Ajuda para comprar violão

    Autor Mensagem
    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06


    Olá

    Estou pra comprar um violão elétrico de cordas de aço.

    Eu sou guitarrista, não estou mt por dentro do assunto. Vcs podem me ajudar?

    Pretendo comprar algo bom. profissional.
    Um violão que seja bom plugado e tambem desplugado.

    O que vcs acham da marca takamine?
    Quais séries ou modelos?

    ..
    Não sei exatamente quanto eu pretendo gastar, mas a principio
    dinheiro não seria problema. 2000, 3000, sei la..

    vlw pela ajuda,
    []'s

    Teimoso
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    acho que takamine é uma das melhores opções.!!!

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Se dinheiro não é problema, vá de violão encomendado em um Luthier!

    Curioso que no Brasil tem um pessoal que paga o maior pau para Takamine e Yamaha. Aqui no Japão, são consideradas marcas boas para violões medianos, mas não tipo altamente profissional. Digo, são violões muito bons para amadores como eu, hehehe. :-)

    O que eles consideram top mesmo aqui são uns Martins e Gibsons. Para nylon, é violão espanhol ou qualquer um feito com... jacarndá brasileiro!

    Mas se você quiser uma dica um pouco mais acessível que essas coisas caras, muito caras, eu recomendaria um Yamaha da família CPX. São uns violões grandes e gordos, têm um volume bem alto desplugados. (estou fazendo propaganda porque eu tenho um)

    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog
    valew pelas dicas kra.
    dei uma olhada nessa serie CPX e gostei.
    oq vc acha desse modelo CPX8?
    essa serie CPX eh a serie top da yamaha?

    vlw,
    []s

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Hugo MS

    Vou responder os teus dois tópicos. Mas antes, eu vou assumir duas coisas:

    1. Dinheiro é sim problema, porque violões fodões de marcas tipo Martin e Gibson custam muito dinheiro mesmo.
    2. Por razões que não me interessam, você não está interessado em mandar fazer um violão em um luthier.

    Então, vamos lá. As séries da Yamaha não são divididas exatamente por tipos "simples" a "bons". Dentro de cada série, existem modelos melhores e piores. A característica da série CPX é que são violões bem grandes e gordos. O formato é parecido com os APX, com a diferença de que os APX são flat - não têm um volume tão bom se tocados acusticamente. Pelo que eu li, a captação deles é mais sofisticada que o tradicional piezo, exceto pelo CPX-5 (o mais simples desta família). Fora isso, o ideal é você pegar e tocar mesmo, para ver se faz o teu estilo.

    Quanto ao Ovation que o Midgard recomendou, é um violão de pouco volume se tocado desplugado. O som é BEM característico, com aqueles buracos estranhos e o fundo de fibra de vidro. Eu particularmente não gosto muito, mas isso é uma coisa bem pessoal.

    Quanto aos Takamine, são da mesma qualidade que os Yamaha. O pessoal tende a dar preferência para um ou outro, mas as duas marcas competem por um mesmo mercado aqui no Japão, e a qualidade é similar - para modelos de preço similar, obviamente! Não posso te dar modelos específicos, porque os Takamine aqui do Japão têm nomes diferentes dos do resto do mundo. Ah, uma coisa legal que tem da Takamine são uns violões um pouco menores, de ação bem baixa, bem "moles" de se tocar. Eles têm um formato próprio da Takamine, mas o volume é um pouco mais baixo.

    Uma outra dica é de um violão que eu não sei se você vai encontrar aí. É uma marca chamada Seagull, da série S6. Conheço um cara que é músico profissional (famoso mesmo), vidrado em tecnologia. E ele disse que a captação deste violão é excepcional, especialmente porque é um violão não tão caro (em torno de 800 dólares).

    Se você quiser uma coisa REALMENTE alternativa, procure um violão Variax para testar. O som desplugado é praticamente inexistente, mas plugado ele se torna um simulador de violões! E acredite, funciona mesmo! Mas o som desplugado é absolutamente horrível, e eu não achei muito confortável de tocar. Como o gosto de cada um é diferente, talvez seja a tua praia...

    Uma última dica: eu não iria de Crafter. Os Crafter aqui são vistos como estando numa classe ligeiramente inferior aos Yamaha e Takamines. Não é uma marca ruim, simplesmente atendem a um outro público. Por isso, tem violões mais baratos, com uma construção um pouquinho menos caprichada. Mas repito - não é que sejam RUINS (ruim é o Málaga que eu tenho no Brasil).

    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog

    a principio nao pensei q grana ia ser problema.
    ateh dei lah a faixa de grana q eu pretendia gastar...
    pelo q eu vi, pra comprar um martin eu ia gastar no minimo uns 4 - 5 contos.

    entao.. fui no site da yamaha ler a especificacao dos CPX...
    a captactao do CPX8 eh :
    "dupla captação: piezo + microfone"
    http://www.yamahamusical.com.br/index.php?pagina=produto&id=103

    como eu tava falando, eu queria som acustico, mas uma boa captacao e um bom som plugado eh fundamental, pq vou fazer show com ele.

    essa captaçao do CPX8 eh boa? como funfa?

    qual das series (APX/CPX) teria melhor som plugado?
    segue a especificacao do APX5A :
    http://www.yamahamusical.com.br/index.php?pagina=produto&id=113
    .. nao fala nada de captaçao.

    Bog, valew mesmo pela ajuda kra!!

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Hugo MS

    Acho que a captação deve ser igual, porque o APX e o CPX são "irmãos". Nunca testei um APX plugado para saber, mas até onde eu pude notar, são os mesmos violões em versões "gorda" e "magra". Então eu chutaria que a captação é igual.

    Essa captação com microfone é divertida. Acho que serve mais para pegar o teu "jeito" de tocar, tipo, batidas no corpo do violão e nas cordas. Também deixa o som bem configurável, porque dá para mudar a posição do microfone.

    Ah, a única coisa ruim que eu tenho a dizer é que as cordas são um pouco altas. Quando eu estava testando, dava para perceber facilmente essa diferença para os Takamines. Os Takamines que eu testei eram mais "macios" de tocar, mas eu gostei mais do som brilhante e forte do Yamaha. Além disso, achei o violão bonito mesmo, com um formato bem curioso.

    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog
    Bacana kra..
    tipo, teoricamente existe alguma vantagem do violao magro sobre o gordo?

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Hugo MS

    As vantagens do violão flat são o peso e o conforto para tocar de pé. Mas o som desplugado é mais fraco.

    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog
    devo dar prioridade pro gordo...
    pois em show vou tocar sentado...
    e preciso do som bom desplugado pra tocar em casa =)

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Volume de violão depende muito mais das madeiras utilizadas na construção do que do tamanho do corpo.

    Hugo MS
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Alguem sabe me recomendar alguns modelos da takamine preu dar uma olhada q sejam semelhantes a essa serie CPX da yamaha?
    takamine tem mt modelo.. fikei perdido no site.

    vlw []'s

    Kprush
    Veterano
    # set/06
    · votar


    E ae rapaz!!

    Vou te dar uma dica!

    Também sou músico e agora estou fazendo Faculdade de Música me especializando em instrumento (violão).

    Os violões da yamaha são bons e os takamine também é lógico.

    Com o tempo descobri que vale a pena investir no instrumento para não haver mais trocas no futuro. Por isso hoje em dia só compro do melhor.

    Você tem que ir nas lojas da Teodoro e testar mesmo... ver qual se adapta melhor a você.

    E se quiser, estou vendendo meu violão que por acaso é um Martin.

    Se estiver interessado me mande um e-mail para conversarmos melhor.

    dedodivino@yahoo.com.br

    Um Abraço

    [b][/b]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para comprar violão