madeiras..

Autor Mensagem
bass_player
Veterano
# abr/04


queria saber algumas madeiras que soh vejo em ingles o nome.. tipo, olha as que eu sei

mogno - mahogany (alguma coisa parecida)
marfin - maple
roxinho - purpleheart (alguma coisa parecida tb)
pau ferro fala pau ferro mesmo
fibra de carbono se eu nao me engano eh luthite

me corrijam ai se eu estiver errado em alguma
agora, como eh em portugues:

basswood?
agathis?
rosewood?
walnut?
wenge?
ash? ou light ash eu jah vi tbm... ?
alder?



valeu ai, falem mais sobre o assunto tbm... e sobre outras madeiras e suas respectivas traduçoes em ingles ou portugues...

valeu!

moog
Veterano
# abr/04
· votar


Rosewood - Jacarandá

Basswood - Balsa (se não me engano)

Agathis - O pinheiro, Araucária angustifolia, pertence à família Araucariaceae e a um pequeno grupo que abrange apenas dois gêneros: o Agathis, natural da Austrália, e a Araucária, que aparece no Chile, Argentina e Brasil, e também na Australásia e ilhas Norfolk.

Walnut - Ipê Tabaco (se não me engano)

wenge - sei que é uma madeira africana escura, mas nem sei detalhes...

ash - ?? nem sei

alder - ?? nem sei tmb

CORVO
Veterano
# abr/04 · Editado por: CORVO
· votar


Vamos lá:

-Mogno - Mahogany: são a mesma madeira
-Pau-marfim - É uma madeira brasileira similar ao Maple mas não são a mesma madeira. O Pau-marfim é um pouco mais pesado, mais amarelo e tende a timbrar com um pouco mais de brilho.
-Maple - Existe o Hard Maple, que é a madeira com a qual são feitos quase todos os braços de instrumentos pelo mundo afora, e o Soft Maple, pouco usado em alguns corpos.
-Roxinho - Purpleheart: Sim, são a mesma madeira, que é da família do Jacarandá e é bem roxa.
-Pau ferro - Pao-ferro: também foi muito usada em escalas lá fora.
-Luthite - Não é madeira mas sim uma enganação inventada pela Ibanez. Nada mais é do que um MDF (aglomerado) metido a besta que não tem som de nada. Os baixos da linha Ergodyne são de luthite e seu som é totalmente artificial e sem timbre.
-Basswood - É uma madeira usada em alguns instrumentos mais baratos. É clarinha, leve e timbra entre o Alder e o Poplar, outra madeira usada em instrumentos importados mais baratos. Segue a linha do nosso Marupá, usado nos instrumentos Tagima.
-Agathis - Segue a mesma linha do Poplar e do Basswood.
-Rosewood - É a madeira usada nas escalas da grande maioria dos instrumentos de fora. É uma boa madeira mas nada do outro planeta. Não confundir com o Jacarandá brasileiro, que é uma madeira muitíssimo superior e muito valorizada no mercado internacional, onde é chamada de Brazilian Rosewood.
-Walnut - É uma madeira escura e amarronzada com a qual tenho muto pouca familiaridade e nenhuma experiência.
-Wenge - Madeira das escalas de alguns baixos Warwick e dos braços de alguns Ibanez. É africana e em minha opinião pouco densa para estas finalidades, motivo pelo qual os Warwick não têm marcações na escala. A Bubinga usada nos braços dos Warwick também é uma madeira da qual eu desconfio muito pois os Warwick vivem dando problemnas de braço.
-Ash - É a madeira usada nos corpos das guitarras e baixos Fender de acabamento natural. É bonita e tem som brilhante. Existe o Light Ash ou Swamp Ash (Ash do pântano) que é mais leve e tem som menos encorpado, sendo que as fábricas preferem essa madeira ao Ash convencional para não dar dor de coluna nos músicos.
-Alder - É a madeira usada em 90% dos baixos e guitarras Fender USA. Quando são pintados são se Alder. Timbre similar ao do Ash só que com um pouco menos de brilho.
-O Cedro se chama Ceddar e seu timbre é mais médio.

Será que esqueci alguma? :o)

jrcintra
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
esqueceu de algumas:

-Marupá
-Cedro
-Freijó
-Imbuia
-snake wood

:)

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


Luthite - Não é madeira mas sim uma enganação inventada pela Ibanez. Nada mais é do que um MDF (aglomerado) metido a besta que não tem som de nada. Os baixos da linha Ergodyne são de luthite e seu som é totalmente artificial e sem timbre.



tem certeza??

os baixos cort curbow tbm ssao de luthite

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


e as traduçoes? alguem mais pode ajudar??

valeu

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


jrcintra, eu só falei das que ele citou e de uma que eu lembrei que tem nome em inglês. Do Marupá e do Cedro eu falei, o Freijó tem um timbre legal similar ao Vinhático e meio parecido com o Alder, embora timbre um pouco mais no médio-grave e a Imbuia é super pesada, tem som fechadão e só serve para tampos. De snakewood eu vou deixar você falar porque não conheço.

bass_player, sim, tenho certeza. Já toquei nesses baixos da linha Ergodyne. Eles têm uma parte elétrica turbinada e um som super artificial. Li no site da Ibanez que Luthite era uma nova liga e blá blá blá. Tremendo caô.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
vc eh carpinteiro ??? heuhaeuhehehehehehhhh zuera cara

e a respeito do luthite.. eu tinha ouvido falar que eh fibra de carbono.. tah errado??

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


bass_player
Dá uma olhada nesses tópicossobre madeira.

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


maggie
valeu

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


bass_player, :op - Quanto ao luthite ele não fibra de carbono nem em sonho. Se fosse custaria uma fortuna porque a fibra de carbono custa muito mais do que as madeiras usadas nos corpos dos instrumentos. A fibra de carbono é usada em alguns nuts de instrumentos top de linha e a fibra de grafite, que sinceramente não sei se é a mesma coisa ou somente semelhante, é usada nos braços dos baixos Modulus Grafitti que custam uma baba.

Death Knight
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
humm cara... o som pod num ser bom, mas MDF num eh aglomerado não...... tem mta diferenla... aglomerado eh bem mais "frágil" do q o MDF... sei disso pq eu, meu irmão e meu pai meio q "reconstruimos" um móvel todo ferrado d aglomerado com MDF, q eh bem mais resistente... mas qnt a qualidade do som, aí num sei dizer...

CORVO
Veterano
# abr/04 · Editado por: CORVO
· votar


Death Knight, eu sei o que é MDF, inclusive sei que a sigla vem de Madeira Do Futuro, assim como sei que para móveis ela pode ser inclusive melhor do que madeira maciça pelo alto grau de resistência e durabilidade mas como o assunto aqui é som e instrumentos musicais não acho que isso tudo seja importante. Importante é dizer que para instrumentos musicais MDF não presta, pelo menos não para os bons, porque quase não vibra e não tem som de nada.

Dark Avenger
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
Qual eh a diferença entre Maple e figured Maple?

bass_player
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
hehehe ao contrario mdf, fica fdm.. que eh farofa de madeira! hauheuha

CORVO
Veterano
# abr/04 · Editado por: CORVO
· votar


Dark Avenger, Figured Maple é o Maple figurado (dããã!), ou seja, Flamed Maple (aquele meio listrado dos tampos das Les Paul), Quilted Maple (parecem umas bolhas), Birdseye Maple (tem umas bolinhas como olhos de pássaros) e por aí vai. É mais decorativo, o som é o mesmo e o preço é bem mais caro do que o do Maple convencional.

BRNz
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO
eu sei o que é MDF, inclusive sei que a sigla vem de Madeira Do Futuro

O Medium Density Fiberboard (MDF) é uma chapa de fibra de média densidade, que, devido a suas características tem excepcional capacidade para ser usinada tanto nas bordas como nas faces, podendo ainda ser entalhada e torneada. Dessa forma, atualmente o MDF é o painel com maior potencial de crescimento no mercado mundial, por ser um perfeito substituto da madeira natural, permitindo excelente usinabilidade e acabamento superficial, razão pela qual é amplamente utilizado na indústria moveleira.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


BRNz
Pra mim o mdf é um compensado melhorado. :)

BRNz
Veterano
# abr/04
· votar


Foi so pelo Madeira Do Futuro...

Nem sei se a treta eh boa pra som...

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


BRNz
É que o custo do mdf é baratíssimo comparado com o da madeira. Outro dia vi uma reportagem onde a indústria está reaproveitando a madeira dos barris pra fazer móveis.

Mas com instrumentos é mais complicado...

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


BRNz, vivendo e aprendendo! :o) E eu que pensava que era Madeira Do Futuro por informação de alguns marceneiros. Bom, de qualquer maneira mesmo com esse nome pomposo o MDF continua não tendo som de nada, embora dê uns armários de primeira e à prova de cupim!

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Pensei que Basswood fosse pau-baixo he he he he como eu sou burro he he he

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


Desculpem aí... não queria zoar a conversa!

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci, na verdade pelo nome seria uma madeira que deveria ter uma sonoridade grave, coisa que não acontece embora ela seja amarelinha como o Poplar e o Marupá e tenha um pouquinho mais de grave do que elas. Eu pessoalmente não sou muito fã de Basswood, embora tenha pouca experiência com ele.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


CORVO
BRNz, vivendo e aprendendo! :o) E eu que pensava que era Madeira Do Futuro por informação de alguns marceneiros. Bom, de qualquer maneira mesmo com esse nome pomposo o MDF continua não tendo som de nada, embora dê uns armários de primeira e à prova de cupim!

Cara, com certeza é a madeira do futuro, pra móveis e coisas do gênero. Isso porque o custo é baixíssimo, e não pela qualidade. E não repele os cupins não (tenho um móvel de mdf em casa que tem uma Cohab deles). hehe

Acho que pra instrumentos de cordas ainda vai demorar a substituição da madeira.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


maggie, ainda não conheço nenhum bom substituto para a madeira, embora uns e outros por aí digam que madeira, compensado e acrílico é tudo a mesma coisa.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


maggie

Eu comprei uma folhas de MDF pra fazer prateleiras. Não acho que seja bom pra fabricação de instrumentos... o negócio parece um papelão bem resistente... é uma fibra. Você já ouviu falar em Celeron? Não é o processador da Intel não, é uma outra fibra muito resistente e compacta.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci, o Celeron é usado para fazer gabaritos para produção em série de instrumentos musicais usando tupias, por exemplo. Creio que não tem muito som também e custa caro.

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
Eu comprei uma folhas de MDF pra fazer prateleiras. Não acho que seja bom pra fabricação de instrumentos... o negócio parece um papelão bem resistente... é uma fibra. Você já ouviu falar em Celeron? Não é o processador da Intel não, é uma outra fibra muito resistente e compacta.

Exatamente! É um papelão mesmo. A chapa é resistente a furos e pancadas de frente, mas de lado esfarela.

Dark Avenger
Veterano
# mai/04 · Editado por: Dark Avenger
· votar


Ressucitando o topico......Que madeiras são Wenge e Bubinga em portugues? elas existem no Brasil?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a madeiras..