SOCORRO GALERA?COMO MUDAR DE ENCORDOAMENTO 09 P/ 0

Autor Mensagem
rickydraus
Veterano
# jun/04


comprei minha guitarra finalmente. é uma shelter sx fast62 strato!!!heheheh
o problema é que ela vaio com 09 de fabrica, e eu não gosto de 09, curto mesmo é 010!!fui num luthier e ele disse que era melhor eu ficar mesmo com 09 pois 010 dava muito problema de empanar o braço!!eu ainda estou usando 09 mas não estou satisfeito, me ajudem...
quem tem guitarra strato e ja passou por isso me diga o que fazer???é verdade que usar 010 corre risco de empenar o braço????
mas se for verdade como eu ja vi grandes bandas usando fenders com cordas 011 e 012??????????????SOCORRO!!!não quero mexer na minha guitarra sem ter segurança pois ela é nova...

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


o tensor não é feito para isso mesmo???

Spiker
Veterano
# jun/04
· votar


rickydraus
Não intendi o luthier, o certo era ele mudar a tensão do braço e mudar as cordas. Na verdade eu acho que não tem problema nenhum.

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


O SRV usava .013.
Eu não confiaria nesse luthier pra mexer na minha guitarra.

Hansen
Veterano
# jun/04
· votar


o luthier estava de má vontade...

meu onde tu comprou essa shelter? to louco atrás de uma.. qto pagou??

driveguy
Veterano
# jun/04
· votar


vc leva sua guita no luthier e pede pra ele regula o tensor de a cordo com o encordoamento q vc quer usar. muda d 0.09 pra 0.10 num pega nada não, a menos q seu braço seja mto frakinho, oq c num pode é muda de 0.09 pra 0.12

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


driveguy
oq c num pode é muda de 0.09 pra 0.12
Se regular a guitarra pode sim, sem problema.
A menos q sua guitarra seja uma jeniffer da vida. =b

driveguy
Veterano
# jun/04
· votar


oq eu disse é q vc num pode mudar pra o.12 sem regular o tensor... e q nem precisa regula ele pra muda d 0.09 pra 0.10

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


manda pro luthier e fala pra ele arrumar a bagaça (se ele souber)...

Xalingo
Veterano
# jun/04
· votar


a nada... pode por, eu colokei 0.10 numa eagle minha e tah supimpa. chuchu blz.

ziotti
Veterano
# jun/04
· votar


kra, mudei meu encordoamento .009 pra .010 sem mexer em nada da regulagem, simplesmente troquei as cordas normalmente... tenho uma samick ls... vai na fé ae q dá

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


Desregula a ponte (se for flutuante ou tremolo), e tlvz deixe as cordas um pouco mais altas. Porém nada drástico. Mas é bom regular pelo menos a ponte

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


rickydraus
Membro

Também tenho uma Shelter igualzinha e fiz a mesma coisa, porém segui à risca uns conselhos de um luthier amigo meu.

Quando acabei de colocar o encordamento 010 eu fiz o seguinte:

1º Troque o encordoamento inteiro dela pelo 010 e durante o dia, vai afinando (pois dependendo da corda ela irá desafinar neste período).
2º No outro dia, coloque um capotraste na 1ª casa e um na última casa (se a Shelter for igual a minha é na 21ª casa).
2º Agora note que entre a casa 10 e 11 terá uma pequena distância da corda até o traste. Pois bem, agora segure firmemente com a mão o braço da guitarra perto do headstock e comece a operar o tensor da seguinte maneira: 1/4 de volta por vez. Agora tem que deixar o espaço do traste até a corda na casa 10 e 11 com aproximadamente 1 milímetro e meio.
3º Vire 1/4 para a direita e veja o que acontece. Caso a corda tenha se distanciado mais do traste é porque para a direita aperta o tensor. Caso ela tenha se aproximado mais é porque para direita o tensor afouxa. (digo isso, pq exite alguns tensores diferentes dos outros e é sempre bom saber para qual lado ele opera).
4º Vire sempre de pouquinho em pouquinho e com muita calma, até conseguir que a distância da corda para o traste da casa 10 e 11 esteja entre 1 e 1,5 mm.
Após este procedimento, regule as oitavas e a ação das cordas e no dia seguinte, torne a verificar tudo novamente para ver se esta correto, pois as cordas tendem a irem se acostumando e a madeira também com o tempo, então verifique novamente durante uma semaninha para ter certeza. Agora se você não estiver confiante em operar o tensor não opere, pois qualquer erro poderá ser irreversível. Abraços.

piruka2929
Veterano
# jun/04
· votar


Puta luthier vagabundo hein...uhauahiuahiua

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


Hansen
eu comprei na quase-tido.com.br
paguei 600,00

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


driveguy
num pega nada não..como assim posoo mudar sem mudar a tensão??????????

Hocus Pocus
Veterano
# jun/04
· votar


po cara a minha eh uma condor, e eu mudei de 09 pra 011, depois botei 09 denovo, e o braço tah perfeito esse semana foi a primeira vez que levei ela no luthier desde que comprei ela (quase 2 anos), e o braço tava perfeito, perfeito mesmo.... acho que vc colocar uma 010 naum dah nada...

Bigode Ozzy
Veterano
# jun/04
· votar


tem que regular o tensor sim, de 009 para 010 são só algum kilos de diferença em cima do braço, por isso tem q regular para naun empena-lo...leva em outro luthir e vai ver c ele fala a mesma coisa...o que q o Diflydream falow da certo, mas pra vc q começou agora e naun manja muito, com certeza é melhor vc levar em um luthir, e naun nesse zé mané ai...falow ai cara!

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
cara então quer dizer que no primeiro dia eu fico só afinando a guitara, já com o encordoamento 010.
no dia seguinte eu boto o capotraste e messoa altura de acordo coma as voltas no tensor.

tiagowzoles
Veterano
# jun/04
· votar


faz assim pega e troca na feh msmo sem muda nada...dae vai la no luthier e esfrega na kra dele a guitarra aeiuhIEUHOEIuhOIEuhOIeHEoiUHE

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


Bigode Ozzy
valeu vei!!!!o negocio é que aqui na minha cidade axoq ue não tem nenhum luthier,só tem aqueles que entendem+-,não tem nenhum com diploma e curso...

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
1-ao trocar o encordoamento de 09 para 010,devo trocar de uma corda por vez e ir afinando...dai por diante certo???
2-cara se eu colocar as cordas 010 e ficar afinando durante o dia, o braço nesse periodo de tempo já vai sofrendo uma tensão maior que a tensão feita pelas cordas 09??não é???
3-a minha shelter é a sx 21trastes.o capo traste que vc chama é a quele que parace um pegador de roupas né???que segura as cordas como se fosse uma pestana de um acorde com pestana,certo??então tenho que comprar 2 desses,quanto custa um desses??
4-cara me diz pela mor de deus como é que eu vou medir a altura entre o traste e as cordas??ussando que objeto, que equeipamento???OBS:devo medir da superficie do traste para a superficie da parte de baixo das cordas?ou para a superficie da parte de cima da corda???(isso faz diferença principalmente na 1°corda a mizão)!!!
5-hahah já que a sua guitarra é igual a minha me diz logo qual o sentido do temsor que aperta e o que frouxa(horario,antihorario)???
6-, regule as oitavas e a ação das cordas ....o que vc quer dizer com a ação das cordas????
7-pois qualquer erro poderá ser irreversível. Abraços.O que seria um erro irreversivel???rodar de mais o tensor???girar p o lado errado????

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


GAlera por favor respondam +++++++
é uma causa nobre..todos nos já passamos por essa duvida ou ainda vamos passar!!!!
quem tem guitarra strato qualquer que seja,e que já veio com 09 de fabrica e vc quiz botar 010, me conta como vc fez??se levou num luthier e vc acompanhou todo o trabalho dele fala aí o que ele fez para regular o braço da sua guitarra!!!ESTOU PERGUNTANDO PQ NA MINHA CIDADE NÃO TEM LUTHIER!!O CARA QUE É UM DOS QUE MAIS ENTENDE,DISSE QUE USAR 010 É PERIGOSO POIS PODE EMPENAR O BRAÇO..DISSE TAMBEM QUE PARA TROCAR AS CORDAS DE UMA GUITARRA SEJA QUAL FOR É SÓ TIRAR TODAS AS CORDAS DE UMA SÓ VEZ MESMO E COLOCAR AS NOVAS E AFINAR.OLHA SÓ!! VCS AXÃO QUE EU VOU CONFIAR A MINHA GUITARRA A ESSE CARA????

rickydraus
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream
CARA DA CERTO MESMO?????????COMO FICOU SUA GUITARRA????FICOU COMA S CORDAS BAIXINHAS E MACIA P TOCAR?? EO BRAÇO FICOU PERFEITO????QUE COR É A SUA???BOTA FOTOS DELE AÍ!!!!

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


rickydraus

Desculpe a demora amigo. Vamos por partes:

1-ao trocar o encordoamento de 09 para 010,devo trocar de uma corda por vez e ir afinando...dai por diante certo???
- Não é necessário, a Shelter é ponte trêmolo, pode tirar todas as cordas e trocar tudo de uma vez.

2-cara se eu colocar as cordas 010 e ficar afinando durante o dia, o braço nesse periodo de tempo já vai sofrendo uma tensão maior que a tensão feita pelas cordas 09??não é???
- Exatamente, por isso é imprencindível a regulagem do tensor daquele modo que lhe passei.

3-a minha shelter é a sx 21trastes.o capo traste que vc chama é a quele que parace um pegador de roupas né???que segura as cordas como se fosse uma pestana de um acorde com pestana,certo??então tenho que comprar 2 desses,quanto custa um desses??
- Isso, este mesmo, teria que comprar dois deve custar uns 10 R$, porém se for inviável a compra, você pode pressionar o primeiro e o último traste da 1ª e da 6ª corda e ir olhando o espaçamento do traste. Então você da 1/4 de volta no tensor e novamente pressione o primeiro e o último traste da 1ª e da 6ª e verifica a distância das cordas no traste da casa 10 e 11 novamente. E calmamente e pacientemente continue a operação, até atingir um espaço entre 1 e 1,5 milímetros.

4-cara me diz pela mor de deus como é que eu vou medir a altura entre o traste e as cordas??ussando que objeto, que equeipamento???OBS:devo medir da superficie do traste para a superficie da parte de baixo das cordas?ou para a superficie da parte de cima da corda???(isso faz diferença principalmente na 1°corda a mizão)!!!
- Tem alguma palheta de 1mm ou 1,5mm ? Pode ser uma ótima referência, ou então pegue uma régua para mais precisão. A distância de 1mm/1,5mm é medida da superfície do traste até a superfície de baixo da corda, como você disse. Ou seja: a distância que vc encontrar entre o traste e a corda.

5-hahah já que a sua guitarra é igual a minha me diz logo qual o sentido do temsor que aperta e o que frouxa(horario,antihorario)???
- A minha Shelter é igualzinha a sua, porém eu não posso afirmar que o tensor seja igual, pois fui fazer isso na de um amigo meu e o tensor dele era para outro o lado, por isso muito cuidado e atenção. A minha se eu giro para a esquerda (lado que se encontra as tarrachas) eu solto o tensor e para a direita eu aperto.

6-, regule as oitavas e a ação das cordas ....o que vc quer dizer com a ação das cordas????
- Depois de regulado o tensor, tem que regular primeiro as oitavas (caso não saiba como me pergunte novamente que te explico detalhadamente como fazê-lo) a ação das cordas é a altura das cordas. Ou seja a distância das cordas do corpo e da escala (fretboard). Na shelter ela é regulada por dois parafusos allen contidos na ponte para cada corda.

7-pois qualquer erro poderá ser irreversível. Abraços.O que seria um erro irreversivel???rodar de mais o tensor???girar p o lado errado????
- Isso mesmo, caso você "aperte" demais o tensor ele estará comprimindo a madeira junto o que pode levar à torsão ecessiva do braço, que implica no empenamento ou até na descolagem do fretboard (escala) ou até mesmo a quebra do braço e do tensor. O que seria muito difícil de ser consertado e não teria mais volta.

Sobre o fato de trocar todas as cordas de uma vez, isso se aplica apenas para guitarras como a Shelter (ponte tremolo) ou ponte fixa (tipo Les Paul). Trocar uma por uma se aplica para guitarras com Floyd Rose (Ponte flutuante). O que também não é um padrão, pois eu aprendi a fazer um outro modo e troco tudo de uma vez sem alteração de oitava.

CARA DA CERTO MESMO?????????COMO FICOU SUA GUITARRA????FICOU COMA S CORDAS BAIXINHAS E MACIA P TOCAR?? EO BRAÇO FICOU PERFEITO????QUE COR É A SUA???BOTA FOTOS DELE AÍ!!!!
-Fica perfeito, macia não trasteja e leve em conta que a Shelter é uma ótima guitarra, as madeiras são iguais as da Fender. Não precisa ter medo do 0.10 não, ela aguenta com carinho. Mas para tudo tem um porém: Compre um case térmico ou um case bem estofado, pois as mudanças bruscas de temperatura do Brasil influi diretamente na madeira. Por isso que eu recomendo verificar tudo (tensor, oitavas, ação das cordas, etc...) pelo menos de duas em duas semanas. Depois que pega a prática, você verifica isso em poucos minutos.
A minha é aquela vinho FST62 porém ainda não tenho fotos dela, vou providenciar.
Abraços !!!

VinnasBR
Veterano
# jun/04
· votar


Discordo de alguns pontos levantados aqui. Eu prefiro mudar uma corda por vez, para nao alterar a tensao do braco em demasia. O expediente de girar o tensor demanda uns 20 minutos para a madeira responder a tensao, portanto o expediente adotado por Diflydream deve ser revisto. O colega ainda falou no espaco entre 1 e 1,5 mm. Acho ultra-exagerado isso. Esse espaco eh conhecido tecnicamente como CLEARANCE e mede a curvatura do braco de forma indireta. Alguns musicos, como Satriani, deixam seus bracos com zero de curvatura, ou seja, 0 mm entre a corda e o traste. Eu uso um minimo de clearance, algo muito menor q 1,0 mm, pq ele tende a deixar a acao irregular ao longo da corda (trastes centrais mais altos que os das pontas da escala). Em tempo, toco guitarra desde 1986.

Diflydream
Veterano
# jun/04 · Editado por: Diflydream
· votar


VinnasBR

Olá, peço que se possível, explique melhor para o rickydraus como ele faz todo o procedimento, visto que não sou técnico em luthieria e estou apenas tentando ajudar o rapaz com as dicas que adquiri com um luthier e correspondeu perfeitamente às minhas espectativas, pois a escala da Shelter (com grau de abauloamento) trastejou demais quando regulei em um espaço menor que 1mm. Abraços.

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


VinnasBR

E detalhe, após ter regulado o tensor, lembro-me de ter verificado a curvatura do braço com um pouco mais de 20 minutos (para ser preciso 1 hora) e estava praticamente no mesmo local, então deixei para outro dia (já era tarde e fui dormir) e ai sim notei a diferença. Acho que demora mais um tempo, pois quando você leva uma guitarra em um luthier ele sempre pede para deixar lá e pegar no outro dia. E olha que os caras já têm a malícia.

VinnasBR
Veterano
# jun/04
· votar


O procedimento esta certo, apenas o clearance que seria beeem menor (talvez 1 a 1,5 mm seja a distancia da corda ao traste na 12a casa - uma medida da ação do instrumento e nao da curvatura do braço). Note q esse clearance ja provocaria um ARCO bem visivel no braço. E o tempo tb seria maior entre os giros do tensor, para q a madeira ACOMODE. Pela minha experiencia, 1/4 de volta - no maximo - tem funcionado quando mudo de 09 pra 10 ou qdo a gtr sofre uma mudanca termica grande (p ex, qdo saio do NE, onde vivo, e vou tocar no Sul).

VinnasBR
Veterano
# jun/04
· votar


(talvez 1 a 1,5 mm seja a distancia da corda ao traste na 12a casa - uma medida da ação do instrumento e nao da curvatura do braço). [i][/i]

EM TEMPO, REFERI-ME A DISTANCIA DA CORDA SOLTA, SEM CAPOTRASTES.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a SOCORRO GALERA?COMO MUDAR DE ENCORDOAMENTO 09 P/ 0