【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Gabriela Menezes
ai q vergonha....mandar um negócio tão feio....só pra dar risada mesmo.....

Barbara Jolie
grava, grava, grava!!!!!!!!!!!!!!!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar


Gabriela Menezes
Barbara Jolie
floor jansen
Meninas, cuidado pra não desvirtuarem o tópico, ok?
Tem admin novo na área, olhando tuuuuudo.

=)

Gabriela Menezes
Veterano
# mar/07 · Editado por: Gabriela Menezes
· votar


Christhian
Meninas, cuidado pra não desvirtuarem o tópico, ok?
Tem admin novo na área, olhando tuuuuudo.

=)


Será que "Tudo sobre canto lírico" não engloba conversas sobre possíveis gravações e dificuldades em executar tal obra? Ao meu ver, sim! =)

Não há um espaço específico para canto lírico..Creio que aqui seja o único! =P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Gabriela Menezes
Será que "Tudo sobre canto lírico" não engloba conversas sobre possíveis gravações e dificuldades em executar tal obra? Ao meu ver, sim! =)

Não há um espaço específico para canto lírico..Creio que aqui seja o único! =P

Desde que o assunto seja de interesse coletivo, sim.
Bate-papos não.

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: membro
· votar


Barbara Jolie
quero ouvir vc cantando nessum dorma....



Faz isso não...Nessun Dorma é uma ária para tenor, de personagem masculino.
Sei que algumas cantoras inventaram esse tipo de coisa, mas vão por mim. Isso não é nada interessante, pra não dizer coisa pior.
Teve uma vez aqui em Curitiba que uma cantora??? lírica do Paraguai vei ose apresentar e inventou de cantar E lucevan le stelle. Creiam em mim, foi horrível de todas as maneiras.
Tem certas regras dentro do canto lírico que devem ser respeitadas e certas liberdades não se encaixam. Seria o mesmo que mudar a tonalidade (hj em dia) de uma ária de ópera.
Dentro do meio, se um cantor lírico faz isso, queima o filme pra sempre. Não é o caso de Miss Brightmann que não é cantora lírica. Mas mesmo assim é feio de se ouvir.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
Mas mesmo assim é feio de se ouvir.
Ah, mas nao custa tentar.
Eu vou tentar, pq acho bonito na voz dela. Se ficar ruim....eu nem mostro nada...eheeheh

Ou...vc por acaso tem BT's, ou partituras q o encore lê dessas árias q eu falei ali em cima????

Q se tiver, eu posso gravar em cima delas mesmo.

Valeus!!!!


Christhian
aix....nao estraga nossa felicidade, mocinho!!! uia!!!!

Duvido q essas duvidas q tenho,nao seja de interesse comum....

uia!!! =PPP

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Ah, mas nao custa tentar.
Eu vou tentar, pq acho bonito na voz dela. Se ficar ruim....eu nem mostro nada...eheeheh


Não é porque ia ficar feia a gravação, é que não tem nada a ver mulher cnatando ária de personagem masculino, ou seja, mulher cantar ária de tenor, mas enfim...

Eu tenho uma BT de Nessun Dorma bem boa, se vc quiser eu mando..

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
concordo com a Barbie e a Gabi....nossa conversa engloba o canto lírico, mas vamos tentar nos conter nos comentários, né garotas???



Cantante
olá, eu não t conheço ainda...mas não seja preconceituoso, há cantoras q tem esta capacidade sim d cantar obras belíssimas....é claro q se for interpretar na verdadeira ária não cabe....mas cantar para se divertir, treinar, etc...não vejo mal nenhum.....

e Sarah Brightman - pode não ser a melhor cantora, mas ela começou a carreira como cantora lírica sim, é q ela se diferenciou no estilo depois por opção...e claro ficou muito melhor...na minha opinião....

ih...espero q isso não seja considerado bate-papo...rs....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
Não é porque ia ficar feia a gravação, é que não tem nada a ver mulher cnatando ária de personagem masculino, ou seja, mulher cantar ária de tenor, mas enfim...
Ah, agora entendi o q vc quis dizer...ehehehe.

Eu tenho uma BT de Nessun Dorma bem boa, se vc quiser eu mando..

Quero sim....brigadinha! =]

Se vc tiver da Lasciatemi....poderia me mandar???

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


olá, eu não t conheço ainda...mas não seja preconceituoso, há cantoras q tem esta capacidade sim d cantar obras belíssimas

Não é questão de preconceito. Como eu disse, o canto lírico tem regras que não podem ser quebradas sob pena de cair no ridículo. O que quero dizer é que uma verdadeira cantora lírica jamais iria gravar árias para tenor. È o mesmo que cantar Mozart fora do estilo, ou seja, um pecado mortal. Estou falando de cantora lírica de verdade.

Quanto a Sarah, não tenho conhecimento de que ela tenha começado como cantora lírica, mesmo porque nunca ouvi nada dela nesse sentido. De qualquer maneira tecnicamente falando isso não seria possível, pois infelizmente (talvez por culpa de professor) ela seguiu um caminho de entubar a voz que dificilmente tem volta. Claro que para o que ela se propõe a cantar (assim como o Bocelli) isso não causa nenhum problema (fora a sonoridade que pra quem estuda canto acaba ficando chata) e ela pode se permitir cantar o que quiser.

Repito que apenas no canto lírico isso não seria aceitável, aliás não seria possível.

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
eu sei q uma cantora lírica profissional não cantaria árias feitas para homens...etc, etc.....agora qqer pessoa pode tentar cantar o q quiser pra se divertir, treinar, etc...concorda????

A ópera O Fantasma da óPera - foi escrita especialmente para ela....e ela não entuba a voz não, ela simplesmente canta suave....enfim....cada um tem sua opnião....

Desculpa se o q eu digo parece pretensão, afinal com eu já disse cada um tem sua opnião....e se a gente esticar mais esse assunto, o moderador vai dizer q estamos desviando o assunto....

Beijos....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
Repito que apenas no canto lírico isso não seria aceitável, aliás não seria possível.
Numa ópera vc qer dizer neh?



E ah! Não vamos comparar a Sarah como uma cantora lírica, pois ela não é neh gente?! Assim como a Tarja e como a Floor Jansen.

Elas nunca fizeram uma ópera na vida. O máximo q podem ter feito era musicais. Mas ainda nem tenho certeza se a Sarah fez um realmente.

Abs,

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


A ópera O Fantasma da óPer
hum....


eu nao considero o Fantasma da Ópera uma ópera. Mas sim um musical.


Fantasma da ópera por Andrew Loyd Webber pra mim, é um musical.


Agora os primeiros filmes do Fantasma, em q a personagem da Cristine canta e os outros, lá sim eles cantam árias de óperas.

Mas o do compositor Webber é um musical.


Do filme o Fantasma da ópera, q o seu original, era um filme de terror, e ao longo do tempo foi feito várias versões e foi modificando-o em si, o Webber compôs um musical para este filme. Q há mto tempo vem sendo apresentado na Broadway. Mas como musical, repito.


hehehehe


Bom, vou deixar claro aqui q nao estou discutindo com ngm, cada um tem seu pensamento. É só que quis deixar aqui o conhecimento que tenho dessa obra. Aliás, q sou fã, mas não do Webber, mas sim do original Fantasma da ópera. hehehehe

Abraços!

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
quem compôs em 1925 foi Gaston Leroux - como uma novela de contos infantis se não me engano- tipo conto de fadas d horror (nossa me superei - contos d fada d horror????), na época - e sim ópera e depois o Webber adpatou para um musical sim....para a soprano coloratura - Sarah Brightman - e não deixa d ser um musical q envolva o clássico como o bel-canto...
não é como uma ária de ópera - isso com certeza - - se isso q vc quer dizer - foi neste sentido???

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Só para frisar a Sarah gravou um álbum em 2001 - Classics - só com árias d operas famosas:

Schubert: Ellens Gesang 3, Opus 5 Ave Maria
Catalani: La Wally - Ne Andrò Lontano
Preisner: Winter Light
Albinoni: Adagio in G minor "Anytime, Anywhere"
Tarrega: Recuerdos de la Alhambra
Handel: Rinaldo, HWV 7 - Lascio Ch'io Pianga
Chopin: Etude in E, - Dans la Nuit
Rachmaninov: How Fair This Spot
Puccini: Gianni Schicchi - O Mio Babbino Caro
Dvorak: Russalka, La Luna
Webber: Requiem - Pie Jesu
Beethoven: Symphony #7 in A, Figlio Perduta
Puccini: Turandot - Nessun Dorma
Canteloube: Bailero
Sartori: Time to Say Goodbye - aqui q ela se tornou o sucesso q é hj....

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
agora q eu vi....eu digitei errado...a opera o fantasma da opera...hahahahahahahahahahaha

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


floor jansen
quem compôs em 1925 foi Gaston Leroux - como uma novela de contos infantis se não me engano- tipo conto de fadas d horror (nossa me superei - contos d fada d horror????),

Ah sim, Gaston Leroux foi o escritor do livro. E daí pra frente criaram-se várias coisas, assim como o filme.

E o primeiro filme do Fantasma, era mudo, portanto nem tinha fala, qnto menos musica. ehehehe..

e sim ópera
O Fantasma nunca foi considerado ópera. Agora....tem óperas na história. [aix...complicado explicar...ehehehe]


E com o Webber, ele adaptou o livro pra um musical. \o/




não é como uma ária de ópera - isso com certeza - - se isso q vc quer dizer - foi neste sentido???
Isso...mais ou menos isso. ehehehe

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
ah então tá....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


A obra que garantiria sua imortalidade, O Fantasma da Ópera, foi publicada em 1911. Curiosamente, o público praticamente a ignorou nas primeiras semanas.

Leroux escreveu a obra após visitar a Ópera de Paris, conhecer o lago subterrâneo que realmente existe e quase se perder no labirinto de portas e escadas que é esse teatro.

Em 1896, houve realmente um acidente com o lustre da Ópera de Paris, que caiu sobre a platéia lotada. Ao que parece, foi obra de um militante anarquista, que teria colocado uma bomba no lustre. Juntando à esses ingredientes uma boa dose de imaginação, Leroux criou sua obra-prima.

Pouco a pouco o livro conquistou o público, tornando-se um grande sucesso. Leroux não apenas aprovou como também colaborou na versão cinematográfica do livro, feita pela Universal Pictures em 1925. Muitas outras foram feitas depois, mas nenhuma delas foi fiel à história de Leroux.



Fonte: Wikipedia [sei q nao eh uma boa fonte, mas soh pra acrescentar aqui]

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Eh q eu tenho meio q uma revolta sabe?! hauhauahuahha

Pq depois do Webber, o Fantasma da ópera virou meio q "chavão", popular.

Descaracterizou mto da obra original. E pra mim o melhor filme q relata a obre eh o de 1925.

floor jansen
ah então tá....
Consegui explicar? eheheh :P

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
é isso mesmo q eu ouvi dizer, acho q não tá errado não....aliás qdo começou a febre do Fantasma Ópera lembro q vc pesquisou bastante sobre isso....inclusive vc me passou uns videos, e me perguntou sobre filmes, lembra??? Acho q vc chegou a assistir algum filme diferente....eu assisiti um d terror mesmo....

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
ah...é só modernização....

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
e querendo ou não a modernização acaba por despertar o interesse d pessoas jovens nesta obras maravilhosas, como vc - q agora até defende....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


floor jansen
Acho q vc chegou a assistir algum filme diferente....eu assisiti um d terror mesmo....
Isso...lembro.

Assisti tdas as obras q foram lançadas. Menos a de terror, mudo, pq eu tenho medo...ahauahuahu =PPP

O Fantasma tah mto feio ...=PPP

Veja o filme de 1925. A soprano lírico é explendida!!!Manda um whistle loko!!!! Sem contar q o enredo eh mto mto mtooo melhor e eh baseado na obra original...e ah....assista! eheheh

e querendo ou não a modernização acaba por despertar o interesse d pessoas jovens nesta obras maravilhosas, como vc - q agora até defende....
Pois eh! Mas nem tdos pesquisam e tals. =/

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
vou ver....aonde tem?????
A Sarah manda um grito mesmo...rs....

Obs. estamos disvirtuando o tópico???

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


floor jansen
Sarah manda um grito mesmo...rs....
sarah? onde?

Nesse filme de 1925 a cantora q faz o papel da Cristine, nao eh a Sarah.

E no filme q ela canta, ela canta a composicao do Webber.

E a outra soprano no filme de 1925 ela canta uma ária de uma ópera q eu nao me recordo agora. E eh nessa ária q ela dah esse whistle de qse 30 segundos.,...tu tem q ver, moh longo a nota ehehehe


Obs. estamos disvirtuando o tópico???

acho q nao, tdh eh voltado ao canto lirico.

floor jansen
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
não, não no filme....no video do musical....

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


floor jansen
não, não no filme....no video do musical....
ah sim, na musica The Phantom of the opera??? O agúdo final???



Mas to falandode whistle cabuloso...eheheh
Veja o filme de 1925.... até o diretor do filme , no making off diz q escolheu ela , por ela ter uma extensao bem aguda...eehehe

acho q deve ter no americanas ou tlvz em video locadora mais antiga assim.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: membro
· votar


Só para frisar a Sarah gravou um álbum em 2001 - Classics - só com árias d operas famosas:

Bem, ali tem um monte de coisa e uma ou outra ária. Mas não dá para considerar, porque na verdade ela pode cantar o que quiser sim, mas não faz isso com propriedade no que diz respeito ao repertório erudito.

O Fantasma é musical.

e ela não entuba a voz não, ela simplesmente canta suave....enfim....cada um tem sua opnião....

Aí a coisa complica. Não é questão de opinião apenas. Qualquer professor de técnica ou cantor lírico vai dizer o mesmo, porque é questão de conhecimento técnico.
Ser simpatizante de um cantor não quer dizer que tire os defeitos técnicos dele, as vezes gritantes. Vc pode até "achar" que ela não entuba a voz mas isso acontece.

Numa ópera vc qer dizer neh?
Não só na ópera. È uma questão de bom gosto do artista. Se este é conhecido exclusivamente como cantor lírico jamais fará isso.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
Se este é conhecido exclusivamente como cantor lírico jamais fará isso.
Entendi!!!

Mas como no popular tdo vale....entao...ehehehe

Lirico tem bem disso mesmo. Lembro da minha professora do conservatorio, cada coisa q ela comentava q eu achava o ô. MAs são regras de canto erudito mesmo....ehehehehe


Tem um cantor lirico aqui na minha cidade, ele eh baritono. Muito dificil, ou nunca mesmo vi ele cantando árias de tenor, e olha q ele tem extensão. Acho q vc deve conhecer o Douglas Hahn, jah apresentou ópera ai em curitiba. Eu ia ter aulas com ele....mas ele nunca para aqui, soh viaja. eheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico