Quais frequências e ruídos podem danificar os falantes do amp?

    Autor Mensagem
    pacificguitar
    Veterano
    # nov/11


    Amigos, Carlos Adolphs e outros feras, eu estou pesquisando sons esquisitos que fazem parte do meu trabalho, mas fico preocupado quais sons ou ruídos podem ser prejudiciais ao falante do amp. Por exemplo, aqueles apitos e sirenes que conseguimos com fuzz factory e fm4 line six, podem prejudicar os falantes?

    Quem puder ajudar valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    pacificguitar
    O quanto um som pode pifar um alto falante depende de algumas coisas.Teóricamente, qualquer som que fique dentro da potencia que ele aguenta, não deve pifá-lo.Porém essa potencia aplicada vai depender e muito, das frequencias envolvidas.Se estas estão abaixo ou acima da faixa de frequencias de uso do alto falante em questão, mesmo na potencia nominal dele, vão causar problemas.Se o alto falante responde de 200Hz até 2500Hz +/- 3dB, sua potencia média nominal de 50 W, e impedância de 8 ohms, por exemplo, se vc medir nos terminais dele uma voltagem de 20 Volts AC, com 1000Hz aplicados, significa que ele está recebendo 50 W e aguenta.A potencia aplicavel cai abaixo da faixa .Muitos não se dão conta disso.Podem ver pelos drivers de médios ou TI, que o fabricante coloca assim : 50W a 1200Hz, 75W a 2400Hz.Por que isso?Por causa da reatancia da bobina móvel.A reatância depende da frequencia e por tabela, a impedância também( uma depende da outra).Se o alto falante é especificado para 200a 2500Hz significa que vai manter a sua impedância entre 4 e 12 ohms, com 8 ohms cravados à 1000 Hz.Se agora aplicar os mesmos 20 V AC com 100Hz, por exemplo, a impedância cai para 2 ohms(exagerando para exemplificar) e a corrente dobra, causando um efeito equivalente 100W aplicados.O bicho queima na boa.Já em frequencias acima de 2500( 5000 Hz,por exemplo), a impedância vai aos 16 ohms, devido a reatância agora maior, não causando problemas com queima devido potencia, mas como o cone é bem maior do que deveria ser para a frequencia o mesmo vai sofrer um efeito de Flutter(vai criar ondas estacionárias ao longo do diâmetro do cone e se vc tiver potencia suficiente, ele racha, literalmente.Por isso os TI, Tweeters e outros dispositivos de agudos tem cones menores e mais rígidos.Se vc estiver com crossovers passivos ou ativos, nada acontece, mas direto em um ampli de guitarra, colocar muitos efeitos agudos, vai rachar o cone, pois ele não está protegido por crossover, como os do PA.Abcs.

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    carlos adolphs

    Obrigado Carlos. Fuçando meu FM4 Line 6 eu encontrei e gostei de um som que, quando eu palheto as cordas faz um som agudo tipo a sonoplastia clássica de um tiro de laser de cinema, com a curva mais lenta. Porém sinto o falante tremer pois além de ser agudo, é também grave. Outra coisa interessante é que este efeito quando passa pela placa de som e vai para minhas caixas Oneal, soam bem melhores e sem tremores. Eu criei o efeito nessa configuração. Mas no amp, o som muda completamente, provavelmente dadas as diferenças físicas dos falantes. No geral meu FM4 não está soando nada bem no meu Egnater...

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    frequência de baixo num amp de guitarra danifica os falantes kk

    Chibatocaster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    BrUnOsOtO

    é né..

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quais frequências e ruídos podem danificar os falantes do amp?