É possivel fazer um CI para que uma placa de som onboard receba bem a guitarra?

    Autor Mensagem
    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06


    Isso ai...
    Tomei conhecimento de produtos como: M-Audio Jam Lab, Line 6 Guitar Port, M-Audio Fast-Track e andei pensando no que as placas de som externas desses aparelhos tem de especial e relativamente barato pra que os processadores de efeito do micro tenham boa qualidade...

    Então, baxei o Amplitube e vasculando na ajuda dele achei algo interessante : Informando como vc deve ligar a guitarra no micro.
    Eu ligo a minha plugada no Line In da placa pois quando ligo na Mic e uso os potenciometros ou chave seletora sai um chiado horrivel! Além do mais sai a mesma chiadera de quando uso o Amplitube e GuitarRig com distorcao de alto ganho...

    A imagem é essa: http://img433.imageshack.us/img433/6242/amplitubehv8.jpg

    Pelo que entendi, vc nao deve ligar no Line In, e sim na entrada Microfone (desde que se tenha esse troço chamado DI Box), ou então se sua placa tiver entrada pra instrumento (que deve ser o caso da Jam Lab, Guitar Port e outras profissionais que ja vem com entrada propria pra Instrumento...)

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    UP

    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bem, quando li o titulo do topico pensei que seria besteira ou piração, mas percebi que nao é.

    Eu dei uma rapida pesquisada no oráculo sobre o que seria uma DI BOX e descobri que nao é nada a mais que um DIRECT BOX ( como eu ja imaginava )

    Aqui temos um exemplo:
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=60&pid=2

    Eu acho que a combinação ideal seria um Simulador de caixa ( tipo Condor Cab Sim ) e um desses para ligar a guitarra diretamente no PC.

    Se voce pesquisar na internet acho que consegue um esquema de Direct box. Se nao me engano o esquema é simples, já nao sei quanto aos componentes.

    Simuladores de caixa voce encontra aos pares por ae. O jeito é testar e ver qual é o que mais te agrada.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nFall
    hUM.. BLZ
    Ja tinha visto um Direct Box... mas nao sabia que chamavam de DI Box...
    Agora... pq precisa desse simulador de caixa?

    Vlwz por ter respondido aew! :D

    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    Ele faz mais ou menos o que o amplificado faz. Quando voce liga a guitarra nos seus pedais de distorção, delay, wahwah e etc e liga direto no PC fica um ardido, agudo, horrivel! O simulador de caixa regula as frequencias simulando assim uma caixa de amplificador. O Condor Cab Sim do Run off groove simula um 4x12 por exemplo.

    conehc
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: conehc
    · votar


    rafaelcds
    acho que tudo vai depender do seu dinheiro... se vc tiver muito, pode comprar um pod 2.0 (feijao) ou um pod xt live.... se tiver menos dinheiro pode pegar um v-amp 2, e se for tao pobre quanto eu (eu toco baixo, mas as opções sao as mesmas, só que direcionadas a meu instrumento) vc pode comprar um gdi21... no meu caso eu uso um bdi 21 pra gravar... ele é um pre-amp, direct box, simulador de valvulado microfonado... ligo o baixo nele e dele no line in... fica ótimo, sem ruidos e com um timbre bem proximo do real...

    mas eu tava vendo em algum lugar, o certo seria gravar dois sinais? do tipo, vc grava um sinal microfonado e outro direto em linha e mixa os 2 pra dar mais punch?

    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conehc
    Um amigo meu também faz a mesma coisa que voce mas com a guitarra. Eu ouvi umas gravações dele e ficaram muito boas. Isso que de grvação ele sabe muito pouco.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: rafaelcds
    · votar


    nFall
    conehc
    Mass esse lance do GDI... nao sabia que ele servia de directbox...
    Mas meus planos é de utilizar os efeitos do computador... Vi que o Amplitube e o GuitarRig simulam mtas coisas boas, mas como nao tenho placa de som pra receber instrumento fica horrendo...

    Eu tenho um X V-Amp, mas ela acaba com o timbre da guitarra... Prefiro ouvir a xiadera do micro com timbres bons do que o timbre unico dela sem xiado...
    Já tentei usá-la pra deixar a guitar com o jeitinha que a plca de som quer mas nao consegui ainda.

    Mas pelo que vcs me falaram vo tentar usar só a simulação de falantes da minha X V-Amp e plugar a saida no micro pra ver no que da...
    Dps posto o resultado.
    Vlwz ae!!!!!

    EDITADO:
    Kbei de encontrar isso:
    http://www.music-center.com.br/direct-box.htm
    "Olha so essa parte: Em muitas situações pode ser necessário conectar a guitarra ou o baixo diretamente ao mixer, em vez de microfonar o som do amplificador. O problema é que ao se conectar uma guitarra ou baixo diretamente à entrada de um mixer o som não fica bom, pois os captadores comuns geralmente produzem um sinal de nível baixo e possuem alta impedância de saída, incompatíveis com as entradas dos mixers, que geralmente possuem impedância relativamente baixa e esperam sinais de nível mais alto.

    A incompatibilidade de níveis tende a produzir ruído, pois o pré-amplificador do mixer tem que compensar aumentando o ganho."

    Mto interessante...
    nFall
    Kbei de encontrar um 2 em 1: O Ultra G que é direct box e simula caixa: http://www.behringer.com/GI100/index.cfm

    myaccount2lists
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Entao é por isso que nao consigo pegar STEREo ligando no LINE IN. apenas no MIC. Porem o cakewalk 2002 home nao grava em stereo. somente o 9 demo, mas com a versao DEMO ele nao salva o projeto.

    E alem disso qdo eu acrescento mais que uma pista ele coloca reverb e ainda grava o metronomo por cima. terrivel. sera que estou fazendo errado o procedimento para gravar?

    eu so queria gravar meus estudos de guitarras. sera que é tao complicado assim? axiste algum sofware mais simples e free?

    qdo ao efeito to usando o v-amp2

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    lembre-se que a chiadeira horrível que vc ouve não é simplesmente pela falta de DI - Direct Injection - (isso só contribui) e sim pela SNR (relação sinal-ruído) ruim da sua placa. A minha onboard antiga tinha o ruído em -32dB, o que é altíssimo. Aí qndo vc coloca um drive de alto ganho, esse ruído aumenta ainda mais, pois pra haver alta distorção, há alta compressão do sinal.

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    thalisvalle
    vc pode tentar o audacity... procura no superdownloads... é gratis e simples de mexer...

    Eder Muchiutti
    boa explicação...

    agora, alguem poderia me dar uma luz: eu tenho uma placa off aki no pc que eu uso só pra gravar... porque diabos sera que um dos canais do line in tem um ruído de -52db e o outro uns -35?

    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    Sim, mas montar um desses é relativamente facil. Nao sei sei voce é um desses do tipo DIY

    Eder Muchiutti
    É, uma boa gravação vai desde o instrumento bem regulado, cabos blindados, isolamento da rede eletrica, aterramento etc. E é claro, uma placa de som boa.

    thalisvalle
    Isso é cofiguração. No meu Sonar 4 eu consigo gravar STERO no Line IN. O metronomo fuça ai que voce consegue tirar.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Qual sua placa de som?
    Vc usa distorção de simuladores no micro? O ruido tao pequeno quanto os que os pedais produzem?
    Vlwz.
    nFall
    Se for simples, é bem melhor fazer eu mesmo. Vo fazer mais alguns testes com minha pedaleira e o micro antes de decidir se vo montar, comprar um Ultra G ou pegar um clone do GT2 pra ficar usando simulações de modulação efeitos do micro que nao produzem ruido significativo como a distorção...

    Vlz!

    thalisvalle
    Estranho essa historia da sua placa de som.
    Tem algo de errado ai... pq não existe microfone Estereo.
    Se vc for ver no controle de volume do windows, vc pode balancear o som da entrada da Line In... Tipo: usando o som que vem da esquerda, direita ou os dois pra passar pra suas caixas de som. Já no caso do som de Microfone vc nao pode fazer isso justamente pq o som que vem do microfone é mono.
    Tem algo de podre nessa placa de som... hehehe

    Procura no emule o Cubase SX 2.0... ele é profissinal.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    tenho uma ESI MAYA 44. Sim, eu uso simuladores (o GR2, pra ser mais específico) e tenho um ruído razoavelmente baixo. Só não é menor pq a guitarra que uso não tem bons captadores - LH-100 da ESP. Tem algo que pode ajudar bastante. Um expander. Conhece o Waves RComp? Ele é expander tmb. Vc coloca o threshold um pouco acima do nível de ruído e coloca um expander a seu gosto. Ele vai puxar o nível de sinal pra cima sem trazer muito ruído.
    Deve-se lembrar que pra utilização com simuladores virtuais, o nível de entrada conta MUITO na timbragem e principalemnte no ganho.

    Eu não sei se vale a pena pegar um simulador 4x12 externo, já que o Guitar Rig faz isso. Usar o DI é melhor por levar umsinal mais puro pro pc.

    ps.: existem microfones estereo.. rs. Nunca vi um, mas pelo que sei eles são como 2 em 1.

    lula_molusco
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    existe algum cabo pronto já XLR -> P2 ??

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    kramba... dei mo dez nessa sua placa de som. A primeira que vi contendo entradas P10 nela mesma.
    Eu vou tentar essa dica dos plugins que vc falou.

    Ah sim, o maior ruido que eu reclamo do Guitar Rig, Amplitube e outros softs, é que quando boto o ganho mais ou menos alto, comeca a dar microfonia e eu tenho já tenho que botar noise gate.... numa dessas microfonias qse fikei surdo uma vez pq o fone tava alto.

    Se vc puder gravar um lance tipo: A guitarra com ganho no talo sem usar noisegate, ai vc comeca a gravacao sem tocar pra eu escutar o ruido, ai vc da umas tocadas pra curti o som... hehehe

    ps.: existem microfones estereo.. rs. Nunca vi um, mas pelo que sei eles são como 2 em 1.
    Se existir, as placas de som fraquinhas nao faz uso deles... hehehe :D

    Vlwz!!!
    lula_molusco
    Pode até existir... mas deve ser bem dificil achar.
    Acho que é melhor comprar um XLR-P10 e comprar um adaptador... Melhor nao... mas... menos trabalhoso.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    não tem como eu postar gravações agora pq estou sem meu pc. Na verdade, estou "só" sem o HD. Assim que estiver tudo em cima eu mando algo.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Blz...

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bem glr... acho que nao vai adiantar nada eu comprar algo pra melhorar a recepcao da guitar na placa de som.

    Fiz uns testes e percebi que eh a propria placa de som por ser ruim que produz ruido nativo...

    Teste que eu fiz:
    Abri o Guitar Rig e colokei um preset com distorção poderosa.
    Não liguei a guitarra no micro.
    Configurei a entrada como Line In e dexei o nivel no máximo que é 0dB.

    Então o som produzido era uma microfonia bem aguda com um ruidozinho.

    Alterei a entrada para Microfone (no volume máximo tb) e desativei o Mic Boost pra ficar igual ao Line In, 0dB.

    A microfonia desapareceu e o chiado aumentou um pouco

    Em seguida ativei um recurso da placa de som chamado "Supressão de ruído" e o chiado diminuiu um pouco, mas continuou...

    Dps, abaixei os volumes de Line In e Microfone para o mínimo, ou seja, nenhum som deve entrar, e refiz o teste com a Line In e Microfone... mas simplesmente o ruído não desapareceu!

    Em seguida, usando a entrada Microfone (que estava produzindo menos ruido), abaxei o volume Input no Guitar Rig para zero e o ruido praticamente desapareceu. Ficou bem baixo mesmo.

    Agora, para saber se o culpado de tudo era o Guitar Rig, coloquei o Tape Deck dele para reproduzir sons de guitarra limpa gravados profissionalmente.

    O resultado foi ótimo, o som sai exatamente como se estivesse utilizando uma boa pedaleira.

    Realizei esse mesmo teste em dois computadores diferentes, com placas de som de chipsets diferentes, exceto que no segundo micro a placa de som não tinha Supressão de ruido para microfone.
    Mas emfim a conclusão foi a mesma:
    As placas de som onboard tem suas entradas Line In e Microfone totalmente inadequadas para ligar guitarra e utilizar distorção de ganho até moderado, pois produz mto ruido.


    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    No meu caso eu uso um Live!Value. Ja que nao vo grava nada de profissional to pensando em comprar uma da Creative que tenha resolução AD/DA de 24Bits e com nivel de ruido baixo, ja que são mais em conta. Essas especiais pra gravação acho que são muito boas pra o que eu vo usar.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    era exatamente a mesma coisa quando eu usava uma onboard.
    O DI não vai ajudar contra ruídos, no máximo contra o de ground (terra). O que ele fará é o casamento de impedâncias, que é muito importante. Talvez o pessoal aqui manje disso bem mais que eu, mas vou tentar dar uma explicação breve sobre isso:
    Dependendo do captador e da freq. da corda (mais graves, menos impedância, mais agudos, mais impedância), a saída da guitarra varia em impedâncias de 3k a 100k ohms. A entrada da maioria das placas de som é de 10k.
    O recomendável é que a impedância de entrada seja aproximadamente 10 vezes maior que a de saída (quando isso acontece, chamamos de bridging). Micorofones, em sua maioria, têm impedância baixa, até 1k, então não há problema em ligá-lo em uma placa de som com preamp.
    Qual o problema, afinal?
    Sendo mais específico com guitarras: haverá perda de definição e resposta de freq. No caso de um baixo, os graves ficarão magros.
    Um bom DI tem impedância de entrada em torno de 1M (1 mega-ohm) e saída baixa, em torno de 500ohms. Isso já dá menos de 1/10 da impedância de entrada da placa de som, o que é ótimo.

    Desculpe se ficou meio confuso. Qualquer dúvida, perguntem que eu pesquiso.

    Abraços.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nFall
    Qto ta essa creative que vc falou?

    Eder Muchiutti
    Não kra. Entendi...
    Obrigado pela explicação... Sabia que tinha uma diferenca de impedancia, mas nao sabia como explicar e nem o que provocava exatamente...
    Vlw mesmo.

    To me decidindo a comprar uma M-Audio Fast Track. Encontrei usada por R$370,00. O bom é que vo poder levar pra brincar na casa dos outros... hheheheh.

    So fiko chateado pq queria mto testar o GearBox, que vem com o Guitar Port... e o que eu econtrei na internet so funciona com o proprio GuitarPort.
    Tem outro que a Line 6 fez chamado GearBox Plug-In, que da pra usar com outras interfaces de audio, porem é $299,00 e ninguem o colocou na internet ainda... :(

    Vo ficar entao com os VST's, o Guitar Rig 2 e o Amplitube 2.

    A proposito... peguei uns sons de guitarra limpa gravados profissionalmente e fui aplicando neles os presets de fabrica do Amplitube 2... Os resultados são animais!!!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    tem que testar o máximo de possibilidades possível, mas dá pra tirar ótimos sons com os simuladores virtuais. Eu particularmente gosto muito do GR2 e consigo tirar uns timbres legais com ele.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Pois eh... se eu tivesse a certeza de que o GuitarPort pode ser usado junto com o GuitarRig eu compraria... mas procurei e nao encontrei nada a respeito...
    Então vo pegar a FastTrack mesmo... é garantido... E ainda tem entrada pra microfone.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    qualquer interface pode ser usada como Guitar Rig sem problema algum.

    nFall
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    rafaelcds
    Acho que é a Platinum, ja achei por 26 doletas em uma bancada no paraguay ( OEM ). Nao é muito caro nao, cabe bem no orçamento, mas essa placa é mais Multimedia de reprodução, nao é muito voltada pra gravação, apesar de ter 24bits de conversão AD/DA normal e 16Bits com os drivers da ASIO, de acordo com o site da creative.

    rafaelcds
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nFall
    Hum...
    Eder Muchiutti
    Disso eu sei...
    Mas fico com pe atras da orelha pq a Line6 restringiu o uso do GearBox para usar com os produtos dela. Aí, sei lah, ter feito tb pro GuitarPort nao funcionar com outros programas...

    Mas acho que nao tem sentido nao... é simplesmente uma palca de som e pronto.

    Acho que é melhor comprar o TonePort UX1 então... ainda levo GearBox a mais de efeitos! Li em forum americando que o GearBox é melhor do que o GuitarRig para simulações HiGain...

    Agora so falta eu vender minha X V-Amp. hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possivel fazer um CI para que uma placa de som onboard receba bem a guitarra?