APROFUNDAR NO ESTUDO DE VIOLAO

Autor Mensagem
Danielc
Veterano
# jun/04


PESSOAL TOCO VIOLAO POPULAR A ALGUM TEMPO E ME DIGAM UMA COISA PARA EU ME APROFUNDAR NO ESTUDO DO VIOLAO(IR A FUNDO) O QUE DEVERIA ESTUDAR? VIOLAO CLASSICO? MPB? BOSSA NOVA?

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Danielc

Eu considero a técnica da bossa nova/MPB, como sendo uma erudição. Saber harmonizar bem na música, é pra poucos. Mas em termos de aplicação da teoria musical, o clássico ainda é mais profundo.

Amplexos

Danielc
Veterano
# jun/04
· votar


como assim erudicao!???????? e pq harmonizar bem na musica vc acha que é para poucos???????

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Danielc

como assim erudicao!????????

Erudito não é só o que é clássico. Existem muitos populares eruditos também.


e pq harmonizar bem na musica vc acha que é para poucos???????

Porque a maioria dos violonistas não harmonizam. Apenas fazem o acompanhamento.

Crash
Veterano
# jun/04
· votar


Al Majíd
entao qual a definiçao certa de erudismo?

piculo
Veterano
# jun/04
· votar


Olha me peguei com a mesma pergunta: P/ onde ir agora? o q estudar? tipo, jah toco ha algum tempo mas queria me apronfuncar mesmo, dominar a linguagem, o instruemento, harmonizacaum, percepcaum etc.

alguem poderia ralmente ajudar. pode parecer besteira mas eh uma pergunta crucial p/ mim que estou querendo evoluir p/ me tornar musico, apesar de jah ter profissaum.

LeandroP
Moderador
# jun/04
· votar


http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Erudito: Profundo conhecimento ou saber em uma determinada área. No nosso caso, a música. Existem compositores populares, como Hermeto Pascoal por exemplo, que demonstram profundo saber no que fazem. Fazem música popular/regional com grande profundidade de conhecimento.

Amplexos

Cassio
Veterano
# jun/04
· votar


Eu tb tõ nessa do Piculo. Toco, toco, mas preciso evoluir em algo

Ovídio Sobral
Veterano
# jun/04
· votar


Prezado Danielc

A exatamente um ano em meio atrás tive essa mesma duvida passei por 4 professores até que um dia vi algumas peças de Bach para Violão Clássico fique espantado com a técnica do violonista que fiz aula com ele durante um ano e meio - RESUMINDO SE VOCE QUE (iR A FUNDO) A APRENDER REALMENTE COMO SE TOCA VIOLÃO VÁ A RAIZ DO PROBLEMA ESTUDE CLÁSSICO QUE É A BASE DE TODOS OS OUTROS ESTILOS E PREPAREÇE SEU ESPÍRITO QUE VC VAI TER QUE ESTUDAR NO MINIMO 2 HORAS POR DIA. E DE PREFERENCIA A PROFESSORES QUE POSSUEM GRADUÇÃO EM FACULDADES OS CABOCO ENTENDE DO ASSUNTO.

OVIDIO

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Ovídio Sobral

quais peças vc estudou do Bach, cara? onde q eu acho partitura delas?

Bráulio Bosi
Veterano
# jun/04
· votar


Cara é o seguinte, se você quiser tocar violão para as menininhas e talz, estuda MPB, pq vc vai ter mais noção de harmonização, como encorpar seu som e talz, agora se você for um fanático por violão, começa a estudar o clássico, pq vc pega muitas tecnicas com o clássico, e leituras de partituras e talz, muito show =)

luizc29
Veterano
# jun/04
· votar


Hoje eu sei tocar as músicas por meio de tablatura e cifras. Porém, quando partem para escalas, harmonia, partitura, etc., aí eu fico mais perdido do que cego em tiroteio. Toco por hobby, e mesmo assim sinto, também, essa necessidade de aprofundar meus estudos.

piculo
Veterano
# jun/04
· votar


e ai, o classico realmente deve ser um 'otima escola, mas o q dizer do violaum popular? conheco gente(de nome) que toca muito, com tecnica e nunca foi a uma escola formal(naum eh auto- didata).

tocar classico, lendo o q jah estah escrito eh ralativamente mole(requer muito estudo) porem naum eh nada que um ser normal provido de boa cordenacaum motora aliado a tecnica ensinada por um bom porfessor possa conseguir.

To falando isso pq ninguem valoriza o violaum tipico brasileiro. Cara, somos riquissimos. Vide o choro, o maior movimento instrumental que existe no nosso pais. Genuinamente brazu, sem influencias do jazz(digo as raizes do choro - datando no seculo XIX). As vezes comparado ao jazz pela improvisacaum e habilidade do acompanhador ou solitas p/ sacar as modulacoes etc.
O "swing", eu prefiro dizer SUINGUE, que tem o samba e/ou bossa nova. Isso tem q ser valorizado... ninguem presiza ir p/ berkley p/ aprender musica... temos Ian Guest dando aulas, o TPEM da Uni-rio, Adamo prince, Mauricio Carrilho, Paulo aragaum. Aguce sua percepcaum com Bia Paes Leme, renomadissima entre os musicos cariocas.

Pois bem, quando disse que queria me aprofundar nos estudos de violaum foi por querer acompanhar o q existe no brasil de mais importante. tudo bem se tiver q passar pelo estudo do erudito mas gostaria de saber se alguem conhece algum metodo sobre violao popular ou brasileiro? os melhores metodos escrito saum sobre o violaum espanhol(aplicavel aki em algumas praias) mas naum eh isso que quero.

Alguem pode ajudar?

piculo
Veterano
# jun/04
· votar


caramba escrevi "presiza". Todos sabemos q o certo eh precisa. foi mal.

Johnny
Veterano
# jun/04
· votar


Dale estudar Villa Lobos - Estudos, Prelúdios, Choros, Peças em Geral... na minha opinião o popular brasileiro mais erudito possível. Mas existem outros nomes...

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


piculo

Concordo plenamente com você. Por isso eu disse que não é só o dito "clássico" que é erudito, mas também o dito "popular".
Dilermando Reis é um exemplo de violonista que viveu entre a fronteira do clássico e do popular, e fazia miséria nos dois estilos.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Al Majíd
amigo, lembra aquelas partituras q vc me passou?
mto dificil de conseguir pegá-las.

Prelúdio é o início do estudo de violão clássico né?
Se alguem ou vc tiver alguns exercícios pra me passar, agradeceria.
=]

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie

Prelúdio é uma introdução. Vou te mandar alguns estudos de violão clássico no seu novo e-mail chick demais no úrtimo de 100 MB....:D

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie

Olha lá no seu e-mail.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Al Majíd
chick demais no úrtimo de 100 MB....:D
hahaha eu achava q tu tava zoando, ae qndo abri, "puts...o Al Majíd tava certo" 100 mega veja só...ehehe

Valeu, já vi lah, e te respondi.
Brigadaum.

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie

Tá falado.

FeRnAnDo_Z
Veterano
# jun/04
· votar


Al Majíd
Manda pra mim também.
fernandostock_z@yahoo.com.br
MSN: fernandostock@hotmail.com

Grato!!!

Al Majíd
Veterano
# jun/04
· votar


FeRnAnDo_Z

Foi.

piculo
Veterano
# jun/04
· votar


axo q isso vaio te ajudar

http://www.oviolaode7cordas.cjb.net/ --> esse eh o sitio oficial do bertaglia.

http://www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/6796 --> esse sitio vale a pena ser visitado por todos.

eu mesmo to pensando em comprar.... abracos.

Ovídio Sobral
Veterano
# jun/04
· votar


Caros Piculo e Demais Amigos

Quando resolvi aprofundar-me nos estudos de violão tinha um unico proposito, tocar samba, sou apaixonado com samba, Foi então que percebe que, para tocar outras modalidades como bossa, mpb, rock e o tão do samba teria que ir na raiz, foi quando entre nos estudos para violão clássico, pelo pouco que sei e que, todas ás técnicas de violão já foram escritas por volta do seculo XVII e XVIII e IXX por autores com F.SOR, M. Guiulianni, M Carcassi que foram figuras que deixaram o legado importante para o violonistas atuais que são milhares em todos mundo, por isso que não me assunto quando vejo guitaristas como Malstem, J. Satrianni, Steve Vai solar. Surigo que voce vá a uma biblioteca de musica de qualquer escola faça uma pesquisa e mão a obra

Abraço a todos

Ovídio Sobral
Veterano
# jun/04
· votar


Caro inthelight

Como eu disse anteriormete, Eu fiz uma pesquisa na biblioteca de musica da UFMG e peguei vários estudos para violão de autores como SOR. Guilianni etc e de quebra, pegue o algumas peças de BACH adaptadas para violão se vc
quiser, lhe mando a CHACONNA de Bach que e muito bonita ou "Jesus alegria dos Homens" e outras. Me diga o seu email...eu escaneo e lhe mando ok?

Ovídio

Ovídio Sobral
Veterano
# jun/04 · Editado por: Ovídio Sobral
· votar


Campanheiros

Vejo que o assunto e grande e caminha para uma unica direção "EVOLUÇÃO NO INSTRUMENTOS", bem, tenho bastante informação, partituras e exercícios, que acham de montarmos um site com informações e estudos de violão colocaria-mos scaner das partituras, quem não saber ler partituras, tenhos exercícíos para iniciantes, alguns estudos não muitos difíceis de tocar e dicas e é claro, arquivos midi que quebra um galho danado etc...o que acham? presciso de um(a) amigo(a) para ajudar na montagem, algum voluntário? ou poderiamos usar o cifra club? onde todos possam buscas as aulas...

Abraço a todos

Ovídio

luizc29
Veterano
# jun/04
· votar


As pessoas que frequentam este forum têm demonstrado muito boa vontade e companherismo para com os outros. Sempre oferecendo auxílio a aqueles que precisam. Por isso esse é o único fórum de música que participo. Porém sinto que falta um espaço para que os participantes possam colocar os seu arquivos e assim beneficiar a todos. O caro Ovídio Sobral, vai começar ouvir inúmeros pedido como "eu quero" "eu também" etc. Sendo que se tivesse este espaço, o processo seria bem mais simples e prático.

Ovídio Sobral
Veterano
# jun/04
· votar


luizc29

Olá amigo

algumas sugestão para esse assunto? Vc sabe se no cifras-club existe um espaço onde podemos colocar os arquivos e todos nós poderiamos deixar lá e buscar.


Abraço

Ovídio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a APROFUNDAR NO ESTUDO DE VIOLAO