Uso de Teclados Virtuais "ao vivo"

    Autor Mensagem
    jpjindex
    Veterano
    # jun/07


    Olá amigos !!

    Gostaria de poder usar instrumentos Virtuais ao vivo com meu notebook. Algum amigo poderia me orientar qual hardware seria necessário para usar estes instrumentos virtuais ( Hammond B4 , Minimmog, etc..) ao vivo ligado ao meu notebook?

    Em estudio eu já uso normalmente, mas a infra pra shows tem que ser outra, e pela qualidade destes instrumentos virtuais atuais está começando a valer a pena usá-los ao vivo.

    E aí eu teria meu set de teclados num notebook mais um controlador.

    Alguém com mais experiência poderia me ajudar?

    Abração,

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    jpjindex

    Eu, provavelmente, não tenho mais experiência que você neste assunto (aliás, não tenho nenhuma), mas também estou com essa idéia sua aí, e já andei dando uma pesquisada quanto à configuração mínima de um notebook para rodar VSTi's, que, pelo jeito, é o que você quer, não é mesmo?

    Então, o pessoal recomenda o processador Duo Core 2,00GHz, com, no mínimo 1Gb RAM e tamanho do HD a gosto do freguês... haha. Inclusive, um membro aqui do Fórum, o Hammond_B3 comprou um notebook recentemente, com uma configuração parecida, se não igual, a esta que te mostrei. Ele pagou R$3000,00. Além desses 3 mil mangos ainda tem, é claro, o custo de uma boa placa de som, mas se formos falar somente do noteboook em si, é mais ou menos isso aí. No site da Native Instruments, para cada software tem uma configuração mínima exigida. A configuração que eles colocam lá nem é tão "power" assim, mas deve ser considerando que rode apenas um software por vez. Entretanto, ao vivo, muitas vezes pode ser necessário usar mais do que um soft por vez. Talvez seja esse o motivo de as configurações requeridas no site da Native serem abaixo das que recomendamos por aqui... sei lá, também não entendo muito disso aí, não.

    Acho que é isso aí.

    Valeu.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Esqueci de postar: o tópico em que o Hammond_B3 fala do notebook dele, se chama, mais ou menos: "Yeah! Sou Veterano... putz, nada a ver".

    Nada a ver mesmo, diga-se de passagem! Mas entra lá que pode ter alguma informação interessante para você.

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fabio, acho que o Notebook não precisa ser duo core pra esta aplicação, na verdade eu acho que precisa de bem menos que isto.
    É que a gente tem sempre por base comprar o que há de melhor, mas sinceramente eu rodo aplicações de audio bem mais complexas que esta numa máquina ( desktop ) que não é nem perto disto, e redondinho !!

    A questão quanto ao computador eu acho que é basicamente:
    a) Ser bem enxuto quanto aos aplicativos instalados, se possível só mesmo Windows e o aplicativo de audio.
    b) Bastante memória

    Quando me referi ao Hardware, estava falando da interface de audio... esta sim é que me preocupa. Existe aquela da Maudio Fast Track Pro que roda via USB, mas me preocupa um pouco a latência neste caso.

    Quando se tem uma placa de som colocada num slot do PC é o barramento ali, totalmente otimizado e sem atrasos de I/O.

    Mas via USB... sei lá, esta é a questão que eu gostaria que algum colega mais experiente pudesse nos ajudar.

    Abração.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Quando me referi ao Hardware, estava falando da interface de audio... esta sim é que me preocupa. Existe aquela da Maudio Fast Track Pro que roda via USB, mas me preocupa um pouco a latência neste caso.

    Me desculpe pelo engano, mas, realmente, neste aspecto de placas de som, eu não sei te ajudar. Vamos esperar que alguém poste aí.

    Valmick
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Amigo, vou repetir o que já me disseram antes: ao vivo o Hardware funciona melhor do que o software...

    acho que pra gravar em casa ou pra ensaio, um controlador ligado a um notebook pode até ser uma boa idéia...
    agora imagina você no meio do show se deparar com um erro do windows.... é de querer destruir o palco

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Valmick

    Existem várias opiniões sobre o assunto. O melhor, mesmo, é você conversar com alguém que já usa notebook em palco e perguntar se é freqüente estes tipos de problemas com o uso de softsynths ao vivo. Foi o que eu fiz: conversei com um cara aqui do Fórum que usa notebook ao vivo e ele me convenceu com o argumento dele... Lembrando que antes eu era completamente contra o uso de notebook ao vivo (por razões diferentes das suas)

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Valmick

    É claro que o Windows pode dar pau ( e quem duvidaria disto... ) mas lembre que ao vivo qualquer equipamento também pode dar problema, na fonte, perder os timbres, etc... ou seja, neste sentido tudo pode acontecer.

    Amigo, deixa eu te dizer uma coisa. Quando comecei com audio me diziam milhões de coisas sobre gravação digital, e depois de alguns anos posso te dizer com absoluta certeza que no mínimo 90% eram bobagens. Se eu não fosse dedicado a aprender por mim mesmo, teria desistido logo de cara.

    Quanto ao uso destes instrumentos virtuais ( e do notebook ) no palco, embora eu tenha criado o tópico para aprender com a experiência dos amigos aqui, eu continuo pesquisando pra saber como as outras pessoas pelo mundo que já usam isto fazem. e a medida que for descobrindo, eu vou postando aqui.

    Minha dúvida neste momento é especificamente sobre a interface de audio, que pro Notebook a melhor opção seria via USB. Por isto citei a FAST TRACK PRO.

    E então, algum amigo aqui poderia compartilhar a sua experiência conosco??

    Abração.

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fábio_soul

    Fabio, quem é o cara aqui do Fórum que usa notebook ao vivo e que você conversou?

    Talvez pudesse nos ajudar..

    Abração.

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Galera, uma informação útil pra quem quer comprar notebook pra usar VST: Chipset!

    Aí está o coração da sua máquina, não só em notebooks, mais em todo tipo de pc.

    Existem váaaarios chipsets atualmente disponíveis nas placas mãe.

    Pra trabalhar com audio/VST com performance, compre com chipset VIA!
    Nada de SIS, entre outras.

    SIS é horrível!

    E acreditem se quiser, com um bom chipset e uma configuração bacana, nem é preciso interface de audio externa pra reduzir latencia, essas coisas.

    Se vc tem um chipset ruim, não adianta interface de audio, nada!

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3

    Oi Hammond:

    Obrigado pelas informações... um nick deste realmente impõe respeito.

    Quanto a inteface de audio, me refiro à entrada MIDI para o notebook e a saída de áudio dela para o PA.

    Por exemplo, depois de estudar um pouco mais o assunto e ler pela internet sobre a experiencia de outros caras ( no exterior), estou pensando no seguinte setup:

    Teclados Controladores + Inteface Fast Track Pro + Notecbook com VSTi

    Os teclados contrloadores estariam interligados e cada um em uma canal MIDI diferente.

    O ultimo teclado controlador, ligado MIDI à interface FAST TRACK Pro, seria o caminho MIDI ao Notebook. A interface FAST TRACK Pro estaria ligada ao Notebook via USB.

    Em termos de software, precisaria além dos proprios teclados virtuais ( B4, Arturia Minimoog, Pianos, etc..) precisaria também de um software chamado " virtal mixing console", ou seja uma mesa de som virtual, que possa endereçar cada um destes controladores MIDI ( com seus respectivos endereços MIDI ) para o teclado virtual desejado.
    Estes softwares seriam o V-Stack da Steinberg ou o Spinaudio.

    Depois é só pegar a saída de audio da placa Fast Track Pro e mandar pro P.A. ou amplificação exterior.

    Parece simples, e na verdade as pesoas que usam isto fora do Brasil dizem que é bem simples mesmo... mas minha dúvida é quanto a latência deste sistema ( Interface de audio e/ou Notebook )

    Neste sentido, entra o que o Hammond falou sobre o Chipset, disto eu já imaginava.


    s e aí

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3

    Aliás Hammond B3, aproveitando queria te perguntar algo "off topic" aqui: tudo isto que estou fazendo é na verdade pra aproveitar a qualidade destes instrumentos virtuais, principalmente do B4 e do Minimoog.

    Pra mim, estes dois teclados virtuais, são muito superiores aos teclados simuladores que existem no mercado.

    Você conhece algum MODULO simulador de Hammond que seja bom? Ouvi falar do XM-3 da popria Hammond e do E-MU B3.

    Mas tem gente no exterior que acha este VSTi B4 superior aos dois... sei lá.

    Você tem alguma opinião sobre isto??

    Abração

    Couto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3
    Conhece os chisets da nVidia, os nForce? A placa-mãe do PC roda com um desses, som on-board e tal, mas a nVidia já fornece o AISO nos drivers.
    Ah, a Intel tb fabrica placa-mães com seus chipsets nela, talvez pros Core 2 Duos da vida seja a melhor opção.

    jpjindex
    Já viu as Audiophile da M-Audio? A galera fala bem delas e tem versões USB e Firewire por ai. A USB vi por uns R$700 conto no ML.

    Já pensou em levar um desktop mesmo, ao invés dum laptop? Se vc montar um com uma placa-mãe padrão microATX, da pra comprar um gabinete menor. Vc vai perder em transportabilidade, mas vai ganhar muito em economia e nos upgrades q virão. Olha, a versão PCI da placa de audio q eu te indiquei a cima, custa um pouco mais de R$400, quase a metade da USB, e vc vai ter muitas outras opções pra este padrão. Ai com a grana q sobrar vc manda fazer um case legal q comporte o gabinete, lcd, teclado, etc.
    Da até pra vc fazer isso no teu PC pessoal. Compra 2 HDs, 2 gavetas de HD, instala o Windows (ou o OS q vc preferir) nos 2 separadamente, e em 1 vc põe os programas de música e no outro vc pode ter os outros programas q podem reduzir o desempenho do PC. Qdo vc for usar 1, vc tira o outro da gaveta. E poderia ter até um 3º HD para arquivos comuns.

    keys_all
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hammond B3
    compre com chipset VIA
    Olha... melhor que via?? nVidia!!!!

    Couto
    Disse tudo!!...nForce e/ou Intel na cabeça.. porem.. voce pega bem mais do que o comum!!

    Abraços

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Couto

    Couto, minha máquina do estudio é INTEL... e ponto final!

    Podem falar o que for, mas INTEL é INTEL. Mesmo rodando Windows dá pra contar nos dedos de uma das mãos quantas vezes esta máquina pendurou e precisou ser rebootada, e isto tomando surra às vezes 24 horas por dia.

    Já pensei nesta alternativa, de a invés do Notebook montar um desktop. Na verdade, guardo esta alternativa na manga.

    A interface FAST TRACK PRO é da M-Audio, só que conecta-se a qualquer computador pela USB. E se por um lado isto facilita na portabilidade ( usando o Notebook) por outro me preocupa a latencia que esta conexão MIDI via USB pode causar.

    Lembrem que, neste caso, vai o MIDI do controlador pro Notebook pela porta USB e volta o audio pela mesma USB... sei lá, me preocupa isto.

    Abraços.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    jpjindex

    Tem dois caras que me deram uma esclarecida legal sobre o assunto. São eles: Mauro Lacerda e Eder Muchiutti. Dá uma procurada por aí que você acha eles.

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fábio_soul

    Achei o post, pena não ter achado antes.
    Realmente os caras são bons, e conhecem bem o assunto.

    Estou estudando o assunto, principalmente a FAST TRACK PRO que é a melhor solução pra Notebooks. ( a não ser as interfaces com Firewire, mas aí é outro papo $$$ )

    Abraços,

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    jpjindex


    É a melhor coisa que você pode fazer, se sua intenção é usar Hammond, Moog, etc... e não tem grana para comprar os dito cujos de verdade.
    Eu, quando tiver grana, vou montar um PC legal, com um hardcase para o gabinete, exclusivo para música. Mas quando der $$$$...

    Vou te dar um exemplo: o PC aqui de casa, processador intel Celeron 2,26 GHz, HD de 40 GB, 256 de RAM. Uso com o driver Asio, via USB, e a latência é muito pouca, bem pouca mesmo, mas incomoda um pouquinho. Com essas configurações que você falou, e uma boa plca de som, isso desaparece (minha placa de som é a que veio com o PC, muito fraca).

    Se o lance é a latência, tendo um processador legal (o melhor é o core 2, pelo que eu sei) vale a pena investir. E também memória RAM, que é isso que "trava" a execussão de diversos VSTs ao mesmo tempo. Tendo 1 GB de RAM já é muito bom, conheço pessoas que usam essa configuração ao vivo e não deu problema, pelo menos até hoje. Se puder, 2 GB. Aí sim não há nenhum problema mesmo, o bicho não trava de jeito nenhum.

    HD de 80 GB já dá para guardar muita coisa, mas se tiver um HD maior, melhor (lógico né...).

    700 contos você acha uma placa de som legal, e pronto: pode usar tudo que quiser, vai ter melhores sons que qualquer teclado tenha, milhões de possibilidades.


    Dica: eu baixei um programa, que chama Forte, que funciona como um rack de VSTs. Com ele, você programa todos seus VSTs da maneira que quiser. Com 2 controladores, por exempo, no controlador de cima vc programa canal MIDI 1 para Uper do B4, e no controlador de baixo, vc programa canal 2 para Lower de B4. Aí, vc quer o som do Minimoog, que vc configurou como canal 3, vai no controlador de baixo e aperta um botão e, tcham, tá lá, o minimoog em baixo e o B4 em cima.
    Com esse programa, você não põe a mão no PC em nenhum momento do show, faz tudo pelos controladores. Quer dizer: chegou, ligou tudo, e pronto, só encosta no PC no final do show, para desligar. È lindo...



    Qualquer coisa, tamos aí...

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ROTTA
    · votar


    jpjindex
    Algum amigo poderia me orientar qual hardware seria necessário para usar estes instrumentos virtuais ( Hammond B4 , Minimmog, etc..) ao vivo ligado ao meu notebook?

    Como boa parte dos notebook não tem porta MIDI (de joystick), geralmente se usa uma interface MIDI USB ou Firewire. Interessante seria usar uma placa de áudio externa (que também geralmente é USB ou Firewire), pois o áudio dos notebooks costuma ser bem fraco.

    A discussão que rolou acima sobre os chipsets da placa-mãe faz sentido, e realmente é um dos itens importantes no desempenho da máquina (barramento e tráfego de dados internamento). No entanto, é bom lembrar que, ao contrário dos desktops, a possibilidade de alterar o chipset em um notebook é ZERO. Você já terá que comprar a máquina com o chipset que deseja. Pessoalmente, sem considerar uma aplicação específica, sempre fui testemunha da qualidade dos chipsets da Intel, e esta parece ser a opinião dos meus amigos que trabalham com tecnologia.

    Abraços.

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Galera, vcs não entenderam!

    Eu disse que o melhor chipset pra "trabalhar com AUDIO", são os VIA!

    Já o SIS, que é uma merda pra audio, da um resultado legal trabalhando com imagens (Photoshop, Draw...)

    E todos são assim

    Pra Audio, não tem pros VIA!

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    ou te dar um exemplo: o PC aqui de casa, processador intel Celeron 2,26 GHz, HD de 40 GB, 256 de RAM. Uso com o driver Asio, via USB, e a latência é muito pouca, bem pouca mesmo, mas incomoda um pouquinho. Com essas configurações que você falou, e uma boa plca de som, isso desaparece (minha placa de som é a que veio com o PC, muito fraca).

    Oi Mauro, prazer em conversar com você e obrigado pelas dicas.

    Realmente estou decidido pelos VSTi, não tem comparação com qualquer modulo simulador, pelo menso quanto aos teclados Vintage.

    Mas por favor, me tira uma dúvida: você usa a placa de som que veio com o PC, isto significa a saída de áudio.

    E quanto a entrada via USB... como é que você resolve isto? Você tem uma interface MIDI x USB, ou um controlador que tenha saída USB direto?

    MInha duvida é a seguinte: esta pequena latência a que você se refere do teu setup, você acha que é devido a que ( no teu sistema )??

    È que tenho namorado a interface FAST TRACK PRO da M-Audio que é USB, neste caso ideal para Notebooks. Mas quero me cercar de informações pra não me surpreender negativamente por causa da latencia.

    Você conhece esta placa??

    Abração,

    jpjindex
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Como boa parte dos notebook não tem porta MIDI (de joystick), geralmente se usa uma interface MIDI USB ou Firewire. Interessante seria usar uma placa de áudio externa (que também geralmente é USB ou Firewire), pois o áudio dos notebooks costuma ser bem fraco.

    Marco, a FAST TRACK PRO da M-Audio é uma interface MIDI x USB, que permite ligar o teu controlador MIDI ao Notebook através da porta USB.

    E ainda tem 3 saídas de audio stereo.. ou 6 saídas Mono.

    Pelas especificações, me parece "A" interface para esta aplicação, levando em conta o custo de uma Firewire + um Notebook com Firewire.

    Minha unica duvida, como falei antes nos posts anteriores, é sobre a latência pos me preocupa um pouco todo o caminho ( de entrada MIDI e de saida digital para os conversores D/A esternos ) serem pela porta USB.

    Abraços.

    mikemax2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    http://www.music-center.com.br/m-audio_midisport2x2.htm
    http://www.submarino.com.br/musical_productdetails.asp?Query=ProductPa ge&ProdTypeId=32&CatId=47766&ProdId=1374747&ST=BV47766&OperId=0&CellTy pe=2

    ninguem soube me responder se essa jossa funciona ou não, me parece ser ótima um cara da hendrix disse que rola, mas sei la se não é papo de vendedor.
    O preço que é convidativo menos de 400 conto na hendrix deve ta uns 360.

    AlexandreCanoasRs
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Olá, pessoal! Gostaria de entrar para essa novidade de usar um teclado ligado a um notebook. O fato é que sou novo neste assunto. Sei que dá certo, mas nem tenho idéia de como isso funciona. Gostaria de encontrar uma pessoa com conhecimento no assunto para me dizer como é preciso fazer para que se possa usar esta tecnologia. Qual a configuração mínima do note? Qual processador? Quanto de memória RAM? Qual o software a ser usado? Onde se consegue os sons para colocar dentro do pc (talvez esta pergunta seja tola, mas é como disse, não entendo nada disso, só sei que dá certo mas nunca vi ninguém usando ainda). Minha intenção é usar isto em performance ao vivo. Espero que eu tenha sido claro em minhas perguntas e que alguém com conhecimento possa me ajudar! E-mails para alexandremallmann@terra.com.br - Deus abençoe a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de Teclados Virtuais "ao vivo"