter no emprego, crescendo, devo valorizar meu trabalho e contribuir para o crescimento da empresa. Do contrário eu seria inútil e pronto pra tomar um pé na bunda, ou então aquele cara que passa anos na empresa com o mesmo salário e os demais pisando em cima.

    Por outro lado, você tem que entrar no mesmo jogo que o seu patrão, enquanto vc é empregado é um sujeito comportado e competente, mas dentro da sua cabeça vc pensa em um dia ser patrão.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker
    NoAlarms

    Quis dizer que aqui ainda me ensinam sem responsabilidade de sempre fazer certo. Se mudar de empresa, a cobrança será maior, porque esperam contratar um funcionário para resolver, coisa que eu acredito ter capacidade, mas que hoje eu não faço.

    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX
    Dinheiro >>>>>>>>>>>>>> Tudo


    Brincadeira, estou numa parecida!
    To aproveitando pra tirar minhas certificações, fazer cursos e etc... coisa que em outra empresa será difícil! Fazer durante o expediente!
    (Uma hora eu saio)

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker

    mas dentro da sua cabeça vc pensa em um dia ser patrão.

    Era sobre isso mais ou menos que eu tava falando. Tem que dar uma analisada nos planos de salário e carreira da empresa (se ganhar dinheiro faz parte dos seus objetivos). Existem empresas que você nunca vai ter nem a chance de virar patrão de ninguém.

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX
    Quis dizer que aqui ainda me ensinam sem responsabilidade de sempre fazer certo. Se mudar de empresa, a cobrança será maior, porque esperam contratar um funcionário para resolver, coisa que eu acredito ter capacidade, mas que hoje eu não faço.

    Um dia você vai ter que assumir uma responsabilidade maior, sempre será cobrado, onde estiver. Por que não começar desde agora?

    É até estranho eu falar isso, mas "não se subestime" =P

    EternoRocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Penso que $$ não é tudo no começo da carreira.

    Se vc conseguir um emprego onde terá condições de se aperfeiçoar e de quebra ganhar um bom salário, sem dúvidas esse vai ser o emprego ideal.

    Mas entre ir para um grande empresa e ficar limitado as suas funções, sem possibilidades de ampliar seus conhecimentos, e permanecer em uma empresa onde seu aprendizado é constante.... dê preferência para o aprendizado, considerando que está em início de carreira.

    Boa sorte aí...

    :0)

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    NoAlarms
    Era sobre isso mais ou menos que eu tava falando. Tem que dar uma analisada nos planos de salário e carreira da empresa (se ganhar dinheiro faz parte dos seus objetivos). Existem empresas que você nunca vai ter nem a chance de virar patrão de ninguém.

    Exato!
    Eu quando estava começando, era apenas um jovenzinho, só via uma fumaça cinzenta na minha frente. Sem experiência as empresas ofereciam aquelas vagas de office boy, cobrador... e eu morria de medo de nunca mais sair daquilo!

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX

    Pense também em relação a sua idade. Se você quer construir uma carreira em qualquer que for a empresa, é bom começar de agora. Dá uma analisada nelas e vê a qual melhor se encaixa com as tuas vontades.

    Essa história de não mudar porque lá você vai ser cobrado mais é besteira. Quanto menos coisas você fizer e quanto menos coisas você for responsável por, você será mais fácil de ser descartado. Será que já não é a hora de dar um passo maior ?

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker

    É complicado...
    A maioria das empresas não tem um plano de carreira sólido para seus funcionários. Não segue uma lógica. Você tanto pode ser promovido rapidamente ou passar 10 anos no mesmo cargo (mesmo que tenha se especializado ou não). Ninguém sabe realmente o que precisa ter/fazer para passar de um cargo pra outro. Nada é concreto só se resumindo aos caprichos do dono =P

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    NoAlarms
    Será que já não é a hora de dar um passo maior ?

    Essa é a minha dúvida. Será que a hora de dar o passo é agora, ou é melhor eu preparar melhor o pé para conseguir um passo firme?
    =P

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX

    It's all about you. No fim das contas, tudo só vai depender de você :)

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker
    Olhando por essa perspectiva de crescimento, é complicado ir para uma empresa maior, porque se há vários funcionários você é tratado como mais um.

    Não tenho medo das reposabilidades. Tenho receio de que elas me prendam e não permitam que eu aprenda mais antes de segurar o rojão.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    EternoRocker
    Isso que eu estou tentando pesar. Como estou começando, não seria melhor tentar aprender mais antes de pegar um cargo maior?

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX
    EU, depois de me ferrar um pouco com trampos, prefiro um ambiente de trabalho melhor do que um bom salário.

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    NoAlarms

    Por isso sempre é importante reunir o máximo de informações sobre as empresas que vc deseja trabalhar. Algumas oferecem planos de carreira, já te dão uma proposta futura se você atingir os objetivos... esse tipo de coisa.
    Quando vc faz uma entrevista de emprego, vc também pode avaliar se a empresa serve pra ti ou não.
    E eu sou da seguinte opinião: estou fazendo meu serviço da melhor forma possível, estou evoluindo e não estou sendo correspondido, tem quem me valorize.
    Vou em busca e dispenso quem só quer se aproveitar de mim.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Gui
    Mesmo se o salário for bem maior?

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX
    Olhando por essa perspectiva de crescimento, é complicado ir para uma empresa maior, porque se há vários funcionários você é tratado como mais um.
    Não tenho medo das reposabilidades. Tenho receio de que elas me prendam e não permitam que eu aprenda mais antes de segurar o rojão.

    Por isso te perguntei o que te feria pensar que vc aprenderia menos na outra empresa. =]
    Eu falando aqui, sem conhecer a tal empresa é complicado.

    Mas se a outra empresa é de porte maior, não significa que aumenta seu leque de oportunidades de crescimento?
    O que te faz pensar que vc não pode se destacar entre esses vários funcionários?

    Quanto as responsabilidades, não vejo relação entre assumir responsabilidades maiores e por isso aprender menos. Pelo contrário, acho que você só tem a acrescentar!

    É questão de não deixar bater o desespero, pra tudo tem um jeito. Se você errar, demonstre humildade em aprender para não errar de novo. Funcionário ruim é aquele que erra e torna a errar, que não tem humildade para assumir.

    Tenha em mente que a sua vida inteira será assim, ou arriscar ou ficar na mesma.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    brunohardrocker
    Obrigado. Irei levar em consideração o que você disse.

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Batendo o olho no titulo do tópico, eu leio "Dilma: Ganhar mais"
    aheheahaehaehae

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX
    sim..já estou prestando concursos de salarios inferiores.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    DarkMakerX

    eu estou na mesma. Aprendendo bastante, sussa e ganhando pouco. Mas procuro fazer valer e aprender de fato.

    wild.man
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: wild.man
    · votar


    Caramba, entrei no tópico depois de ter lido: "Dilma: Ganhar mais ou aprender mais?"

    =?


    edit: Aff, não fui o único.

    Random_Rampager
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu também li "dilma"...

    Só pra falar algo de útil, eu particularmente pegaria o que ganha mais e ia juntando pra montar alguma depois, ao menos que vc queira passar a vida inteira trabalhando pros outros e fazendo cursos e mais cursos mirabolantes pra mostrar bonito em entrevistas de emprego.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dilema: Ganhar mais ou aprender mais?