Review Dual OverDrive SD2 (Boss) – Fabricação: Taiwan

    Autor Mensagem
    MMiller
    Veterano
    # set/06


    Olá pessoal

    Bom farei aqui alguns reviews de alguns dos pedais de saturação de Drive que eu adquiri a mais de 6 anos, tais como:

    Dual OverDrive SD2 (Boss) - Taiwan
    Super OverDrive SD1 (Boss) – Japan
    Distortion DS1 (Boss) - Taiwan
    Hot Head (Digitech) - USA
    Grunge FX69 (DOD) - USA
    Tube Screamer TS9DX (Ibanez) - Japan
    Big Muff (Sovtek) – primeiro modelo original Russo.
    Shred Master (Marshall) - Englad
    Pro-Drive II (ESI) - Brazil

    E como vejo em vários foruns, perguntas e curiosidades sobre esses pedais; aproveitarei para sanar algumas duvidas em relação a eles; e fazer algumas comparações.

    Lembrando que as avaliações foram feitas com uma guitarra com corpo e braço em maple, escala em jacarandá indiano, trastes Dunlop, ponte e tarrachas gotoh, captadores Di’Marzio - The Tone Zone (ponte) e Paf Pro (braço), ambos com sistema Push Pull no potenciômetro de tonalidade para defasar uma bobina de cada cap, transformando-os em single.

    Primeira avaliação da semana:

    I - Dual OverDrive SD2 (Boss) – Fabricação: Taiwan

    Este pedal comprei usado em 2001 pelo Mercado Livre através do vendedor ‘Wagner Metal’, produto chegou em ótimas condições, semi-novo sem nenhum arranhão. (perfeito).

    Ele é um excelente pedal, possuindo dois tipos de Over Drive em canais independentes, um canal Crunsh e outro Lead. Para quem não sabe o Dual OverDrive SD2 faz parte da família do popular Super OverDrive SD1 que criou fama e marcou o timbre sendo usado pelo guitarrista Zack Wylde em vários álbuns do Ozzy Osburne e nos primeiros álbuns do Black Label Socyte. Esse pedal possui um timbre médio grave bastante destacado e é o pedal da boss com maior saída do mercado atualmente, muito bom para saturar amps valvulados e arrebentar as vidraças dos visinhos!

    A similaridade do SD2 para o SD1, está presente no canal Chunch do Dual OverDrive.

    O Canal Crunch possui um timbre bem característico ao Tube Screamer TS9 da Ibanez, na verdade a intenção da Boss nos modelos SD1 e SD2 era criar um pedal baseado no Tube Screamer, possuindo as mesmas características sonoras, mas com projetos completamente diferentes, tanto em componentes como na sua construção, mas que o resultado fosse exatamente parecido com o TS9 da Ibanez. Bom se essa foi à intenção; eles conseguiram isso!

    Comparei o canal Crunch do SD2 lado a lado com o TS9DX, usando um pedal roteador de linha para comparar os dois alternadamente durante a execução de bases e solos.

    O Timbre do Crunch do SD2 é parecido com o canal ‘+’ do TS9DX, ele dá o mesmo timbre do Tubescreamer com uma pequena nuance de ‘corte’ e definição nas ondas sonoras, ou seja: ele dá uma resposta mais rápida e nítida na execução de fraseados e solos (sem embolar o som).
    A única diferença notável é da presença de brilho e timbre levemente mais aberto do Crunch SD2 em relação aos pedais SD1 e o TS9DX (no modo +).

    O modo Crunch pode ser usado como boost dando a sensação de um leve arranhar de válvulas nos sons limpos, bom para execuções ala Steve Ray Voughan, ou para um delta blues. Ou se preferir pode-se carregar no ganho do pedal, dando um excelente drive para Rock n’ Roll ou Hard Rock, sem gerar compressão do sinal, dando mais clareza as notas e facilitando a percepção de nuances de palhetadas.

    O canal Lead possui extremo ganho e alta saída de freqüência do pedal, é o canal de mais alto volume do pedal, para melhor uso e execução do pedal, deve-se balancear bem a saída com o botão level entre ambos os modos. Esse canal lembra um pouco o drive de um Mesa Boogie, pois ele contem todas as características de um TS9 com extremo ganho e compressão em níveis elevados de saturação, ele possui um timbre aberto, mas com compressão de freqüências agudas, dando destaque as médias e baixas freqüências, na minha opinião é em disparado o melhor drive porrada que já conheci, muito mais peso e timbre que o Metal Zone, aliás também possuo o Metal Zone MT2, e sei o que estou falando! Ou melhor, escrevendo e descrevendo. rs

    O modo Lead é muito bom para aqueles fãs de todos os gêneros de Metal, Hard Rock. Com ele você conseguira qualquer timbre e distorção pesada para qualquer execução, ótimo pedal para solos e bases ‘porradas’; não me desfaço desse pedal por nada desse mundo, não é de se estranhar que ele é uma recente raridade da boss, e quando se encontra um usado em bom estado é vendido por nada mais nada menos que R$ 370,00 nos Mercados Livres da vida.

    Conselho de amigo, se virem um...Compre! Eu mesmo já me garanti, tenho dois agora.

    JAN NOISE
    Veterano
    # set/06
    · votar


    MMiller
    Caraca, estou animado com a descriçao do pedal...
    Esse canal lembra um pouco o drive de um Mesa Boogie
    Diz uma regulagem p se chegar a esse timbre. Vou pegar esse pedal sabado.
    depois coloco o q achei do pedal

    MMiller
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    e aiiiiiiiiiiiii

    pegou já o Dual Overdrive boss?

    o que achou do bendito?

    Abner E.D.
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Realmente o SD2 é um grande pedal!!

    Possuo um e por mais que tenha pensado não tenho coragem de me desfazer dele, sei que não vou achar nada como ele.

    Recomendo a todos e ele vale os R$ 370,00.

    Além de possuir um excelente som, ele é um pedal versatil pois dá pra explorar diversos sons com os dois modos.

    Utilizo para tocar Rock Clássico, Hard Rock e Metal Tradicional ...

    Benkens
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    E ai, revivendo este tópico, já que tô chegando só agora, fiz um review em video do SD-2, bem ruimzinho o som pq gravei com uma câmera Sony com muita compressão na captação do mic, mas dá pra ter uma idéia, ai vai o link:

    http://tubefuzz.blogspot.com/2010/03/boss-sd-2-dual-overdrive-pedal.ht ml

    Ao final do post tem o video que fiz...

    caio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    não quero criar outro tópico..

    to com oportunidade de pegar um SD-2, mas nm sei se ele aguenta o que eu quero tocar..
    Alguem aqui tem o pedal e sabe dizer, até aonde da pra chegar com um timbre legal?
    Tenho uma Les Paul, pra tocar desde classic rock, hard, e metal.. será que da? alguma sugestão de outro pedal? bem versatil..

    ricardocezario
    Veterano
    # out/10
    · votar


    É um ótimo pedal. No modo crunch com pouco ganho você tem uma tipica "saturação" e com o maximo de ganho tem um ótimo overdrive pra hardrock, classic rock, bem rasgado. No modo Lead ele é bem porrada! Da pra tocar metal tranquilo, usei alguns simuladores de amplificador e ele chega bem perto do Mesa Boggie.

    Ele é muito versatil e com uma qualidade de som impressionante. Pena que não os fabricam mais.

    Estou para casar e to pensnado em vender todo meu equipamento de guitarra. Ficar só com o violão.

    Deixei todo meu equipamente anunciado no mercado livre (Inclusive o SD-2) pra ver se pego um preço justo neles. Caso queira de uma procurada por lá. Grande Abraço

    ricardocezario
    Veterano
    # out/10
    · votar


    PS: Mulher e guitarra não combinam tanto assim quando você é compromissado...hehe

    Son Volt
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Que tragédia... ter que se desfazer de um hobby por conta de mulher...

    caio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ricardocezario
    Obrigado, e realmente, é uma pena..

    ricardocezario
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cara, não é exatamente por causa da mulher que vou me desfazer.
    Mas pelos consequencias que tudo isso leva, é foda!

    Mas logo, logo to de volta ai, daqui uns 2 anos espero estar voltando com um equipamento legal.

    Por enquanto vou ficar com algo mais modesto e que segure a onda legal pra uma brincadeira. Tanto que ja peguei uma pedaleira com interface USB pra brincar de "guitar hero" no quarto...hehe

    Benkens
    Veterano
    # out/10
    · votar


    caio
    Dá pra tocar isso ai tudo que vc falou sim.

    ricardocezario
    Para ter uma idéia de valor, vendi o meu SD-2 por R$380,00 usado em bom estado com caixa e manual.

    ricardocezario
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Benkens

    Pois é cara, consegui um preço justo ele. Porém o cara deu o lance no mercado livre e não apareceu mais. To pra anunciar denovo.

    Mas sem duvida nenhuma é um ótimo pedal, pra mim poucos pedais tem aquele punch do SD-2 no modo lead.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Dual OverDrive SD2 (Boss) – Fabricação: Taiwan