SOUDFONTS p/ CreativeLive (Midis e Styles com qual

Autor Mensagem
eduardojle
Veterano
# jul/04


Pessoal, alguém já comentou sobre SOUNDFONTS mas não vi nada realmente esclarecedor sobre isto.
Eu já conhecia um pouquinho e ontem resolvi mexer um pouco com isto no meu micro.
Para quem não conhece, arquivos "soundfont" ou com extensão ".sf2" são bancos de som que podem ser carregados em placas de áudio da Creative, modelos AWE64, Live, Audigy1 e 2. Eu tenho uma creative Live. Posso trabalhar com soudfonts (banco de sons) que se encontra facilmente na internet e alguns com mais de 100Mb de amostragem de som. É como se tivesse um teclado com amostra de som de 100Mb (o meu PSR2000 tem 16Mb). É claro que num teclado estes sons são muito bem preparados e ajustados permitindo uma qualidade ótima. E estes soundfonts muitas vezes são feitos por pessoas como eu ou você que grava o som do teclado ou outro qualquer como voz, sons do ambiente, etc e joga pro micro, configura os parâmetros (como num sampler) e cria um banco de instrumentos específico (metais por explo, ou só com pianos ou um compatível com General Midi. No caso de um GM, o legal é que se você tocar MIDIs no computador, o som sai com qualidade comparável a de um teclado de verdade!! E no meu caso para testar os Styles da Yamaha (.sty) no programa "StylePlay", posso sentir se o style é realmente bom antes de levar um disquete com dezenas de styles de baixa qualidade para o teclado e perder tempo! Vejo antes no micro!
Parq quem usa o Sonar/Cakewalk, também é show de bola trabalhar com soundfonts e criar seus MIDIS com ótima qualidade de som sem necessidade de ligar um módulo de som ou um teclado no micro e depois criar a música final convertendo os sons fornecidos pelo soundbank utilizado em "wav".
Vc também pode ligar um teclado com qualidade ruim num micro e utilizar esta tecnologia para seu micro produzir sons de qualidade muito superior, sendo que o teclado serviria apenas para gerar as notas e no micro o som é gerado. É necessário um micro relativamente rápido para que não ocorra um atraso no som, o que é chamado de latência.
Bom, se alguém tem uma placa de som da Creative, modelos AWE64, Live, Audigy1 e 2 e não a utiliza para isto, está aí uma dica. Creio que neste fórum há pessoas bem mais entenduidas neste assunto e que o mesmo pode já ter sido abordado, mas como não vi nada assim e ontem fiquei empolgado novamente de brincar com minha plaquinha de som, fiquei afim de criar este tópico! :)
Vc encontra placas da Creative Live com preço bem acessível por aí (U$30,00 no paragua mais ou menos)! As Audigy são mais novas e mais caras!
Se alguém tiver alguma dúvida, é só perguntar! Comments são benvindos!!!! :)

jorgemone
Veterano
# mar/05
· votar


E ai mano to vendo q vc sabe coisa pra caramba, por isso vou te mandar um monte de perguntas.
Qual a melhor sonudfont q vc pode me indicar, sendo que tenho maior interesse em boas amostras de bateria e baixo. Bom e de todo o resto.
Qual o tamanho Maximo das amostras que posso usar, para minha maquina que é athlon xp 2000 de 1.6G, 512M de memória e Audigy2 zs.
De agora te agradeço.

Fabianus
Veterano
# mar/05 · Editado por: Fabianus
· votar


eduardojle, Soundfont rulez :)

Eu uso o Fruity Loops Studio 5 que permite que voce use os soundfonts... voce pode usar um teclado controlador para fazer sequencias. Pode importar arquivos midis e em cada canal voce escolhe a soundfont que quer usar (sons de metal, guitarra, bateria....), depois pode salvar em mp3 ou wav.
Existe um programa que converte os arquivos soundfonts (.sf2) para arquivos que pode ser lido nos QS's da Alesis... atraves da placa de expansao Flash Ram. O programa se chama Awave Studio.

existe um site mtoooooo bom pra download de soundfonts, nao sei se voce conhece www.sf2midi.com
baixei mta coisa la.. tudo de otima qualidade... da uma conferida! ;)

[]'s

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Fabianus

aí amigo, não consegui baixar nada de lá b(www.sf2midi.com).
Me registrei e tal, mas só consigo baixar arquivos PHP.

Me dá uma luz ?

Sequenciador
Veterano
# mar/05
· votar


sound fonts em www.hammersound.net

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Sequenciador

esse eu já conheço e é bom mesmo. Sabe de mais algum outro site ?

mikemax2
Veterano
# mar/05
· votar


wernegher

é so fazer o cadastro, igualzinho o do forum, realmente tem muita coisa la um piano de 200mb deve ser animal.
Voce tem um triton le não é? Estou com o awave, mas sem o smart, não tenho como testar.
Gostaria de saber se rola sound fonts no triton le, e se fica legal.

Felipe Guilherme Ruffato
Veterano
# mar/05
· votar


Ai, que raiva, não entendo nada disso e não posso fazer muita coisa, mas brevemente vou comprar um computador decente e vou tirar minhas duvidas com a galera aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, só uma coisa, pra eu brincar com isso, basta ter um teclado com conexão midi e um bom pc com uma placa sound blaster ja dá não dá?

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


Fala wernegher! Blz?

Então cara, pra fazer o download dos soundfonts la no site é muito facil. Primeiro voce procura o arquivo desejado.... voce digita ali no campo de busca o nome do instrumento que voce procura, por exemplo strings. Vai dar varios resultados, voce clica em cima do arquivo que lhe interessar, então vai aparecer a tela de download... basta voce clicar em Fast Download.
Tenta la e me avisa se voce conseguir ;)

Dica pra download:

La no site sf2midi.com tem um arquivo chamado livekit7.SF2 65791 kb
ele possue os sons do padrao midi... um dos melhores soundfonts que ja baixei. Não deixem de baixar ;)

[]'s

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Fabianus

po,..o problema é que, quando eu clico na opção "Fast Download", ele baixa um arquivo com extensão PHP e não o SF2 propriamente dito.
Pelo menos é o que aparece aqui pra mim... rss
É assim mesmo ?

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


ixx cara... então acho que o problema não é do site, o arquivo que o cara baixa la é .zip e somente este!

Tens que resolver o problema na tua maquina... quem sabe seja alguma configuração do navegador sei la...

abraçao

wernegher
Veterano
# mar/05
· votar


Fabianus

é..pode ser. Vou ver então.
Valeu !!!!

cristianomarques
Veterano
# mar/05
· votar


eduardojle
e dai mano beleza

me diz ai mano:
eu gostaria de trabalhar com pc , usando soundfonts e giga sampler qual computador eu deveria usar que nao fosse caro e me rendesse, tipo o athlon ,qual placa mae?qual placa de som eu posso utilizar pra utilizar sampler e soundfonts? quais programas?enfim o que preciso???

por favor mano voçe poderia me dizer?

valeu mano

cristianomarques
Veterano
# mar/05
· votar


eduardojle
se voçe puser me mande um e-mail para mestredasteclas@hotmail.com
pra mim saber maiores informaçoes


valeu de novo

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar


Olá a todos!

Os arquivos *.SF2 são ótimos mesmos, são compatíveis com o padrão GM, eu uso porque tenho um placa Live 5.1, o que me possibilita a usar esses bancos.

Mas estou com um probleminha, pois não consigo carregar bancos maiores que 128MB, alguém sabe uma dica para resolver o problema?

Agradeço a quem ajudar!

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar


cristianomarques

Sei que a pergunta foi direcionada a outra pessoa, mais eu entendo um pouco do assunto!

Quando se fala em samples e sound fonts, ou outro formato de amostra de som, geralmente isso fica pesado para o PC trabalhar, mas eu resolvi o meu problema de latencia com uma placa live 5.1!

A melhor coisa é ter uma placa mãe on-board sem som, comprar uma placa separada, e ter uma memória ram DDR e 512MB, terá um bom espaço para armazenar as informações, depois o processador pode ser um barato como o Cetron 2.0 de 1.5 Gz. Placa boa e aprovada, é a Foxcon, que tem um preço muito bom.

Fica barato um
Cetron 2.0 1.5 Gz
Placa mãe Foxcon
512 MB DDR 330 ou 440
Placa de som Live ou modelos melhores Audigy1 e 2
A placa de vídeo se não for jogar nada, pode ser a da propria placa mãe, ou então faça que nem eu, compre uma Ge-force, pois eu uso pra voar em um simulador, (treinamentos).
Isso é umas das configurações de melhor custo e desempenho!

Até!

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar


Fabianus

Se estiver por aí, me fale um pouco do programa que você usa para gravar as midis e converter-lás em *.mp3 ou *.wav!

Fruity Loops Studio 5 - sei que você já fez um resumo do programa, mas me diga onde encontrar, quanto ocupa o arquivo setup?

eduardojle

Eu preiciso de algumas sound fontes novas de
Bateria
Guitarra - Distortion - over - clear
Sax - tenor
strings
organ
brass
mais com qualidade profissional

Valeu!

sabe onde posso encontrar

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


Olha cara, o programa é pesado, se você não tem um computador muito bom então eu nao recomendo. O meu PC por exemplo é um lixo, eu apenas baixei o demo do programa só pra conhecer, não uso profissionalmente. Você pode fazer o mesmo se o teu pc for ruim. rs

Mas enfim... o programa é uma máquina, tem de TUDO... não da nem pra eu te contar... a melhor coisa a fazer é baixar o demo pra conhecer! Além do mais voce pode baixar mais um monte de plugins e ir encrementando o programa, colocando cada vez mais recursos.
Mais tem um detalhe... você pode sequenciar mas não pode gravar waves... pra isso voce teria que usar um outro programa qualquer de gravação (Sound Forge, Audacity, etc.), mas isso não é nenhum problema.
Se quiser você pode criar músicas com o programa usando apenas os recursos/loops/samples disponiveis no programa.


Esse é o site oficial www.fruityloops.com
voce encontra o demo na sessao "downloads"

abraços

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar


Cara esse programa é 10, porém eu não tive ainda inteligência de fazer música nele.

Eu tenho esse programa, só não me dei conta que ele é o
FL studio, eu tenho a versão 5 completa. Meu pc tem força o suficiente para rodar, não tenho problemas, porém como falei, não sei como funciona, só fico mais ouvindo os demos que são 10, e tocando na guitarra distortion e outros timbres, mais queria mesmo saber se dá pra pegar um midi e trocar por o timbres desse programa?

Até e obrigado pelas informações!

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


Pow cara, onde você conseguiu a versão completa? To a um tempinho atrás. Na demo não da pra salvar os projetos, isso atrapalha muito. :/
Mas vou te dar uns toques quanto a abrir a midi e usar os sons do soundfonts.

Pra abrir o arquivo midi voce vai em FILE, depois IMPORT e por fim em MIDI FILE...
Escolhe a midi que voce quer abrir e da ok.
Vai aparecer uma telinha pra voce escolher quais tracks (cada midi tem varias trilhas/tracks) voce deseja importar. Se voce desejar importar tudo só da ok!
depois voce tem que clicar com o botao direito em cima de um dos canais (trilhas) e ir em INSERT CHANNEL...depois em FRUITY SOUNDFONT PLAYER... o esquema é voce inserir novas "trilhas tocadoras de soundfonts" (canais..) e colar a midi (atraves do copy/paste).

Exemplo.... voce abriu uma midi que possue 3 trilhas/canais... GUITARRA, PIANO e BATERIA. Clique em cima de qualquer trilha com o botao direito para inserir um novo canal "fruity soundfont player"... depois com o botao direito clique em cima do canal da guitarra e va em EDIT COPY..... depois voce simplesmente clica com o direito no canal soundfont e cola! faça as mesmas coisas com os outros instrumentos.
Va criando novos canais "soundfont player", copie da midi e va colando.
Agora voce só tem que mudar o som do soundfont pro que voce quiser... clica com o botao ESQUERDO no canal soundfont player, vai abrir uma nova janela... vc vai encontrar um desenho de uma pastinha onde vai estar escrito do lado direito "papelmedia strings ensemble".... clica na pastinha e escolhe a SUA sondfont... que vc baixou no site e talz...

É muito dificil explicar esse tipo de coisa por aqui, então qualquer duvida pode me perguntar ;)


PS: Nunca escrevi um portugues tao terrivel hueahuaeuea
Mas assim creio que seja mais facil pra voce entender..

[]'s

Theo22
Veterano
# mar/05
· votar


Nada amigo, valeu, vou ler mais com calma e depois tentar.

Brigadão, posso até arrumar pra vc uma versão completa desse software muito bom!

Fabianus
Veterano
# mar/05
· votar


Pow Theo se voce conseguir me arrumar esse programa completo eu te agradeceria muito! Esse programa mata a pau!

[]'s

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar


Fala Fabianus,

Fiquei sem entrar no Cifra essa semana, mas anota aí o meu messenger, podemos conversar melhor por lá e combinar a respeito do FL5, certo? nem tive tempo de fazer o que vc escreveu acima, mais vou tentar esse final de semana, estarei graças a Deus livre!

iteo + arroba + ibest + CoM + o resto!

Theodoro

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar


Amigo Fabianus,

Consegui fazer o negócio aqui graças a sua explicação, e como fica bom cara, além de usar sound fount, você também pode usar os timbres do programa, que são excelentes.

Cara esse programa é 10, tem muita tecnologia, qualidade sonora que a grande parte dos teclados ainda não reproduzem, muito bom mesmo. E aqueles projetos que vem nele de amostra, que obra de arte, nesses projetos que se vê o tamanho da qualidade, deixa muitas músicas pra trás.

Não sei quase nada do FL5, mas essas instruções que me passou, com certeza é uma das mais legal. Esse programa é uma maquina musical, estou atrás de plugins, para melhorar ainda mais ele, vc sabe ou alguém sabe onde eu posso baixar?

Obrigado!

gustavorino
Veterano
# abr/05
· votar


eu queria saber se dá pra em vez de usar vsts .. controlar os soundfonts da placa com o teclado? e no caso... essa placa aki dah conta? qual a memoria dela ? Creative Audigy 2 Zs 7.1

Orlando Vieira Muniz
Veterano
# abr/05
· votar


Gostaria de obter o manual do Fruity Loop 5 em português, se alguem Tiver eu agradeço desde ja pela colaboração.
Tenho algunsmanuais, Reason, Sound Forge 6 e 7, Sonar 3 logo terei o do sonar 4... Valeu

Theo22
Veterano
# abr/05
· votar


gustavorino

Essa placa é ótima, melhor que a live 5.1, muito mais potencia

E a propria placa tem um teclado virtual para vocÊ abrir os sound fonts, onde vc toca usando o seu teclado real.

Orlando Vieira Muniz

Desculpe, não tenho, mas preciso do sonar 3.1, se vc puder me ajudar

Glauber1
Veterano
# jul/05 · Editado por: Glauber1
· votar


o site sf2midi.com é legal mas não da para dar resume nos downloads alguem sabe se tem algum modo?

guhH113
Veterano
# dez/06
· votar


eduardojle ola amigo tudo bem neh??
entao eu tenhu varias sound fonts aki porem dos orgaos da HAMMOND ..
depois c quiser ate lhes envio..
porem... naum sei importalos pro meu roland.. poderia me esplikar como e feito o processo?
se e via cabo midi.. ou terei q concetar o teclado nu PC em todas as vezes q eu for usar..
OBS:. meu roland e um XP 10;.
aguardo resposta

fernando tecladista
Veterano
# dez/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


guhH113

nenhum dos XPs dá pra fazer isso e creio que nenhum outro também faz isso com soundfonts
se o teclado for um sampler (o que não é o caso deste) tem uns que importam wavs mas ai já é outra historia


eu não manjo muito disso mas por este site que encontrei:
http://www.musicaudio.net/soundfonts.htm

O que são Sound Fonts?

São sons sampleados (um sampler é uma pequena gravação de um som original de instrumentos acústicos ou não, reais ou não, podemos samplear por exemplo, tanto um violão de verdade ou um violão tocado por algum teclado) que depois de serem salvos no formato .WAV (formato padrão de sons para computadores PC), são convertidos em um novo formato, capaz de ser lido dentro das placas de som Creative SoundBlaster das séries Live! ou Audigy

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SOUDFONTS p/ CreativeLive (Midis e Styles com qual