【FIXO】 Glossário de termos usados em bateria e percussão

Autor Mensagem
neji
Veterano
# jul/07
· votar


Amok
Dos dois, mas principalmente da baqueta.

MachineBrain
Veterano
# jan/08
· votar


Bastante construtiva e edificante a idéia do tópico!
Quando/se puder em outro momento deixarei minha contribuição...
Isso se for necessário, pois pelo que vejo aqui, acredito que já não tenha mais muito a acrescentar...

DionatanMcBrain
Veterano
# mar/08
· votar


Dae galera!

Se alguem puder me passar uma definição de toque duplo,eu ja vi em alguns estudos mas não consegui aplicar,porque não entendi muito bem!!!
Abraço!

Amok
Veterano
# mar/08
· votar


DionatanMcBrain
Toque duplo é o Double Stroke Roll. Vc alterna os toques de dois em dois, tipo DDEE DDEE DDEE DDEE. Em velocidades baixas, o double é um excelente exercicio para borracha que treina o controle de rebote e fortalece os musculos. Em velocidades mais altas, o Double fica mais fácil de ser executado utilizando-se a técnica Moeller, que consiste em aproveitar o rebote da baqueta para preparar o segundo golpe.

[ ]´s

Sab_Ian
Veterano
# mar/08
· votar


Ei Amok, vc poderia contar um pouco sobre vc para gente. Qual a sua idade, se tem filhos, no que trabalha. Claro que a opção de fornecer esses dados é exclusivamente sua. Eu escrevi no seu tópico sonhos a realizar, dá uma olhada lá.

Amok
Veterano
# mar/08 · Editado por: Amok
· votar


Sab_Ian
Então, véio, eu criei um tópico chamado "Quem é você" , justamente pra galera se apresentar por aqui. Esse tópico ficou em stick (fixado) por um tempo, depois tiraram e ele acabou caindo. Vc poderia se apresentar.

Taqui o link:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/75420/

Este link também pode ser usado para uma introdução pessoal, na medida do possivel:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/139622/

Quanto aos dados pessoais, é recomendação expressa do fórum não publicá-los, por questão de segurança. Como usuário, eu procuro respeitar as normas da casa, mesmo nem sempre concordando com elas (o que não é o caso).


Ah. E o tópico dos "sonhos a realizar" também não é meu...

[ ]´s

Sab_Ian
Veterano
# abr/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


Amok
Ah. E o tópico dos "sonhos a realizar" também não é meu...

Bricou? Mais um que não é. Preciso prestar melhor a atenção nisso.

Sab_Ian
Veterano
# abr/08
· votar


Amok

Na verdade eu escrevi minha opinião no seu tópico: "Ir atras do kit dos sonhos compensa?"
Aliás, faz tempo que vc criou esse tópico, por acaso vc já trocou de bateria?

HaeruDrums
Veterano
# abr/08
· votar


Amok


mt bom esse tópico kra!
sou novo aki no forum e tbm sou iniciante no instrumento

esse topico me resolveu mtas duvidas
principalmente da questão da posição dos pés (Heel Up/Down)
e na questão dos pratos ^^ (ataque,condução e efeitos)

coloque sempre q axar algo interessante no tópico
ai vc ajuda de iniciantes, e alguns veteranos tbm!!!


Haeru~

Amok
Veterano
# abr/08
· votar


HaeruDrums

Seja bem-vindo ao fórum. Espero que seja útil na sua introdução ao mundo da batera.
Obrigado pelas observações.

[ ]´s

Vini Ulrich
Veterano
# jan/09
· votar


Amok

vc poderia posta a subdivisoes dos pratos suas caracteristicas?
tipo...

Ride: Power ride, bell ride, mega ride, ping ride....

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Vini Ulrich
Dá uma lida nesse artigo que escrevi:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/161027/#4335790

Se sobrar alguma dúvida, poste aqui, blz ?

[ ]´s

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Em geral estas "subdivisões" são mais estratégia de marketing do que propriamente uma divisão didática.
Alguns termos são comuns entre as marcas e merecem uma explicação.
"Power" se refere a pratos com bastante volume e explosão (se forem crashes)
O termo "Mega Bell" se refere a rides com cúpula superdimensionada, que em geral são pratos com muito volume e bastante cortantes, com som bem definido, e desenhado para bateristas que preferem conduzir com som de cúpula.
O termo "Ping" se refere a rides que valorizam o ataque da baqueta e têm poucos harmônicos. Os Mega Bell são uma versão Hulk do ping ride
O termo "Dark" se refere a pratos com tonalidade mais grave e em geral mais ricos em harmônicos
O termo "Projection" se refere a pratos com mais volume comparados aos "Medium" da mesma linha, sem variações significativas de timbre.
O Termo "Raw Bell" se refere a pratos de cúpula não torneada, o que confere um som de cúpula mais complexo.

De cabeça é isso que me lembro. Ver vir algum termo estranho por aí, é só postar blz ?

[ ]´s

Vini Ulrich
Veterano
# jan/09
· votar


Amok

tranquilo, vlw ae kra.
e mals ae, num tinha visto o outro topico [na verdade eskeci d usa a busca :x]

=]

baterablogs
Veterano
# ago/09
· votar


Fala ai galera blz????
eu entrei no tópico pra convidar a todos para acessar meu blog sobre bateria.
la vocês vão encontrar uma grande quantidade de conteúdo sobre bateria deus do mais básico até o avançado
clique aqui para acessar

Batera Blog's

ThI4g0
Veterano
# ago/09
· votar


Fala galera!
Alguém sabe o q é Helicopter?
Vi esse termo em um outro tópico, porém não tinha a definição do q é, e eu não faço idéia do q é.
Alguém sabe?

[ ]'s

Dob
Veterano
# set/09
· votar


Gostaria de saber o que é "afinação alta" e, por conseguinte "afinação baixa".
Aproveitando a oportunidade, como mudo minha senha? Onde é o "preferências" aqui no cifraclub?
Abraços

Amok
Veterano
# set/09
· votar


Dob
Seja bem-vindo ao forum.
"afinação alta" ou "baixa" são termos que indicam o quanto de tensão é colocada nas peles do tambor. Quanto mais apertado, mais alta é a afinação. Os termos são de fato imprecisos e servem somente para dar uma idéia do tipo de afinação que se adotou.

Sobre a senha: depois de logado, entre no "perfil" e depois em "cadastro"

[ ]'s

Jack Antares
Veterano
# set/09
· votar


Alguém pode me dizer o que seria um Shuffle? Já ouvi muitas vezes esse termo...

aboth
Veterano
# ago/10
· votar


olá sou novo no forum e queria dizer que toco bateria a uns 20 anos mas sempre de brincadeira com amigos , mas a maioria desses termos usados por vcs eu nunca tinha ouvido falar, pois quando pequeno eu fazia parte da banda do colégio militar de curitiba e tocava caixa, passado uns tempos tive meu primeiro contato com bateria e gostei, fiquei tempos sem tocar até que conheci um colega na aeronautica q queria montar uma banda, montamos e começamos a tocar nos bares da vida, depois me casei e nunca mais toquei em lugar nenhum, nessa época de banda comprei uma bateria usada chamada aero som marca paulista, 20 anos depois , agora comprei uma bateria nova ludwig com set de pratos zildjian e estou gostando muito do setup e fico feliz em estar participando hoje desse forum ...um grande abraço para todos.
ps : sou autodidata por isso nunca ouvi esses termos.

Amok
Veterano
# ago/10
· votar


aboth
Poder voltar a tocar é um dos maiores prazeres da vida. Ainda mais quando a gente já tem maturidade e uma situação financeira estável. Parabéns pelo seu kit. Espero que o glossário o ajude nas pesquisas para seu desenvolvimento. É importante falar "baterês" pra entender o que se escreve por aí, e tem muito material disponivel pra estudos.
Bem-vindo ao fórum.

[ ]'s

WeS Guitar Hero
Veterano
# dez/10
· votar


Não acho que conta como um termo, mas com certeza vocês podem me ajudar.

Como chama aquele instrumento de percussão que parece um "banco" ou caixote onde o instrumentista fica sentado. Muito usado em lual, por exemplo, para acompanhar o violão e a voz.

Poderia ficar dar mais detalhes sobre... Mas ficaria muito convidativo para fazerem piadas com a minhas explicações, como: toca-se sentado com a palma da mão, geralmente usando apenas uma das mãos... e por aí vai.


Abraço!

Amok
Veterano
# dez/10
· votar


WeS Guitar Hero
Esse instrumento se chama Cajón (pronuncia-se "carrón"), e é originário do Peru. É basicamente um caixote com uma abertura na parte de trás e uma tampa meio solta na parte da frente. Na tampa frontal é fixada uma esteira de caixa. Ao se percutir nos ângulos, se obtém um som estalado, parecido com o da caixa de bateria. Tocando com a palma da mão no centro da tampa, se obtém um som mais grave, simulando o bumbo.
Pra tocar é simples, é só sentar em cima dele, com as mãos sobre a face frontal e sair explorando os sons.

[ ]'s

WeS Guitar Hero
Veterano
# jan/11
· votar


Amok
Muito obrigado!
Ótima explicação, quase uma aula!

Andei visitando seu blog, batuques e batidas, achei muito bom!
Na verdade não é só um blog, é uma escola!!
Parabéns!!


Abraço!

Bennesby.
Veterano
# jan/11
· votar


Em geral estas "subdivisões" são mais estratégia de marketing do que propriamente uma divisão didática.
Alguns termos são comuns entre as marcas e merecem uma explicação.
"Power" se refere a pratos com bastante volume e explosão (se forem crashes)
O termo "Mega Bell" se refere a rides com cúpula superdimensionada, que em geral são pratos com muito volume e bastante cortantes, com som bem definido, e desenhado para bateristas que preferem conduzir com som de cúpula.
O termo "Ping" se refere a rides que valorizam o ataque da baqueta e têm poucos harmônicos. Os Mega Bell são uma versão Hulk do ping ride
O termo "Dark" se refere a pratos com tonalidade mais grave e em geral mais ricos em harmônicos
O termo "Projection" se refere a pratos com mais volume comparados aos "Medium" da mesma linha, sem variações significativas de timbre.
O Termo "Raw Bell" se refere a pratos de cúpula não torneada, o que confere um som de cúpula mais complexo.

AMOK
como posso descrever o Ride do Neil Peart, ele tem volume, porem nao tem sustain, a cupula é de som medio.
ou seja, seria uma mistura de varios tipos!?
Projection Ping Raw Bell Ride = SABIAN Paragon

o cara mando fazer um ride fudido!

Amok
Veterano
# jan/11
· votar


Bennesby.
O Sabian Paragon é derivado do Ping ride polido da Zildjian. Eu não usaria o termo raw bell porque a cúpula dele é torneada e martelada, um procedimento incomum. Os pratos Signature dispensam essa nomenclatura porque possuem sons exclusivos, criados segundo as especificaçoes do musico que assina a série. Ou seja, mandou fazer...

[ ]'s

welbson
Veterano
# ago/11
· votar


vlw

luickhammeron
Veterano
# mar/12
· votar


aqui em minas chamam o "batedor" de "pirulito"

Davys
Membro Novato
# dez/18
· votar


Alguien que me ayude a saber en que compás y tempo esta la canción de Evan craft El niño del tambor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Glossário de termos usados em bateria e percussão