LUTHIERIA - Ajuste preciso nos trastes?

    Autor Mensagem
    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05


    Bom dia, comunidade!

    O lance é o seguinte: comprei uma X24 Washburn e regulei ela todinha, c/ 0,09. Oitavas, ação, tensão da Floyd Rose e tudo o mais - ficou muuuuito boa. Além dessa fritadora, tenho também uma Ibanez semi-acústica e também regulei as oitavas e a ação das cordas c/ 0,10. Mas a mizinha teima em trastejar na 5ª, 6ª e 7ª casas. Na 6ª casa praticamente "emudece".

    Acho que preciso dar uma "limada" em algum traste, não? SE for isso, alguém poderia me indicar qual tipo de lima seria indicado para esse fim, bem como onde posso comprar esse tipo de ferramenta?

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    vc fala em passe nos trastes?

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kbza, na verdade, penso que apenas ajustando o 7º traste resolvo o problema...

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    cara eu tinha visto uma materia do edmar luighi que eu acho que falava sobre isso, vo da uma olhada pra ver se eu acho

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nao e lima e lixa bem fininha mas bem fininha mesmo, ai vc coloca essa lixa em uma madeira de superficie estremamente reta e manda bala.
    Tem gente ue prefere colocar alixa em um vidro mas seila

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fisioterapeuta, essa parada da lixa é firmeza...

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    entao cara num vai na lima nao, a lima e o para tirar algum excesso de traste que ficou para fora na hora de colocalos, depois e na lixa mesmo, so que ela e bemmmmmm fininha

    ESP
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lima come o traste bonito, portanto evite-o.

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ESP, ok. Vou pegar uma lixa, então. Vlw a dica!

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    e a que altura (mm no 12º traste) vc conseguiu deixar na x24?

    U1000D
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu jah limei os meus jumbos haehuhaaeu.. ficaram quadrados

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    essa lixa se chama lixa d'agua

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Jaum_Paulo, acho que 1,8 mm. Não tenho como medir precisamente.

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kbza, achou a matéria?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    Conselho de amigo:
    " Não toque nos trastes sem ter certeza de que eles estão com problemas !"

    HMT
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Posso te passar os passos, tem msn?

    HMT
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    peraí esquenta não ki eu posto aki mesmo aí pode ajudar outros q venham a precisar... mas vai demorar um tikim ki eu tô soldando uns trecos aki.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    Repito:
    " Não toque nos trastes sem ter certeza de que eles estão com problemas !"
    Depois não vai dizer que eu não avisei...

    U1000D
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fábio Seiji
    neh nao.. depois vai ver q soh sobrou uns toquinhos e o problema era outro..

    HMT
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    1º Escute o Fábio Seiji " Não toque nos trastes sem ter certeza de que eles estão com problemas !"
    Depois não vai dizer que eu não avisei...

    Quem avisa amigo é!!!!

    Essa é uma medida para sanar problemas de trastes mais altos que outros, antes de executá-la não se esqueça de verificar se o tensor está regulado e se a ação das cordas não está muito baixa.

    O material a ser utilizado é:

    - 1 lima de baixa abrasividade ou como sugeriu o Fisioterapeuta pegue um pedaço de madeira +/- do tamanho de uma lima, cole um pedaço de lixa Nº 800 em uma face e um pedaço de lixa Nº 1200 (mais fina) na outra para substituir a lima (serve até a lixa da sua mãe futricar unha se preferir);

    - fita crepe ou durex;

    - palha de aço fina;

    - linha.


    1 - Localizando os trastes que precisam de retífica:

    - Os primeiros trastes estão muito gastos? - normalmente os 4 primeiros trastes sofrem mais.

    Ex: | = - - = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

    No exemplo o segundo e o terceiro traste estão muito gastos ou seja se você os retificar terá que fazê-lo nos demais.

    Neste caso é melhor procurar um luthier.

    No seu caso o problema é mais simples e muito comum em fabricação em série (um ou outro traste ficar mais alto que os demais)

    Para verificar qual traste está com problemas aja da seguinte maneira (observação - a avaliação é sempre feita do primeiro para o vigésimo segundo ou vigésimo quarto traste):

    1 - uma maneira muito simples é usar as próprias cordas, com a guitarra afinada verifique os trastes de três em três, a corda deve tocar os três trastes isso indica que eles estão alinhados,se ocorrer do traste do meio não estiver tocando na régua podem estar ocorrendo três situações:

    - O traste do meio esta mais baixo.

    = - =

    - O terceiro traste está mais alto.

    - - =

    - O primeiro traste está mais alto.

    = - -

    Certifique em qual situação você se enquadra testando o segundo e o terceiro traste com o seguinte.


    O próximo passo é verificar se o traste precisa ser retificado por inteiro ou apenas parte dele, toque corda por corda e marque as que apresentam problema.

    2 - Marque no traste a região onde a corda está trastejando (nem preciso dizer que se vc tocar na casa dois e a corda trastejar o traste que deve ser retificado será o da próxima casa, ou seja, terceiro,né)

    3 - Retificando:

    - Retire as cordas da guitarra;

    - proteja as escalas em volta do traste a ser retificado com fita adesiva (crepe, durex, fita isolante, etc) para não arranhá-las;

    - use a lima ou lixa para retificar o traste, verifique sempre se já desbastou suficiente, para isso utilize a linha, estique-a envolvendo os dois trastes em volta do que está sendo trabalhado faça isso começando sempre por uma extremidade e repouse-a devagar sobre o traste do meio, se tocar nele antes de tocar no terceiro é sinal que precisa desbastar mais, faça isso até a linha tocar nos dois ao mesmo tempo isso indica que os três estão nivelados;

    - para finalizar arredonde os cantos do traste que ele não trasteje em si mesmo e use a palha de aço para polir e dar brilho.

    BLZ!!!!

    HMT
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    OBS: Se durante a verificação a linha não tocar no traste do meio q é o q estava sendo trabalhado... cagou no braço. Agora só trocando o só trocando o traste.

    ki_suco
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cuida pra nao lixar muito, e se for mandar pra alguem fazer cuida bem tb. aqui eu mandei a minha prum cara e ela voltou fretless quase

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    grooveblues335
    bacana hein, valeu ae

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    http://www.edmarluighi.com.br/dicas_07-como-melhorar-o-som-da-sua-guit arra-parte-I.asp

    vai onde diz: alinhamento perfeito dos trastes

    foi mal a demora, só vi agora que naum tinha respondido

    grooveblues335
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pow... por isso que esse fórum eh o bicho! Tem até aula de luthieria!!!!

    Vlw a força, gurizada!!!

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eita hehe, isso serve pra mim
    vou ver amanhã como estão os trastes, já que a mizona anda trastejando...

    JB God
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Tua guitarra é nova, não tem como o traste estar mal-colocado, ainda mais que é uma Ibanez

    Fábio Seiji
    Luthier
    # nov/05
    · votar


    U1000D
    Aí é bom, o cara vai ter que aprender á tocar numa guitarra fretless na marra, rssss.

    Rodrigo Yoshida
    Cara, apesar de construir eu detesto nivelar os trastes, qualquer bobeirinha vc pode acabar estragando a escala toda.
    Toma cuidado com isso, eu não aconselho. Já tenho um pouco de prática, mas mesmo assim tomo o maior cuidado possível nessa parte.

    HMT
    Muito boa a sua explicação

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LUTHIERIA - Ajuste preciso nos trastes?