Duvida sobre voz e cifra

    Autor Mensagem
    nasson
    Membro Novato
    # mai/20


    Ultimamente tenho tentado aprender sobre teoria musical e canto, pois quero cantar por hobby e não planejo procurar um professor pois não sei se quero me dedicar a voz de fato, então por enquanto tenho aprendido pela internet e estou comas dúvidas e queria muito a ajuda de alguém que entenda; são as seguintes:
    Aprendi o som das notas, ao ouvir algumas já consigo até mesmo identificar e estou aprendendo a imitar o som exato, também aprendendo sobre respiração e tecnicas; mas minha dúvida se resume a como saber que nota tem de ser cantada em cada silaba da letra se não houverem registros, por exemplo as cifras/ partituras só mostram os acordes de algumas silabas em especifico, então como saber qual cantar nas outras silabas? Seria qualquer uma que compõe o acorde?? Está relacionado com escalas?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    nasson

    Vou tentar explicar de forma simples: Imagine a melodia do Hino Nacional. Aí o cantor esta cantando "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas.."... aí você o interrompe e pergunta, qual nota você cantou em "pi" de I-Pi-Ran-Ga?... O cara não vai saber. Te garanto que de 1000 cantores (que não estejam cantando por partitura) 999 não saberão te dizer.

    Nenhum cantor popular "canta as notas de cada sílaba" como se fosse um instrumento musical. (na prática ele canta as notas, mas não necessariamente sabendo cada nota na teoria)

    Em canto popular você canta a melodia de forma intuitiva. A maioria dos cantores populares nem leem música.

    Então, limite-se a "decorar" a linha melódica vocal, se manter afinado e cantar no tom.

    "Seria qualquer uma que compõe o acorde??"

    Não necessariamente.

    "Está relacionado com escalas?"

    Via de regra, sim!

    lordejon
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Foca em decorar intuitivamente a melodia da música (quantos toms sobem e quantos descem e em quais momentos), mas lembre-se de fazer isso de maneira intuitiva, sem ficar contando. Treine isso cantando junto com o cantor original da música. Depois, quando estiver cantando sem o cantor original, limite-se a cantar a mesma melodia que você decorou, dentro do acorde que está sendo tocado.

    Eu não diria pra você esquecer a cifra, porque ela é bastante útil pra caso você tenha um teclado ou um violão, você tocar ela repetidamente até encontrar a resposta fisiológica que faz com que sua voz alcance aquela determinada nota.

    Dependendo do timbre do cantor, pode ser um pouco difícil descobrir a nota do início da melogia só ouvindo ele, então você pode usar um teclado ou um violão como guia, pra ter certeza de que está cantando afinado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Cara, pensa assim.
    Se tu vai cantar uma música que conhece mas que ensaiou pouco, tu leva uma folha escrito a letra. Mesmo que tu já conheça a letra, a folha fica alí pra você "colar". Cê num vai ficar lendo e cantando ao memso tempo, tu vai cantando de memória e as vzees cê verifica a folha só pra ter certeza que vc tá fazendo certo e pra ter certeza qual é a próxima parte.
    A mesma coisa cê faz com a partitura. Primeiro vc aprende com ela, depois tu usa como "cola", mas não é pra ficar acompanhando em tempo real.
    Quando tiver oportunidade, veja uma orquestra de perto. Verá que as vezes o regente passa a página durante a música, e as vezes ele passa várias paginas pq ele não passou as páginas enquanto fazia a regência, ele estava regendo de memória.

    andre735
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Pense no canto como uma linha melódica por si só, como uma flauta por exemplo. Se você for cantar relativamente ao instrumento dificilmente você vai aprender

    andre735
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    No site www.ciframelodica.com.br tem algumas músicas separadas por sílaba e nota, vai te ajudar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre voz e cifra