alguem lê partitura por aki??????

Autor Mensagem
Motley Crue
Veterano
# nov/04
· votar


o melhor pra vc conseguir ler bem, eh ler realmente, pegue leituras bem simples, e va fazendo elas, aos poucos vc vai memorizar algumas aereas, tanto da partitura e quanto as notas do braco, mas agora, o tempo, a figura ritmica que eh uma coisa super importante, e etc, o melhor eh vc comprar algum livro para que vc entenda isso perfeitamente, pq senao nao adianta nada!

guitartrek
Veterano
# nov/04
· votar


Eu leio, e aqui uma gravação minha de uma das músicas que aprendi a tocar lendo partitura:

http://geocities.yahoo.com.br/guitartrek/Andante.zip

o arquivo acima tem só 102kb

Provavelmente vai ter gente pensando: Bah ! mas isso é classico.
Pois é, mas aprendendo clássico assim, é que você vai conseguir tocar coisas do tipo (essa é outra gravação minha):

http://geocities.yahoo.com.br/guitartrek/TearsInHeaven.zip

o arquivo acima tem só 318kb.


Olha cara, como incentivo prá você, sou auto-didata e aprendi a ler partituras sozinho com um método que peguei no Kazaa há mais de 6 meses atrás, que é este aqui:


http://geocities.yahoo.com.br/guitartrek/LearnHowToPlayTheGuitar.zip

Uma hora por dia é suficiente prá você chegar a tocar essas músicas que estão ai, e você nem precisa deixar o Rock de lado, coisa que eu com certeza não deixei nunca. heheheheh

;)

guitartrek
Veterano
# nov/04
· votar


Ah só esqueci uma coisinha:
Clique com o botão direito do mouse sobre os links e escolha salvar destino como...

Fear of the dark
Veterano
# nov/04
· votar


Não tem erro! http://www.clannad.hpg.ig.com.br/TeoriaMusical/teoria_home01.htm

Hammer
Veterano
# nov/04
· votar


Compra o "Bona"(o de capa azul) é um livro pra exercício de leitura..muito bom p/ praticar leitura..

Adriano Medeiros
Veterano
# dez/04
· votar


JaCaMaN
eu treinava assim: escrevia na partitura as notas aleatoriamente, e depois ia lendo elas

e não se esqueça de fazer isso com as linha suplementares

guitartrek
Veterano
# dez/04 · Editado por: guitartrek
· votar


Agora olhando que eu percebi, que talvez não tenha ficado claro, o método que eu coloquei o link na resposta que dei acima, alem de ensinar a ler partituras, ensina a tocar elas no violão, que é o mais importante afinal de contas.
Com esse método você aprende a tocar violão clássico.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/04
· votar


Eu só consigo ler o tempo, agora as notas não faço a menor idéia, tipo o tempo eu consigo ler, por causa do guitar pro, que eu acostumei, mas não faço a menor idéias de qual nota que eu tenho que tocar, em qual oitava, queria até aprender, mas não sei aonde tem para aprender (QUE ESTEJA BEM EXPLICAD)>

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


Eu acho melhor estudar leitura com um professor do lado, eu já tentei estudar sozinho e não deu certo, tive várias dúvidas e não tive quem consultar, eu aconselho a estudar com algúém q já saiba.

Jaum_Paulo
Veterano
# dez/04
· votar


eu leio tranquilo, aprendi na pratica, q eu acho q é o melhor jeito, eu só decorava uma nota e as outra eu ia achando baseando naquela, ou seja, contando os intervalos...

guitarpróII
Veterano
# jan/05
· votar


Compre o manual :" BONA "que é barato e completo para você aprender música.

_ YzY _
Veterano
# jan/05
· votar


guitarpróII

tambei uso esse .. acho muito bom

bluesykid
Veterano
# jun/07
· votar


guitartrek
vlw pelo método! ^^

has4
Veterano
# jun/07 · Editado por: has4
· votar


eu tenho dificuldades para saber as notas das linhas e espaços da partitura
alguem tem uma dica para como memorizar


Método meu... fiz algumas frases, digamos, quase frases rsrsrs... se não memorizar, tá difícil hehehehehe

FALA DO MI pra mim por favor

MIM, SÓ SI RÉFÁ (se não, já foi)!


kkkkkkkkkkkkkkkkk


OBSERVAÇÃO (para os que não conhecem):
CLAVE DE SOL

4 ESPAÇOS = fá lá dó mi (F A C E)
5 LINHAS = mi sol si ré fá (E G B D F)

Agora, para ter velocidade na leitura, só treinando muito mesmo... DICA: faça no PENTAGRAMA diversas bolinhas em locais aleatórios, prencha os ora espaços, ora linhas, vá alternando, misturando tudo aleatoriamente em uma folha inteira do pentagrama e depois vá exercitando, ou seja, apontando para elas e dizendo os respectivos nomes, tente ser rápido, vá acelerando, vá até o final... depois vire de cabeça para baixo (será como se fosse outra partitura) e recomece, e assim por diante, até decorar bem... NÃO SE PREOCUPE EM SOLFEJAR, isto é outra história... primeiro decore bem os nomes das notas nos espaços e linhas... com pouco tempo, dominará estas aí!

DEPOIS terá que treinar também aquelas notas que ficam sob ou sobre a pauta, ou seja, suplementares superiores e inferiores. É Outro estudo, hein?!?

Mas olha, as do espaço e linhas, do jeito que estão as frases aí, tipo, bem decoreba, se você não decorá-las... lamento, só posso dizer a seguinte frase:

Vem de RÉ em SIima de MIm no SOL FÁ sem DÓ

(leva a mal não, é só uma brincadeira com as notas RÉ, SI MI, SOL, FÁ e DÓ)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


AINDA, PARA OS TOTALMENTE LEIGOS (PRIMEIRO CONTATO VISUAL COM UMA PARTITURA QUE CONTENHA UMA MELODIA CONHECIDA):

Quando se olha uma partitura, diretamente no PENTAGRAMA, principalmente quando você tem uma partitura de uma música conhecida que você ao mesmo tempo possa ouvir a música enquanto acompanha a escrita.

Não terá segredo para entender e trabalhar os olhos... a agilidade com os olhos... veja bem, o exemplo será de uma partitura que tenha uma conhecida melodia...

... então, você vai seguindo as BOLINHAS (cabeça de notas), olhando uma após a outra enquanto a melodia rola. Perceberá que quando a próxima bolinha sobe, perceberá que a nota (som) subiu, enquanto se a próxima bolinha desce, perceberá que o som (nota) desceu.

É assim que a escrita/leitura funciona em relação às ALTURAS das notas que sobem ou descem fazendo a MELODIA.

AGORA, cada bolinha tem em seu desenho uma haste (mínima, semínima etc), ou seja, (bolinha + haste), e cada figura destas tem uma DURAÇÃO diferente da outra, representa que demora mai ou menos conforme a FIGURA.

Então, você agora entenderá que conforme a FIGURA, cada NOTA durará um pouco mais ou menos que a outra, formando assim o que é aquela linha musical (neste caso: tem TEMPO ou duração + ALTURA + SOM).

OBSERVAÇÃO: este método de explicar, pra mim, é a primeira explicação que eu acho que um professor deve dar para um aluno que nunca na vida viu e observou uma PARTITURA.

RafGuit
Veterano
# jun/07
· votar


vc só nao aprende partitura se tiver preguiça (igual eu)

eu sou meio iniciante e o máximo q eu vejo partituras é em revistas de guitarra, mas aí vem uma tablatura antes. eu consigo ler o tempo na partitura e olhar a nota na tablatura, aí entao eu nem preocupo em saber as posiçoes das notas no pentagrama

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguem lê partitura por aki??????