mao direita!!

    Autor Mensagem
    Walter Junior
    Veterano
    # jun/04


    quando tiro a musica de ouvido, minha mao direita tem sempre que estar fazendo o solo ou posso fazer acordes?

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Boa noite Walter Junior,
    essa questão é muito relativa à o que você tira da música.
    Vou explicar melhor:
    Se você tira por exemplo, um solo de metais da música, consequentemente você terá que fazer o solo com a mão direita... concorda?
    Mas, no caso de uma música que você toque em sua banda, por exemplo, um blues, e você irá utilizar um timbre de organ (um Hammond combinaria bem com blues, aliás, com tudo, né...) e você não quer ou na música não tem solo de organ, então você faz os acordes mesmo, fazendo uma "cama" para os outros instrumentos ou até mesmo para a voz.
    Uma dica para os timbres de organs: Procure sempre usar "glissandos"... é isso que dá à característica de organ bem tocado mesmo.

    Para uma música com som de piano, e que você não irá solar, você pode usar essa técnica que já é bem famosa:
    Vamos tomar por exemplo o acorde de C ou C maj(Dó Maior). A tríade básica (Tônica, Terça e Quinta) deste acorde é formada por, respectivamente, Dó, Mí e Sol.
    Então, faça o seguinte:
    Com a mão esquerda (o baixo) toque a tônica e sua oitava, neste caso, Dó e o Dó uma oitava acima. Pronto, aqui você já tem o baixo.
    E agora, com a mão direita, à partir da oitava, você termina de formar o acorde de C (dó maior) partindo da Terça, que no caso é Mí.
    Então, com a mão direita você irá tocar Mi, Sol e se quiser, o Dó novamente.

    Com essa formação, é muito fácil você fazer todas as variações do acorde (C7+; C7; Cº; C9; C6)...

    Bom, essas são algumas maneiras que você pode utilizar para trabalhar as duas mãos no teclado... Mas isso varia muito em relação ao estilo de música que você irá tocar ou está tirando, principalmente.

    Espero ter ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    yanni540
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    sarpa
    Como vc faz para tocar com timbres de organs? Na mäo esquerda
    Tonica no baixo e na mäo direita um acorde aberto (1-5-8)?
    Assim fica blz?
    Abracäo.

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    yanni540, nos timbres de organ são usadas técnicas que na maioria das vezes, são utilizadas apenas a mão direita para tocar os acordes, e a mão esquerda, fazendo as tecnicas dos "glissandos".
    Eu, particularmente, não me lembro de ter visto um organista tocando o baixo com a mão esquerda como fazemos num piano... Pois normalmente, os caras que tocam os ORGANS mesmo de 2 manuais e a pedaleira de baixo, com a mão esquerda eles tocam no manual de baixo (o teclado da parte de baixo do organ de 2 manuais), que possui um som mais opaco, fazendo mais uma "cama" mesmo.
    Com a mão direita, no manual de cima (o teclado da parte de cima), fazendo os solos, com um som mais brilhante, ou melhor, mais perceptível.
    E o baixo, feito nos pedais...

    Entre no site www.hammond.com.br e veja alguns exemplos de organs, e você já entenderá como normalmente se tocam em organs com mais de 1 manual.

    Enfim, quando utilizo em minha banda os timbres de organ, eu faço os acordes simples mesmo com a mão direita e/ ou solos, e com a mão esquerda faço os "glissandos", e às vezes o baixo... Mas na maioria das vezes, a mão esquerda se reserva aos "glissandos" mesmo. Ok?

    Espero ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    Tiago Correia
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fala Waltão, tá querendo detonar é? Então se liga em algumas dicas que ajudam a esclarecer.

    quando tiro a musica de ouvido, minha mao direita tem sempre que estar fazendo o solo ou posso fazer acordes?

    1- Objetivo: como disse nosso caro amigo sarpa, isso é relativo. Defina o timbre e o que vc quer da música primeiro:
    Fazer um acompanhamento para voz? Tirar apenas a melodia e tocar com acompanhamento automático? tocar a melodia sem acompanhamento automático?

    2- para solar a mão esquerda segura os acordes e a mão direita sola, mas se você preferir vc pode fazer em alguns momentos a nota da melodia e o acorde com as duas mãos desde que a nota da melodia seja sempre a mais aguda, esse estilo se ve muito no jazz, mas para isso se deve ter o bom senso não é com qualquer timbre que vc utiliza uma formação de acorde junto com a melodia, ex: já pensou em fazer uma tríade com o timbre de flauta e solar com o mesmo? iria ficar muito saturado. já o timbre de piano é o melhor para aplicar esta técnica, com metais vc também pode fazer isso mas de forma coerente ex. aplicando uma técnica chamada abertura com quartas, quintas é uma possibilidade e lembre-se a nota da melodia deve ser a mais aguda. Preste atenção nos timbres e na melhor forma de utiliza-los, pois vc não toca um timbre de strings por exemplo com a mesma técnica que vc utiliza em um timbre de piano

    3-A história também pode mudar dependendo do estilo de música que vc tocar, (ex com piano), se for uma canção por exemplo, vc pode arpejar o acorde e solar com a mão direita e por que não aplicar também o que discutimos no itém 2?! não é?!

    4-Para acompanhamento automático idem item 2, mão esquerda faz os acordes de acompanhamento, e a direita sola e pode fazer os acordes também desde que empregue a melodia como a nota mais aguda.

    5-Para acompanhar voz ex: (Piano e Voz) mão esquerda faz o baixo, pode auxiliar na formação de um acorde junto com a mão direita, pode alternar o baixo entre tônicas, terças e quintas por exemplo enquanto que a direita forma o acorde, pode-se fazer o acorde com as duas mãos, apoiar o acorde com a mão esquerda enquanto a direita faz uma frase´enfim explore a criatividade.

    6- Quando vc for tocar com uma banda vc utiliza muito a formação de acordes com as duas mãos, apartir dai vc pode dar ritmo ou fazer apenas uma cama como já disse o sarpa, sem frases e arpejo.

    Quer saber tem muita coisa para falar, mas vou parando por aqui, o legal mesmo seria vc pesquisar um material de harmonização e improvisação sendo livro ou video aula, são a chave do negócio, e além disso entender cada timbre que voce se disponibiliza ouvindo e vendo os instrumentos reais serem tocados, nada que um bom show resolva.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ...legal...mas explica melhor o q são esses tais "glissandos"

    e falem um pouco mais como vcs usam os strings, o q é legal fazer com esse timbre e o q não se deve fazer tbém...

    ABC123
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu também gostaria de entender melhor esses ''glissandos'', se alguém puder me ajudar?

    yanni540
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu tbm! Juninho, como vc toca A Whiter shade of pale, do Pro
    col Harun? Na mão esquerda um acorde completo e na direita o
    solo? Ou na esquerda somente a tônica com o solo na direita?
    Eu uso a segunda opção!
    Abração.

    V. Augusto
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Glissando é quando você "escorrega" a mãe pelo teclado, fica deslizando ela em qualquer direção...é mais ou menos isso...

    yanni540
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    "escorrega" a mãe pelo teclado...eheheheh!!!

    sarpa Blz?
    Vc toca esta música do Procol Harun?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Timbre de hammond sem glissando fica chocho, opaco. Os glissandos, junto com as variações fast/slow de leslie é que dão toda a dinamica de uma musica que é tocada com órgão. Outra técnica legal e que eu uso bastante é tocar Hammond de uma forma mais percussiva, beliscar notas (qualquer uma, desde que sejam rápidas) com a mão esquerda, fazendo contraponto com os acordes da mão direita, de forma rápida e dinâmica. Isso deixa qualquer som "funky", como dizem os gringos. Explicando mais claramente, toque estas notas beliscadas da mão esquerda junto com o bumbo da bateria e os acordes da direita com a caixa, tentando sempre variar a dinâmica da Leslie.

    Essa técnica, misturada com os glissandos, vale para os solos de hammond também, e pode ser aplicada, com bom senso, quando você está tocando outros timbres como Clavinet e Wurlitzer.

    Para ver de maneira mais prática, procure algum vídeo do Jon Lord com o Deep Purple ou o último show que ele gravou com uma banda de blues, "Jon Lord and The Hoochie Coochie Men".

    Valeu?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mao direita!!