Ativo e Passivo qual a diferença?

Autor Mensagem
Vortex
Veterano
# abr/04


Qual é a diferença entre um passivo e um ativo?...e qual é melhor?

vlw pessoal

moog
Veterano
# abr/04 · Editado por: moog
· votar


Vortex
aee
então... o ativo vem com um pré amplificador imbutido no baixo... chegando no amplificador com um melhor som...
tipo um mini-amplificador... não precisando usar tanto do proprio amplificador (deixar o volume tão alto)... o unico ponto chato na minha opinião, é q os ativos usando uma bateria de 9v pra alimentar esse pré amplificador...
mas a bateria dura um bom tempo...

o passivo são os captadores passando pelos potenciômetros de ajuste (tom/vulume) e indo pro ampli

Thrash Attack
Veterano
# abr/04
· votar


o novo tagima vem com alternância ativo/passivo! mto bom :D

Thrash Attack
Veterano
# abr/04
· votar


o novo tagima vem com alternância ativo/passivo! mto bom :D

Dark Avenger
Veterano
# abr/04
· votar


Vortex
Eu curto mais o som dos passivos....eu acho mais natural

Thrash Attack
Veterano
# abr/04
· votar


Dark Avenger
cara... valeu sua ajuda lá nos captadores e basses a comprar, bicho

Thrash Attack
Veterano
# abr/04
· votar


Dark Avenger
c num tem msn naum? ou icq?

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Há uma diferença entre captador ativo e baixo ativo. Os baixos podem ser de 3 tipos:
1) PASSIVOS: usam captadores passivos e não têm circuito de pré amplificação.
2) PASSIVOS COM PRÉ: são considerados baixos ativos por precisarem de alimentação por uma ou mais baterias de 9V mas seus captadores são passivos. A grande maioria dos baixos atuais são assim e se forem removidas as baterias 9V o baixo continuará funcionado sem o pré.
3) ATIVOS: usam captadores ativos (que tem prés internos) e podem ou não usar pré-amplificação, mas só funcionarão alimentados por baterias 9V.

Não existe um melhor do que o outro mas os ativos (captadores ativos e pré) têm menos ruídos e quase sempre maior saída, embora a saída não seja propriamente uma vantagem pois basta aumentar o volume do amplificador para aumentar a saída, mas a ausência de ruídos pode ser realmente uma vantagem na maioria dos casos, embora o timbre do instrumento é que seja no final das contas o mais importante já que de nada adianta ter um baixo sem ruídos e com boa saída se ele não tiver um timbre que o agrade.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
esses baixos com os caps passivos e com o pre.. q precisa de uma bateria 9 volts, funcionam sem a bateria? como passivo mesmo, mais funciona?

tem certeza? valeu!

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


eu quero dizer se funciona com o ampli.. ligado..

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
sei q a pergunta nao foi pra mim mais tipo.. um bom exemplo disso sao os baixos tagima ativos(o meu eh o tg 550) q dizem q eh ativo/passivo
na verdade os captadores sao passivos com um prezinho bem fulera... porisso q consideram ativo/passivo(com akele botao pushpull pra fazer essa mudanca)
isso nda mais eh do q o q o corvo falou ( um captador passivo com pre)

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
portanto , c a bateria acabar ele funciona sem o pré
mais funciona! ou c vc usar o botao push pull... ele alterna entre esses 2 modos(q nao muda em quase nda na minha opiniao)

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
mais existe baixos com caps passivos, o pre, mais nao tem push pull.. da certo tbm?

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


eh bom esses negocios pq tipo num show a bateria acaba por exemplo e o som continua tocando.. soh q sem o pre.. mais pelo menos da pra continua tocando..

mais voltando a pergunta.. tipo.. da pra fazer isso nesse caso q eu falei? para baixos q nao tem o push pull.. a bateria acaba mais o baixo continua tocando lah.... (?)

valeu!

thunderbreaker
Veterano
# abr/04
· votar


Ativo eh o kra q come
passivo eh o kra q leva rola na bunda

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player, a explicação do jrcintra está corretíssima. Quanto à bateria acabar no meio do show só se você der muito vacilo porque ela comaça ate avisar que está acabando bem antes de acabar, até porque o som vai ficando distorcido. Eu tenho um Wood Scorpion 4 com captadores ativos EMG35J e pré EMG BTC System 18V e as baterias duram em média 1 ano. a bateria de prés usados em captadores passivos costuma durar menos.

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player

O segredo pra bateria durar um pouquinho mais é desplugar o baixo qdo vc parar de tocar, pois a maioria dos circuitos é ativada quando o baixo é plugado. Com meu Ibanez, as baterias duram em média 6 meses.

E, como o CORVO disse, a bateria não acaba derrepente... O som do baixo vai diminuindo e ficando distorcido.

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


eu tenho um baixo que eu to fazendo que o corpo é de giannini o braço é de fender
e a captação que eu tenho em mente de fazer é uma passiva ativa ou seja nos captadore duplo frontal da oxclei que eu botei eu vo deixar passivo mas num captador trazeiro eu vo tentar fazer ativo e ae ponho 1 chave de liga-desliga pra cada um e posso escolher se quero o som com (ativo-passivo) , (apenas ativo) ou (apenas passivo)
o que vcs acham????

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


marcioazzarini
CORVO


sim, mais oq eu quero saber.. eh que se eu tiver um baixo com o pre e os caps passivos, mais sem o push pull, o baixo vai funcionar sem a bateria 9 volts?
se eu tiver um baixo assim.. devo consideralo como passivo ou ativo?

respondam essas perguntas ai quem souber.. valeu

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
sim
tipo...como disse o corvo , a maioria dos baixos(ditos ativos) na verdade possuem captadores passivos e pré.
um baixo passivo eh simplesmente o baixo e o captador passivo(sem nenhuma relacao com bateria) hehe :)
agora c vc bota um pré nesse captador passivo , mta gente ja chama de ativo , porem o certo seria passivo com pré

barca_bass
Veterano
# abr/04
· votar


desculpem a ignorancia, mas algem sabe se tem algum problema em usar baterias alcalinas em baixos ativos ? (tem algum sentito?) obrigado !

bass_player
Veterano
# abr/04 · Editado por: bass_player
· votar


jrcintra
valeu entendi....mais entao pq alguns desses baixos tem o pushpull? seria pra se o cara realmente prefirir usar o baixo sem o pre em alguma determinada musica? imagino q sim neh..

ou quando os caps do baixo forem ativos mesmo..

acho q eh isso neh?

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


ou para se a bateria vai ficando fraca e ai o cara poe pra tocar sem o pre assim nao compromete o som em nenhum momento da musica neh...


falem ai oq vcs acham!

Dark Avenger
Veterano
# abr/04 · Editado por: Dark Avenger
· votar


Thrash Attack
MSN:guuuga@hotmail.com

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
ah seila , pq nao muda absolutamente quase nda entre o som do passivo e ativo(no meu tagima) qdo usa o pré soh fica um som mais "forte" digamos assim...(mais isso eh porcausa do captador ser bem ruim msm)
mais acho q eh mais pelo fato de acabah a bateria msmo
pra nao fica mto dependente dela

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra, você está ficando bom nisso! :o)

bass_player, o push/pull ou chave on-off serve para ligar e desligar o pré mas não tem nada a ver com o fato da bateria acabar no meio do show e sim com o fato de o músico de repente querer o som sem o pré. Se a bateria de um baixo acabar no meio do show será culpa de desleixo do músico com o seu baixo pois ela nunca acaba de repente e deve ser trocada assim que o som começar a se alterar levemente. Ah, deixar o baixo desligado e plugado gasta a bateria.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
tem sempre q toma cuidado qdo nao tiver tocando neh..

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
tipo , c bem que imagina soh...
um baixo com circuito ativo que usa captador passivo e um baixo que usa captadores ativos(com o pre no proprio captador)
nao sei a diferenca entre os 2 em relacao a timbre(c um fica melhor/e com menos ruido q o outro) mas tipo , em um vc fica bem menos dependente da bateria do q o outro q soh funciona com ela... bateria eh caro.. 15 conto aqui...

CORVO
Nao to ficando bom nda , tu q ta explicando com a maior paciencia do mundo.. :P tipo...
Se no baixo com circuito ativo a bateria se poe no proprio baixo , um baixo com captadores ativos (com o pre no proprio captador) vc colocaria a bateria aonde?? :)



alias , ateh tenho uma duvida a respeito disso... o timbre d um baixo com circuito ativo e captadores passivos possui um timbre melhor e com menos ruidos do q um baixo com captadores ativos(com o pre no proprio captador) ??

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra
tipo, no seu caso eh legal colocar caps ativos mesmo( se vc quiser eh logico) pq o seu baixo tem push pull.. mais pra baixos com o cirquito ativo e caps passivos sem o push pull, tbm eh interessante colocar tipo os emg hz, q sao passivos e te deixam muito mais independente da bateria.. e sao uns puta caps bons...

ou uma coisa q eu nao sei se da pra fazer.. seria em um baixo com o cirquito ativo e caps ativos, mandar um luthier instalar um pushpull desses... sera q da?





um baixo com captadores ativos (com o pre no proprio captador) vc colocaria a bateria aonde?? :)


a pergunta nao eh pra mim mais..
tipo, ou um luthier coloca o compartimento pra bateria na parte eletrica do instrumento, ou manda fazer uma cavidade direto na madeira, no corpo..

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player
hummm saquei... entao ambos os "baixos ativos" com captadores ativos (com pre no proprio captador ) e baixos ativos com captadores passivos(e pré no proprio baixo) ambos precisam de um compartimento pra bateria... mais tipo... esse "pré no proprio baixo" que "tenta substituir" o pre do proprio captador , seria oq? os tao falados CIRCUITOS ATIVOS?
e esse circuito ativo seria constituido de q?

heauheuahea daqui a pouco agente vai saih daqui manjando tanto qto um luthier(eita exagero!!)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ativo e Passivo qual a diferença?