Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Al_Capone
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
putz agora que eu fui ver , o parafuso quebrou dentro do potenciometro , parece meio confuso , mas parece isso , no buraco onde é preso , e agora ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Al_Capone
Retire o knob e reparafuse-o na haste do potenciômetro (usa-se uma chavinha Allen para isso).
YYuRii
tente usando uma chave de fenda e proceda com firmeza e cuidado, colando fitas crepe no corpo para evitar acidentes.
TheChaosSpirit
Qualquer uma adequada, desde que corretamente cortada e sêca, com um bom e efetivo tensor devidamente regulado. Para aumentar a margem de segurança pode-se colocar reforços internos no "corpo" do braço (madeiras mais densas e duras, fibra de carbono, etc).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Al_Capone
Só trocando o knob mesmo.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


TheChaosSpirit
Cara, vc quer uma guitarra ou uma britadeira?? rs

YYuRii
Se o parafuso está espando deve dar pra puxar o parafuso; o que vc pode fazer é desparafusar com a chave e pressionar o parafuso cuidadosamente pra cima por baixo do escudo.
Se for o furo que estiver espanado aí vai ter que colocar parafusos ligeiramente maiores.

Al_Capone
então eu imagino que vc tentou parafusar pra prender; então vc pode trocar o knob ou o parafuso (se encontrar); mas se o potenciômetro estiver com o pino desgastado vei ter que trocar.

GUITARK2
Veterano
# mai/06
· votar


aos mestres...gostaria de esquemas para ligar captadores na tagima zero....usando uma chave de 5 posiçoes....um volume e um tone....uso potenciometros de 250 ou de 500k?
desde já obrigado

GUITARK2
Veterano
# mai/06
· votar


up

Fast_pick
Veterano
# mai/06 · Editado por: Fast_pick
· votar


Eae pessoal!?

Bem estou querendo colocar uns switchzinhos na minha guitarra Ibanez, um para defazar o humbucker da ponte, otro o do braço, e outro para desativar o do meio, para assim q eu mudar a chave seletora de captador acontecer uma perda de sinal no meio, para poder fazer efeitos do tipo tremolo rápido de mão e para conseguir obter diversificados timbres diferentes. Qnto eu + ou - gastaria para fazer isso??
Vale a pena?

Já agradeço a atenção antecipadamente

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


GUITARK2
se não me engano os pots da sua guitarra são de 250K; se vc gosta do timbre, mantenha os mesmos pots, assim vc não vai ter gasto adicional, mas se vc acha muito grave e abafado troque por 500K.
http://www.seymourduncan.com/support/schematics/2hum_vol_tone_5way-w-s plit.html
nessa ligação os caps precisam ter 4 condutores.

Fast_pick
Eu acho que na sua chave seletora já deve ter opção pra ligar apenas os caps da ponte e do braço (juntos sem o do meio).
A melhor opção é trocar seus potenciômetros por push-pull pra não ter que abrir novo buracos.
Vale a pena pq sua guitarra fica mais versátil, mas antes precisa verificar se seus humbuckers têm 4 condutores.
consulte o seu luthier sobre os valores desses serviços.

Rafael Cividati
Veterano
# mai/06
· votar


falae!
eu tenho uma guitarra ibanez grg 270 dx, qria saber se vale a pena equipar ela com captadores, ponte, tarrachas, etc...ou com o dinheiro q eu gastaria compensava mais trocar de guitarra.
no caso de equipar a guitarra gostaria de nomes de captadores(bons para tocar heavy metal/hard rock) marca de ponte e tarracha e o que mais for preciso trocar.
no caso de trocar de guitarra qria uma sugestao.
vlw msm!!!

YYuRii
Veterano
# mai/06
· votar


Acho que voces nao entenderam a parada do parafuso, é pq o termo correto pra isso nem sei se é espanar mesmo.

O que ta acontecendo é que ali onde tu encaixa a chave de fenda, aquilo ali não tem mais o formato de estrelinha para encaixar a chave foi aquilo que estragou, agora a chave não roda mais o parafuso.

Tem como consertar ?

Al_Capone
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
e sobre a ponte ´´descascando , nao a nada uqe possa ser feito ?

TheChaosSpirit
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
Luthier # Enviado: 2/mai/06 23:01
Quote

TheChaosSpirit
Cara, vc quer uma guitarra ou uma britadeira?? rs

YYuRii
Se o parafuso está espando deve dar pra puxar o parafuso; o que vc pode fazer é desparafusar com a chave e pressionar o parafuso cuidadosamente pra cima por baixo do escudo.
Se for o furo que estiver espanado aí vai ter que colocar parafusos ligeiramente maiores.

Al_Capone
então eu imagino que vc tentou parafusar pra prender; então vc pode trocar o knob ou o parafuso (se encontrar); mas se o potenciômetro estiver com o pino desgastado vei ter que trocar.


depois de ver varios videos do Srv
fiquei curioso de sentir na pele como é tocar em corda 13

deve ser uma britadeira mesmo lol

GUITARK2
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
os captadores tem 2 fios só....vc pode me dar outra ligação?

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


GUITARK2
Se os seus captadores tem só 2 condutores não tem motivo pra vc ter 5 posições !!!!

TheChaosSpirit
013 é pesada e algumas guitarras tem problema em afinar os bordões, mas nnao é nada exagerado; muito guitarrista de jazz usa 013 ou até mais grossa.
Instalei 013 na guitarra de estudo do Fritz e olha que ele queria 015 ou mais grossa, hehee.

GUITARK2
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
ey sei mas é q n quero comprar outra ,,,,tem como vc me explicar um jeito de ligar assim? é um captador duplo e um simples

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Rafael Cividati
eu tenho uma guitarra ibanez grg 270 dx, qria saber se vale a pena equipar ela com captadores, ponte, tarrachas, etc...ou com o dinheiro q eu gastaria compensava mais trocar de guitarra.
no caso de equipar a guitarra gostaria de nomes de captadores(bons para tocar heavy metal/hard rock) marca de ponte e tarracha e o que mais for preciso trocar.
no caso de trocar de guitarra qria uma sugestao.


a maior parte das suas dúvidas, a melhor pessoa pra responder é vc mesmo.
vc acha que vale à pena.
os preços das peças vc encontar na internet e aí vc pode pensar se vale ou não a pena.
procure tarrachas de marcas boas (gotoh, grover, schaeller e etc), pontes (gotoh, floyd rose, schaeller...)
Captadores (dimarzio, gibson, seymour duncam...)
Existem outras opções de captadores com qualidade razoável e preco mais acessível. entre no tópico do Gasoline sobre captação que ele te dá o caminho das pedras.


YYuRii
coloca a chave adequada na posição de desparafusar; dê uma PEQUENA pancadinha em cima da chave e tente desparafusar.


Al_Capone
só refazer o banho ou algum outro banho pra preservar, mas pra tirar o que sobrou do banho anterior eu acho que precisa jatear com areia fina ou pó de vidro

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


GUITARK2
peraí, vc tá me dizendo que a sua chave é de 5 posições, mas vc tem só 2 captadores???
explica isso direito.
não é um humbucker e um humbucker com tamanho de single?
essa guitarra foi mexida?????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


YYuRii
Tente uma chavinha maior, se não conseguir... já era mesmo...Al_Capone
Infelizmente não, pois pintura não adiantaría nada, descascaría depois, e anodização é caro e trabalhoso ("banho" como o Seiji falou), pois haverá a necessidade de desmontar a ponte toda.
GUITARK2
Se os captadores só tem 2 fios (+ e -), não há como fazê-lo, exceto por esquema de série/paralelo com o uso de "mini-toggles switches"
Abç

Netto Abbott
Veterano
# mai/06
· votar


YYuRii

Cara, faz o seguinte, mas com muito cuidado, pega uma chave philips bem fina, suja a ponta dela com super bonder, pouca coisa, encosta ela na cabeça do parafuso, espere até a cola secar e gira ele p tirar, se vc usar pouca cola, só o suficiente para segurar o parafuso, irá conseguir solta-lo da chave depois, entendeu? Mas tenha muito cuidado e se puder proteja a guitarra com fita crepe antes de realizar o procedimento "cirúrgico".

Netto Abbott
Veterano
# mai/06
· votar


Seiji e Bertola

Como eu já disse anteriormente, tenho um X2N da Di Marzio instalado na minha LP, agora tenho uma pequena dúvida:
Qual captador com mais ganho e mais definição?

X2N Di Marzio ou Dimebucker SD?

Sempre me perguntam porque eu não coloquei um Dimebucker (e a resposta é pq não tinha em nenhuma loja) e eu não sei se realmente fiz um bom negócio ou não...gosto do meu timbre, mas será que conseguiria algo melhor se tivesse comprado o SD?

gsprs
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Boa tarde!!!

To com um problema no meu BOSS DS-1...
ele funcionava direitinho, até q um dia parou de fundionar.. do nada..
Tipo... qdo eu pisso nele o Led acende.. mas a distorção não vem...
o q pode ser, solda, alguma peça danificada.. ?????
será q é mto caro pra arrumar??????

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Netto Abbott
Acho melhor vc perguntar pro Gasoline no tópico sobre captadores, eu nunca testei esses captadores pois eles são muito caros e eu tenho pouca experiência.
sorry !

gsprs
parece que tem alguma coisa queimada; só levando na manutenção e abrindo pra saber ao certo.

Michel Top
Veterano
# mai/06
· votar


TENHO UMA IBANEZ JEM777DY QUE POSSUI ESCALA CLARA E ESTÁ COM A ESCALA MANCHADA DEVIDO AOS SEUS 17 ANOS DE USO.... SEI QUE TIRANDO OS TRASTES, LIXANDO O BRAÇO, INVERNIZANDO NOVAMENTE E RECOLOCANDO OS TRASTES RESOLVE, MAS GOSTARIA DE SABER SE TEM UM JEITO EFICIENTE DE FAZER ESSE TRABALHO SEM TER QUE TIRAR OS TRASTES? JA OUVI FALAR EM ALCOOL (COISA QUE EU NAO FARIA NEM QUE ME MATASSEM), PASSAR BOMBRIL FINO (COISA QUE PELO QUE EU SAIBA EH FEITA SOMENTE EM ESCALA ESCURA POR NAO TER VERNIZ).... O VERNIZ DA ESCALA ESTÁ BEM GASTO E PRATICAMENTE SE NOTA ELE EM POUQUISSIMAS PARTES... SE ALGUEM TIVER ALGUMA DICA, SENAO VOU DEIXAR A ESCALA MANCHADA MESMO, QUE ATE QUE FICA COM UM CHARME AHUAHAUHUAHAUHUAU... ABRAÇOS

MICHEL TOP

André GuitarMan
Veterano
# mai/06
· votar


gsprs

Quando o efeito tá desligado o som limpo da guitarra passa normalmente ou é cortado tb? Se sim, pode ser o seu bypass que esteja com problema. Quanto a isso, somente o que o Fábio Seiji já disse: leve para algum tecnico dar uma olhada... mas já sabendo o que pode ser, facilita a analise dele.

Gasoline
Veterano
# mai/06
· votar


Michel Top
Tenho a solução pro teu problema.
Venda a guitarra para mim por 5 reais.

Eu me viro com a escala manchada, sério.
hehe.

Cara, acho que não tem uma solução, sem retirar os trastes.
E acho que não vale a pena, fazer isso numa guitarra destas.

Netto Abbott
Nunca comparei os 2. Mas gosto muito do X2N para sons pesados, acredito que tu fizestes um bom negócio. E se tu gosta do teu timbre, não pq trocar. O Dimebucker é bem forte também, mas acho que o X2N é mais. Mas não tenho certeza.

gsprs
Ele passando força com certeza. Pode ser jack de saida quebrado ou by pass com problema, somente um técnico pode dar um diagnostico final.


Fábio Seiji
To me metendo no tópico dos luthier´es de novo... perai, que já saio.

gsprs
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
parece que tem alguma coisa queimada; só levando na manutenção e abrindo pra saber ao certo.
André GuitarMan
Quando o efeito tá desligado o som limpo da guitarra passa normalmente ou é cortado tb? Se sim, pode ser o seu bypass que esteja com problema. Quanto a isso, somente o que o Fábio Seiji já disse: leve para algum tecnico dar uma olhada... mas já sabendo o que pode ser, facilita a analise dele.

qdo eu piso acende o led mas a distorção não entra... mas não corta o som.. o som limpo continua... qdo ta desligado tem som limpo tb..

Gasoline
Ele passando força com certeza. Pode ser jack de saida quebrado ou by pass com problema, somente um técnico pode dar um diagnostico final

blza.. e são mtoo caras essas peças q vc disse???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Netto Abbott
Cara, não sou preciosista à esse ponto. Para mim não importa o (bom) captador, mas o som que o músico consegue tirar dele (e do resto do equipamento).
gsprs
Provavelmente é o diodo zener que serve de proteção na entrada, mas só um técnico poderá definir o que se passa com certeza.
Michel Top
Só retirando os trastes (e colocando novos), lixando e reinvernizando mesmo.
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


Gasoline
Cara, qualquer um é benvindo aqui pra ajudar, principalmente vc que tem muita experiiencia e bom senso.

gsprs
O jack e o bypass não são tão caros (apesar que caro/barato é relativo), mas se tá saindo som limpo mesmo com a distorção ligada é provável qeu não sejam essas peças com problema; tá parecendo problema no circuito mesmo, ou CI ou transistor.
Não tem como saber sem testar as ligações e ter um esquema em mãos, leve à um técnico; ok?

gsprs
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
leve à um técnico; ok?

blza... vlw

Fritz_mkvl
Veterano
# mai/06
· votar


Fábio Seiji
Posso fazer um tópico sobre a Jaguar?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)